quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Trem nazista desaparecido com carga avaliada em milhões de dólares pode ter sido descoberto...

Segundo o Huffpost em matéria que tem a Reuters como fonte, um polonês e um alemão alegam ter encontrado um trem alemão nazista desaparecido desde o fim das Segunda Guerra Mundial. Estariam dispostos a apontar o local desde que recebam uma recompensa de 10% do valor da carga de pedras preciosas e armas.
Os alemães operavam trens blindados
no leste europeu. Um deles, que teria sido usado
para transportar pedras preciosas e armas,
estaria enterrado em um túnel.
Um escritório de advocacia que representa os descobridores do tesouro já teria contatado autoridades para negociar os próximos passos. Diante do avanço das tropas soviéticas, em 1944/1945, os nazistas lotaram o trem blindado de valores, jóias, equipamentos industriais e armas e o despacharam para a Alemanhas onde jamais chegou.  Há informações de que o trem, que pertencia à Wehrmacht (as forças armadas da Alemanha nazista), foi escondido na Baixa Silésia em um túnel que depois foi soterrado e teve esquecida sua localização. Verdade ou lenda, o caso faz sentido: em 1945 tropas aliadas capturaram um trem com obras de arte, peças de prata e ouro no valor de 200 milhões de dólares. Grande parte dos objetos apreendidos pertencia a família judias do Leste europeu.

Um comentário:

G. Hernandez disse...

Um livro antigo de ficção dizem que baseado em um fato que aconteceu na Inglaterra no século 19 relatou um caso de um roubo a trem em que os assaltantes desviaram o trem para um túnel desativado e o esconderam lá enquanto saqueavam a carga aos poucos. Esses nazistas aí leram o livro e copiaram o modo de fazer