terça-feira, 18 de agosto de 2015

Deu no New York Times: a crise brasileira


O New York Times publicou ontem um editorial sobre o Brasil. O jornalão critica a campanha da direita brasileira pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Avalia como um golpe que causaria graves danos á democracia e, pior, levaria o país e um período indeterminado de instabilidade e incertezas. Leia alguns trechos:
* "A avaliação da popularidade da presidente Dilma Rousseff, menos de um ano depois de sua reeleição, está em um dígito, e protestos em todo o país, no domingo, reverberaram pedidos de impeachment. Em toda essa turbulência, é fácil perder a boa notícia: a fortaleza das instituições democráticas do Brasil".
* "Atuado nas investigações sobre suborno na Petrobras, o Ministério Público Federal não foi dissuadido pelo poder e aplica um revés na cultura arraigada de imunidade entre as elites governamentais e empresariais".
* "Embora as investigações tenham criado enormes problemas políticos para Dilma, ela, admiravelmente, não fez nenhum esforço para restringir ou influenciar a apuração. Pelo contrário, tem salientado repetidamente que ninguém está acima da lei". 
*"Até agora, as investigações não encontraram nenhuma evidência de ações ilegais da parte dela".
* "Não há dúvida de que os brasileiros estão enfrentando tempos difíceis e frustrantes, e as coisas tendem a piorar antes de melhorar. Mas a solução não deve ser minar as instituições democráticas que são, em última análise, a garantia de estabilidade, credibilidade e de um governo honesto".

LEIA O ARTIGO COMPLETO, CLIQUE AQUI




Um comentário:

Corrêa disse...

Quem diria, FHC à direita do New York Times. Se Dilma e o PT são agora decepção mais vergonhoso ainda é vem esse zumbi de Lacerda apostar no caos e na crise. Como diz o NYT se Dilma sair vem mediocridade ainda pior.