terça-feira, 4 de agosto de 2015

Novo satélite meteorológico francês pode antecipar em seis horas alertas de tempestades e, por tabela, mostrou a poluição da Baía da Guanabara

Rio de Janeiro fotografado pelo MSG-4. Foto Eumetsat
Lançado há poucos dias, o satélite meteorológico MSG-4, da série Meteosat de segunda geração, só ficará completamente operacional no fim do ano, mas já capturou as primeiras fotos da Terra. O novo satélite é europeu e poderá antecipar em até seis horas os alertas sobre tempestades, furacões, tornados. A Agência Espacial Europeia (ESA) e o EUMETSAT lançaram o satélite MSG-4 no dia 15 de julho a bordo de um foguete Ariane 5 da base de Kuru, na Guiana Francesa. Ainda em testes, o equipamento fotografou várias capitais, incluindo o Rio de Janeiro. Involuntariamente, o MSG-4 vai fazer esquentar a polêmica sobre a poluição da Baía da Guanabara. O satélite mostra perfeitamente as manchas causadas por derramamento de esgoto e óleo nas imediações da Ponte Rio-Niteroi, Galeão e Ilha do governador, na parte de cima da foto, mas não exatamente na área, que não aparece na imagem, onde serão disputadas provas olímpicas de iatismo.

Londres. Foto Eumetsat


Nova York. Foto Eumetsat

3 comentários:

Galo Cego disse...

A próxima Olimpiada é em Tóquio, as águas do mar estão radioativas desde o acidente imbecil de fukushima e continua vazando> quero ver se jornais e revista farão essa mesma campanha contra lá.

Galo Cego disse...

Japáo tem contaminaçãO de mercúrio e é a terra do grandes desastre ambiental de Minamata. Japão se recusa a assinar documentos para impedir a caça da baleia e além disso caça tubarão porque acha que barbatana é afrodisíaco. Ó paísinho

Wedner disse...

Já investiram bilhões no programa de despopuição da Baia da Guanabara e isso nem é questão de partido foi desde os governos do tucano Marcelo Alencar no Rio e FHC em Brasilia passando por todos que vieram.