quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Antarctica ironiza a autorregulamentação moral e o conservadorismo da propaganda brasileira. Veja, a propósito, anúncios que fizeram sucesso no passado e que hoje não poderiam ser exibidos na TV

A Antarctica e normas "talibãs" da propaganda. CLIQUE AQUI
ANTARCTICA BRINCA COM AS REGRAS QUE ENGESSAM COMERCIAIS

Em sua nova campanha, "Gostosa além da conta", a Antarctica Sub Zero resolveu ironizar as rígidas normas da propaganda brasileira. Boa sacada. A nossa propaganda vive sob uma espécie de "sharia" da autorregulamentação privada que está banindo humor, sensualidade e criatividade. É gritante o conservadorismo  - o que, aliás, combina com esses tempos de 'coxinhas' carolas - da publicidade, hoje, se comparado - e o You Tube, uma espécie de área de preservação audiovisual, tem muitos exemplos - à irreverência de muitos anúncios que fizeram sucesso nas décadas de 70, 80 e 90. Adele Fátima no famoso comercial das Sardinhas 88 iria parar hoje em uma cela da PF de Curitiba; o filminho das Casas Pernambucanas ("Quem bate, é o frio...") seria vetado por excesso de machismo ao atribuir apenas à mulher a tarefa de "vou comprar flanelas, lã e cobertores eu vou comprar"; o anúncio do "primeiro sutiã seria execrado, assim como o do "tiozão" da Sukita por usar modelos jovens demais em cenas sugestivas; a Neston fez um comercial em que um aluno se apaixonava pela professora, imagine isso hoje em dia. Cadeia em regime fechado.

APÓS QUEIXAS, NOVA SCHIN RETIRA DO AR COMERCIAL DA OKTOBERFEST 2015

Meia-dúzia de nervosinhos reclamou do comercial da Oktoberfest. Foi o que bastou para as Nova Schin retirar a peça do ar. A alegação do pessoal que ficou perturbado é que as mulheres aparecem como operárias, mecânicas e caixas de supermercado em trajes sensuais. Eu, hein? Veja o vídeo e compartilhe e deixe os reclamões doidinhos... CLIQUE AQUI 



VEJA ABAIXO DOIS EXEMPLOS DE COMERCIAIS QUE, SE FOSSEM FEITOS HOJE, SERIAM DEGOLADOS PELOS "AIATOLÁS" DO CONSERVADORISMO. CLIQUE NOS LINKS.
Meninos deslumbrados com a gata de biquini? Hoje, nem pensar. A "ousadia" foi da Chocolates Garoto.
CLIQUE AQUI
Adele Fátima no anúncio das Sardinhas 88? Hoje, o rebolado da bela modelo seria banido da TV.
Clique AQUI

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Acho que essa censura, NA VERDADE auto-censura, está sendo feita pelas próprias Agências de Publicidade brasileiras , que vivem copiando os anúncios americanos, que por sua natureza norteamericana é conservadora ao extremo. A nossa televisão não tem nada de criativa, haja visto o programa do Jô, que é um CÓPIA dp programa de entrevista de um âncora que acabou de e aposentar este ano.

Marcela disse...

TENHO MEEDO DESSES ZURETAS QUE VEM MALDADE EM TUDO.