Jornalismo, mídia social, TV, atualidades, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVII. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
sábado, 21 de agosto de 2010
Depois do Facebook, Google vira filme
"The Social Network", sobre a criação do Facebook, já foi filmado. Agora é a vez de o livro "Googled: The End of the World As We Know It", se candidatar a virar longa-metragem, embora produtores ainda negociem os direitos da obra e o Google não tenha se pronunciado sobre o assunto.
Mania de grandeza ou marketing pra brasileiro ver?
Essa nota devidament transcrita vem via Blackberry de uma correspondente deste blog, uma publiciária temporariamente exilada nos States.
por Marcia L. D. Fiore
"Um cartaz-gigante que anuncia um show de Ivete em NY intriga os locais. O megaposter com a cantor em pose de Estátua da Liberdade está pregado em um edifício. Entre um hamburguer e outro, novaiorquinos se perguntam: "Aivete"? "Who?" Explica-se a estratégia de marketing: o cartaz está afixado em NY mas destina-se a impressionar o público da cantora...no Brasil mesmo. É tática aplicada usualmente. A imensa maioria da platéia desse tipo de show é mesmo a patota imigrante tupiniquim. O que não tira o mérito da turnê, apenas explica. Axé, Brasil".
Tiroteio em São Conrado, mais video de morador...
....esse se assustou com os tiros e preferiu sair da janela. Tá certo. Clique AQUI
O Michael Jackson da Paraíba...
Que o horário eleitoral é folclórico e espaço para todo tipo de apelação, já se sabe. Até às eleições certamente muitas bizarrices vão aparecer. Como essa do candidato a deputado Lindolfo Pires, do Demo, que pirateou a música Beat it, de Michael Jackson. Ouça o jingle. Clique AQUI
Tiroteio em São Conrado, no Rio
Um "bonde" de bandidos que saia da Rocinha, supostamente após um baile funk, foi interceptado pela polícia. Os traficantes fugiram em direção a São Conrado, invadiram o Hotel Intercontinental, fizeram reféns, mas acabaram se rendendo. A operação do Bope continua neste momento. Uma mulher morreu e, segundo as primeiras informações, há seis bandidos baleados. Na foto (Reprodução/TV Globo), a polícia entra no hotel. Um morador fez as primeiras imagens do tiroteio que a Globo News veicula. Clique AQUI
"Silvio Santos vem ai?" Vem. Mas agora só se pagar...
O SBT foi condenado pela 18ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo a pagar R$ 1,4 milhão ao autor do jingle "Sílvio Santos vem aí". A musiquinha foi composta pelo músico Archimedes Messinaem, em 1964, para ser tocada apenas no rádio. O pagamento devido é pela vinheta ter ido parar na TV. O valor calculado pela justiça equivaleria ao que o compositor deixou de receber nos últimos 20 anos. De bolso cheio, o músico já pode entoar um "Archimedes vem aí, lá,lá,lá, lá,lá, láááááááááááá"
Memória: Aconteceu no...
Em 1931, a cabeça do Cristo Redentor recebe os últimos retoques. Chegava ao fim um trabalho de cinco anos, tempo que o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e o arquiteto francês Paul Landowski levaram para concluir a estátua. O primeiro concebeu o projeto e o segundo esculpiu a figura do Cristo. Quase ao fim daquele ano, foi inaugurada: o JB noticiou que na noite de 12 de outubro de 1931, o inventor do telégrafo, Guglielmo Marconi, acionou via rádiotelégrafo diretamente do seu iate, Electra, ancorado no Lago de Gênova. Às 19h15, o Cristo iluminou o Corcovado e o Rio a seus pés. (Foto: Reprodução Jornal do Brasil)
Programas de auditório provam que no domingo Deus descansou
por Eli Halfoun
Crescemos ouvindo dizer que “no domingo Deus descansou" e quando assistimos a programação dominical da televisão temos certeza disso. Domingo deve ser mesmo o dia de folga de Deus: do contrário a televisão não nos castigaria com um punhado de programas de gosto e qualidade duvidosos. O que se costuma dizer nos bastidores da televisão é que a programação dominical precisa ser apenas uma diversão, mas não consigo entender o que a televisão acha que realmente é diversão. Programas de auditório repetitivos e sem nenhuma criatividade não divertem ninguém e transformam qualquer domingo em castigo. Essa desculpa de que se dá ao público o que ele quer é mentirosa como é, aliás, qualquer desculpa esfarrapada. Na programação dominical da televisão nunca se deu ao público a oportunidade de escolher entre um programa de auditório ou outra atração de melhor qualidade. Portanto, não há nenhuma prova concreta de que o telespectador quer apenas o que a televisão chama de diversão. Diversão é parte fundamental da vida, mas não precisa ser de mau gosto. Os programas de auditório não se podem simplesmente achar, como acreditam, que estão fazendo a melhor coisa do mundo. Mesmo ruim e violento, o mundo é melhor do que isso. Se Deus descansou no domingo, vamos todos também descansar. Pelo menos deixando de ver o que tentam nos empurrar como diversão de qualidade. Pode ser que assim as coisas mudem. E não só na televisão.
Crescemos ouvindo dizer que “no domingo Deus descansou" e quando assistimos a programação dominical da televisão temos certeza disso. Domingo deve ser mesmo o dia de folga de Deus: do contrário a televisão não nos castigaria com um punhado de programas de gosto e qualidade duvidosos. O que se costuma dizer nos bastidores da televisão é que a programação dominical precisa ser apenas uma diversão, mas não consigo entender o que a televisão acha que realmente é diversão. Programas de auditório repetitivos e sem nenhuma criatividade não divertem ninguém e transformam qualquer domingo em castigo. Essa desculpa de que se dá ao público o que ele quer é mentirosa como é, aliás, qualquer desculpa esfarrapada. Na programação dominical da televisão nunca se deu ao público a oportunidade de escolher entre um programa de auditório ou outra atração de melhor qualidade. Portanto, não há nenhuma prova concreta de que o telespectador quer apenas o que a televisão chama de diversão. Diversão é parte fundamental da vida, mas não precisa ser de mau gosto. Os programas de auditório não se podem simplesmente achar, como acreditam, que estão fazendo a melhor coisa do mundo. Mesmo ruim e violento, o mundo é melhor do que isso. Se Deus descansou no domingo, vamos todos também descansar. Pelo menos deixando de ver o que tentam nos empurrar como diversão de qualidade. Pode ser que assim as coisas mudem. E não só na televisão.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Jaqueline, 100 vitórias
Na madrugada desta sexta-feira, a seleção feminina de vôlei, jogando pelo Grand Prix 2010 ganhou de Porto Rico, em Taiwan. Foi a centésima vitória da bela Jaqueline jogando pela seleção. O Brasil segue no torneio e jogará no sábado contra Taiwan. As finais serão na China, na próxima semana. No alto, a jogadora, na quadra (Foto: Divulgação/CBV). Abaixo, em reprodução de um ensaio que fez para a revista VIP.
Alessandra Ambrósio: mais uma brasileira na lista de modelos top do mundo
por Eli Halfoun
“Mrs. Ambrósio é a definição do último grito na moda: a mistura entre o sexy e o high fashion” - a definição é do site www.models.com e a Mrs. Ambrósio é a nossa Alessandra Ambrósio, mais uma modelo brasileira que está mostrando ao mundo a beleza de nossas mulheres. Alessandra entrou pela primeira vez no principal ranking do site em 34º lugar e está na quinta colocação na relação de modelos mais sexies do mundo. Agora ela ganha também status de supermodelo o que lhe valeu a capa da Love e várias páginas na Vogue Rússia e Vogue americana, além de ter sido escolhida para estrelar a nova campanha da Lowe e Moschino.
“Mrs. Ambrósio é a definição do último grito na moda: a mistura entre o sexy e o high fashion” - a definição é do site www.models.com e a Mrs. Ambrósio é a nossa Alessandra Ambrósio, mais uma modelo brasileira que está mostrando ao mundo a beleza de nossas mulheres. Alessandra entrou pela primeira vez no principal ranking do site em 34º lugar e está na quinta colocação na relação de modelos mais sexies do mundo. Agora ela ganha também status de supermodelo o que lhe valeu a capa da Love e várias páginas na Vogue Rússia e Vogue americana, além de ter sido escolhida para estrelar a nova campanha da Lowe e Moschino.
(De) formação de opinião?
por Gonça
A velha mídia (jornais, revistas, rádio e TV) tem uma imensa força mas, aparentemente, já foi mais absoluta na formação da opinião dos brasileiros. Nas duas últimas eleições, os brasileiros votaram no Lula apesar de uma avassaladora e inédita campanha na imprensa, que apelou até para um certo "terrorismo", especialmente na primeira eleição, antevendo cenários econômicos terríveis e desastres institucionais planetários caso o operário subisse a rampa do Planalto. Duvida? Passe uma tarde na Biblioteca Nacional, consulte as coleções dos periódicos. Nessa campanha eleitoral, a mídia comercial continua a mesma, mostra e mostrará suas armas, mas o cenário parece um pouco diferente. A internet é uma via aberta de circulação de opiniões. O eleitor tem acesso, enfim, ao chamado contraditório. Em geral, o "pensamento" - como diria o Veríssimo - continua "único" mas há alguns respiradouros. Blog, facebooks e twiteers pessoais (há aqueles que são instrumentos dos partidos - e claro, isso é legítimo - mas são facilmente diferenciáveis) dão o seu recado. A imensa maioria faz circular opiniões autênticas de cidadãos idem. Se esses canais populares demonstrarem ao longo da campanha maior apoio a Dilma, Serra, Marina, Plínio, Eymael, Zé Maria, Rui Pimenta, problema deles, são apenas uma imensa e verdadeira "pesquisa" permanente e, felizmente, não manipuláveis pelos (de) formadores de opinião.
Mas isso não impede que a velha mídia use cada centimetro ou segundo para tentar impor seu candidato. Às vezes, exageram. Como nessa análise (Reprodução/O Globo) da colunista Miriam Leitão. A jornalista considera que Lula ter uma candidata equivale a tentar ser um "donatário" de capitania. Como se não fosse normal e democrático o presidente oferecer seu apoio a uma colega de partido e lutar por sua eleição. Aqui e em qualquer democracia do mundo.
Agora imaginem se Lula tivesse usado todos os meios - como fez o governo anterior dos tucanos e demos - para aprovar a emenda da reeleição em benefício próprio?
Nesse caso, acho que a mídia pediria o desembarque na Sétima Frota na baia de Gauanabara.
Pois é isso, a velha mídia continua... velha.
A velha mídia (jornais, revistas, rádio e TV) tem uma imensa força mas, aparentemente, já foi mais absoluta na formação da opinião dos brasileiros. Nas duas últimas eleições, os brasileiros votaram no Lula apesar de uma avassaladora e inédita campanha na imprensa, que apelou até para um certo "terrorismo", especialmente na primeira eleição, antevendo cenários econômicos terríveis e desastres institucionais planetários caso o operário subisse a rampa do Planalto. Duvida? Passe uma tarde na Biblioteca Nacional, consulte as coleções dos periódicos. Nessa campanha eleitoral, a mídia comercial continua a mesma, mostra e mostrará suas armas, mas o cenário parece um pouco diferente. A internet é uma via aberta de circulação de opiniões. O eleitor tem acesso, enfim, ao chamado contraditório. Em geral, o "pensamento" - como diria o Veríssimo - continua "único" mas há alguns respiradouros. Blog, facebooks e twiteers pessoais (há aqueles que são instrumentos dos partidos - e claro, isso é legítimo - mas são facilmente diferenciáveis) dão o seu recado. A imensa maioria faz circular opiniões autênticas de cidadãos idem. Se esses canais populares demonstrarem ao longo da campanha maior apoio a Dilma, Serra, Marina, Plínio, Eymael, Zé Maria, Rui Pimenta, problema deles, são apenas uma imensa e verdadeira "pesquisa" permanente e, felizmente, não manipuláveis pelos (de) formadores de opinião.
Mas isso não impede que a velha mídia use cada centimetro ou segundo para tentar impor seu candidato. Às vezes, exageram. Como nessa análise (Reprodução/O Globo) da colunista Miriam Leitão. A jornalista considera que Lula ter uma candidata equivale a tentar ser um "donatário" de capitania. Como se não fosse normal e democrático o presidente oferecer seu apoio a uma colega de partido e lutar por sua eleição. Aqui e em qualquer democracia do mundo.
Agora imaginem se Lula tivesse usado todos os meios - como fez o governo anterior dos tucanos e demos - para aprovar a emenda da reeleição em benefício próprio?
Nesse caso, acho que a mídia pediria o desembarque na Sétima Frota na baia de Gauanabara.
Pois é isso, a velha mídia continua... velha.
Essa é para ler e pensar
por Eli Halfoun
Muitas coisas são ditas por aí diariamente e às vezes vale a pena anotar algumas declarações como, por exemplo, essa de Dalton Pastore, presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira das Agências de Publicidade: “A corrupção não é própria de um tipo de negócio. Ela é própria de um tipo de gente”.
Muitas coisas são ditas por aí diariamente e às vezes vale a pena anotar algumas declarações como, por exemplo, essa de Dalton Pastore, presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira das Agências de Publicidade: “A corrupção não é própria de um tipo de negócio. Ela é própria de um tipo de gente”.
Teatro Adolpho Bloch será preservado, diz O Globo
Nota publicada neste blog informava que o Teatro Adolpho Bloch, no prédio que pertenceu à Manchete, estava ameaçado de demolição. Ontem, a coluna do Ancelmo veiculou essa preocupação com um bem cultural carioca. Hoje (veja na reprodução), em uma matéria no Globo, a BR Properties - os novos proprietários dos edifícios que foram vendidos em leilão como parte da Massa Falida da Bloch Editores - informam que respeitarão o projeto original de Oscar Niemeyer e o teatro será mantido. Nos fundos do terreno, afirma o Globo, será construido um edifício-garagem com pelo menos 320 vagas.
Política ganha um novo e bem informado blog
por Eli Halfoun
Só pode ser pretensão: a Rede TV está estreando um programa chamado “Eleição em números” no qual promete traduzir em linguagem simples, ou seja, a do público o complicado universo das pesquisas eleitorais. Se nem os próprios institutos de pesquisa conseguem explicar e entender essa estranha matemática como é que a Rede TV conseguirá? Quem quiser ficar bem informado sobre os bastidores da política tem um novo blog (os blogs estão cada vez mais variados) assinado por Laeadro Mazzini. É o Informe JB multimídia, que tem foros e boletins de rádio, além de farto noticiário. Acesse www.jblog.com.br/informejb.php
Só pode ser pretensão: a Rede TV está estreando um programa chamado “Eleição em números” no qual promete traduzir em linguagem simples, ou seja, a do público o complicado universo das pesquisas eleitorais. Se nem os próprios institutos de pesquisa conseguem explicar e entender essa estranha matemática como é que a Rede TV conseguirá? Quem quiser ficar bem informado sobre os bastidores da política tem um novo blog (os blogs estão cada vez mais variados) assinado por Laeadro Mazzini. É o Informe JB multimídia, que tem foros e boletins de rádio, além de farto noticiário. Acesse www.jblog.com.br/informejb.php
Horário eleitoral "gratuito" custa R$ 851 milhões aos cofres públicos, descontados dos impostos que as emissoras pagam
por Eli Halfoun
Essa história de que existe um horário eleitoral de propaganda "gratuita" não bem assim: o horário existe muito mais, pelo que se tem visto, para dar à população a certeza de que os políticos e a política continuam os mesmos do que para conquistar um único voto para quem descaradamente mete a cara na telinha. Todos os candidatos aparecem, alguns mais outros menos, para prometer a mesma coisa de sempre e que já sabemos que também como sempre não cumprirão. É um tal de falar (afinal, falar é fácil) em educação, saúde e segurança que quem não souber exatamente como (e quem) são os políticos brasileiros, realmente pode acreditar que pelo as coisas melhorarão. Puro engano: as promessas de campanha são sempre as mesmas e esquecidas quando o candidato consegue o bom emprego que procura. Quer dizer: só o que muda mesmo é a conta bancária dos eleitos. Para mais.
Sabe quem paga o horário eleitoral gratuito? Claro que somos nós, contribuintes que sempre contribuímos até demais: a propaganda eleitoral gratuita (?) custará esse ano R$ 851 milhões públicos que são abastecidos com os nossos impostos. As emissoras de televisão estão autorizadas pela Receita Federal a declarar no imposto de renda 80% do valor que deixam de arrecadar com publicidade. Os R$ 851 milhões gastos no horário eleitoral (gratuito uma ova) dariam para fazer coisas melhores e mais necessárias na, por exemplo, educação e na saúde do que serem gastos com quem não fará nada e só anda a cata de “sombra, bom salário e champanhe fresca.” Também às nossas custas.
Essa história de que existe um horário eleitoral de propaganda "gratuita" não bem assim: o horário existe muito mais, pelo que se tem visto, para dar à população a certeza de que os políticos e a política continuam os mesmos do que para conquistar um único voto para quem descaradamente mete a cara na telinha. Todos os candidatos aparecem, alguns mais outros menos, para prometer a mesma coisa de sempre e que já sabemos que também como sempre não cumprirão. É um tal de falar (afinal, falar é fácil) em educação, saúde e segurança que quem não souber exatamente como (e quem) são os políticos brasileiros, realmente pode acreditar que pelo as coisas melhorarão. Puro engano: as promessas de campanha são sempre as mesmas e esquecidas quando o candidato consegue o bom emprego que procura. Quer dizer: só o que muda mesmo é a conta bancária dos eleitos. Para mais.
Sabe quem paga o horário eleitoral gratuito? Claro que somos nós, contribuintes que sempre contribuímos até demais: a propaganda eleitoral gratuita (?) custará esse ano R$ 851 milhões públicos que são abastecidos com os nossos impostos. As emissoras de televisão estão autorizadas pela Receita Federal a declarar no imposto de renda 80% do valor que deixam de arrecadar com publicidade. Os R$ 851 milhões gastos no horário eleitoral (gratuito uma ova) dariam para fazer coisas melhores e mais necessárias na, por exemplo, educação e na saúde do que serem gastos com quem não fará nada e só anda a cata de “sombra, bom salário e champanhe fresca.” Também às nossas custas.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
O último "exilado"
O polêmico colunista Diogo Mainardi nega na Folha de hoje que foi embora do Brasil para escapar de "acerto de contas com justiça brasileira, onde enfrenta vários processos por calúnia, injúria e difamação", segundo o jornal. Um desses processos foi movido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Mainardi perdeu em segunda instância, depositou em juízo 285 mil reais e aguarda julgamento de recurso no STF. No seu blog, Paulo Henriquer Amorim escreveu: "Mainardi me deve dinheiro. Há meses meus advogados tentam citá-lo em vão". Já em seu twitter, Mainardi diz que vai e volta quando "bem entende".
Teatro Adolpho Bloch sob ameaça de demolição
José Carlos Jesus - presidente da Comissão de Ex-empregados da Bloch Editores - envia email sobre a ameaça de demolição que pesa sobre o Teatro Adolpho Bloch, que faz parte do conjunto de edifícios-sede da Manchete, projetado por Oscar Niemeyer e tombado. José Carlos repassa uma mensagem do colega Geraldo Matheus Torloni, que soube, através da filha, a atriz Christiane Torloni, que os novos donos dos prédios estariam demolindo o teatro para construir um estacionamento. Geraldo Matheus lembra na mensagem que existe uma lei municipal de autoria do escritor e ex-redator da Manchete, Raimundo Magalhães Jr., vereador na década de 50, que proibe a derrubada de qualquer teatro particular ou público. Os prédios pertencem atualmente à BR Properties. E hoje, no Globo, a coluna do Ancelmo (na reprodução) reforça a denúncia.
Observação: Em 20/8/2010, após a divulgação dessa nota, a BR Properties informou que o Teatro Adolpho Bloch será preservado. A empresa, atual proprietária do conjunto projetado por Niemeyer, diz que construirá um estacionamemento vertical nos fundos do prédio.
O trem dos encontros perdidos I
deBarros
Continuando o caso do enguiço do trem do metrô, na Estação Cinelândia, me ficou marcada uma grande decepção com o comportamento do carioca. Quando o trem parou na estação, a voz do alto-falante pediu que todos os passageiros saissem dos vagões e aguardassem na plataforma a chegada de outro trem que viria embarcá-los para continuar a viagem.
Submissos, calados, cabeças baixas, ordenadamente todos saltaram dos vagões e muito disciplinados aguardaram o novo trem.
Ora, desde quando o carioca se tornou tão disciplinado e submisso? Todo esse movimento de sair de um trem, onde estavam, muitos até sentados, alguns com horas marcadas para almoços ou encontros agendados para negócios, enfim, de repente um trem mal conservado, velho, acaba com toda essa organização da vida de uma pessoa na cidade grande, ocasionando perdas, algumas financeiras, outros emocionais, algumas outras o fim de um amor, porque perdas sempre existirão e nada acontece diante de um mal atendimento funcional de uma Empresa de Transporte? O carioca, como cordeirinho obediente, se curva diante desses desrespeitos aos seus direitos de ir e vir numa cidade, por Empresas incompetentes, que deveriam ser punidas pelo governo e fica tudo por isso mesmo.
Onde está aquele carioca rebelde, inconformado, corajoso que brigava pelos seus direitos e quebrava bondes, fazia greves justas e passeatas exigindo respeito a sua cidadânia?
Nessa fato, na Estação Cinelândia, nenhum grito se ouviu. Nenhum voz se levantou em protesto contra tal desrespeito. Nenhum homem irado ameaçou dar um ponta-pé naquela máquina blindada, que o tratava como um objeto qualquer descartável e inútil e o jogava numa estação sem mais nem menos e fica tudo por isso mesmo.
Aquele carioca rebelde, voluntarioso, corajoso e valente não existe mais. Foi absorvido pelo mundo moderno e sua vontade maior é chegar em casa e numa confortável poltrona ligar a televisão acessar o canal Globo e ver a novela das 7 horas, com os seus heróis de fancaria trocando frases estúpidas, sem graça e sem conteúdo.
Bob Dylan mostra o Brasil ao mundo em 40 quadros
por Eli Halfoun
Enquanto Stallone fala mal do Brasil, o competente músico Bob Dylan usa o país como inspiração para sua nova exposição de quadros à qual deu o nome de Brazil (com z mesmo). A coleção será exposta no Statens Museum for Kunst a partir de 4 de setembro. Esse é o maior museu dinamarquês: o contrato com Dylan é para expor 40 telas pintadas em acrílico, além de desenhos. A escolha de Dylan em retratar o Brasil é uma espécie de retribuição ao carinho que recebeu nas diversas vezes que aqui esteve. Dylan diz que a inspiração de seus “quadros brasileiros“ vem da cultura, do povo e do ambiente nacional e por isso mesmo os quadros revelam paisagens do cotidiano dos brasileiros em várias cidades. A exposição também exibirá quadros dramáticos sobre amores infelizes e outras cenas que “mostram o fascínio do artista pela diversidade do Brasil." A exposição permanecerá no museu dinamarquês até o dia 30 de janeiro de 2011. Essa é a terceira grande exposição de Dylan: em 2007 expôs a série Dawn Blank na Alemanha e em 2008 levou a mesma exposição para o Reino Unido, que certamente também receberão os “quadros brasileiros” de Dylan. (Reprodução/Divulgação)
Enquanto Stallone fala mal do Brasil, o competente músico Bob Dylan usa o país como inspiração para sua nova exposição de quadros à qual deu o nome de Brazil (com z mesmo). A coleção será exposta no Statens Museum for Kunst a partir de 4 de setembro. Esse é o maior museu dinamarquês: o contrato com Dylan é para expor 40 telas pintadas em acrílico, além de desenhos. A escolha de Dylan em retratar o Brasil é uma espécie de retribuição ao carinho que recebeu nas diversas vezes que aqui esteve. Dylan diz que a inspiração de seus “quadros brasileiros“ vem da cultura, do povo e do ambiente nacional e por isso mesmo os quadros revelam paisagens do cotidiano dos brasileiros em várias cidades. A exposição também exibirá quadros dramáticos sobre amores infelizes e outras cenas que “mostram o fascínio do artista pela diversidade do Brasil." A exposição permanecerá no museu dinamarquês até o dia 30 de janeiro de 2011. Essa é a terceira grande exposição de Dylan: em 2007 expôs a série Dawn Blank na Alemanha e em 2008 levou a mesma exposição para o Reino Unido, que certamente também receberão os “quadros brasileiros” de Dylan. (Reprodução/Divulgação)
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Stallone perde público por ter falado demais. Bem feito
por Eli Halfoun
Sylvester Stallone falou demais e injustamente do Brasil, onde foi recebido com educação e carinho, que os brasileiros resolveram - –até que enfim - dar o troco boicotando o filme “Os mercenários” que embora tenha artistas brasileiros no elenco não deverá repetir, pelo menos por aqui o sucesso de seus filmes anteriores, todos muito ruins. No último fim de semana, o lançamento de “Os mercenários” ficou em quarto lugar nas bilheterias de todo o Brasil e a tendência é diminuir. Não seria assim, mesmo com mais um filme ruim, se ele tivesse aprendido duas máximas brasileiras: “quem fala demais não sabe o que diz” e “em boca fechada não entra mosca”.
Sylvester Stallone falou demais e injustamente do Brasil, onde foi recebido com educação e carinho, que os brasileiros resolveram - –até que enfim - dar o troco boicotando o filme “Os mercenários” que embora tenha artistas brasileiros no elenco não deverá repetir, pelo menos por aqui o sucesso de seus filmes anteriores, todos muito ruins. No último fim de semana, o lançamento de “Os mercenários” ficou em quarto lugar nas bilheterias de todo o Brasil e a tendência é diminuir. Não seria assim, mesmo com mais um filme ruim, se ele tivesse aprendido duas máximas brasileiras: “quem fala demais não sabe o que diz” e “em boca fechada não entra mosca”.
O trem dos encontros perdidos
deBarros
Ontem, 17 de agosto de 2010, precisava estar na Glória, às 11:30h, para um compromisso assumido. Para tal, peguei o metrô na estação do Edifício Central. Até aí tudo bem. Esperei mais que o devido a chegada do trem que, pela hora, não vinha lotado. Assim que chegou, adentrei o vagão e imaginei que em menos de 5 minutos estaria chegando à estação Glória. Logo que saiu, o trem começou a dar uns estouros, parando em seguida. Havia uns guardas de fardamento preto que tentavam fechar a porta, que já estava fechada. Fiquei sem entender o lance. Fechar uma porta que já está fechada? De repente, ouvi uma voz, que não era a tradicional voz da locutora da antiga TV Tupi, dizendo que por motivos de ordens técnicas o trem se moveria até a Estação Cinelândia, onde nós, passageiros, saltaríamos e ficaríamos aguardando a nova composição que nos pegaria e levaria aos nossos destinos. Saltamos na estação Cinelândia, conforme ordenado e por mais de dez minutos esperamos o trem salvador que nos deixaria nos lugares desejados. Ele, o trem, chegou e eu cheguei na estação da Glória meia hora atrasado. Perdi o encontro tão desejado por causa de um trem enguiçado.
Nicole Kidman grava comercial no Brasil e fala em português, mas só quatro palavras
por Eli Halfoun
O Brasil está virando um verdadeiro paraíso para que artistas internacionais faturem também com publicidade (comerciais que muitas vezes também são exibidos no exterior). Depois de Fergie, Sarah Jessica Parker e Beyoncé, a escolhida é a atriz Nicole Kidman que estrela a campanha de lançamento do Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio. O comercial teve um custo de R$ 2 milhões, quantia suficiente para fazer a atriz falar quatro palavras em português. E olhe lá. (Na reproduções, a atriz na capa da GQ e na versão impressa da campanha publicada hoje nos jornais)
O Brasil está virando um verdadeiro paraíso para que artistas internacionais faturem também com publicidade (comerciais que muitas vezes também são exibidos no exterior). Depois de Fergie, Sarah Jessica Parker e Beyoncé, a escolhida é a atriz Nicole Kidman que estrela a campanha de lançamento do Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio. O comercial teve um custo de R$ 2 milhões, quantia suficiente para fazer a atriz falar quatro palavras em português. E olhe lá. (Na reproduções, a atriz na capa da GQ e na versão impressa da campanha publicada hoje nos jornais)
Cinema Brasileiro homenageia Andréa Beltrão em Miami
por Eli Halfoun
Ela merece: Andréa Beltrão é a homenageada da 14ª edição do Brazilian Film Festival of Miami que começou nessa sexta-feira (13) e termina no próximo dia 21. Esse e o maior festival de cinema exclusivamente brasileiro realizado no exterior e a homenageada concorre ao prêmio de melhor filme com os recentes “O Bem Amado!” e “Salve Geral”. Outros filmes com Andréa serão exibidos fora da competição. São: “Bete Balanço” (1984), “A Partilha” (2001), “Cazuza – O Tempo não Para” (2004) e “Verônica” (2009). Haverá também premiação para documentário (concorrem “Dzi Croquettes”, “Mamonas para Sempre”, “Rita Cadilac - A Lady do povo” e “Tamboro e Beyon Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global”. Entre os longas os concorrentes são “Elvis e Madona”, “Histórias de Amor Duram Apenas 90 minutos”, “Lula - o Filho do Brasil”, “Olhos Azuis “Os Inquilinos”, “Os Normais 2”, “Sonhos Roubados e “Tempos de Paz”. A festa da premiação no dia 21 será apresentada pelas atrizes Camila Morgado e Natália Lage com show de Maria Gadú.
Ela merece: Andréa Beltrão é a homenageada da 14ª edição do Brazilian Film Festival of Miami que começou nessa sexta-feira (13) e termina no próximo dia 21. Esse e o maior festival de cinema exclusivamente brasileiro realizado no exterior e a homenageada concorre ao prêmio de melhor filme com os recentes “O Bem Amado!” e “Salve Geral”. Outros filmes com Andréa serão exibidos fora da competição. São: “Bete Balanço” (1984), “A Partilha” (2001), “Cazuza – O Tempo não Para” (2004) e “Verônica” (2009). Haverá também premiação para documentário (concorrem “Dzi Croquettes”, “Mamonas para Sempre”, “Rita Cadilac - A Lady do povo” e “Tamboro e Beyon Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global”. Entre os longas os concorrentes são “Elvis e Madona”, “Histórias de Amor Duram Apenas 90 minutos”, “Lula - o Filho do Brasil”, “Olhos Azuis “Os Inquilinos”, “Os Normais 2”, “Sonhos Roubados e “Tempos de Paz”. A festa da premiação no dia 21 será apresentada pelas atrizes Camila Morgado e Natália Lage com show de Maria Gadú.
Pesquisas já definiram a eleição presidencial
por Eli Halfoun
Todo mundo sabe que pesquisa eleitoral não ganha eleição, que só é decidida na urna, mas não se pode negar que as pesquisas eleitorais refletem a realidade do pensamento da população em relação à escolha do candidato. Embora possam ser manipuladas, como já foram (não é o caso de agora), elas mostram com quase certeza quem será o, digamos, vencedor nessa disputa para governar o país. Quem fizer uma consulta a todas as pesquisas realizadas nos últimos meses não terá mais qualquer dúvida (todas não podem errar ao mesmo tempo) de quem passará a ocupar o Palácio Alvorada depois de Lula. Se for verdade que as pesquisas não ganham eleição, é evidente que exercem grande influência no momento da escolha final: o eleitor não quer perder (o homem não gosta de perder nunca) e na hora de apertar o botão da urna eletrônica acaba escolhendo aquele que será o provável eleito. Tudo indica que essa eleição está definida em favor de Dilma Roussef, ou melhor, do governo Lula. Analistas políticos acreditam que se José Serra perder (e perderá) “será o fim do PSBD, que vai rachar e o extermínio de sua filial DEM, que já balança há anos”. O que, convenhamos, será muito bom: essa eleição mostra com clareza e uma vez mais que está mais do que na hora dos partidos se renovarem e passarem ser realmente partidos e não um “video-game” político que, aliás, não têm sido útil nem como diversão.
Todo mundo sabe que pesquisa eleitoral não ganha eleição, que só é decidida na urna, mas não se pode negar que as pesquisas eleitorais refletem a realidade do pensamento da população em relação à escolha do candidato. Embora possam ser manipuladas, como já foram (não é o caso de agora), elas mostram com quase certeza quem será o, digamos, vencedor nessa disputa para governar o país. Quem fizer uma consulta a todas as pesquisas realizadas nos últimos meses não terá mais qualquer dúvida (todas não podem errar ao mesmo tempo) de quem passará a ocupar o Palácio Alvorada depois de Lula. Se for verdade que as pesquisas não ganham eleição, é evidente que exercem grande influência no momento da escolha final: o eleitor não quer perder (o homem não gosta de perder nunca) e na hora de apertar o botão da urna eletrônica acaba escolhendo aquele que será o provável eleito. Tudo indica que essa eleição está definida em favor de Dilma Roussef, ou melhor, do governo Lula. Analistas políticos acreditam que se José Serra perder (e perderá) “será o fim do PSBD, que vai rachar e o extermínio de sua filial DEM, que já balança há anos”. O que, convenhamos, será muito bom: essa eleição mostra com clareza e uma vez mais que está mais do que na hora dos partidos se renovarem e passarem ser realmente partidos e não um “video-game” político que, aliás, não têm sido útil nem como diversão.
“Passione” mostra que Mayana Moura chegou para ficar
por Eli Halfoun
Público, crítica e até atores veteranos não costumam perdoar e toda vez que uma ex-modelo estréia como atriz criticam seu trabalho com veemência. Não é o que acontece com Mayana Moura, a Melina de “Passione”. E nem poderia ser: além de beleza e um porte elegante (fundamental na televisão) ela tem mostrado um bom trabalho. Há quem diga que ela não foi ainda muito exigida como atriz. Foi sim: não pode haver maior exigência para uma quase estreante do que contracenar com atrizes do porte de Fernanda Montenegro e Cleyde Yaconis e de atores como Leonardo Villar. Qualquer ator iniciante se amedronta diante desses diante de experientes atores, mas não é o caso de Mayana: ela tem se comportado com correção e seu trabalho não comprometeu uma única cena da novela, provando que ela chegou para ficar - ficar bem e por muito tempo.
Além de uma novela movimentada e repleta de tramas “Passione” também é um desfile de mulheres bonitas de todas as idades como, entre outras, Mariana Ximenez, Carolina Dickman e Maitê Proença. Nesse time de beldades não se pode esquecer a jovem Tamy Di Calafiori (Lorena), que talvez seja (para mim é) a presença mais bonita da novela, além de mostrar também que é uma atriz de futuro promissor.
Público, crítica e até atores veteranos não costumam perdoar e toda vez que uma ex-modelo estréia como atriz criticam seu trabalho com veemência. Não é o que acontece com Mayana Moura, a Melina de “Passione”. E nem poderia ser: além de beleza e um porte elegante (fundamental na televisão) ela tem mostrado um bom trabalho. Há quem diga que ela não foi ainda muito exigida como atriz. Foi sim: não pode haver maior exigência para uma quase estreante do que contracenar com atrizes do porte de Fernanda Montenegro e Cleyde Yaconis e de atores como Leonardo Villar. Qualquer ator iniciante se amedronta diante desses diante de experientes atores, mas não é o caso de Mayana: ela tem se comportado com correção e seu trabalho não comprometeu uma única cena da novela, provando que ela chegou para ficar - ficar bem e por muito tempo.
Além de uma novela movimentada e repleta de tramas “Passione” também é um desfile de mulheres bonitas de todas as idades como, entre outras, Mariana Ximenez, Carolina Dickman e Maitê Proença. Nesse time de beldades não se pode esquecer a jovem Tamy Di Calafiori (Lorena), que talvez seja (para mim é) a presença mais bonita da novela, além de mostrar também que é uma atriz de futuro promissor.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Rio Grande do Sul não é lixeira, tchê
Os gaúchos precisam dar um basta nessa avacalhação. Tá virando moda despachar lixo para o Rio Grande do Sul. Dessa vez, foram 22 toneladas de porcaria que vieram da Alemanha para o porto de Rio Grande. O lixo foi interceptado pela Receita Federal e as empresas transportadora e a importadora foram multadas. Mas, isso é pouco. Resíduos domésticos carregam vírus e bactérias, transmitem doenças, são altamente contaminados. Cabe uma responsabilidade maior aí. É crime contra a saúde pública. Nomes dos porcalhões: a transportadora é a Hanjin Shipping; a importadora é Recoplast Recuperação e Comércio de Plástico, de Esteio, no Rio Grande do Sul.
Tem muito para aprender. Anote em sua agenda
por Eli Halfoun
Não faltam opções posara quem quer saber mais sobre publicidade, negócios e marketing. Anote aí:
1 - De 21 a 24 de setembro é a vez de empresas ligadas ao negócio do esporte no mundo com a realização da SportEvents Expo Rio (Riocentro). Quer saber mais? Clique em http://www.sportseventsexporio.com.br/
2 – Os estudantes podem participar do 2º Concurso Cultural Universitário do Fest. Brasileiro de Publicidade, realizado pela Associação Brasileira de Propaganda em parceria com a Endeavor. Mais em www.festivalabp.com.br/universitarios
3 – Para quem curte tecnologia a pedida é o Rio Info 2010 – 8º Encontro Nacional de Tecnologia de Negócios que se realiza de 31 de agosto a 2 de setembro no Hotel Windsor. Mais informações em http://www.rioinfo.com.br/
ou noTwitter:@rioinfo
Não faltam opções posara quem quer saber mais sobre publicidade, negócios e marketing. Anote aí:
1 - De 21 a 24 de setembro é a vez de empresas ligadas ao negócio do esporte no mundo com a realização da SportEvents Expo Rio (Riocentro). Quer saber mais? Clique em http://www.sportseventsexporio.com.br/
2 – Os estudantes podem participar do 2º Concurso Cultural Universitário do Fest. Brasileiro de Publicidade, realizado pela Associação Brasileira de Propaganda em parceria com a Endeavor. Mais em www.festivalabp.com.br/universitarios
3 – Para quem curte tecnologia a pedida é o Rio Info 2010 – 8º Encontro Nacional de Tecnologia de Negócios que se realiza de 31 de agosto a 2 de setembro no Hotel Windsor. Mais informações em http://www.rioinfo.com.br/
ou noTwitter:@rioinfo
O clone...
Tá feia a coisa. Serra já quer ser chamado de "Zé". Não demora vai começar a falar errado, cortar um dedo no torno, tomar umas canas, sonhar que nasceu no sertão e foi pra Sumpaulo de pau-de-arara...
Blog de TV no ar
Estreou na rede o blog Espaço TV, dos competentes Paulo Ricardo Moreira e Simone Magalhães. Visite-o.
Clique AQUI
Clique AQUI
Raposa tomando conta do galinheiro...
Olha as agências criadas pelos tucanos aí. Os planos de saúde deitam e rolam. A tal da ANS não está nem aí. Espero que o próximo governo - se não for a dupla Serra-Indio - esvazie essas agências mais do que o Lula fez e reinstaure a fiscalização pública. Já se viu que fiscalização privada equivale a entregar o galinheiro para a raposa. Deu na Folha.
Ficha limpa?
Estou vendo o horário eleitoral dos candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro. O que tem de ficha suja não está no mapa. A lei existe, foi uma iniciativa dos cidadãos, mas pra variar juízes dão suas "interpretações" e liberam a gatunagem.
Ué, a disputa é pra quem vai ser o continuador do governo Lula?
por Gonça
Já foi ao ar a propaganda política oficial no rádio. Em TV, começa daqui a pouco, às 13h. Mas parece que já dá para ter uma idéia do que vem por aí, pelo menos nos primeiros dias. A nova estratégia dos tucanos e demos surpreende. Na cara-de-pau, Serra é apresentado como "Zé" e insinua que vai ser o continuador do governo Lula. ("Pro Brasil seguir em frente, sai o Silva, entra o Zé"). Pegou pesado na propaganda enganosa. O primeiro programa do PSDB-Demo não fez nenhuma crítica aos oito anos da gestão Lula. Mas caprichou na comédia também. Serra, o "Zé", tentou passar a imagem de "homem simples". Disse que queria ter feito um curso no Senai e pensava em "ter um armazém na esquina". Sério, vai ver que estaria servindo melhor ao país com a barriga no balcão. Falou também que pensava em ser mecânico. Quase disse que queria ser um torneiro mecânico.
Tudo bem, mas eu não deixaria meu carro pro "Zé" engatilhar.
Se o "Zé", quer ficar colado no Lula, Dilma também, claro. No programa, Lula dá um recado: "Eu estou com Dilma porque conheço a sua competência, boa parte do sucesso do nosso governo se deve ao trabalho dela. Dilma conhece o Brasil, os seus problemas e principalmente as soluções. Ela vai continuar o importante trabalho que começamos e realizamos juntos".
Melhor os candidatos apresentarem outras armas. Programas, estratégias de governo, o que pretendem fazer em relação a temas cruciais para o Brasil, críticas ao que Lula não conseguiu fazer na área social, por exemplo.
Ô "Zé" você está chegando agora, calma aí. Nem quem já votou cinco vezes no Lula acho que o operário fez um governo perfeito. Acertou em muitas coisas, pisou na bola em outras.
Menos, "Zé".
Com todo mundo dizendo que o Lula é "o cara", esse jogo pode dar empate.
Já foi ao ar a propaganda política oficial no rádio. Em TV, começa daqui a pouco, às 13h. Mas parece que já dá para ter uma idéia do que vem por aí, pelo menos nos primeiros dias. A nova estratégia dos tucanos e demos surpreende. Na cara-de-pau, Serra é apresentado como "Zé" e insinua que vai ser o continuador do governo Lula. ("Pro Brasil seguir em frente, sai o Silva, entra o Zé"). Pegou pesado na propaganda enganosa. O primeiro programa do PSDB-Demo não fez nenhuma crítica aos oito anos da gestão Lula. Mas caprichou na comédia também. Serra, o "Zé", tentou passar a imagem de "homem simples". Disse que queria ter feito um curso no Senai e pensava em "ter um armazém na esquina". Sério, vai ver que estaria servindo melhor ao país com a barriga no balcão. Falou também que pensava em ser mecânico. Quase disse que queria ser um torneiro mecânico.
Tudo bem, mas eu não deixaria meu carro pro "Zé" engatilhar.
Se o "Zé", quer ficar colado no Lula, Dilma também, claro. No programa, Lula dá um recado: "Eu estou com Dilma porque conheço a sua competência, boa parte do sucesso do nosso governo se deve ao trabalho dela. Dilma conhece o Brasil, os seus problemas e principalmente as soluções. Ela vai continuar o importante trabalho que começamos e realizamos juntos".
Melhor os candidatos apresentarem outras armas. Programas, estratégias de governo, o que pretendem fazer em relação a temas cruciais para o Brasil, críticas ao que Lula não conseguiu fazer na área social, por exemplo.
Ô "Zé" você está chegando agora, calma aí. Nem quem já votou cinco vezes no Lula acho que o operário fez um governo perfeito. Acertou em muitas coisas, pisou na bola em outras.
Menos, "Zé".
Com todo mundo dizendo que o Lula é "o cara", esse jogo pode dar empate.
Quer criar o site oficial do Comitê dos Jogos Olímpicos de 2016?
por JJcomunic
Foi divulgadoo edital para contratação da agência que desenvolverá o site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio. A data final´para entrega das propostas é o dia 1º de setembro. O site será lançado juntamente com a apresentação oficial do logo, em 31 dezembro, durante a festa de Réveillon, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Podem participar dâ concorrência empresas brasileiras especializadas em plataforma digital, tais como, agências de comunicação digital, webdesign e desenvolvimento de aplicativos para internet.
Foi divulgadoo edital para contratação da agência que desenvolverá o site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio. A data final´para entrega das propostas é o dia 1º de setembro. O site será lançado juntamente com a apresentação oficial do logo, em 31 dezembro, durante a festa de Réveillon, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Podem participar dâ concorrência empresas brasileiras especializadas em plataforma digital, tais como, agências de comunicação digital, webdesign e desenvolvimento de aplicativos para internet.
Concurso Melhor Capa do Ano
No site da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) é possível ajudar a escolher a Melho Capa do Ano. Aí estão os finalistas. Para votar, clique AQUI
Participação de Juliana Paes na televisão está “Por um fio”
por Eli Halfoun
Em televisão só se pode confirmar a estréia de qualquer programa depois que ela realmente acontece. De qualquer maneira está prevista para o próximo dia 24 de setembro a primeira exibição de “Por um fio” que Juliana Paes apresentará no canal por assinatura GNT. Como em televisão nada se cria tudo se copia o novo programa não tem nada de novo: é a versão brasileira do programa americano “Shear genius”, que é apresentado por aqui no também canal a cabo LIV com o título de “Descabelados”. O programa é mais um que apela para as competições, que geralmente atraem o interesse do telespectador. Dessa vez quem disputa o prêmio de R$ 50 mil são cabeleireiros selecionados em todo o Brasil para apresentar as novas tendências de penteados. Os concorrentes são julgados por especialistas como Ricardo dos Anjos e Wanda Alves, além de atrizes convidadas como, por exemplo, Sthefany Brito, Carolina Ferraz e a apresentadora Sabrina Sato, que já gravaram suas participações. Toda a série “Por um fio” está gravada porque Juliana Paes ficará afastada da televisão nos próximos meses para cuidar apenas de sua gravidez (está no quinto mês de gestação). Não deixa de ser uma boa: se o programa for ruim o público já sabe quando se livrará dele.
Em televisão só se pode confirmar a estréia de qualquer programa depois que ela realmente acontece. De qualquer maneira está prevista para o próximo dia 24 de setembro a primeira exibição de “Por um fio” que Juliana Paes apresentará no canal por assinatura GNT. Como em televisão nada se cria tudo se copia o novo programa não tem nada de novo: é a versão brasileira do programa americano “Shear genius”, que é apresentado por aqui no também canal a cabo LIV com o título de “Descabelados”. O programa é mais um que apela para as competições, que geralmente atraem o interesse do telespectador. Dessa vez quem disputa o prêmio de R$ 50 mil são cabeleireiros selecionados em todo o Brasil para apresentar as novas tendências de penteados. Os concorrentes são julgados por especialistas como Ricardo dos Anjos e Wanda Alves, além de atrizes convidadas como, por exemplo, Sthefany Brito, Carolina Ferraz e a apresentadora Sabrina Sato, que já gravaram suas participações. Toda a série “Por um fio” está gravada porque Juliana Paes ficará afastada da televisão nos próximos meses para cuidar apenas de sua gravidez (está no quinto mês de gestação). Não deixa de ser uma boa: se o programa for ruim o público já sabe quando se livrará dele.
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