segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

As previsões econômicas da "Madame Valéria" do Globo

 


Suspeita-se que esse editorial do Globo foi escrito por "Madame Valéria". Consigo imaginar o sujeito sob a luz difusa da redação quase vazia jogando tarô antes de formatar suas terríveis previsões. Jornalistas e economistas ligados à extrema direita parecem produzir "análises" enquanto acometidos de transe esotérica. Esse aí não deve conhecer o desespero de um desempregado sem condições de levar comida para casa. Quando consegue emprego, como aconteceu com milhões ao longo de 2024, pode experimentar uma "sensação ilusória", escreveu o editorialista. Geralmente esses *analistas" do caos erram. Dessa vez o fulano usou uma notícia claramente positiva para derramar sua amargura replicando o discurso rentalista e especulativo do "mercado". 

Povo,   arrume as malas. O Globo anuncia o apocalipse financeiro que vai engolfar o Brasil. Não restará Pix sobre Pix. Não dá para emigrar para os Estados Unidos, - que Trump aguarda com o chicote e sua Gestapo da fronteira -, nem para Portugal onde até turista é xingado nas ruas, e é bom evitar apanhar na Irlanda se falar português em voz alta. Segundo as "Madames Valérias" o caminho deverá ser a Argentina que o "mito" Milei em breve transformará em terra prometida do fundamentalismo neoliberal. Não agora, que os hermanos estão sofrendo com salários baixos e preços altos. Daqui a pouco, dizem, o país será um tigre austral da bonança.

Curiosamente, o editorial do Globo teve o cuidado não falar sobre o denso nevoeiro, esse sim real e ameaçador, que emana do Salão Oval onde Trump dança com o globo terrestre. Os editorialistas do New York Times e do Washington Post estão perplexos com os "atos institucionais" emitidos pelo oligarca. Perdão, "atos executivos" que ele dispara contra o seu maior inimigo, o mundo. Mesmo perplexos não ousam fazer previsões. Trump é errático e pode atirar para todos os lados. Deveriam pedir ajuda às "Madames Valérias" brasileiras que são capazes de antecipar em detalhes todas as desgraças econômicas principalmente aquelas que seus desejos ardentes projetam.


Nenhum comentário: