quarta-feira, 16 de março de 2011

Site de notícias faturam mais em publicidade do que jornais impressos

por Eli Halfoun
Jornais e revistas virtuais estão fazendo estragos também nos contratos publicitários de veículos impressos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a receita publicitária dos jornais em papel caiu 46% nos últimos quatro anos. No ano passado, o faturamento foi de US$ 22,8 bilhões, três bilhões a menos do que a receita dos sites de notícias, que faturaram US$ 25,8 bilhões. Os números são de um estudo da Pew Research Center. Pesquisa da “State of the News Media” revela também que 46% dos entrevistados afirmaram que consultam o noticiário on-line pelo menos três vezes por semana, enquanto 40% disseram que continuam consultando jornais impresso. O maior faturamento publicitário dos sites de notícias em relação aos jornais impressos aconteceu pela primeira vez em 2010, mas a tendência é de aumentar cada vez mais. Tá mais do que na hora na hora dos jornais reverem os seus produtos. (Eli Halfoun)

Bethania se amarra numa Lei Rouanet...

Ihhh!, deu na coluna da Mônica Bergamo (Folha): Maria Bethania conseguiu descolar R$1,3 milhão via Lei Rouanet para criar um blog. A abelha-rainha gosta desse favo de mel. A coluna ainda lembra que há três anos a irmã de Caetano teve negado um pedido de captação para uma turnê. A área técnica do Ministério da Cultura negou mas o baiano Juca Ferreira autorizou. Por essas e por outras, a Lei Rouanet precisa de reforma urgente. Inicitivas puramente comerciais e de marketing, até de grandes empresas, aproveitam a brecha e beliscam, na verdade, mordem, o dinheirinho público.
Atualização. Recebida às 17h50, "nota de esclarecimento" do Ministério da Cultura que, aliás, não esclarece coisíssima alguma. E um primor de evasiva burocrática. Leia, abaixo

Em relação à aprovação do projeto de blog da cantora Maria Bethânia para captação via Lei do Audiovisual, o Ministério da Cultura informa:
• O projeto em questão (Pronac 1012234) foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que reúne representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de todas as regiões do país) e do Estado;
• Esta aprovação, que seguiu estritamente a legislação, não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade;
• Os critérios da CNIC são técnicos e jurídicos; assim, rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação;
• Todas as reuniões deliberativas da CNIC têm transmissão em áudio em tempo real pelo site do MinC (www.cultura.gov.br), acessível a qualquer cidadão.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura

A foto mais famosa (e a mais pirateada) da MPB é de Paulo Scheuenstuhl para a Manchete

Foi no terraço da casa de Vinicius de Moraes, em agosto de 1967. Os maiores nomes da MPB se reuniam para planejar um campanha de valorização e resgate das marchinhas de carnaval. A foto é exclusiva, foi feita pelo fotógrafo Paulo Scheuenstuhl para a Manchete. É uma das mais pirateadas - no sentido de ser publicada sem o devido crédito - da MPB. O Globo de hoje publica a famosa foto com um vago e indevido crédito de "divulgação". A propósito, o acervo fotográfico que pertenceu à extinta Bloch Editores foi leiloado. A ARFOC, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e a Associação de Ex-Empregados da Bloch Editores já enviaram correspondência ao comprador e não obtiveram resposta. Fotógrafos que trabalharam para a Manchete, Fatos & Fotos, Amiga. Desfile e outras revistas gostariam de saber com quem está o acervo - cujo direitos autorais lhes pertencem - em que condições está guardado e o que o comprador pretende fazer com mais de 10 milhões de cromos, negativos e reproduções que são patrimônio cultural e jornalístico do Brasil. Os profissionais que lá atuaram também se mobilizam para que o Ministério da Cultura, Museu da Imagem e do Som, a Prefeitura do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional e outras instituições ajudem a desvendar o paradeiro de um dos maiores arquivos fotográficos do mundo. Por enquanto está tão desaparecido como a ossada de Dana de Teffé e o menino Carlinhos sequestrado nos anos 70. Ambos, aliás, objeto de numerosas fotorreportagens guardadas no acervo que virou mistério.   

Musa de Roberto Carlos na capa da TPM

A cantora Paula Fernandes continua em alta. Depois de desfilar na Baija Flor, escola que homanageou Roberto Carlos, ela é capa da TPM de março. A matéria diz que ela superou a depressão e "conquistou o rei Roberto Carlos. Na reprodução acima, algo mais: as belas pernas da musa do RC.

Dilma e Ronaldo: um feliz encontro com o povo

por Eli Halfoun
Artistas, celebridades (mesmo as que acham que são), políticos (só os que têm alguma coisa para esconder) e jogadores de futebol costumam reclamar do insistente assédio da imprensa. O problema não é o “assédio”, mas sim a maneira de lidar com ele. Se souberem mostrar-se sem medo o tal do assédio não acontecerá: uma única entrevista pode colocar imediatamente um ponto final no que as celebridades chamam de "perseguição" e deixá-los bem na fita. Dois recentes exemplos de que um relacionamento simpático com a imprensa pode ser fundamental para a imagem pública estão sendo dados pela presidente (a) Dilma Roussef e pelo agora “aposentado” Ronaldo Fenômeno. Dilma tem se mostrado em programas populares de televisão (Mais Você e Hebe, por exemplo) e revelado uma mulher simples que até agora o povo não conhecia. Agora está descobrindo que Dilma não é só aquela mulher austera e mandona que dizem ser. Pode ser que no comando do país ela seja realmente exigente (tem de ser), mas isso não significa que deixou de ser feminina, mãe e avó afetuosa e é com isso que o eleitor mais se identifica. Lula seguiu esse mesmo caminho (às vezes com exagero) falando de futebol, música, programas de televisão. Entrava enfim nas conversas do dia a dia do povo, como agora Dilma percebeu que é preciso fazer. Até porque a melhor maneira de mostrar ao eleitor o trabalho político e social de seu governo é conversar com o povo de igual para igual.
Ronaldo que nunca foi antipático no trato com a imprensa e, portanto, com a torcida, também tem usado a televisão com inteligência para mostrar-se como um craque também no trato com a vida. Simpático, bem humorado e acima de tudo um ainda simples garoto do subúrbio Ronaldo está, agora sim, conquistando novos admiradores, acabando com as desnecessárias perseguições da imprensa e, enfim, encontrando um novo caminho que finalmente o deixará viver em paz. (Eli Halfoun)

José Dirceu negocia compra na sociedade da Rede TV

por Eli Halfoun
É também por debaixo dos panos que José Dirceu está fazendo um novo negócio: é o representante de um grupo português de comunicação interessado em adquirir os 30% da sociedade na Rede TV que Marcelo Carvalho colocou a venda. Esse teria sido o motivo da presença de Dirceu na platéia da estréia de Hebe na emissora. Sabe-se também que se o negócio for concretizado José Dirceu terá atuação direta na diretoria da Rede TV e também a possibilidade de fazer comentário nos programas jornalísticos. Corre o risco de falar demais. (Eli Halfoun)

terça-feira, 15 de março de 2011

Alguma coisa está fora de hora...

Nada mais brega e aguda demostração de incurável complexo de inferioridade achar que tudo lá fora funciona bem. Essa nota vai para essa turma deslumbradinha: um simples relógio de contagem regressiva dos Jogos Olimpicos de Londres  - bem parecido que aquele que rodou direitinho na praia de Copacabana um ano e meio antes dos Jogos Panamericanos - pifou logo de saída. Pegou mal para a imagem de perfeição que tentam passar e os ingleses correram para dar um jeito na geringonça. Relógio não chega a ser um invento sofisticado. Os jornalistas esperam que os sistemas do centro de imprensa, no ano que vem, funcionem melhor. A reprodução é do site da Folha.

Primeiro jornal brasileiro para iPad

Lançado ontem o primeiro jornal brasileiro produzido exclusivamente para o iPad. Com duas edições diárias, uma às 6 da manhã e outra às 20h, o “Brasil247” pode ser baixado gratuitamente pela loja de aplicativos da Apple. Há atualizações ao longo do dia. A redação comandada por Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira contratou 20 jornalistas. O jornal apresenta editorias de Poder, Brasil, Mundo, Cultura Agro, Mídia & Tecnologia, Games & Aplicativos, Ecologia, Esportes e Fotografia, além de um revista especial no fim de semana, a “Oásis”.

Abalos na torre de papel...

Os veículos impressos não vão se extinguir em um passe de mágica, claro. Mas o processo de substituição avança. O Poynter Institute, instituição norte-americana de pesquisas especializada em jornalismo, divulga mais um marco dessa irresistível escalada: pela primeira vez na história há mais pessoas tomando conhecimento das notícias através da internet do que por  meio de jornais e revistas tradicionais. O futuro chega rápido.

Cigarro mata! Não é preciso dizer mais nada

Certamente na falta do que fazer, a Fundação Getúlio Vargas fez um estudo para a indústria do fumo tentando provar que o Brasil perde milhões de dólares com as restrições que as leis fazem ao fumo. Trabalhando sob eencomenda, a FGV não contabiliza o outro e trágico lado desta conta de chegar: as mortes causadas pelo fumo e o alto custo de tratamento de doenças provocadas pelo cigarro. São milhares de pessoas que lotam hospitais públicos, principalmente. A perda de vidas, além do alto custo em saúde pública, é a conta que importa. O resto é o lobby de quem lucra com um produto mortal.

As "polianas" da ONU.

Enquanto o governo japonês se alarma com a possibilidade de ampliação da contaminação nuclear, a ONU, através da Agência Internacional de Energia Atômica, distribui sucessivos comunicados minimizando o problema. Estranho... ou os doutores estão mal informados ou o "pmbd" tomou conta da agência e a agência defende algum interesse ou são um bando de "polianas" que preferem acreditar que tudo vai dar certo e o reator é cor de rosa. O fato é que a cada comunicado otimista da ONU alguma coisa explode nos reatores atingidos. Ainda bem que os japoneses não dão bola para esse comunicados e já pediram ajuda aos Estados Unidos para evitar o derretimento do núcleo da usina de Fukushima.

A magia dos números

deBarros
Em 2006, o Governo Federal pagou aos desempregados mais de 10 bilhões de reais e em 2010 esses valores subiram para mais de 20 bilhões de reais ao mesmo tempo que os índices de desemprego caiam de 9,9% para 5,3% nesse mesmo ano de 2010. De repente, o país tem mais pessoas desempregadas e mais pessoas empregadas.
Alguma informação está errada evidenciando – fica muito claro esse detalhe – a manipulação de números do governo atual. Antigamente as cartomantes ciganas diziam para reforçar a sua profissão que "as cartas não metem jamais". O mesmo se pode dizer em relação à aritmética que "os números não mentem jamais". Como os componentes desse governo petista não são muito chegados ao saber devido ao seu baixo nível de instrução, compreende-se que usem de recursos não recomendáveis à boa informação emprestando números falsos a ela.
Mas, é assim que através de falsos dados estatísticos, o governo vem manipulando, também, a população que ignorando esses detalhes acaba votando no partido.
Mas, não há mentira que se mantenha muito tempo na crista da onda. Um dia a verdade surge de onde estava oculta e revela a todos a sua verdadeira mensagem desmoralizando os falsos profetas, que teimavam em se manter no poder através da mentira e do engodo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Veja as últimas serigrafias de Rubens Gerchman

Foto: Reprodução/Divulgação

por Eli Halfoun
Chega de carnaval: está na hora de fazer outros e mais calmos programas. Boa pedida é a exposição “Rubens Gerchman: os últimos anos”. Na Caixa Cultural do Rio (Avenida Almirante Barroso,25, Centro) dá para se deslumbrar com as últimas 30 serigrafias do artista. A exposição começa no próximo dia16 e se estende até o dia 8 de maio. Não perca. (Eli Halfoun)

Pelé dispensa a pílula azul e as notas “verdinhas”

por Eli Halfoun
Viagra, a “milagrosa” pílula azul que tem feito a alegria de muitos homens e em consequência de muitas mulheres, não estimula Pelé nem no consumo e nem no faturamento. Ele foi sondado para ser o “velhinho- propaganda” de uma nova campanha da pílula, mas mandou avisar que, embora já tenha anunciado o produto, não tem mais interesse em voltar a fazer esse tipo de propaganda. Pelé garante que não pretende mudar de opinião nem mesmo diante da milionária proposta que o laboratório fabricante da pílula azul pretende fazer. Há quem diga que é o maior cachê oferecido para uma celebridade. Pelé dispensa a azul e as verdinhas. Quem pode, pode. (Eli Halfoun)

Aprenda a ser um bom assessor de imprensa

por Eli Haffoun
A falta de empregos (com salários decentes, evidentemente) em redações de jornais e revistas tem levado muitos profissionais de imprensa a se dedicarem a praticar “assessoria de imprensa’. O cada vez maior número de “assessores” provoca uma enorme confusão no mercado que confunde assessoria com divulgação - aquela que faz o dito assessor ficar pedindo (quase implorando) notinhas na mídia, seja qual for. Assessoria de imprensa não é exatamente o que a maioria dos profissionais pratica, mas tudo bem: cada um trabalha do modo que achar melhor e mais eficiente. Mesmo aqueles que estão assessores por obrigação, ou seja, para garantir o pão de cada dia precisam sempre melhorar. É o que oferece o Curso Prático de Assessoria de Imprensa do Curso Radix. A proposta é “capacitar o aluno para atividade do dia a dia das assessorias, a partir da reciclagem de conceitos e práticas, inclusive das tarefas relacionadas com as mídias sociais. O curso acontece de 16 de março a 4 de maio, com aulas (das 15 às 18 horas) na Avenida Erasmo Braga, 299- salas103e104, no centro do Rio. A aulas serão dadas pelos mestres em educação e experiente assessora Bette Romero e pela especialista em Estratégia de Marketing e Assessoria de Imprensa Mônica Coronel. Mais informações pelo telefone (21) 2215-4025 ou clique neste link
Jornalista sindicalizado tem 10% de desconto. (Eli Halfoun)

Deu na Folha...escândalo no PSDB paulista

domingo, 13 de março de 2011

Carnaval acabou? Vieira Souto agora...

Viviane Araújo, vídeo da musa do Sambódromo...

CLIQUE AQUI

Flagrante: incêndio em carro da Beija Flor. Veja fotos e video

Um jato d'água extingue as chamas. Foto José Esmeraldo Gonçalves
O foto ameaçou se espalhar.Foto José Esmeraldo Gonçalves
Foto José Esmeraldo Gonçalves
Os componentes da escola agiram rápido ao perceberem a fumaça que sai da base da alegoria.. Foto José Esmeraldo Gonçalves
Um susto no Sábado das Campeãs. Um princípio de incêndio ameaçou o carro Beija Flor, da escola de Nilópolis. Correria dos componentes da escola, logo aparecem extintores, até que do lado direito da pista, à altura do camarote da Brahma, os bombeiros entram em ação e um jato d'água extingue as chamas. A destaque que vinha no alto do carro aparentemente não chegou a perceber o que se passava na traseira da alegoria. Ao final do incidente, as arquibancadas aplaudiram a pronta ação do pessoal da Beija Flor e da equipe de bombeiros.
VEJA O VIDEO DO INCIDENTE NA BEIJA FLOR. CLIQUE AQUI

Roberto Carlos comemora o título da Beija Flor...

...mas a vice campeã Unidos da Tijuca desfilou um pouco antes sob os gritos de "É campeã!"
Foto de Jussara Razzé