domingo, 30 de abril de 2017

Fotografia - Manchete 65 anos: A Exposição Impossível-4

Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988. O atentado ao líder dos seringueiros chocou Brasil e o mundo. No ano seguinte, em setembro de 1989, Manchete lançou uma das maiores edições já realizadas sobre a Amazônia.

Ao longo da sua história, Manchete cobriu como nenhuma outra publicação as relações quase sempre destrutivas do Brasil com a Amazônia. Os repórteres e fotógrafos da revista testemunharam contatos com tribos que jamais haviam visto um homem branco, registraram a ocupação predatória dos anos 1970 - embora, na época do regime militar, a revista exaltasse as obras da ditadura, como a Transamazônica que rasgava a selva e até a construção da hidrelétrica de Balbina, depois reconhecida com um dos maiores desastres ecológicos da região -, a exploração madeireira, os garimpos que poluíram os rios  com mercúrio, as queimadas, a ocupação de áreas virgens com pastos para gado e a inevitável, naquele contexto e até hoje,  e dramática adaptação dos índios à civilização.

A morte de Chico Mendes, em 1988, e a indicação do Rio, pela ONU, como sede da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, deram à Manchete a motivação para um extenso check up jornalístico da Amazônia.

Roberto Muggiati, diretor da revista, escreveu na "Conversa com o Leitor" daquela Manchete Especial - Amazônia - Desafio para o Futuro: "Foram oito meses de trabalho, em que nossos repórteres e fotógrafos somaram 374 dias de viagem, em todo tipo de aviões e helicópteros, em automóveis, caminhões, tratores e até carroças ou atravessando a selva a pé, para percorrer mais de 112.000km e documentar o transe que está vivendo uma das mais importantes regiões do planeta".  

Veja impressões de parte da equipe e, na sequência, algumas reproduções daquela edição, que se não traduzem a qualidade fotográfica original cumprem o objetivo de registro histórico de um material que pertencia ao acervo fotográfico da Manchete, hoje desaparecido.




Foto de J.L. Bulcão

Foto de J. L. Bulcão

Foto de Carlos Humberto TDC

Foto de J.L.Bulcão

Foto de J.L.Bulcão

Foto de Marco Antonio Rezende

Foto de Marco Antonio Rezende


Foto de Marco Antonio Rezende

Foto de Carlos Humberto TDC


Foto de Carlos Humberto TDC

Manchete acompanhou a expedição que conquistou o Pico da Neblina, na fronteira da Amazônia brasileira
com a Venezuela. Foto de Nilton Ricardo.


Foto de J.L.Bulcão


Foto de Cristiana Isidoro



Foto de Ricardo Funari

Foto de Ricardo Funari

Sting na Amazônia. Foto de Carlos Humberto TDC.

Jane Fonda em defesa da Amazônia. Foto de Orípedes Ribeiro

O senador americano Timothy Wirth chega à Amazônia para conhecer os
problemas da região, junto com o senador Al Gore (de camisa azul, na mesa) que depois
se tornou um militante global da preservação do Meio Ambiente. Fotos de Cristiana Isidoro.


Milton Nascimento e o índio Benke na aldeia Kampa. Foto de Marcos Muzi


A última foto de Chico Mendes, no Rio, três semanas antes do atentado
(ele aparece ao lado de Alfredo Sirkis). Foto de Carlos Humberto TDC.


As equipes que percorreram a Amazônia para a edição especial: J.L. Bulcão e Miriam Malina, Ricardo Beliel e Kathia Pompeu, Carlos Humberto TDC, Maria Alice Mariano e Cristiana Isidoro, Anna Muggiati, Deborah Berman, Ricardo Funari e Cristiane Ramalho, Marco Antonio Rezende e Beatriz Cardoso. E, abaixo, o expediente da Manchete Amazônia. 





5 comentários:

Samira disse...

Que trabalho maravilhoso. Infelizmente, a Amazônia continua sendo destruída aceleradamente. O novo Código Florestal foi um desastre e agora por pressão de políticos e empresários estão tirando poder do setor que concede licenças ambientais. Queimadas, madeireiros, garimpos ilegais fazem o resto do serviço.

Antonio Ricardo disse...

A tragédia da Amazonia é cada vez maior. Com os cortes de verbas desde o ano passado por causa da crise só piora.

Kadu disse...

A revista vai ficar como a lembrança de uma floresta que nós destruimos. Por isso é que sempre achei que a Amazonia tinha que ser entregue à ONU. Índios e os povos da florestas e demais brasileiros continuariam morando lá mas a administração e a proteção passariam para leis internacionais. O Brasil corrupto não pode mais ficar gerenciando a Amazonia.

Maura disse...

/estou vendo essa Manchete maravilhosa no mesmo dia em que leio nos jornais uma notícia terrível, a do ataque a indios no Maranhão, dois tiveram as mãos decepadas por fazendeiros. É o que acontece quando ministros e presidente, além dos deputados do agronegócio tem acham índio é problema, é atraso. O Brasil está exterminando os indios e o povo pobre da florestas como Hitler fez com os judeus. E estamos assistindo a tudo calados. Concordo com o Kady, a ONU deveria intervir na Amazônia e o governo brasileiro e representantes omisso levados ao tribunal de Haia.

bqvMANCHETE disse...

José Carlos Jesus, que preside da Comissão de Ex-Funcionários da Bloch Editores, compartilhou o post sobre a Edição Especial Manchete Amazônia e enviou ao blog os comentários que recebeu, transcritos a seguir.
- "O que posso dizer? Fotos maravilhosas dentro de um trabalho de pesquisa e reportagem idealizado e executados por profissionais de jornalismo que em um determinado momento da vida se juntaram tantos talentosos fotógrafos, repórteres, pesquisadores,redatores de fato, que dificilmente se reunirá outro grupo de profissionais de tanta capacidade e amor pelo seu trabalho como este. (J.A.Barros).
- "Muito bom" (Nilton Ricardo)
- "É uma maravilha! Sou grata por ter vivido esses tempos." (Dora Mendonça)
- "Saudades disso tudo ...." (Marta Souza Lima)
- "José Carlos,é um crime este material está desaparecido. Isto é história, é memória. Inacreditável! Que país é esse!!!!!!! Abs" (Manoel Reis de Oliveira)
- "Manchete era demais, bons tempos. Abs" (Nilson Ramos)
- "É muito triste, saber que um dia, tudo isso acabou. VIROU PASSADO, VIROU SAUDADES." (Claudio D. Rawicz)
- "Grande época; Jornalismo de qualidade.Abraços" (Luiz Carlos Santos)