A blogueira Camila Coutinho mostra o recurso interativo da capa da Estilo. |
Haja criatividade para garantir um espaço. Acossadas pela internet, as revistas dão asas à imaginação. A Estilo, edição de agosto, vem com uma capa interativa. As leitoras que baixarem o app Tv Estilo poderão ver e ouvir a imagem em movimento. No miolo da publicação, outras matérias também poderão se acessadas. Para isso, o smartphone ou o tablet deverá ser posicionado na capa. Aliás, na capa da Estilo está a blogueira Camila Coutinho. É outro detalhe a comentar. As blogueiras com grande audiência em blogs e no You Tube são fortes concorrentes das revistas femininas no importante quesito comercial. Grandes marcas de cosméticos, principalmente, incluindo uma das maiores em atuação no Brasil, além de redes de lojas, cortaram verbas para impresso nos últimos anos e direcionaram publicidade para as principais blogueiras. Daí, promovê-las, embora elas nem precisem disso, pode ser um tiro a mais no pé, segundo um especialista de um departamento comercial de uma grande editora. Provavelmente a Estilo está buscando um tipo de parceria com base no ditado "se não pode com a 'inimiga', junte-se a ela". A conferir. O fato é que algumas blogueiras de moda somam enorme audiência, na casa dos milhões de visitas e de pageviews. Daí, aproximar-se desse público - a revista Glamour também quer ser "amiguinha" das blogueiras e já ilustrou capa com a espécie -, pode ser positivo para uma revista impressa. Esse tipo de recurso se soma - e não só no Brasil - a um zilhão de ideias dos revisteiros para sair da crise ou para respirar por mais alguns anos. A maioria dessas "ferramentas" são engraçadinhas mas não costumam resultar em aumento real de circulação e de publicidade que é o nó que os editores do meio impresso tentam desfazer. E vão continuar tentando.
Veja no You Tube: Camila Coutinho ensina as leitoras da Estilo a interagir com a capa. Clique AQUI
2 comentários:
Acredito que revistas vão sobreviver em escala menor por alguns anos. Mas a era de ouro delas já passou e isso está mais do que claro no mundo inteiro
É muito interessante e um novo fenômeno o trabalho e o alcance das blogueiras. Mostra que a comunicação de massa avança para ser democrática e não depende dos grande grupos e corporações. Cada vez mais as opiniões variadas vão ganhar espaço e diminuir a exclçusividade de empresas e empresários e de jornalistas ligados a eles passarem apenas suas opiniões. Na minha faculdade uma aluna fez uma tese de graduação sobre isso.
Postar um comentário