quarta-feira, 9 de maio de 2012

Renato Sérgio, eu conheci

deBarros
        O senhor quer falar com quem?
        Com Raul Giudiceli, meu jovem!
        Bem, então o senhor pode fazer o favor de me seguir que estou indo para a sala do Raul.
Década de 70 e acabava de conhecer Renato Sérgio. Já o conhecia de nome. Raul Giudicelli e Roberto Mota repetiam o seu nome a todo o momento. Trabalhava na Revista O Cruzeiro quando vim a conhecer esse jornalista. Sorte minha, porque ele me ajudou e muito a continuar na  profissão de chefe de Arte, apelido de diagramador de jornal, revista e livros.
De tradicional família paulista, ostentando barba e cabelo manchados de branco, me lembrava as figuras desbravadoras do selvagem oeste do sertão de São Paulo. Mas Renato Sérgio era o intelectual mais intelectual que conheci. Redator no Jornal do Brasil, na época o melhor jornal do país, e, durante o dia, redator na revista Manchete, ao lado de Carlos Heitor Cony, Paulo Mendes Campos, Roberto Muggiati, Justino Martins; e, na revista Manchete Esportiva, com os editores Zelvi Ghivelder e Ney Bianchi. Vim a trabalhar com essa grande figura como chefe de arte da revista.
Renato Sérgio não era só redator, jornalista, ele transcedia. E, com a TV Manchete, veio a ser roteirista e criador de um dos melhores programas de MPB. o “Bar Academia”. Foi roteirista de outros programas e sempre com sucesso.
Renato Sérgio tinha uma qualidade que me deixava impressionado: lealdade. Era amigo dos amigos e nunca deixava de lembrar o nome deles para qualquer oportunidade que surgisse para uma colaboração, um emprego. Enfim: aos amigos tudo. Aos inimigos a lei.
Como bom paulista, amava o Rio de Janeiro, não por suas praias, porque acho que nunca as frequentou, mas pelas suas noites e badalações e pelo carioca em si. Conhecia todos os artistas e  “reis da noite” carioca.
Renato Sérgio, se não é imortal pela ABI, torna-se imortal  na minha memória  e dos seus amigos.

2 comentários:

Elpidio disse...

A lealdade é qualidade mais importante em um amigo. Vc. tem razão.

Vicente disse...

Falou e disse Barros