por JJcomunic
O caso já está na justiça americana e promete muita discussão. Uma operadora de TV por assinatura, a
Dish Network, como estrratégia para aumentar sua carteira de assinanetes, oferece no controle remoto um recurso que permite ao telespectador "pular" os comerciais. O You Tube permite algo semelhante. O dispositivo tem provocado a ira das quatro maiores redes de TV aberta dos Estados Unidos. O botão "Auto Hop" está sendo analisado por um tribunal da Califórnia. A Dish Network já ganhou uma etapa: a declaração formal de um juiz segundo a qual o botão "não viola qualquer direito autoral de propriedade da ABC, CBS, Fox e NBC".
As grandes redes querem que a Dish seja proibida de transmitir seus programas, pelos quais seus os assinantes - são 14 milhões - pagam mensalidades. O botão "Auto Hop" seria extremamente útil no Brasil. Aqui há uma lei que disciplina os intervalos e duração dos comerciais na TV aberta, razoavelmente cumprida. Mas na TV a cabo, a zorra é total e o desrespeito ao telespectador - que paga uma das assinaturas mais caras do mundo - é gritante. Há intervalos que duram seis minutos contados no relógio. A tal agência de (des) regulamentação é inoperante e não está nem aí para o usuário. Aliás, há países em que a TV a cabo não veicula anúncios ou os exibe tempo limitadíssimo. Sua fonte de renda é a mensalidade dos assinantes. No Brasil, as operadoras ganharam o direito - e abusam - de veicular anúncios como forma de baixar o custo da assinatura. Imaginem se não fosse isso, já que as mensalidades e os pacotes costumam ser extorsivos.
O "Auto Hop" é um botão democrático: quem quiser ver seis minutos de comerciais, esteja à vontade, quem não quiser lima a mensagem compulsória.
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