terça-feira, 22 de setembro de 2015

Governo neoliberal mete a mão no dinheiro de aposentados e trabalhadores, anuncia aumento de impostos mas alivia o caixa de empresas que deixaram de pagar tributos. Assim, fica difícil. A pesquisa do blog: Você ainda aprova o financiamento de campanhas eleitorais por pessoa jurídica?


As grandes empresas que contestam dívidas com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ganharam um mês para aderir ao Programa de Redução de Litígio (Prorelit). A Medida Provisória 692, publicada hoje (22) em edição extraordinária do Diário Oficial da União, prorroga de 30 de setembro para 30 de outubro o prazo de adesão ao programa.

O Prorelit permite a quitação de débitos com o uso de créditos tributários em troca de as companhias desistirem de questionar as dívidas na Justiça ou na esfera administrativa.

A medida provisória também reduziu a parcela inicial do Prorelit. Inicialmente, o contribuinte poderia quitar 43% do débito à vista e pagar o restante com créditos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que representam o direito de empresas que tiveram prejuízo em um ano de conseguirem desconto no pagamento dos dois tributos no ano seguinte. Agora, a parcela inicial caiu para 30% a 36% da dívida total.

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Cuidado! Foto 'selfie' pode matar...


Segundo o site Mashable, morre mais gente tirando foto selfie do que mordida por tubarão. Clique AQUI

Uma jornalista na capa da Sexy...

por Omelete
A jornalista e apresentadora Fernanda Alves está na Sexy de outubro. Ex-âncora de telejornal, ao lado de Ney Gonçalves Dias, ela já foi modelo em campanha publicitárias de cerveja. Tem atualmente 40 anos, mas ao 19 anos circulou nos corredores da antiga editora Bloch, na Rua do Russell. No início da carreira, apresentou um programa da Rede Manchete, dirigido por Roberto Talma. Chamava-se Trupe e foi pioneiro na cobertura de esportes radicais.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Rock in Rio: a sinfônica de Rod Stewart... Tem mais proteína em cada perna das instrumentistas e vocalistas do roqueiro do que na população inteira de muito país do Terceiro Mundo...

A linha atacante da trupe de Rod Stewart. 

As vocalistas dão um show de...

...som e imagem.

A instrumentista...

foi uma das mais...

...focalizadas.

Solo de metais para...

...os críticos não acharem que elas são apenas decorativas.
E esse naipe de cordas? 

Rod Stewart em um dos raros momentos em que não aparecia colado na ala feminina da banda.  
Chegou uma hora em que ele pediu colo. Tá bom, o cara faz 71 anos em janeiro, alguém pode critícá-lo? Fotos: Reprodução You Tube
por Omelete
O público do Rock in Rio deve agradecer a Rod Stewart não apenas pelo bom show mas por uma agradável circunstância. O cara já tem quase 71 anos, não se deve esperar dele a energia e o fôlego de 30 anos atrás. Por isso, embora tenha mandado bem, ele fez um revezamento no palco com uma trupe de belas vocalistas e instrumentistas. Deu um jeito de encaixar uma respirada na set list. Canta, levanta a plateia, dá uma paradinha, sai pra trocar de roupa, e deixa o palco com as garotas e os demais músicos. Daí a pouco, volta, canta mais três músicas, chuta umas bolas de futebol pros fãs, e volta a colocar as meninas na frente do palco. Bem pensado. Para que não o acusem de escalar modelos para simular sons, ele valoriza as instrumentistas, destaca seus solos, chama a atenção do público para vozes e performances. Mas que devem ter sido escolhidas pelo talento musical, primeiro, e pelos acordes e tons anatômicos, juntos, lá isso foi. Melhor pro público.
VEJA A PERFORMANCE DAS MENINAS, CLIQUE AQUI

Rio esculachado ...


por Omelete
O verão nem chegou ainda e a pivetada toca o horror no Rio de Janeiro. Até aí, nada tão surpreendente. A diferença agora é que a Justiça passou a impedir o trabalho preventivo da polícia. Só pode botar a mão no arrastão se houver flagrante. Não pode parar "bonde", só se houver flagrante. Não pode correr atrás dos bandidos que levam celulares, dinheiro, cordão de ouro, assediam meninas, a não ser que o policial tenha visto e comprovado o flagrante. Não pode entrar em ônibus para mandar descer e revistar os bandidos armados, - sim, armados, já houve tiro, com vítima - sem que o flagrante seja devidamente caracterizado. Não pode levar grupos para a delegacia, embora arrastão signifique grupo, mas individualizar cada ocorrência. Claro que a pivetada, sabendo disso, deitou e rolou. Na prática, na dura realidade das ruas, os arrastões ganharam uma espécie de tosca "legalização". Pelo jeito, foi assim que o bandidos interpretaram o engessamento da polícia. Com o policiamento na praia, esperando tal flagrante, a galera atacou em Botafogo e nas ruas de dentro de Copacabana.  Segundo O Globo, os bandidos descem dos ônibus, atacam quem estiver passando, debocham e vão juntando os "ganhos".
A essa altura, os jovens honestos que têm o direito de ir à praia e dão o azar de serem vizinhos dos bandidos, até perdem esse direito já que não vão se arriscar a entrar nesses ônibus que se transformam em "bondes". São vítimas. Em vez de protegê-los, a ordem da Justiça os discrimina. Os bandido ficam muito mais à vontade para ir à praia do que os jovens trabalhadores.
Como consequência da decisão que imobiliza a polícia, surge a reação também indesejável: moradores dos bairros esculachados formam grupos para parar ônibus e tentar dar o troco na "terra-de-ninguém". O secretário de Segurança diz que decisão da Justiça não se discute, deve ser cumprida. O fim de semana foi de roubos a assaltos promovidos por essa turma. Mas como não houve flagrante, fique sabendo que oficialmente nada aconteceu. As cenas de correria e pessoas sendo assaltadas e agredidas foram apenas uma espécie de ficção? Aparentemente, teremos o  verão do "salve-se quem puder", do "cada um por sí". Por enquanto, do ponto de vista de quem está nas ruas e não no ar condicionado dos gabinetes, o "flagrante" é um só: os arrastões se multiplicam. Não quero nem falar de Olimpíada. desse jeito vai ser mamão-com açúcar" pros bandidos. Vão acabar subindo ao pódio.

Giovanna Ewbank desestabiliza a web...

Giovan Ewbank compartilha no Instagram foto que "quebrou" a rede. r legenda
por Omelete
Os famosos usam o instagram como uma ponte eficiente e direta com os seus fãs, postando fotos informais, comentários sobre fatos do dia, momentos pessoais etc. É assim aqui e em todo o mundo. E não é raro, ao contrário, é cada vez mais comum, a rede social das celebridades pautar a mídia especializada e, antes disso, fazer fotos e fatos bombarem na internet. No jargão comum, isso se chama "quebrar" ou 'desestabilizar" a internet. Foi o que fez a atriz e modelo Giovanna Ewbank, no fim de semana, ao postar na sua conta do Instagram uma foto sugestiva, em casa, como qualquer menina carioca no calor do Rio. Mas o conjunto da obra, a pose e a beleza da atriz, desestabilizaram a web.

domingo, 20 de setembro de 2015

Hoje é dia de rock, baby


por Flávio Sépia
O Extra noticiou que vereadores cariocas ganharam R$ 71 mil em ingressos para o Rock in Rio. Cada um dos 51 "roqueiros legislativos" representantes do povo, recebeu quatro ingressos da organização do festival. O jornal registra que vereadores do PSOL devolveram os seus, oficialmente, à presidência, que os distribuiu a funcionários da casa.
O STF acaba de proibir o financiamento de campanhas eleitorais por parte de empresas. Sabe-se que nada vem de graça e que quem dá costuma, um dia, cobrar o "favor". Esse tipo de gentileza vindo de um evento que tem naturais implicações com o funcionamento e as chamadas posturas da cidade é, no mínimo, inadequado.
Por parte de quem convida e por parte de quem aceita o crachá. Mas vai você tentar "passar o Brasil a limpo". Haja detergente.

Cadê a campanha publicitária que estava aqui? Sumiu? Era pra inglês ver...

por Flávio Sépia
A cada ano, você em sites seções especializados de jornais e revistas noticiam que o Brasil ganhou toneladas de Leões de Ouro, no festival de filmes publicitários, em Cannes. Saiba que, curiosamente, a maioria dos tais filmes não é veiculada nas TVs. Trata-se, no caso, de peças, digamos, experimentais, espécie de exercício criativo. Alguns desses premiados mostram ousadias que não passariam no crivo, por exemplo, do Conar. Outros, nem seriam aprovados pelo cliente conservador por considerá-los não adequados ao público-alvo, especialmente na atual fase de caretice dos comercias brasileiros. Para o público não-especializado, o de fora do meio, a coisa é meio "fake" mas os publicitários a consideram normal. E a divulgação dos prêmios acaba sendo um bom marketing.
Recentemente, imagens de uma campanha para a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, dirigida a mulheres grávidas e alertando sobre os efeitos de comidas e bebidas indevidas sobre a saúde do bebê repercutiram na mídia britânica. Uma ONG local, a Baby Milk Action, que defende alimentação saudável e denuncia produtos que podem ser prejudiciais aos bebês, achou estranho que a campanha estivesse em inglês. Simples, segundo o Daily Mail: a ONG descobriu que o comercial não foi veiculado no Brasil. A ONG inglesa também constatou que a Nestlê patrocina a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. E ainda considerou dúbia a mensagem do comercial por, supostamente, ser destinado a alertar pediatras brasileiros para os danos causados ​​por junk food mas, infelizmente, diz a ONG, escolheu o aleitamento materno como o veículo para expor os riscos. Segundo a Baby Milk , a mensagem pode confundir muitas mães que deixam de amamentar por temer que determinados alimentos (produtos lácteos, folhas verdes, alimentos condimentados etc.) afetem o comportamento de seus bebês. Uma mãe procurou a ONG para saber se devia parar de amamentar porque havia ingerido junk food e pensou que esse alimento fosse direto para seu leite. Muitas mulheres - dizem médicos da ONG, não entendem como o alimento é digerido na corrente sanguínea. Ou seja, a tal campanha poderia até, indiretamente, desestimular a amamentação.
O tema é mesmo complexo por aqui. Projetos de leis para disciplinar comerciais dirigidos a crianças, por exemplo, costumam ser detonados por bancadas parlamentares e motivam editoriais irados em jornais sobre a suposta "liberdade de expressão" da publicidade, inclusive para propagar produtos não recomendáveis para um público em formação.
O comercial inédito no Brasil e que chamou a atenção na Inglaterra mostra bebês sendo amamentados em seios com desenhos de refrigerantes e doces em meio a frases como “Seu filho é o que você come” ou "Seus hábitos nos primeiros mil dias de vida de seu filho podem impedir que ele desenvolva doenças graves".
SAIBA MAIS NO SITE DA BABY MILK ACTION, CLIQUE 

L'Espresso, 60 anos: revista italiana faz retrospectiva histórica


"Quem era a garota corajosa colocada na cruz"? É a pergunta que abre o texto da edição comemorativa da "Espresso". A capa em questão foi mesmo uma das mais polêmicas da revista e chocou as tradições católicas da Itália em 19 de janeiro de 1975.
O Vaticano insurgiu-se contra o direito das mulheres de escapar do aborto ilegal, de não ter que cometer um crime e ver reconhecida a soberania sobre seus próprios corpos. Uma batalha, a propósito, ainda travada pela sociedade brasileira contra facções fundamentalistas-fanáticas do país. A famosa foto da capa da Espresso foi feita pelo fotógrafo Dante Vacchi. Três anos depois, impulsionada por uma grande campanha, a Itália legalizou o aborto.
Há outros momentos memoráveis na história de uma revista que teve entre seus colaboradores Umberto Eco, Pier Paolo Pasolini, André Glucksmann e Eric Hobsbawm. Basta dizer que quem fez a cobertura da missão Apollo 11, deslocando-se até Houston, foi o romancista Alberto Moravia. Quem tiver a sorte de visitar Roma por esses dias, pode ver uma completa exposição do acervo da Espresso. A mostra ocupará salas do complexo Vittoriano e estará aberta a partir de 2 de outubro.
Veja um vídeo sobre a trajetória da Espresso, clique AQUI

As "viúvas" da ditadura estão ficando histéricas...


LEIA O RELATO DA VÍTIMA, CLIQUE AQUI

Repórter de TV é assediada e apalpada ao vivo



por Clara S. Britto
Um vídeo bomba no You Tube Portugal e repercute na web. Segundo o Diário de Notícias da Madeira, "a vida de quem faz directos está cada vez mais difícil, sobretudo para as mulheres". Ora, pois. Uma repórter da TVI, de Portugal, fazia, ao vivo, o relato de uma greve de transportes, no Barreiro, em Lisboa, quando foi "apalpada" por um homem com gestos certeiros mas cara de perturbado. O sujeito passa a mão nos cabelos da jornalista, dá um "confere", e se posiciona atrás da menina, no cangote ou cachaço, como se diz na terrinha. A repórter se mantém concentrada na câmera mas tem que dar dois passos para escapar assédio do gajo.   VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI


Disputa subterrânea, pressão e suspeita de cartel impedem que a maioria dos torcedores veja , no Brasil, a Liga dos Campeões,


A primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, com jogos na terça-feira (13) e quarta (14) foi acompanhada apenas por uma pequena fração (cerca de 12%) dos assinantes de TV paga no Brasil.
Isso porque o Esporte Interativo, que detém os direitos de transmissão do evento desde outubro de 2014, está presente somente nas operadoras Oi, GVT e TV Alphaville, além de outras regionais.
A emissora e as maiores operadoras de televisão por assinatura do Brasil, NET e Sky (que detêm cerca de 80% dos assinantes do país), vivem um imbróglio e o Esporte Interativo não consegue espaço nessas grades de programação.
Em entrevista à reportagem, o ex-presidente e atual vice-presidente sênior de conteúdo esportivo do Esporte Interativo, Edgar Diniz, explica os motivos que ele acredita terem causado o impasse que limitou a penetração do canal nas maiores operadoras.
LEIA MAIS EM "O TEMPO, SUPER FC" - CLIQUE AQUI

Memórias da noite carioca segundo a câmera de Ronaldo Zanon

por José Esmeraldo Gonçalves (*)
Em tempos de câmeras digitais, celulares e selfies, a cena, na madrugada de Copacabana, é quase inimaginável. Em um apartamento da rua Bolívar, depois de mais uma noite de trabalho, um fotógrafo se debruça sobre tanques de revelação de filmes em preto e branco. Aos poucos, vão se fixando no papel as imagens que ilustrarão as colunas sociais dos principais jornais do país. Pode-se dizer que o varal de secagem das ampliações naquela câmara escura era a última escala das socialites, dos casais do momento, dos mega empresários, das mais belas modelos, atrizes e cantores, antes de chegarem à mesa dos colunistas sociais Zózimo Barroso do Amaral, Ibrahim Sued, Fernando Zerlottini, Fred Suter, Daniel Más, Hildegard Angel, 65, e Ricardo Boechat. 63.
Entre 1984 e 2001, o fotógrafo Ronaldo Zanon, 64, cumpriu o ritual diário descrito acima. Seu local de trabalho era o mítico Hippopotamus, em Ipanema, onde chegava às dez da noite e de onde não saía antes das quatro da madrugada. “Uma vez fiquei até o dia amanhecer só para tirar uma foto do ator Robert de Niro”, recorda Zanon, na ampla sala da sua cobertura, em Copacabana, onde guarda centenas de fotos e negativos. O fotógrafo se divertiu ao tirar do armário um paletó anos 80, ostentando a etiqueta Tories-London, e uma gravata da grife Vichy Davis-NY, com o qual posou para a foto.
Zanon parou de fotografar há dez anos. Motivo? “O ciclo fechou. Era um trabalho que me dava prazer e onde fiz muitos amigos, mas parei em função do fim das colunas sociais. Ibrahim (Sued) e Zózimo (Barroso do Amaral) já haviam morrido, (Ricardo) Boechat não estava mais no Globo, o Hippopotamus não existia mais, a própria noite já não era a mesma. Não fazia mais sentido”, explica. Nas últimas semanas, o próprio fotógrafo, que hoje se dedica a projetos de hotelaria, reabriu, de certa forma, aquele ciclo da noite carioca. Sem grandes pretensões,  passou a postar no Facebook fotos dos seus arquivos. Surpreendeu-se com a repercussão. Entre curtidas e comentários, sua página tornou-se um ponto de encontro virtual das musas que reinaram no Hippopotamus. Incentivado pelos amigos, Zanon planeja agora uma exposição. Capixaba, de Colatina, ele chegou ao Rio no começo de 1970. Conseguiu um trabalho em uma grande fábrica de doces. “Era office boy, fazia serviços externos. Mas sempre fui muito interessado e, ao voltar da rua, sentava perto do contador ou do rapaz do departamento de pessoal e via como funcionavam aqueles setores. Um dia, o presidente da empresa precisou de uma fatura, não tinha na hora quem fizesse o documento, eu me apresentei e resolvi o problema. Um ano e pouco depois, já cuidava do estoque, do setor de compras, fazia balanço e controle de custos. Passei quase dez anos na empresa”, conta. Apesar de ganhar bem, Zanon buscava outros caminhos. “Através de um amigo, soube do curso de teatro do ator Jaime Barcelos. Um dos professores era o também ator Luís de Lima. Resolvi tentar. Glória Pires, que devia ter uns 12 anos, era uma das alunas do curso. Eu queria ser ator, mas não podia me afastar do trabalho. Morava com a minha família, todos trabalhando e dividindo as contas. Mas concluí o curso”, diz Zanon, que devia ter algum talento, pois Luís de Lima o convidou para atuar em um espetáculo. “Mas você vai ter que sair do emprego” – ele me disse, avisando que ensaios, produção, tudo isso exigia tempo integral. “Era coisa para o futuro, eu não ganharia nada. E eu tinha um bom salário, dois carros, um deles, um Puma, que eu adorava, uma moto CB400, a responsabilidade com a minha família”.  
Se o teatro ficou para trás, a estabilidade do emprego foi, alguns anos depois, trocada pela fotografia, sem hesitação. “Eu nunca havia usado uma máquina na vida. Uma turma resolveu promover um torneio feminino de futebol na praia. Peguei uma câmera emprestada, era uma Zenith, muito simples, de plástico, e comprei três filmes. Fiz as fotos e me apaixonei. Procurei um curso de fotografia, já certo do que queria. Ainda fiquei um tempo na empresa, mas já com a decisão tomada”, diz Zanon, que aprendeu a revelar filmes no estúdio de um amigo, o fotógrafo Ricardo Cânfora. “Depois, fui trabalhar com o Rogério Ehrlich, outro fotógrafo, que editava uma revista social chamada Momentos, mas ainda na revelação”, recorda. O passo seguinte foi incomum. Zanon deve ser único fotógrafo do mundo cujo primeiro trabalho profissional foi feito com uma câmera sem filme. “Aqui perto tinha uma boate chamada Studio C e, uma noite, peguei uma câmera Nikon que eu havia comprado e pedi para entrar na boate. Fiquei lá, num canto. Passei a ir lá toda noite. Ninguém me olhava, mas eu estava lá, não bebia nada, nem água. Pensava que em algum momento alguém me pediria para fazer uma foto. Naquela fase, eu já havia vendido o Puma e a moto. Estava ‘quebrado’. Em uma noite, fiquei sem filme - tinha usado os últimos em exercícios e testes -, e sem dinheiro”, recorda Zanon, rindo do “destino”, pois exatamente naquele dia, um rapaz se aproximou e lhe pediu que fotografasse um show que ia acontecer na boate. “Tive que aceitar. Se eu falasse que não tinha filme, o proprietário da boate não ia entender o que eu fazia ali toda noite e proibiria a minha entrada. Era um show inspirado em Carmen Miranda.  Saí de lá arrasado. No dia seguinte, liguei para o rapaz que me contratou e contei toda a história. Expliquei que não tinha como recusar. Ele agradeceu a franqueza, falou que não tinha problema e que eles fariam outro espetáculo”.
Logo depois, Zanon foi contratado para um evento em um hotel. Aos poucos, ampliou seus contatos no meio. “Um dia, me ligaram da Contigo! e passei a fazer velório, aniversário, matérias com artistas, muita coisa. Era o começo dos anos 1980. Foi trabalhando para a revista que entrei no Hippo pela primeira vez. Se não me engano, para cobrir um aniversário de Lucinha Araújo, a mãe do cantor Cazuza”, diz ele, que naquela missão provocou literalmente uma “saia justa”. “Ninguém me conhecia lá e eu procurava um flagrante, alguma coisa mais quente. Aí vi a Paula Lavigne em uma mesa com o Caetano Veloso e amigos. Percebi que estava aparecendo a calcinha dela. Nada de mais, só uma pontinha. Me abaixei e fiz a foto, que foi publicada. Depois, soube que a Lucinha Araújo procurou saber no Hippo quem tinha tirado aquela foto. Mas não deu problema”, revela.
Foi um convite de Michael Koellreutter, que na época era colunista e repórter especial da Interview, que abriu para Zanon, definitivamente, as portas do Hippopotamus. “Michael me convidou para ir lá e me apresentou o Júlio Canto, que era o braço-direito do proprietário Ricardo Amaral. Ficamos conversando no barzinho. De repente, o Julio falou que estava precisando de um fotógrafo e me pediu que fosse lá no dia seguinte. Assim virei o fotógrafo fixo do Hippopotamus”, conta. A casa do Amaral, aberta em 1977, era um clube fechado. Só entrava quem tinha cartão. As exceções eram as pessoas de prestígio. Gente muito bonita tinha chance, mas aí precisava passar pelo crivo digno de um scanner das promoters que cuidavam da frequência da casa. E, claro, recebia as estrelas internacionais em visita ao Rio. O território de Zanon eram os três ambientes do Hippo – o bar, a discoteca e, no andar superior, o restaurante, além de um jardim interno com cascata e luzes rosa e laranja-amarelo – onde era possível cruzar com Odile Rubirosa, 77, ex-mulher do playboy Porfírio Rubirosa, Emerson Fittipaldi, 68, Paulo Marcondes Ferraz, 77, Baby Monteiro de Carvalho, Carmen Mayrink Veiga, 86, Florinda Bolkan, 74, com condessa Marina Cicogna, 81, Pelé, 74, com Xuxa Meneghel, 52, Walter Clark, Amy Irving, 64, Roman Polanski, 84, Lili de Carvalho antes de se tornar senhora Roberto Marinho, Aparecida Marinho, 58, Vera Fischer, 64, Lúcia Veríssimo, 56, Gérard Depardieu, 66,  e tantos outros personagens das colunas sociais ou do jet set da época. “Era um manancial de gente maravilhosa. Fui fazendo relacionamentos, passei a privar da intimidade das pessoas, muitos viraram amigos e me chamavam para fotografar jantares e eventos”, recorda. A abordagem amigável de Zanon o levou a conseguir a única foto autorizada do roqueiro Axl Rose, 53, da banda Guns n’ Roses, no Brasil. “Achei que ia ter problema, o cara vinha de São Paulo, onde tinha quebrando móveis e agredido fotógrafos. Quando ele se levantou pra ir embora, me aproximei e pedi uma foto. Temi que ele desse um tapa na minha máquina, mas ele olhou pra mim, relaxou, e posou”. Zanon também fotografou a princesa Diana. “Foi no Copacabana Palace, fiz uma foto dela e do príncipe Charles ao lado de um amigo do casal, Ronaldo Xavier de Lima. Fotografei a Lady Di com uma bebezinha no colo, era a Maria, filha da Maitê Proença e do Paulo Marinho. Levei para o Ibrahim e ele com aquele vozeirão dizia: ‘quero exclusivo, não dá pra mais ninguém’. E publicou meu material do casal real durante três dias”.
Discreto e seguido suas próprias regras, Zanon via e ouvia mas apenas fotografava. Suas fotos chegavam aos jornais com os personagens identificados. E só. Os enredos eram preservados. E olha que, ao longo de duas décadas, o Hippopotamus construiu um folclore de casos-verdade. Como o do colunista que achava que toalete era motel e o lugar ideal para namorar a mulher do amigo; ou do “herói” carioca que, em um fim de noite, levou para casa um troféu: a jovem Demi Moore (a atriz, iniciante, filmava Blame It on Rio); ou do jornalista americano que pediu “coke” e se irritou quando lhe deram uma simples coca-cola; ou, ainda, o caso do embaixador que se empolgou por uma jovem, saiu com ela e, no dia seguinte, voltou contando que a noite havia sido maravilhosa. A jovem era um travesti que um dos ilustres frequentadores do Hippo costumava levar lá para se divertir, como entrega Ricardo Amaral nas suas memórias intituladas Vaudeville.  Ronaldo Zanon guarda, por trás das fotos e nos seus arquivos, a memória de uma das casas que mais marcaram a noite carioca. É inevitável que a época lhe traga tantas lembranças. Foi no circuito elegante do Rio dos anos 1980 que ele conheceu a gaúcha Cristina Kloske, 46, frequentadora do Hippo, com quem foi casado. “Vivi 12 anos com Cristina, que é minha amiga até hoje e mãe da minha filha, Anna Carolina Zanon Kloske, ainda estudante, e que tem 22 anos”, orgulha-se. Entre a memorabilia, ele preserva uma coluna assinada por Hildegarde Angel, com a cobertura de uma festa na boate Horse Neck, em meados dos anos 2000. E uma página inteira no Jornal do Brasil. Suas últimas fotos, antes de guardar a câmera.
(*) Matéria publicada originalmente na revista Contigo e reproduzida neste blog com trechos extras 

Como canta Caetano, "da dura poesia concreta de tuas esquinas, da deselegância discreta de tuas meninas". É duro manter a linha na Avenida Paulista sob onda de calor em fim de inverno... Fotos de André Tambucci





Fotos de André Tambucci/Fotos Públicas

"Hot" in Rio: alta temperatura na Cidade do Rock. Fotos de Alexandre Macieira





Fotos de Alexandre Macieira/Riotur

Gisele Bundchen: modelo vira dançarina em novo comercial


por Clara S. Britto
Gisele Bundchen aposentou-se das passarelas mas tudo indica que não perderá visibilidade tão cedo. Nem os milhões que lhe rendem as mais variadas campanhas publicitárias. A modelo gaúcha é estrela da campanha da grife Stuart Weitzman. E inovou no vídeo dançando coreografiasque lembram Beyoncé e Miley Cyrus. Veja o filme, clique AQUI

Inverno, quarenta graus: a primavera começa no dia 23 de setembro... mas o "verão" carioca chegou antes

A praia da Urca lotada, a mureta quase...

...sem sombra e...

...o Centro, ao fundo, sob mormaço.

O sol se foi mas calor, não. Fim de tarde em Ipanema sob o ângulo do "Quase Nove".


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"Mamãe ouviu no supermercado": nova técnica de apuração?...

O "jornalismo" do "ouvi dizer", "falam por aí", "um cara me contou", "o zelador da garagem do palácio do Planalto ouviu no banheiro", "a amiga da faxineira que trabalha na casa de um ministro", "um interlocutor do jardineiro da amante de um figurão ligado ao barbeiro do marido de uma pessoa ligada ao Planalto", dá nisso. Que é impressionante a desenvoltura com que repórteres "bem informados" veiculam informações sem o fundamento do bom jornalismo - a checagem - lá isso é.
Seguindo o Instituto Lula, o jornal sequer entrou em contato com o ex-presidente para checar as informações ou comentar a "notícia" que se revelou fantasiosa.
O Portal Imprensa publica matéria sobre o assunto. Clique AQUI

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Prêmio Esso, 60 anos: a história do jornalismo

por Marcio de Souza Castilho
Acusada de protagonizar o movimento contrário ao monopólio estatal durante o processo de criação da Petrobras, nos anos 1950, a multinacional petrolífera Esso também era alvo de denúncias por tentar controlar o noticiário através do forte investimento publicitário em jornais. Diante deste cenário, a empresa, líder do mercado e foco mais visível da presença do capital estrangeiro no país, buscou alternativas para se aproximar dos formadores de opinião. O objetivo era não restringir suas ações de marketing aos departamentos comerciais dos grupos de comunicação. Daí surgiu a ideia da criação, em 1955, de um prêmio voltado para o reconhecimento do trabalho dos profissionais das redações. No contexto dos embates em torno da questão do petróleo, a estratégia de relações públicas logo se transformaria no mais importante programa institucional da companhia, que já mantinha no ar o Repórter Esso – um bem-sucedido programa radiofônico, depois transmitido pela TV.Premio Esso 60 anos

O Prêmio Esso de Jornalismo, considerado o mais tradicional programa de reconhecimento do trabalho dos profissionais de imprensa no Brasil, está completando 60 anos em 2015. A empresa estima que, em 59 anos do programa, mais de 32 mil trabalhos foram submetidos à avaliação de comissões julgadoras. O concurso, que passou este ano a se denominar Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, oferece um campo de exploração amplo para a reflexão acerca da identidade profissional do jornalista e as relações entre a imprensa e o poder político.

Ao longo da trajetória do prêmio, as matérias de cunho social tiveram uma predominância na categoria principal – o Esso de Jornalismo – em comparação às reportagens apresentando outras temáticas, como política, economia, esportes ou internacional, especialmente nas décadas de 50, 60 e 70. A revista O Cruzeiro foi a pioneira na história do programa, tendo conquistado o prêmio único em 1956 pela reportagem “Uma tragédia brasileira: os paus-de-arara”, dos jornalistas Mário de Moraes e Ubiratan de Lemos. Desde então, o concurso consolidou-se como detentor de um poder de distinção profissional que o diferencia dos demais prêmios.

As publicações premiadas

Nestes 60 anos, 17 órgãos de divulgação foram consagrados pelo programa institucional da Esso na categoria principal, com destaque para a Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo. O Jornal do Brasil, outro diário com grande número de prêmios na história do concurso, conquistou a láurea máxima pela última vez em 1990, período que coincide com o início do agravamento da crise financeira da organização jornalística. Os quatro veículos conquistaram 38 dos 59 prêmios distribuídos entre 1956 e 2014, representando 64,4% do total.

Deste grupo, cinco desapareceram do mercado – a maior parte, em decorrência do processo de concentração da imprensa, a partir dos anos 1970. Entre os jornais, fecharam Última Hora (RJ) e Correio da Manhã. No segmento de revistas, O Cruzeiro, Fatos e Fotos e Realidade também foram do auge à decadência.
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Ao comemorar 60 anos, o tradicional prêmio Esso muda de nome e...

...passa a se chamar Prêmio ExxonMobil.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Djokovic ganha o US Open e já fala em subir ao pódio na Olimpíada do Rio em 2016

Djokovic, campeão do US Open 2015. Foto ITF

Djokovic com a taça nas mãos e uma ideia na cabeça; ganhar o ouro olímpico na Rio 2016. Foto ITF
O US Open 2015 chegou ao fim, ontem, com o Arthur Ashe Stadium, em Nova York, aplaudindo vitória do sérvio Djokovic, 28 anos, sobre o suíço Federer, 34. Foi um grande duelo: os dois, que fazem uma espécie de clássico do tênis, já se confrontaram em 42 partidas, com 21 vitórias para cada um. Federer ainda lidera em Grand Slams: ganhou 14, enquanto Djokovic tem 10. O sérvio, que foi bronze em Pequim, já disse em entrevista que vem ao Rio para ganhar o ouro nos jogos de 2016.