O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Tocantins distribui nota de protesto com o ato de um juiz que proibiu um portal de notícias de veicular uma denúncia de ex-funcionários da Faculdade Católica Dom Orione e Colégio Santa Cruz, de Araguaína.
Leia a nota do Sindjor:
"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins, SINDJOR, repudia com veemência a atitude do juiz substituto Carlos Roberto de Sousa Dutra, da Terceira Vara Cível da Comarca de Araguaína, em proibir por prazo indeterminado, através de liminar, publicação e divulgação de matéria veiculada no Portal Arnaldo Filho, sobre denúncia de ex-funcionários da Faculdade Católica Dom Orione e Colégio Santa Cruz, de Araguaína.
O Sindjor esclarece que a atitude do juiz representa censura à imprensa e cerceamento de liberdade de expressão, práticas só vistas na época da Ditadura Militar. O Brasil vive hoje uma democracia plena, princípio este que não combina mais com atitudes que firam a livre manifestação de pensamento.
O Sindjor já está reunido em Assembleia extraordinária para discutir o ato arbitrário do juiz. Em seguida, a entidade encaminhará o caso ao Conselho Nacional de Justiça –CNJ- ao Tribunal de Justiça do Tocantins, à Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e aos meios de comunicação do Tocantins e Brasil".
domingo, 24 de abril de 2011
Bomba do Riocentro: 30 anos, o terror da ditadura
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A foto de Frederico Mendes publicada na Manchete. Reprodução. |
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O JB com as "conclusões" do falso inquérito. |
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O cartaz do show de 1° de Maio de 1981. |
O atentado terrorista do Riocentro, praticado por militares que não se conformavam com os sinais de abertura política e a perspectiva do fim da ditadura, completa 30 anos. A bomba foi detonada no dia 1° de Maio de 1981. O objetivo era atingir a plateia de um show que acontecia no interior do pavilhão. Os autores esperavam assassinar algumas centenas de pessoas e, com isso, instalar um caos social que justificaria o reendurecimento do regime. Deu errado, uma bomba explodiu no colo de um dos terroristas, o sargento Guilherme Pereira do Rosário, e feriu o outro, o então capitão Wilson Dias Machado. Niguém foi punido. O governo dirigiu as investigações, montou um relatório circense, alegou que os militares foram vítimas de uma "armadilha" e que a esquerda era responsável pelo atentado. O capitão-terrorista seguiu sua carreira normalmente, com as devidas promoções. A redação do Jornal Nacional chegou a ser ocupada por militares por ter mostrado em uma das edições que havia mais duas bombas no interior do Puma onde estavam os terroristas. A tropa que invadiu a TV Globo impôs o desmentido e as supostas "bombas" viraram, no dia seguinte, simples cilindros de gás lacrimogênio. A revista Manchete, assim como todos os veículos, estava no local para cobrir o show. O fotógrafo Frederico Mendes fez imagens do Puma nos primeiros momentos após a explosão. A ditadura ainda resistiria por quatro anos, formalmente, mas teve forças para conduzir o processo eleitoral indireto que nomeou Tancredo Neves como presidente, em 1985. E, com a morte deste, exibiu poder de pressão suficiente para atropelar a lei e escalar um apoiador do regime militar, José Sarney, para o Planalto, em lugar do vice de Tancredo, Ulysses Guimarães, considerado menos confiável pelos generais. Os militares permaneceram mandando por muitos anos, as leis de exceção não foram alteradas imediatamente (muitas estão aí até hoje) e o ato terrorista foi arquivado, sem culpados. Na época, Carlos Drummond de Andrade ironizou: "Teria ocorrido o trágico engano de caçar passarinho no Riocentro no interior de um automóvel chapa-fria?"
Gisele Bundchen: a garota da vitrine
por Eli Halfoun
Fãs de Gisele Bundchen costumam dizer que “ela é uma modelo para se colocar em vitrine”. E justamente isso o que acontecerá no próximo dia 28 no magazine da C&A no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Exatamente às 10h20 Gisele entrará em uma vitrine, permanecendo ali como modelo viva por dez minutos. É uma das estratégias promocionais para o lançamento das roupas criadas por Gisele (é sua primeira experiência como estilista) especialmente para a rede C&A de roupas. Neste final de abril, a linha Gisele estará disponível em lojas da C&A e todo o país e ela pode freqüentar várias vitrines. Como se estivesse em um BBB (Eli Halfoun)
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Gisele Bundchen. Foto: Divulgação C&A |
Fãs de Gisele Bundchen costumam dizer que “ela é uma modelo para se colocar em vitrine”. E justamente isso o que acontecerá no próximo dia 28 no magazine da C&A no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Exatamente às 10h20 Gisele entrará em uma vitrine, permanecendo ali como modelo viva por dez minutos. É uma das estratégias promocionais para o lançamento das roupas criadas por Gisele (é sua primeira experiência como estilista) especialmente para a rede C&A de roupas. Neste final de abril, a linha Gisele estará disponível em lojas da C&A e todo o país e ela pode freqüentar várias vitrines. Como se estivesse em um BBB (Eli Halfoun)
Falso Twitter diverte o verdadeiro Oscar Niemeyer
por Eli Halfoun
Aos 103 anos de idade, mas conservando um extraordinário bom humor, o arquiteto Oscar Niemeyer tem se deliciado com um Twitter supostamente feito por ele, mas que na verdade é fake. Mesmo assim nosso arquiteto maior faz questão de acompanhar o twitter do falso homônimo e confessa que se divertiu muito com posts como esses atribuídos a ele:
1 - “Ganhei um convite para assistir “Bruna Surfistinha” e espero que seja mesmo um filme sobre surf”;
2 - “Eu não vou a museus. Eu crio museus. Quer ir ver os meus?”;
3 - “Estou sem sono e a fim de sair pro agito. Quem embarca?”;
4 - “Nunca penso na morte, nunca. Vou pensar quando tiver mais idade”;
5- “Andei comprando apostilas para o concurso do Banco do Brasil. Não quero viver de arquitetura o resto da vida”. (Eli Halfoun)
Aos 103 anos de idade, mas conservando um extraordinário bom humor, o arquiteto Oscar Niemeyer tem se deliciado com um Twitter supostamente feito por ele, mas que na verdade é fake. Mesmo assim nosso arquiteto maior faz questão de acompanhar o twitter do falso homônimo e confessa que se divertiu muito com posts como esses atribuídos a ele:
1 - “Ganhei um convite para assistir “Bruna Surfistinha” e espero que seja mesmo um filme sobre surf”;
2 - “Eu não vou a museus. Eu crio museus. Quer ir ver os meus?”;
3 - “Estou sem sono e a fim de sair pro agito. Quem embarca?”;
4 - “Nunca penso na morte, nunca. Vou pensar quando tiver mais idade”;
5- “Andei comprando apostilas para o concurso do Banco do Brasil. Não quero viver de arquitetura o resto da vida”. (Eli Halfoun)
Um acervo em risco
por Eli Halfoun
Onde estará escondida parte da história visual do Brasil? O “desaparecimento” do arquivo fotográfico que pertenceu a Bloch Editores carrega com ele mais do que milhares de fotografias: carrega principalmente um documento histórico que o país deveria (deve) preservar. O arquivo fotográfico da Manchete não pode ser um bem material particular. É um patrimônio do país que por isso mesmo deveria tentar recuperar e preservar milhares de fotos que “escrevem” nossa história mais recente. O arquivo da Bloch era uma tranquilidade para nós profissionais que podíamos utilizar seu variado material. O último contato que tive com o arquivo foi quando a convite do Roberto Barreira e do Lincoln Martins editei a Manchete Especial dos 60 anos de Roberto Carlos, que já comemora 70 anos. A Manchete Especial sobre RC foi também uma das últimas publicações da Nova Manchete, tentativa de profissionais apaixonados de manter circulando as revistas da Bloch que, como seu arquivo fotográfico, fazem a nossa história. Na Nova Manchete não havia muitas condições de trabalho e sem repórteres para colher depoimentos e informações foi o arquivo da Bloch que me salvou: a Nova Bloch funcionava na Lapa e o arquivo da Bloch continuava ocupando um andar (o sétimo se não me falha a memória) do imponente prédio da Rua do Russel. Solicitei o material e, uma hora depois, o Alberto Carvalho que tinha uma longa intimidade com o arquivo aparece na redação com várias pastas de fotos em preto e branco e dezenas de cartelas com cromos de RC. Ficou fácil: bastou selecionar algumas fotos (missão difícil porque todas eram de ótima qualidade) e editar a revista com poucos textos e legendas. O salvador arquivo da Bloch permitiu fazer circular mais uma Manchete que, contando a trajetória dos 60 anos de Roberto Carlos transformou-se em um documento cultural do Brasil. É por respeito aos fotógrafos que são os verdadeiros donos desse patrimônio material e a memória visual do país que o arquivo da Bloch não pode ficar trancado a sete chaves em mãos de um único “dono”. O acervo da Bloch, com o qual convivi durante 18 anos, não é de um único proprietário. Ele é nosso. Do país (Eli Hafoun)
Onde estará escondida parte da história visual do Brasil? O “desaparecimento” do arquivo fotográfico que pertenceu a Bloch Editores carrega com ele mais do que milhares de fotografias: carrega principalmente um documento histórico que o país deveria (deve) preservar. O arquivo fotográfico da Manchete não pode ser um bem material particular. É um patrimônio do país que por isso mesmo deveria tentar recuperar e preservar milhares de fotos que “escrevem” nossa história mais recente. O arquivo da Bloch era uma tranquilidade para nós profissionais que podíamos utilizar seu variado material. O último contato que tive com o arquivo foi quando a convite do Roberto Barreira e do Lincoln Martins editei a Manchete Especial dos 60 anos de Roberto Carlos, que já comemora 70 anos. A Manchete Especial sobre RC foi também uma das últimas publicações da Nova Manchete, tentativa de profissionais apaixonados de manter circulando as revistas da Bloch que, como seu arquivo fotográfico, fazem a nossa história. Na Nova Manchete não havia muitas condições de trabalho e sem repórteres para colher depoimentos e informações foi o arquivo da Bloch que me salvou: a Nova Bloch funcionava na Lapa e o arquivo da Bloch continuava ocupando um andar (o sétimo se não me falha a memória) do imponente prédio da Rua do Russel. Solicitei o material e, uma hora depois, o Alberto Carvalho que tinha uma longa intimidade com o arquivo aparece na redação com várias pastas de fotos em preto e branco e dezenas de cartelas com cromos de RC. Ficou fácil: bastou selecionar algumas fotos (missão difícil porque todas eram de ótima qualidade) e editar a revista com poucos textos e legendas. O salvador arquivo da Bloch permitiu fazer circular mais uma Manchete que, contando a trajetória dos 60 anos de Roberto Carlos transformou-se em um documento cultural do Brasil. É por respeito aos fotógrafos que são os verdadeiros donos desse patrimônio material e a memória visual do país que o arquivo da Bloch não pode ficar trancado a sete chaves em mãos de um único “dono”. O acervo da Bloch, com o qual convivi durante 18 anos, não é de um único proprietário. Ele é nosso. Do país (Eli Hafoun)
sábado, 23 de abril de 2011
Mickey Rourke detona Megan Fox. Só pode estar com problemas...

por Omelete
Durante uma festa, mais pra lá do que pra cá, o ator Mickey Rourke detonou o filme Passion Play, que acaba de fazer com a atriz Megan Fox e o diretor Mitch Glazer. "É terrível", disse. E ainda sobrou para Megan. Segundo Rourke, ela não está entre as maiores atrizes do mundo. Mas o ator se arrependeu do ataque de sinceridade. Aí foi a fez de sobrar para a imprensa. "Não sei porque falei aquilo. Queria me livrar da repórter", justificou. Rourke pediu desculpas ao diretor e à estrela do filme.
Arquivo Nacional expõe imagens dos anos de chumbo
Documentos e fotos produzidos pela máquina repressora da ditadura, entre 1964 e 1985, estão exposto no Arquivo Nacional. Imagens oficiais e cenas feitas pela imprensa fazem parte da mostra Registros de uma Guerra Surda.
São módulos temáticos que contam a institucionalização da ditadura, as cassações de políticos, a montagem do aparato de repressão e espionagem e a edição de atos institucionais, a repressão, greves, passeatas, luta armada, a propaganda dos governos militares etc. O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173, Centro. A exposição fica aberta de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. É grátis e fica em cartaz até o dia 26 de agosto.
São módulos temáticos que contam a institucionalização da ditadura, as cassações de políticos, a montagem do aparato de repressão e espionagem e a edição de atos institucionais, a repressão, greves, passeatas, luta armada, a propaganda dos governos militares etc. O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173, Centro. A exposição fica aberta de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. É grátis e fica em cartaz até o dia 26 de agosto.
Ensaios em preto e branco
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Exposição na Camera Work em Berlim. Fotos Russell James/Divulgação |
Veja mais no site da Camera Work. Clique AQUI
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Já viu o comercial Estátuas?
Filmado no centro do Rio, já está no ar, mas vale a pena rever. É o novo e bem realizado filme criado pela agência África para a Mitsubishi.
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Loucuras do photoshop...
O diretor de arte bêbado ataca novamente. Dessa vez, a vítima foi uma das angels da grife Victoria's Secret. A reprodução é do site "Desastres do Photoshop" que acrescenta na legenda que a modelo parece ter sido atropelada por um trem e em seguida teve os braços costurados de volta ao ombro.
Veja outros vacilos do diretor de arte pinguço no site Photoshop Disasters. Clique AQUI
Veja outros vacilos do diretor de arte pinguço no site Photoshop Disasters. Clique AQUI
Rio precisa resgatar seus velhos e cariocas botequins
por Eli Halfoun
A realização de mais um concurso “Comida di Buteco” serve para exercitar a criatividade da chamada comida de botequim que, aliás, está deixando de ser boteco de verdade, boteco mesmo. O concurso mostra que o Rio está perdendo (e a cada ano mais) uma de suas mais tradicionais marcas registradas. A modernidade arquitetônica e a digamos sofisticação do público deixaram para trás os verdadeiros botecos com suas mesas típicas e “sujas”, suas comidas gordurosas, seus azulejos antigos com marcas do tempo e uma decoração que nunca foi realmente decorativa. Não importava muito: “butiquineiro” sempre preferiu e procurou mesmo a descontração e o papo animado. Agora os botecos mais famosos e frerquentados são imitações de lanchonetes modernas e que talvez até prefiram servir hamburguer cachorro quente em vez de tira-gostos que fazem a festa do colesterol ruim. No aspecto de resgatar a comida de boteco o concurso até que ajuda um pouco, embora os concorrentes prefiram sofisticar seus bolinhos, pastéis, moelas e carnes do feijão. A modernidade continuará impondo suas regras, mas é bom resistir para que o Rio não perca a fama de ter os melhores, únicos e mais despojados botequins do Brasil. Que só existem (existiam) no Rio e com o mais carioca dos comportamentos. (Eli Halfoun)
A realização de mais um concurso “Comida di Buteco” serve para exercitar a criatividade da chamada comida de botequim que, aliás, está deixando de ser boteco de verdade, boteco mesmo. O concurso mostra que o Rio está perdendo (e a cada ano mais) uma de suas mais tradicionais marcas registradas. A modernidade arquitetônica e a digamos sofisticação do público deixaram para trás os verdadeiros botecos com suas mesas típicas e “sujas”, suas comidas gordurosas, seus azulejos antigos com marcas do tempo e uma decoração que nunca foi realmente decorativa. Não importava muito: “butiquineiro” sempre preferiu e procurou mesmo a descontração e o papo animado. Agora os botecos mais famosos e frerquentados são imitações de lanchonetes modernas e que talvez até prefiram servir hamburguer cachorro quente em vez de tira-gostos que fazem a festa do colesterol ruim. No aspecto de resgatar a comida de boteco o concurso até que ajuda um pouco, embora os concorrentes prefiram sofisticar seus bolinhos, pastéis, moelas e carnes do feijão. A modernidade continuará impondo suas regras, mas é bom resistir para que o Rio não perca a fama de ter os melhores, únicos e mais despojados botequins do Brasil. Que só existem (existiam) no Rio e com o mais carioca dos comportamentos. (Eli Halfoun)
Aécio "on the rock's" Neves e a Lei Seca: faltou dizer...
Como é o pré-candidato tucano à Presidência da República, não faltou quem tentasse justificar na mídia o comportamento do senador mineiro. Ok, estava com a carteira vencida, levou os pontos de lei, recusou-se a fazer o teste do bafômetro, como qualquer cidadão tem direito, segundo a frouxa interpretação da Justiça. O problema é que "qualquer cidadão" que se recusa a fazer o teste é geralmente conduzido à delegacia mais próxima. Nesse ponto, Aécio se deu bem. O fato será explorado por seus adversários na campanha, claro. Mas além desse vacilo, Aécio também será cobrado de uma coisa que qualquer mineiro sabe: o seu governo não se caracterizou por uma adesão à fiscalização da Lei Seca. Quem tomava umas e outras em Belo Horizonte e acelerava na ladeira tinha poucas chances de ser parado em uma blitz. O sobrinho do Tancredo botou um substituto na Palácio da Liberdade e a situação não mudou. Será porque Minas é terra de boa cachacinha? Não por acaso, Minas lidera ranking de acidentes fatais no trânsito.
James Bond comemora 30 anos de sucesso com maratona na TV
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007 na capa da Life |
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Ursula Andress, a mais célebre bondgirl, na famosa cena que chega à ilha do Dr.No, e... |
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...com o sortudo 007 no primeiro filme da série. |
Não se pode dizer que os filmes são maravilhosos, mas também não se pode negar que são divertidos e bem realizados. Foi assim que o agente secreto britânico James Bond, o 007, marcou sua trajetória de 30 anos de sucesso no cinema. Os fãs de Bond (“meu nome é Bond, James Bond”) estão tendo oportunidade de rever filmes na maratona comemorativa que o canal TCM (canal 91) está exibindo nos fins de semana desse mês de abril. Sábado e domingo tem mais três filmes (um com Sean Connery, outro com Roger Moore e um terceiro com Thimoty Dalton). Criado pelo escritor Ian Fleming ns década de 60, James Bond teve muitas caras, mas nenhuma foi tão marcante quanto a do ator escocês Sean Connery considerado o melhor dos Bond que passaram por telas de cinemas de todo o mundo. O primeiro filme da série foi “O Satânico Dr. No” (1962). Depois Sean Connery fez mais seis filmes. Com a saída de Connery, entrou em cena o ator australiano George Lazenby que fez apenas o filme “007 A Serviço de Sua Majestade”, em 1969. O James Bond de maior sucesso depois de Sean Connery foi Roger Moore que viveu no agente de 1973 a 1985. Em 1987, Bond também foi interpretado por Pierce Brosnan de 1995 a 2002 e por Thimoty Dalton de 87 a 89. As tramas eram praticamente sempre as mesmas (como costumam ser as das novelas), mas mesmo assim Bond ganhou o entusiasmo de espectadores em todo o mundo. É inegável que 007 venceu muitos obstáculos para deixar seu nome gravado definitivamente na história do cinema. (Eli Halfoun)
Globo faz test drive de programas
por Eli Halfoun
A Globo estreou quase uma dezena de programas para saber quais ficam na pole position e continuam na corrida até pelo menos o final do ano. É uma velha estratégia da emissora para testar o gosto do público e, é claro, suas novas “ofertas”. Até agora não se pode dizer que qualquer dos novos programas tem vaga garantida e o que parece mais perto dessa conquista é “Macho Man”, comédia que consegue divertir e que por isso mesmo está caindo no gosto do púbico, como se diz por aí. A capacidade da Globo de produzir tantos e bem realizados programas coloca no ar também uma questão: será que a emissora (sem dúvida uma das melhores do mundo) precisa mesmo do “Big Brother” para ocupar o espaço das férias quando todo mundo descansa, menos nós. O BBB é um produto bastante rentável, de inegável e excelente audiência, mas nada tem a ver com o padrão de qualidade que a Globo sempre se impôs e tentou vender. Não seria, por exemplo, o caso da Globo usar o horário do BBB para testar seus novos produtos. Pode até ser que viesse a perder audiência. Mas é melhor perder audiência do que perder qualidade e prestígio. (Eli Halfoun)
A Globo estreou quase uma dezena de programas para saber quais ficam na pole position e continuam na corrida até pelo menos o final do ano. É uma velha estratégia da emissora para testar o gosto do público e, é claro, suas novas “ofertas”. Até agora não se pode dizer que qualquer dos novos programas tem vaga garantida e o que parece mais perto dessa conquista é “Macho Man”, comédia que consegue divertir e que por isso mesmo está caindo no gosto do púbico, como se diz por aí. A capacidade da Globo de produzir tantos e bem realizados programas coloca no ar também uma questão: será que a emissora (sem dúvida uma das melhores do mundo) precisa mesmo do “Big Brother” para ocupar o espaço das férias quando todo mundo descansa, menos nós. O BBB é um produto bastante rentável, de inegável e excelente audiência, mas nada tem a ver com o padrão de qualidade que a Globo sempre se impôs e tentou vender. Não seria, por exemplo, o caso da Globo usar o horário do BBB para testar seus novos produtos. Pode até ser que viesse a perder audiência. Mas é melhor perder audiência do que perder qualidade e prestígio. (Eli Halfoun)
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Sexta-feira da Paixão: dia de chorar pelo Meio Ambiente no Brasil
por Gonça
Além do criminoso Código Florestal de Aldo Rebelo, que o governo quer aprovar sob pressão da bancada ruralista, empresários privados obtiveram autorizações para construir mais de 60 hidrelétricas no Pantanal. Segundo especialistas, as barragens, aliadas á pecuária indiscriminada, váo literalmente destruir a região. A política de Meio Amibente no Brasil não existia no período FHC, já era um desastre na administracão Lula e,. com a "gerente" Dilma, o governo dá sinais de que vai piorar o que já era péssimo.
Além do criminoso Código Florestal de Aldo Rebelo, que o governo quer aprovar sob pressão da bancada ruralista, empresários privados obtiveram autorizações para construir mais de 60 hidrelétricas no Pantanal. Segundo especialistas, as barragens, aliadas á pecuária indiscriminada, váo literalmente destruir a região. A política de Meio Amibente no Brasil não existia no período FHC, já era um desastre na administracão Lula e,. com a "gerente" Dilma, o governo dá sinais de que vai piorar o que já era péssimo.
Inclusão digital: Brasil entre os primeiros
por Eli Halfoun
Pelo menos em uma coisa, o Brasil não pára de crescer: a utilização da banda larga. O país é o líder de acessos fixos da América Latina. Mesmo estando entre os países que cobram mais caro para permitir acessos, o Brasil teve um enorme crescimento: já conta com 38,5 milhões de pontos espalhados pelo país. São dados da Associação Brasileira de Telecomunicações. Aumentou 51,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Tele Brasil, a participação cresceu tanto nos modelos fixos quanto nos móveis.. O país tem atualmente 14 milhões de pontos para fixos e 24,4 milhões nos móveis, o que significa aumento de respectivamente 20,5% e 77.7%. No ranking mundial, o Brasil já ocupa a oitava posição de banda larga móvel e a nona com mais acessos fixos. A pesquisa revela também que 79% de domicílios que possuem internet no Brasil já utilizam o serviço de alta velocidade. Não resta dúvida que já podemos nos considerar um país de inclusão digital, o que sem dúvida facilita outros necessários avanços no e do país. (Eli Halfoun)
Pelo menos em uma coisa, o Brasil não pára de crescer: a utilização da banda larga. O país é o líder de acessos fixos da América Latina. Mesmo estando entre os países que cobram mais caro para permitir acessos, o Brasil teve um enorme crescimento: já conta com 38,5 milhões de pontos espalhados pelo país. São dados da Associação Brasileira de Telecomunicações. Aumentou 51,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Tele Brasil, a participação cresceu tanto nos modelos fixos quanto nos móveis.. O país tem atualmente 14 milhões de pontos para fixos e 24,4 milhões nos móveis, o que significa aumento de respectivamente 20,5% e 77.7%. No ranking mundial, o Brasil já ocupa a oitava posição de banda larga móvel e a nona com mais acessos fixos. A pesquisa revela também que 79% de domicílios que possuem internet no Brasil já utilizam o serviço de alta velocidade. Não resta dúvida que já podemos nos considerar um país de inclusão digital, o que sem dúvida facilita outros necessários avanços no e do país. (Eli Halfoun)
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Ponto para Dilma...
...a presidente cancelou presença no convescote neoliberal em Comandatuba, uma espécie de rave da elite. Deu uma dentro.
E a Justiça para onde vai?
deBarros
Juízes são flagrados dirigindo bêbados nas estradas de acesso às cidades e, agora, promotores federais são flagrados sob acusação de forjarém atestados médicos, que custavam 15 mil reais cada um, alegando problemas mentais além de ter tomado aulas particulares de como simular esses problemas mentais. Parece, diante desses fatos, que a justiça brasileira desandou e está tomando rumos imprevisíveis. Como podem esses juízes julgarem e condenarem alguém. Como podem esses promotores acusarem alguém? Parece que as virtudes morais e éticas deixaram de fazer parte do comportamento desses magistrados e advogados de acusação do Estado.
Esses escândalos vem se repetindo mais vezes contribuindo negativamente para o espirito de lisura e moral e ética da magistratura brasileira. Vamos torcer para que essa má fase passe e tudo volte a ser como nos tempos em que um fio de cabelo era a maior prova de honradez que um homem podia dar a seu favor.
Globo muda novela para morder mais do que assoprar
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Flávia Alessandra, a Naomi, de Morde&Assopra. Foto: TVGlobo/Divulgação |
O título “Morde e Assopra” continuará o mesmo, elenco também, mas mesmo assim o telespectador ganhará uma nova, mais enxuta e mais intensa novela. Por determinação da emissora, o autor Walcyr Carrasco reformulará a trama e já se sabe que entre outras coisas, Naomi passará a ter seu chip-coração disputado pelos personagens de Matheus Solano e Caio Blat no primeiro triângulo amoroso andróide da televisão. É certo também que o personagem de Marcos Pasquim deixará a personagem de Vanessa Giácomo plantada no altar e que Elizabeth Savalla fará de sua personagem a grande vilã cômica da novela ao mesmo tempo em que a personagem de Cássia Kiss descobrirá todas as mentiras do filho falso médico. Essas e muitas outras modificações são uma tentativa de reerguer a audiência da novela que deixou o horário em baixa desde a estréia. Aliás, esse não parece ser pelo menos até agora o ano da Globo nas novelas. Todas estão deixando a desejar em termos de audiência. De qualidade também. (Eli Halfoun)
Leia mais sobre o sumiço do acervo de fotos da Manchete
No site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Clique AQUI
Freio de mão puxado...
Juros disparam, desemprego aumenta, a oposição e a mídia estão gostando de Dilma... 2011 não começa bem.
Sabe com quem está falando?
deBarros
Histórias acontecem para serem contadas. Há muitos anos, quando o homem não usava camisa, as histórias eram contadas à noite, sob o calor de uma fogueira, para um grupo de companheiros, que também não usava camisa. Essa história aconteceu nos tempos modernos e todos os homens usavam camisa por vergonha do seu corpo.
Pois bem, o interessante é que essa história foi encontrada nas páginas do Diário Oficial:
"Um policial, fazendo o seu turno de trabalho na estrada, parou um carro por achar que ele se achava em alta velocidade quando o permitido naquela área era de 60 quilômetros.
O carro parou e o policial pediu que o motorista apresentasse seus documentos. Foi quando notou que o motorista se achava embriagado. Diante disso pediu que o motorista saisse do carro e fizesse o teste do bafômetro. Foi quando o motorista soltou aquela frase - famosa – "O senhor sabe com quem está falando? Eu sou juiz de Direito e a minha acompanhante também. O senhor, seu guarda, recolha tudo isso e me deixa ir embora porque não vou fazer teste nenhum?
O policial deixou o juiz ir embora mas cravou-lhe uma multa.
O que aconteceu? O juiz não foi autuado, não fez o teste para saber o teor de alcoolização, a multa foi perdoada e o policial está sendo processado por desacato à autoridade.
Isso é a cara do Brasil de hoje.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Exposição de Wim Wenders em Londres tem foto de Salvador, Bahia
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Salvador, Bahia. Foto Win Wenders - Galeria Haunch of Venison. Divulgação |
Modelo turca quebra tabu na Playboy alemã
Pela primeira vez, a Playboy alemã estampa na capa uma modelo muçulmana. Quem quebrou o tabu foi a modelo Sila Sahin.
Ela é estrela de novela na Alemanha. E diz que as fotos são uma resposta à repressão que sofreu na infância.
Ela é estrela de novela na Alemanha. E diz que as fotos são uma resposta à repressão que sofreu na infância.
Fotógrafo J.L. Bulcão fará exposição no Rio
Será no dia 20 de maio, no Espaço Cultural de Furnas. Bulcão começou sua carreira na Manchete. Trabalhou na Gamma em Nova York e Paris, onde mora. Desde 2003 é free-lance, na França, e colabora com a agência Corbis. Conheça o site de J.L.Bulcão. Clique AQUI
Alô, jornalista! Já leu este texto do Maurício Stycer?
...É sobre a cobertura do massacre de Realengo. É pra pensar.
Clique AQUI
Veríssimo, os déspotas e os padres
por Eli Halfoun
Mesmo quando não está escrevendo Luís Fernando Veríssimo mantém seu bom humor, apesar da também grande timidez. Mostrou isso em recente e casual encontro com a jornalista Glória Maria em uma feira literária de Miami. Glória acabara de ler uma crômica na qual Veríssimo cita uma frese de Diderot: “A humanidade só será livre no dia em que o último déspota for enforcado com as tripas do último padre”. Glória Maria perguntou ao escritor: “Você não gosta de padres?” A resposta foi tímida, mas definitiva: "Bem, gosto menos de déspotas." (Eli Halfoun)
Mesmo quando não está escrevendo Luís Fernando Veríssimo mantém seu bom humor, apesar da também grande timidez. Mostrou isso em recente e casual encontro com a jornalista Glória Maria em uma feira literária de Miami. Glória acabara de ler uma crômica na qual Veríssimo cita uma frese de Diderot: “A humanidade só será livre no dia em que o último déspota for enforcado com as tripas do último padre”. Glória Maria perguntou ao escritor: “Você não gosta de padres?” A resposta foi tímida, mas definitiva: "Bem, gosto menos de déspotas." (Eli Halfoun)
Jorge Amado cai no samba em seu centenário
por Eli Halfoun
Começarão com samba as comemorações do centenário de Jorge Amado. O grande escritor é o tema do enredo que a Imperatriz Leopoldinense mostrará em 2012. A família está entusiasmada com a homenagem e tratou logo de colocar à disposição da escola o acervo da Casa Jorge Amado, na Bahia, para pesquisas. Jorge tem tudo para inspirar um enredo entusiasmado. Não é a primeira vez que o escritor cai no samba: ele foi enredo da Império Serrano em 1998, quando não ganhou nada além de muitos aplausos. (Eli Halfoun)
Começarão com samba as comemorações do centenário de Jorge Amado. O grande escritor é o tema do enredo que a Imperatriz Leopoldinense mostrará em 2012. A família está entusiasmada com a homenagem e tratou logo de colocar à disposição da escola o acervo da Casa Jorge Amado, na Bahia, para pesquisas. Jorge tem tudo para inspirar um enredo entusiasmado. Não é a primeira vez que o escritor cai no samba: ele foi enredo da Império Serrano em 1998, quando não ganhou nada além de muitos aplausos. (Eli Halfoun)
O Globo denuncia: arquivo fotográfico que pertenceu à Manchete está desaparecido, estaria sendo vendido aos pedaços e novos proprietários não pagam direitos autorais
por Gonça
Retângulos pretos, como tarjas de luto. A capa do Segundo Caderno do Globo, hoje nas bancas, deveria envergonhar as instituições públicas e privadas que supostamente devem cuidar da memória nacional. Enquanto disputam cargos públicos, políticos e administradores deixam na mão de aventureiros edificações e sítios históricos. Uma hora é uma capela que pega fogo, outra, uma casa como a que pertenceu a José Bonifácio, em Paquetá, posta à venda para demolição, ou casos como o da residência de Machado de Assis, no Cosme Velho, que veio abaixo para a construção de um espigão. Como esperar que a burocracia cultural se preocupe com um "mero" arquivo com cerca de 12 milhões de imagens que englobam quase 70 anos da história do Brasil?
Institutos privados e algumas das principais editoras do país chegaram a pedir informações sobre o arquivo da Bloch, em algum momento. Desistiram. Faltou-lhes visão ou conhecimento. Algumas alegaram que seria muito caro digitalizar tanto material. Ignoravam o que teriam em mãos. Vacilaram. Que pelo menos leiam, hoje, a excelente reportagem de Cristina Tardáguila para o Segundo Caderno. O fato é que a Manchete pediu falência em 2000 e desde então os arquivos perambularam por aí (já estiveram em São Paulo) antes de virar mistério a partir do leilão no ano passado. Ao adquirir por R$300 mil o acervo que pertenceu à Bloch Editores, os atuais donos - um deles, segundo o Globo, teria fornecido até um endereço errado à Justiça - não compraram um carro ou um terreno sobre o qual teriam a propriedade integral. Estão de posse de uma obra intelectual. Devem direitos autorais sempre que a comercializarem, como um deles admite que já está fazendo.
Angustiados com a situação, fotógrafos que atuaram na Manchete, Fatos&Fotos, Amiga, Geográfica Universal, Pais&Filhos, EleEla, Desfile e outra publicações da Bloch e a Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores (CEEBE), presidida por José Carlos Jesus, se mobilizam para impedir que os originais dos seus trabalhos se percam definitivamente. Dão uma lição às tais instituições culturais públicas e privadas.
Ainda há tempo para uma reação legal.
Mas que seja rápida.
Após a denúncia, com certeza a predação do acervo será naturalmente acelerada.
Retângulos pretos, como tarjas de luto. A capa do Segundo Caderno do Globo, hoje nas bancas, deveria envergonhar as instituições públicas e privadas que supostamente devem cuidar da memória nacional. Enquanto disputam cargos públicos, políticos e administradores deixam na mão de aventureiros edificações e sítios históricos. Uma hora é uma capela que pega fogo, outra, uma casa como a que pertenceu a José Bonifácio, em Paquetá, posta à venda para demolição, ou casos como o da residência de Machado de Assis, no Cosme Velho, que veio abaixo para a construção de um espigão. Como esperar que a burocracia cultural se preocupe com um "mero" arquivo com cerca de 12 milhões de imagens que englobam quase 70 anos da história do Brasil?
Institutos privados e algumas das principais editoras do país chegaram a pedir informações sobre o arquivo da Bloch, em algum momento. Desistiram. Faltou-lhes visão ou conhecimento. Algumas alegaram que seria muito caro digitalizar tanto material. Ignoravam o que teriam em mãos. Vacilaram. Que pelo menos leiam, hoje, a excelente reportagem de Cristina Tardáguila para o Segundo Caderno. O fato é que a Manchete pediu falência em 2000 e desde então os arquivos perambularam por aí (já estiveram em São Paulo) antes de virar mistério a partir do leilão no ano passado. Ao adquirir por R$300 mil o acervo que pertenceu à Bloch Editores, os atuais donos - um deles, segundo o Globo, teria fornecido até um endereço errado à Justiça - não compraram um carro ou um terreno sobre o qual teriam a propriedade integral. Estão de posse de uma obra intelectual. Devem direitos autorais sempre que a comercializarem, como um deles admite que já está fazendo.
Angustiados com a situação, fotógrafos que atuaram na Manchete, Fatos&Fotos, Amiga, Geográfica Universal, Pais&Filhos, EleEla, Desfile e outra publicações da Bloch e a Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores (CEEBE), presidida por José Carlos Jesus, se mobilizam para impedir que os originais dos seus trabalhos se percam definitivamente. Dão uma lição às tais instituições culturais públicas e privadas.
Ainda há tempo para uma reação legal.
Mas que seja rápida.
Após a denúncia, com certeza a predação do acervo será naturalmente acelerada.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Renato Sérgio lança livro sobre o amigo Bráulio Pedroso
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Renato Sérgio. Foto:Reprodução |
Frases e/ou pensamentos de Bráulio Pedroso (há 20 anos ou mais)
- “Sou alguém à procura de alguma coisa que não sei bem o que é. E o pior é que não sei nem ao menos se quero encontrar.”
- “Em tenra idade, eu tinha resolvido me inventar escritor. Com a típica inconsciência macunaímica não me perguntei sobre o mistério de ligar uma palavra a outra. Bastava a intenção, que o resto -ai que preguiça!- viria depois. Daí, ao longo de minha vida, que já começa a ficar longa, passei apenas por quatro empregos e, em todos eles, o que eu fiz? Escrevi. Esta é a questão: escrever ou não escrever. Fora disso é não estar, é não ser. E condenado por uma invenção infantil, encontro-me muitas vezes de olhar fixo no teto do quarto, como se daquele limite surgissem personagens, dramas, comédias e outros tipos de bobagens que a palavra escrita pode registrar.
- “Eu tenho PhD de teto, especialização filosófica e doutorado no assunto. Aos 16 anos de idade, um dia quis levantar-me da cama e não consegui. Hoje as pessoas dizem que tenho uma cara muito jovem. Deve ser porque passei mais de 10 anos deitado de barriga pra cima, o que conheci da parte superior interna dos meus quartos, pouca gente conheceu. O teto é o limite, como também o infinito. Deixando porém a frescura metafísica e metafórica, o teto é a realidade, a falta de idéia, a sensação da inspiração esgotada.”
- “Durante muito tempo procurei ser agradável aos outros, até um dia em que levei um susto, quando comecei perceber que não era simpático. Tinha tomado consciência de que na minha imobilidade tinha mais mobilidade do que todos e isso, para eles, era uma agressão muito violenta. Daí o fato de eu ser desagradável para muita gente. É que eu sou o retrato da imobilidade deles.”
-“Se eu não fosse de uma geração ainda cheia de vícios masculinos, provavelmente seria um escritor bem melhor, porque no fundo daquilo que minha capacidade de criação produz há, inconscientemente, o fantasma da presença masculina, dominadora, tirana e prepotente”.
- “Para mim a telenovela é apenas um exercício de realismo e qualquer concessão, no caso, ocorreria pelo cansaço. Eu podia retirar da realidade alguma coisa, desde que fosse expressiva, mas com o cuidado de desmontá-la e juntá-la outra vez, já transformada. Para apreender a realidade é preciso reinventá-la.”
- “À minha maneira, continuo a fugir da simetria e do óbvio. Entrelaçando idéias arrojadas, eu continuo minha busca incessante do espontâneo, que é onde está a beleza das coisas.”
- “Sempre tive prazer em descobrir (ou provocar) a possibilidade do desequilíbrio. O eterno se consegue eterno através do caos.”
Cinco séculos de bundalelê
A Editora Planeta lança "História íntimas - Sexualidade e erotismo na história do Brasil". Em 256 páginas, a historiadora Mary del Priore aborda temas como nudez, pudor, afrodisíacos, crendices, prostituição, o surgimento da lingerie, a popularização do biquíni, bailes de Carnaval e a revolução sexual. São cinco séculos de bundalelê desvendados por uma criteriosa pesquisa histórica.
CBF apoia projetos culturais
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Rodrigo Santoro em cena do filme sobre a vida de Heleno de Freitas. Foto: Divulgação |
Na tela, a vida atribulada do craque Heleno de Freitas, que jogou no Botafogo, no Vasco, no América, no Boca Juniors, além do Junior de Barranquila, da Colômbia, é interpretada por Rodrigo Santoro.
Um coração muito mais do que apenas insensato
por Eli Halfoun
Não tem ido comum ouvir muitos e entusiasmados comentários em torno da novela “Insensato Coração”. O trabalho de Gilberto Braga e Ricardo Linhares não conseguiu ainda empolgar e “amarrar” o telespectador. São vários os motivos: a novela não decidiu que trama desenvolver com mais constância, o resultado é que fica uma história picadinha, o que muitas vezes a deixa sem pé nem cabeça. Mas a culpa maior dessa falta de entusiasmo do público é que “Insensato Coração” não tem personagens com os quais o telespectador se identifique. Na verdade, a novela é uma grande coleção de personagens canalhas, inescrupulosos e totalmente sem caráter. Esse tipo de “gente”, o público tem visto demais na cruel vida real. O que a novela oferece são exemplos que de forma alguma devem ser seguidos. Vejamos: Leo é o grande vilão e era de se esperar que fosse um canalha ao quadrado (reforçado pelo bom trabalho de Gabriel Braga Nunes). Não para por aí: a personagem de Fernanda Paes Leme também faz qualquer coisa para conseguir seu apaixonado (paixão que prejudica não é amor, é tortura) objetivo. Tia Nenê é uma dissimulada interesseira e fofoqueira da pior espécie; Horácio Cortez é um crápula que usa e abusa do poder financeiro e acha que compra tudo e todos; a personagem de Deborah Evelyn (grande atriz) é fútil e quer conquistar espaço social a todo custo. Em nome do amor Natalie destroi um casamento e tenta fazer do irmão um explorador de mulheres; Milton é um deslumbrado explorador da filha; Kleber é homofóbico e mentiroso.
Não sobra quase ninguém do digamos lado bom: tem a Bibi que não faz mal a ninguém e só quer diversão; tem o Oscar, afetuoso pai de família e bom amigo. Isso é pouco para atrair um público cansado da crueldade e das mentiras do cotidiano. Se for verdade que os autores buscam inspiração na realidade, os personagens de “Insensato Coração” mostram claramente que estamos fritos e mal pagos. (Eli Halfoun)
Não tem ido comum ouvir muitos e entusiasmados comentários em torno da novela “Insensato Coração”. O trabalho de Gilberto Braga e Ricardo Linhares não conseguiu ainda empolgar e “amarrar” o telespectador. São vários os motivos: a novela não decidiu que trama desenvolver com mais constância, o resultado é que fica uma história picadinha, o que muitas vezes a deixa sem pé nem cabeça. Mas a culpa maior dessa falta de entusiasmo do público é que “Insensato Coração” não tem personagens com os quais o telespectador se identifique. Na verdade, a novela é uma grande coleção de personagens canalhas, inescrupulosos e totalmente sem caráter. Esse tipo de “gente”, o público tem visto demais na cruel vida real. O que a novela oferece são exemplos que de forma alguma devem ser seguidos. Vejamos: Leo é o grande vilão e era de se esperar que fosse um canalha ao quadrado (reforçado pelo bom trabalho de Gabriel Braga Nunes). Não para por aí: a personagem de Fernanda Paes Leme também faz qualquer coisa para conseguir seu apaixonado (paixão que prejudica não é amor, é tortura) objetivo. Tia Nenê é uma dissimulada interesseira e fofoqueira da pior espécie; Horácio Cortez é um crápula que usa e abusa do poder financeiro e acha que compra tudo e todos; a personagem de Deborah Evelyn (grande atriz) é fútil e quer conquistar espaço social a todo custo. Em nome do amor Natalie destroi um casamento e tenta fazer do irmão um explorador de mulheres; Milton é um deslumbrado explorador da filha; Kleber é homofóbico e mentiroso.
Não sobra quase ninguém do digamos lado bom: tem a Bibi que não faz mal a ninguém e só quer diversão; tem o Oscar, afetuoso pai de família e bom amigo. Isso é pouco para atrair um público cansado da crueldade e das mentiras do cotidiano. Se for verdade que os autores buscam inspiração na realidade, os personagens de “Insensato Coração” mostram claramente que estamos fritos e mal pagos. (Eli Halfoun)
Harper’s Bazaar ganha versão brasileira
por Eli Halfoun
O fato de ter perdido a Vogue para a Editora Globo não afetou os planos da Carta Capital de continuar disputando mercado com revistas femininas e segmentadas. A CC está fechando contrato para publicar no Brasil a Harper’s Bazaar, uma das publicações mais respeitadas do mundo. O contrato prevê também a publicação de revistas segmentadas como, entre outras, a House Beautiful, que seria a substituta da Casa Vogue, que também passou a ser da Globo. A Carta Capital negocia também a publicação no Brasil da Esquire, primeira revista americana destinada ao público masculino. Foi na Esquire que Hugh Hefner trabalhou até criar a Playboy. Deu o que se pode chamar de pulo do gato. Ou melhor: das gatas. (Eli Halfoun)
O fato de ter perdido a Vogue para a Editora Globo não afetou os planos da Carta Capital de continuar disputando mercado com revistas femininas e segmentadas. A CC está fechando contrato para publicar no Brasil a Harper’s Bazaar, uma das publicações mais respeitadas do mundo. O contrato prevê também a publicação de revistas segmentadas como, entre outras, a House Beautiful, que seria a substituta da Casa Vogue, que também passou a ser da Globo. A Carta Capital negocia também a publicação no Brasil da Esquire, primeira revista americana destinada ao público masculino. Foi na Esquire que Hugh Hefner trabalhou até criar a Playboy. Deu o que se pode chamar de pulo do gato. Ou melhor: das gatas. (Eli Halfoun)
Revista da TV, do Globo, comemora 30 anos. Moysés Fuks criou a publicação
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A capa da primeira edição, 1981 |
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Moysés Fuks |
A edição comemorativa da Revista da TV apenas registrou que Moisés Fuks editou o primeiro número. Ficou devendo uma entrevista ou impressões mais completas do jornalista que criou há três décadas um modelo de jornalismo de entretenimento.
Roberto Muggiati toma posse na Academia Paranaense de Letras
EDUARDO ROCHA VIRMOND
tem a honra de convidar para a sessão solene de posse do novo Acadêmico
ROBERTO MUGGIATI
que assumirá a cadeira nº 33, cujo patrono é Nestor Pereira de Castro, fundador Samuel César de Oliveira, 1º ocupante Alfredo Romário Martins, 2º ocupante José Loureiro Ascenção Fernandes, 3º ocupante Edwino Tempski
e 4º ocupante Edilberto Trevisan.
O discurso de saudação será proferido pelo
Acadêmico Adherbal Fortes de Sá Jr.
Data: 9 de maio de 2011, às 19 horas
Local: Paço Municipal, Praça Generoso Marques
Curitiba, Paraná
Ex-diretor da Manchete - aliás, o que mais tempo ficou no posto, foi além de duas décadas - Muggiati assume uma cadeira da Academia Paranaense de Letras. Jornalista - também trabalhou na BBC e na Veja -, tradutor e saxofonista bissexto, ele nasceu em Curitiba. Publicou, entre outros, os livros "Mao e a China", "Rock: o grito e o mito", "A Contorcionista Mongol", "Improvisando soluções: o jazz como exemplo para alcançar o sucesso" e é um dos autores da coletânea "Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou".
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Foto: Divulgação |
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