O logotipo da Desfile resiste. Algarve, julho de 2024. Foto de Walterson Sardenberg Sobrinho |
O jornalista Walterson Sardenberg Sobrinho, ex-repórter da Manchete na sucursal de São Paulo, esteve em Portugal há poucos dias e fotografou a cena acima: no Algarve, sul do país, mais precisamente na marina de Vilamoura, uma loja adotou o nome da extinta Desfile, da Bloch Editores, dirigida pelo saudoso Roberto Barreira.
A revista, aliás era distribuída em Lisboa, assim como a Manchete. E fazia frequentes edições especiais de moda tendo como set paisagens portuguesas.
O repórter conta que na região há uma série de hotéis e lojas, muito concorridas - em especial no verão, claro. Americanos e britânicos estão sempre por lá. Brasileiros, em geral, são funcionários da rede hoteleira. A foto mostra uma loja que tem não apenas o nome da antiga revista feminina da Bloch - e a mais elegante delas - mas repete a clássica tipologia da Desfile.
Seria uma delicada homenagem ou uma apropriação legítima?
A propósito, em 2002, dois anos após a falência da editora carioca, o empresário Marcos Dvoskin arrematou em leilão títulos que pertenceram à Bloch. Atualmente, como diretor da Editora Manchete, ele publica apenas a Pais & Filhos, sediada em São Paulo. Não foi possível confirmar se os demais títulos, embora não utilizados, permanecem com Dvoskin ou os direitos estão vencidos.
De qualquer forma, a Desfile vive. No Algarve.
2 comentários:
Saudades dos anos dourados das revistas. Aqui em Portugal bancas de revistas resistem com muitas revistas expostas. Na última vez que fui ao Brasil, há 5 anos, só vi biscoito, refrigerante e brinquedos de plástico.Viraram lojas.
Desfile era leitura prazerosa da minha querida mãe.Saudades
Postar um comentário