quinta-feira, 28 de março de 2024

O 'apartheid' estadunidense ataca a cantora Beyoncé. Racistas não aceitam que ela cante canções country

por Ed Sá 

Beyoncé em versão country irrita racistas dos Estados Unidos. Foto Divulgação.

por Clara S. Britto

Com o advento das redes sociais, o racismo se torna mais explícito nos Estados Unidos. Apesar de todas as conquistas a partir dos anos 1960 e da luta por direitos civis, o povo black continua sofrendo com ataques policiais nas ruas apenas por serem pretos e um apartheid na sociedade (como bairro, empresas, universidade e high school exclusivas para pretos). Duvida? Veja filmes e séries americanos com elenco iteiramente preto. Na maioria das produções de Hollywood, pretos não interagem com brancos.

Dessa vez, a cantora Beyoncé é o alvo. Ao lançar um álbum country, ela é detonada e ameaçada na web. O seu "crime"? Criar o 'ACT II: Cowboy Carter', que tem como tema o universo country, um segmento tão conservador que tem notas racistas e reúne os red necks do meio oeste e dos subúrbios estadunidenses. "Minha esperança é que daqui a alguns anos a menção à raça de um artista, no que se refere ao lançamento de gêneros musicais, seja irrelevante”, diz ela em resposta às agressões e até ameaças. Duas faixas do álbum divulgadas antecipadamente foram boicotadas em emissoras de rádio por progamadores que critiram a "ousadia" da cantora ao cantar um "gênero de brancos". 

O álbum será lançado amanhã. Ligue-se no Sportfy. 

Beyoncé reponde com músicas a um conflito pessoal do passado. "Anos atrás tive uma experiência ruim, não me senti acolhida. Por conta dessa experiência, mergulhei mais fundo na história da música country. As críticas que enfrentei quando entrei neste gênero me forçaram a superar as limitações que me foram impostas. O disco é o resultado de me desafiar e de dedicar meu tempo para misturar gêneros" 

Em entrevista ao progama "One American News Network", o ator e cantor country John Schneider comparou a aventura de Beyoncé no gênero a um "cão que urina para marcar o seu território", segundo o Daily Mail.

Beyoncé já havia irritado a extrema direita dos Estados Unidos ao exibir no seu show espacial no Superbowl uma coreografia que remetia claramente ao movimento Black Power, com direido à histórica saudação de punho fechado. Isso quando se sabe que a plateia do Superbowl costuma reunir "conservadores" (muitos ali são racistas e neonazistas mesmo) que até hoje lamentam ter sido derrotados na guerra civil e têm saudades da escravatura.    

2 comentários:

LuigiSP disse...

Acho que a música country teve em algum momento a participação de artistas pretos. Não tenho certeza. É certo que se tornou uma trilha de racistas representados pelos brancos do meio oeste dos EUA. A provocação de Beyonce é perfeita e inteligente.

Milfont disse...

Racismo faz parte da sociedade americana. E parece que só oiora