sábado, 9 de março de 2024

Redes sociais X Democracia : é conflito, solução ou batalha perdida?

 


por Ed Sá

O Portal dos Jornalistas publica pesquisa que analisa o que os eleitores de vários países pensam dos efeitos das redes sociais sobre os regimes democráticos. 

Há ainda muitas dúvidas sobre esse conflito. No Brasil, por exemplo, 71% acham que elas "são boas para a democracia", enquanto 25% acreditam que "não são benéficas".

Neste 2024 vários países passaram por eleições importantes. Juntos, tais pleitos poderão mudar a geopolítica mundial e todos, de um jeito ou de outro, estarão plugados na web. Pela primeira vez, as campanhas políticas, que já usaram amplamente o recurso das fake news, vão dispor da IA (Inteligência Artificial). A tecnologia avançou e atualmente permite simular com perfeição imagens e vozes. É possível criar um discurso inteiro, em vídeo perfeito, de um político qualquer. Em geral, a legislação está despreparada para enquadrar ese tipo de crime, e mesmo quando a lei estiver presente, a velocidade da internet é tão avassaladora que a providência jurídica vai chegar muito depois dos efeitos da mensagem falsa. Por enquanto, esse crime vai compensar.  

LEIA SOBRE A PESQUISA NO PORTAL DOS JORNALISTAS NO LINK ABAIXO

https://www.portaldosjornalistas.com.br/em-ano-de-eleicoes-gerais-pelo-mundo-pesquisa-revela-percepcoes-sobre-impacto-das-redes-sociais-na-democracia/

Nenhum comentário: