segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nova lei pode e precisa acabar com o jogo sujo da corrupção manipulada por empresas. Sem corruptores não haverá corruptores

por Eli Halfoun
O julgamento do mensalão puniu os que se achavam livres de qualquer tipo de julgamento e condenação e mostrou para todos que acreditavam que o processo também terminaria em pizza que também é possível colocar na cadeia quem comete mal-feitos, como diria Dilma Roussef, com o dinheiro público, o nosso dinheiro. O mensalão pode até não acabar definitivamente com a corrupção política, mas sem dúvida foi um passo importante para pelo menos diminuir a volúpia dos corruptos e mostrar que cadeia é mesmo o lugar para todos os que não agem com honestidade.  Agora o Brasil está sendo pressionado internacionalmente para que a Câmara aprove logo o projeto anticorrupção que pretende frear o ímpeto de compra e venda de grandes empresas no digamos ramo da corrupção. O projeto está na Câmara desde 2010 e segundo os deputados da Comissão que o analisa, ou deveria analisá-lo, tem sido barrado de entrar em votação pela força do lobby, também desonesto, de empresas de engenharia e empreiteiras que como se sabe estão sempre envolvidas em escândalos financeiros que envolvem contratos públicos. Como é mais do que sabido se não houver corruptores não haverá corruptos. Os deputados devem ao país a satisfação de aprovar urgentemente essa nova lei anticorrupção. Que também e dificilmente acabará de vez com a corrupção, mas sem dúvida limitará o jogo sujo que as empresas sempre fizeram porque como os políticos se consideravam livres de julgamento e principalmente de punição. Está na hora do Brasil dar um exemplo ao mundo. (Eli Halfoun)

7 comentários:

debarros disse...

NÃO ACREDITO QUE UMA LEI QUALQUER POSSA ACABAR COM A CORRUPÇÃO. PUNIR OS CORRUPTOS SIM, É O QUE, PELO MENOS, PODERÁ DIMINUIR A CORRUPÇÃO. OUTRO FATOR QUE PODERÁ AJUDAR NESSA LUTA É EDUCAR O POVO. ESCOLA PARA AS CRIANÇAS. BOTA-LAS NAS ESCOLAS EM VEZ DE AS DEIXAREM NAS RUAS. E NAS ESCOLAS APRENDER A LER E ESCREVER E A SEREM HONESTAS. NÃO É CRIANDO FACULDADES A TORTO E À DIREITA, COMO FEZ O PRESIDENTE QUE NUNCA LEU UM LIVRO, ACHANDO QUE ESTAVA ALFABETIZANDO O ANALFABETO BRASILEIRO. ELE NÃO SABIA QUE PARA CHEGAR ÀS FACULDADES PRIMEIRO TEM QUE APRENDER A LER E A ESCREVER. SIMPLES. NÃO É?

Gonça disse...

Debarros, as grandes empreiteiras, bancos, etc etc, montam lobby para impedir a provação desse projeto enviado pelo governo do PT para combater o braço empresária da corrupção. Pela pressão que exercem, querem carta branca para continar subornando e fraudando leilões, licitações. Mas veja você, ao dizer que não adianta lei parta combater empresário corrupto você apenas segue a linha da grande empresa e trnasfere a responsabilidade através de um raciocínio tortuoso para educação, Lula, como sempre, etc etc. Essa lei (aliás um compromisso internacional do Brasil) vai responsabilizar empresários pela corrupção também. Pòlíticos já podem ser punidos por corrupção, empresário não, não há lei para isso, daí o esforço do govertno do PT para que esses tubarões sejam responsabilizados. Mas você, tão veemente quando se trata do mensalão, sai de banda ao comentar o texto do Eli. Lamentável.

Emerson disse...

Se o Brasil que ir em frente na guerra contra os ladrões, como o povo honesto espera, esses grandões têm que cair laço. Nem a imprensa vai escapar, junto com banqueiros, empreiteiros, donos de universidades, prestadores de serviço terceirado, ongs. Haja cadeia. Mas quem acredita nisso? Esse julgamento-palhaçada que está em cartaz é mixaria. Cadê os outros mensalões? Cadê o Cachoeira? Esse mesmo STF aí distribuiu habeas corpus até para gente que logo em seguida se mandou do Brasil. Outro dia prenderam um banqueiro picareta que já está na rua.

debarros disse...

E A KATIA RABELO NÃO É POR ACASO UMA GRANDE EMPRESÁRIA? OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS SÃO SIM MUITO CULPADOS POR MUITOS DE NOSSOS PROBLEMAS. A GANÂNCIA DESENFREADA É O NORTE DE SUAS VIDAS. O QUE É ERRADO. POR OUTRO LADO OS MAIORES CORRUPTOS E CORRUPTORES, NÃO SÓ OS EMPRESÁRIOS, MAS MILITANTES DE PARTIDOS, ESTÃO LÁ, BEM SENTADINHOS, NAS CONFORTÁVEIS POLTRONAS DAS ESTATAIS E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS DESVIANDO RECURSOS FINANCEIROS PARA O SEUS BOLSOS. O LULA CRIOU A ESTATAL DO PRE-SAL, ALEM DE OUTRAS E A DONA DILMA CRIOU A ESTATAL DO TREM BALA.PODE?
DE ESTATAL EM ESTATAL OS LULAS E DILMAS DA VIDA VÃO TRANSFORMANDO ESSE PAÍS EM UMA TRMENDA ESTATAL CONTINENTAL.

Gonça disse...

Katia Rabelo já foi condenada no embalo do julgamento político do mensalão. Não vale. Há denúncias e processos parados no meio envolvendo grandes construtoras. Nada que a mídia aqui se ocuepe. como, por exemplo, subornos no metrô de São Paulo objeto de inquérito... na França. A empresa-matriz decidiu investigar as picaretagens da sua subsidiária envolvida com autopridades de SP.

debarros disse...

QUER DIZER QUE QUANDO O EMPRESÁRIO É INDICIADO, JULGADO E CONDENADO NÃO VALE. TEM QUE SAIR PARA OUTRO. ENTÃO PORQUE NÃO SAIR PARA ACUSAR O GRANDE EMPRESÁRIO PAULISTA ANTONIO ERMIRIO DE MORAES, QUE LULA QUANDO CANDIDATO DIZIA QUE O SEU MAIOR PRAZER SERIA PEGAR ESSE EMPRESÁRIO PELO PÉ.
O ENGRAÇADO É QUE DEPOIS DE ELEITO PRESIDENTE SE TORNOU UM AMIGÃO DO ANTONIO ERMIRIO DE MORAES . POR QUE VIROU AMIGÃO DE UM EMPRESÁRIO?

Gonça disse...

Não vale porque foi incluida em um julgamento político. Os grandes empresários envolvidos em grandes escândalos não entram nessa "moralização", saem com habeas corpus e passagem para a Europa debaixo do braço