segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comissão da Verdade


por  deBarros
Se você  perguntar a um jovem que cursa o período escolar que antecede qualquer curso superior se ele pode dizer o que representou Getúio Vargas para o Brasil, não será surpresa se ele não souber responder. Vamos então procurar na história do Brasil um fato mais perto. Vamos perguntar a ele quem foi João Goulart. Para ajudar a memória do estudante contamos que a figura citada exerceu um papel político na história deste país de muito relevo.
Mais uma vez não ficaremos surpreso se ele não souber a resposta certa e afirmar que nunca tinha ouvido falar  nesse “cara”.
Com a instalação da Comissão da Verdade me reascende a esperança de que com ela a história da Ditadura Militar, no Brasil, que manchou com torturas, sangue, mortes e assassinatos os tristes “anos de chumbo” as décadas de sessenta e setenta, seja lembrada a essa geração que por erros de um ensino, talvez, mal dirigido não soube transmitir a verdadeira história deste país.
Fico triste quando reconheço nessa geração a falta de conhecimento  da historia do Brasil. Desconhecer o golpe militar que depôs João Goulart da presidência da República e instalou uma ditatura no país durante quase 30 anos é imperdoável.
Não existe ditadura “democrática”. Toda ditadura é odienta que ensanguenta o solo do país com o assassinato dos seus jovens insurgentes.
Que a Comissão da Verdade não apenas apure e traga para a superfície as verdadeiras histórias que marcaram com sangue os anos ditatoriais implantados pelos militares mas também procure com as suas revelações abrir os olhos dessa nova geração que vem se mantendo sem saber a história e os nomes daqueles que foram sacrificados na luta para libertar o Brasil das mãos dos carrascos que em um momento sombrio da nação, com ferro e fogo se apossaram do poder.
Eles precisam conhecer essa parte da história do Brasil.

Um comentário:

Wilson disse...

Está certíssimo. O Brasil precisa conhecer sua história e saber que houve um periodo de sequestros, torturas e assassinatos, longo perído de uma ditadura cruel e corrupta (lembrem-se do caso Delfin a caderneta, capemi, emrpesas que foram ocupadas e extintas ilegammente ,como a Panair, Tv Excelsior, jornais como o Correio da Manhã,para benificiar grupos ligados à ditadura (são centenas de hiatórias em todo o Brasil, concorrências de gransde obras vencidas por amigos do regime etc etc) apoiada por militares mas também por civis, empresários, políticos corruptos. É essa a história que a nova geração, como você diz, tem o direito de conhecer;