segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Bilionários californianos vão às ruas contra imposição de taxas às suas mega fortunas. Bobagem. Os gringos precisam conhecer Brasília. Aqui basta uma passadinha para um café nos gabinetes certos


The Wall Street Journal noticiou a "Marcha dos Bilionários" da Califórnia contra impostos.


O bilionário Derik Kauffman reuniu seus colegas "caixa alta" da Califórnia em um protesto contra taxas estaduais sobre megafortunas. Isso mostra que o cinismo adotado por Donald Trump - quando ele "denuncia", por exemplo, que os brancos da África do Sul são as verdadeiras vítimas do racismo - se espalha. Kauffman chama o movimento de "Marcha para os Bilionários". 

A notícia está no Wall Street Journal do último sábado. 

Os bilionários estadundenses teriam muito a aprender com seus colegas brasileiros. Aqui, os pares são extremamente sensíveis a lobbies e pedidos de gente boa. Os parlamentares "patriotas" se negaram a regulamentar impostos sobre grandes fortunas. No momento cabe ao presidente Lula vetar ou não a bondade esperta para agradar os super-ricos. Mesmo se Lula vetar a jogada, a turma no lobby gordo da Câmta pode derrubar o veto. 

O bilionários de São Francisco estão a anos-luz dos brazucas. Precisam contratar um mentor em Brasíla. Vão descobrir que não é preciso passeata, basta um tour aos gabinetes certos...      (José Esmeraldo Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário