quarta-feira, 21 de junho de 2023

Todas as faces da atriz, jornalista, escritora e militante política Vera Gertel (1937-2023)

  
Vera Gertel na redação da Desfile. Foto Acervo Vera Gertel

Com o elenco da peça "Eram Todos Nossos Filhos".
Reprodução Revista Manchete

No espetáculo "Arena Conta Zumbi". 
Reprodução Revista Manchete

Com Jardel Filho na peça "O Sr. Puntilla e seu Criado Matti".
Reprodução Revista Manchete


A atriz, jornalista e escritora Vera Gertel viveu entre os anos 1950 e 2000 duas fases distintas na Manchete

Na primeira foi assunto jornalístico motivado pela sua atuação em teatro e cinema. A revista registrou seus momentos marcantes nos palcos e sets. Vera atuou em peças como "Eram Todos Meus Filhos", de Arthur Miller, em 1965, dirigida por Aurtimar Rocha; no mesmo ano, participou de "Arena Conta Zumbi", de Gianfrancewsco Guarnieri e Augusto Boal, ao lado de Nilton Gonçalves, Dina Sfat, Francisco Milani e Isabel Ribeiro; em 1968, foi a vez de "O Sr, Puntilla e Seu Criado Matti, de Bertold Brecht, quando contracenou com Jardel Filho. Ela atuou também na primeira montagem de "Eles Não Usam Black-tie", de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958.  

Na segunda e longa etapa na Bloch, firmou-se como uma das mais brilhantes jornalistas da editora. Em plena ditadura, quando a censura e os militares hostilizavam a cultura e o teatro sofria um cerco financeiro e ideológico, Vera Gertel viu no jornalismo uma opção de sobrevivência. 

Talvez, naquele momento, começo dos anos 1970, não imaginasse que permaneceria na Bloch até o fim da editora, em 2000. Na Desfile, Manchete e como editora do suplemento Manchete Saúde, ela mostrou sua versatilidade. Tanto entrevistou personalidades como Darcy Ribeiro, Ruth Cardoso, Dina Sfat e Dias Gomes como cobriu desfiles de moda em Paris. Nos anos 1990, editou um elogiado e inovador suplemento que, em torno do tema saúde, abordava bem-estar, arte, celebridades e literatura. Na revista Desfile, ela deixou sua marca ao provar que uma publicação voltada para o público feminino podia ser um instrumento para valorização da mulher, discutir suas causas e  combater chavões, bordões e lugares-comuns daquele segmento jornalístico.

Outro importante capítulo da sua vida foi a militância política e artística que a levou a ser presa durante a ditadura. Sua trajetória de atriz e a inseparável luta política estão contadas na autobriografia "Um Gosto Amargo de Bala" (Record). 

Vetra Gertel faleceu na última segunda-feira, no Rio de Janeiro. Faria 86 anos em outubro. Ela deixa um filho, o roteirista Vinicius Vianna, do seu casamento com Oduvaldo Vianna Filho, e o marido e jornalista Jânio de Freitas.   

Um comentário:

Regina disse...

Mulher admirável em todos os seus caminhos e funções. Uma 'idola' no Jardim Botânico.