terça-feira, 14 de julho de 2020

As pombas do Adolpho • Por Roberto Muggiati

"Pombas" -Desenho de Adolpho Bloch/ Arquivo Pessoal de Roberto Muggiati

Adolpho Bloch era autoritário, tirânico, perverso até. Afinal, comandava um império, tinha de se mostrar forte. Mas, em raríssimos momentos, baixava a guarda e mostrava a criança inocente que nunca deixou de ser. Colecionei alguns destes momentos na minha longa convivência de trinta anos com ele, de novembro de 1965 a novembro de 1995.

Remexendo velhos papeis nesta contingência covidiana, encontrei um desenho feito pelo Adolpho – duas pombas, como só ele sabia desenhar – com caneta Pilot naquela pequena folha em que o diretor da revista esboçava a diagramação para o chefe de arte. Jocosamente, assinou Adolpho Dias, um dos muitos cacófatos a que se prestava seu nome. (Não seria louco de deixar uma assinatura Adolpho Bloch solta pelo mundo...)

Isso deve ter acontecido naqueles poucos momentos descontraídos em que Adolpho se sentava diante da grande mesa em L da Manchete para jogar conversa fora com o editor e os redatores. Antes da entrada em cena da Rede Manchete. A televisão, o sonho dourado dos Bloch, não demorou a se transformar num grande pesadelo.

Outro momento raro em que Adolpho abriu a alma ele o fez só para mim. Já debilitado pela idade e pela doença, pediu-me que lhe desse o braço para descer aquela escadaria assassina, sem corrimão, do restaurante do 12º andar até o elevador. A TV tinha estreado com grande expectativa a novela Tocaia Grande, inspirada no romance de Jorge Amado. Não deu em nada. No meio dos degraus, Adolpho parou e disse: – Muggiati, estou fodido. Você não ia querer a minha vida, estou fodido!

Tocaia Grande estreou em 16 de outubro de 1995. Um mês depois, na madrugada de 19 de novembro, um domingo, Adolpho Bloch morria num hospital de São Paulo.

Nenhum comentário: