quarta-feira, 28 de junho de 2017

Libération: jornal que Sartre fundou estuda encerrar edição impressa...


Sartre dirigiu o jornal durante pouco mais de um ano.
Quatro meses depois de lançado o Libération enfrentou a primeira crise. A estratégia do diretor
foi botar o pé na estrada e despachar uma caravana para percorrer a França e conquistar assinantes.
Reprodução Arquivo Pessoal

por José Esmeraldo Gonçalves 

Declarações de Alain Weill, diretor da SFR Media, que controla o Libération, demonstram que o jornal francês pode abandonar a edição impressa. A notícia foi publicada no site Jornalistas na Web.
Weill constata que "não há um jornal em papel que conheça o crescimento, 60% dos jornais em papel não se vendem. Este modelo está condenado”.

O Libération foi lançado por Jean-Paul Sartre em fevereiro de 1973 como uma tribuna para discutir questões levantadas a partir dos protestos de Maio de 1968. Não era ligado a partidos, mas tinha orientação de esquerda (maoísta), não aceitava publicidade paga, todos os funcionários recebiam salários iguais, e pretendia sobreviver de vendas em bancas e de assinaturas. Era um forma de manter a independência. O nome de Sartre como diretor, abaixo do logotipo vermelho, como se vê na reprodução, não durou muito. Pouco mais de um ano após a estreia, o escritor pediu as contas.

Sua tarefa não era fácil. Um livro - "Libé - A obra impossível de Sarte" - de Bernard Lallement, mostra a dificuldade do criador do jornal para exercer funções administrativa e financeira em interface obrigatório com o capitalismo do mercado em um diário maoísta. Complicado.

O Libération foi fonte de inspiração para uma geração de jornalistas que começava a trabalhar nos difíceis anos 70, no Brasil, e um espelho para imprensa alternativa que tentava romper o cerco à liberdade de expressão promovido pela ditadura militar.

O jornal manteve-se íntegro à proposta original durante poucos anos até rolar para a social-democracia e centro-esquerda. Mas os seus ideais originais se desfizeram no ar muito antes de, em 2005, ser vendido ao milionário Edouard de Rothschild, o que diz tudo. Sartre deve ter provocado um pequeno sismo de indignação no Cemitério de Montparnasse, onde repousa desde 1980.

Simone de Beauvoir e Sarte na redação do
Libération, em 1973. Sobre a mesa,
o número 1 do jornal.
Com apenas três meses de existência, o Libération, que chegou a ser influente, enfrentou a primeira crise financeira, ainda sob o comando de Sartre. A fórmula para superar problema de caixa ou "tédio" financeiro foi, digamos, algo existencialista com um improvável aditivo romântico. O número 40, de junho de 1973 (guardo um exemplar histórico, com apenas oito páginas), avisava aos leitores que a circulação seria suspensa por dois meses e que, nesse período, equipes do jornal percorreriam, ao estilo da prova ciclística Tour de France, que mobilizava milhares de fãs, um circuito de cidades ao longo de 4 mil quilômetros para divulgar o Libé. como era carinhosamente chamado. A ideia era atrair novos leitores, debater rumos, etc. O roteiro incluía, além do Tour, vistar praias em pleno verão europeu para tentar angariar assinaturas. Um pequeno editorial - "La Lutte Continue!" - informava que o tabloide ficaria fora das bancas em julho e agosto.

Sob o título "Autópsia de uma Sociedade", o número 40, o último antes da pausa forçada, trazia uma entrevista com Daniel Cohn-Bendit marcada por alguma desesperança e muita nostalgia para celebrar os "5 ans après Mai 68".

Que, aliás, ano que vem, comemorará 50 anos e vai merecer muitas outras "autópsias" na midia mundial.

Um comentário:

Renato S. Trigueiro disse...

Interessante memória e oportuna referência ao nosso meio. O Brasil teve importantes jornais operários no começo do século passado e na ditadura os inúmeros exemplos de imprensa alternativa, alguns veículos um pouco mais sólidos outros efêmeros. De um modo geral, a concentração de mídia em poder de poucos impediu essa diversidade de cobertura jornalística e opinião. O país só perde com isso. A internet, as redes sociais e veículos digitais independentes abrem novo horizonto. Não por acaso a mídia dominantes os combate por todos os meios. Tenta desqualificá-los ao forçar comparação com fake news e boatos gerais que circulam em what's app, emails, facebook etc e busca sufocá-los financeiramente junto ao mercado publicitário e instâncias de publicidade dos governos municipais, estaduais e federais. Significa que acusam o golpe e não podem mais, como antes, esconder fatos da população.