por Niko Bolontrin
Sabe aquela história de eterna vigilância? Pois é, a todo momento alguém tenta censurar a internet.
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que o Google não é obrigada a monitorar antecipadamente postagens em redes sociais. Simples: isso seria censura prévia, coisa que a Constituição impede. Ainda nos tempos do Orkut, um advogado se sentiu ofendido por um internauta e pediu remoção de conteúdo. Só que o Tribunal de Justiça de São Paulo foi além e determinou que o Google monitorasse mensagens do acusado durante seis meses e, caso fossem ofensivas, o buscador teria que retirar os citados posts. O Google demonstrou que a determinação era uma ordem de censura prévia e teve sua posição finalmente reconhecida pela Justiça.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A Justiça está aí, quem se sentir ofendido que processe e pare de encher o saco com censura que atinge os direitos dos outros.
Postar um comentário