segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ê Bahêa, todo poder ao grafite: Arte das ruas de Salvador agora registada em livro


O fotógrafo e relações públicas José Francisco Paranaguá Guimarães reuniu durante mais de 30 anos, desde a década de 80, a arte dos grafiteiros em paredes, tapumes, encostas, superfícies públicas e particulares de Salvador, Bahia. 

O livro “ A Arte na Rua” (Editora Pinaúna) será lançado na segunda quinzena de abril e, segundo o autor, trará registros de grafiteiros pioneiros, como Faustino, Badalação, ML (Muito Louco), Mancha, Grupoema, Kaos, BL (Boca Livre), ações de Pinel - um dos pichadores mais conhecidos da cidade -,  até o panorama atual com crews de grafiteiros Esquadrão de Grafiteiros de Salvador (EGS), Coletivo Nova10Ordem, Calangos, Oclan, Toque Feminino (TF), além de artistas como Bel Borba, Leonel Mattos, Gustavo Moreno, Paulo Mello, etc. 

Um importante registro, no momento em que a intolerância e a ignorância cultural demonstradas por autoridades como o prefeito João Dória, de São Paulo, ameaçam a arte popular. 


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Existem alguns "grafiteiros " que, na minha opinião, são verdadeiros artistas. Não podemos negar a eles esse dom que é só deles.

J.A.Barros disse...

Bahêa é, por acaso, país ou estado de alguma nação africana?