sábado, 15 de abril de 2017

A Nova Guerra Fria está em cartaz e com longa temporada garantida...


A revista New Yorker dessa semana publica extensa matéria sobre a Nova Guerra Fria. Nas últimas duas décadas, os Estados Unidos e a Rússia chegaram a acordos sobre várias questões, como controle de armas e comércio. Esse quadro mudou e o nível de tensão aumentou. A Otan critica o acúmulo de forças russas nas proximidades do Báltico; o Kremlin considera a expansão da Otan para as fronteiras da Rússia como uma provocação. Entram agora no radar a questão da Síria e da Coréia do Norte. De uma lado, Putin, um líder forte e experiente; do outro o cowboy Trump, um líder novato e imprevisível.
Os próximo anos não serão para os fracos.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O mundo diante da crise política e beligerante no Oriente Médio se vê agora diante de uma crise muito mais séria envolvendo
um dirigente enlouquecido pelo poder na Coréia do Norte desenvolvendo artefatos nucleares e mísseis balísticos internacionais condicionados para transportar em sua ogiva bombas atômicas de megatons maiores do que a bomba lançadas em Hiroshima e Nagasaki. E para complicar ainda mais os EUA elegeram um presidente imprevisível em suas ações com ataques que redundam em ataques militares como que ocorreu na Síria, bombardeando uma base aérea em resposta a guerra química com gás Sarin explodidos em uma cidade Síria matando civis, entre eles velhos, mulheres e crianças.

J.A.Barros disse...

Poderemos estar ou não à beira de uma terceira guerra mundial, que desta vez levará o mundo uma guerra nuclear entre nações na disputa pelo poder sobre todos os outros povos que sobrevivem nesta planeta que começa a morrer destruído pelas mãos humanas.