sexta-feira, 21 de agosto de 2015

"Sim sinhô, patrão". "Não há de que, sinhazinha". Quando a foto enquadra a "submissão"


Na foto de Pedro Madeira, a reverência cabisbaixa de Dilma, ontem, a Angela Merkel...

...enquanto JK "pedindo um dinheirinho" a Foster Dulles é flagrado por Antonio Andrade, em 1958, e..

...Otávio Mangabeira entra para a galeria do ridículo dando um beijo molhado
em Eisenhower, cena registrada por Ibrahim Sued, em 1946. 

por Omelete
Com memória visual apurada de diretor de Arte que foi da Manchete e do O Cruzeiro, J.A.Barros registrou a cena de dona Dilma Rousseff reverenciando "frau" Angela Merkel, publicada hoje na Folha de São Paulo, em foto de Pedro Madeira. Rápido no gatilho, logo a enviou para a redação deste blog.
Conhecedor da história política que, aliás, passou em forma de foto pela sua mesa de diagramação, Barros ligou uma coisa a outra e acoplou mais duas imagens à sua rápida e oportuna crônica da aparente subserviência política. Dona Dilma, lembrou ele, apenas repetiu posturas semelhantes de JK e Otávio Mangabeira. O primeiro foi flagrado, em 1958, por Antonio Andrade, fotógrafo que trabalhou na Manchete. Em uma curiosa postura de "pedinte": de braços estendidos, palmas da mão abertas, JK parece tentar descolar algum dinheiro do Secretário de Estado americano John Foster Dulles que, não por acaso, manuseia algo que se assemelha a uma carteira recheada de dólares, tudo o que o presidente bossa-nova precisava naqueles dias em que torrava verbas em Brasília. Em 1946, Otávio Mangabeira, então presidente da UDN, fez pior e nem dinheiro pediu. "Em nome do país" - disse Mangabeira que teve a cara-de-pau de achar que falava em nome dos brasileiros - "inclino-me respeitoso diante do General Comandante-Chefe dos Exércitos que esmagaram a tirania, beijando, em silêncio, a mão que conduziu à vitória, as Forças da Liberdade". Dito isso, Mangabeira tascou um beijo molhado e subalterno na poderosa mão ianque. A idiotice valeu uma dia de discussão parlamentar em plena Constituinte, no Palácio Tiradentes, com a maioria considerando a lambida de mão "ultrajante para a nação brasileira". A foto foi feita por Ibrahim Sued. Quer dizer, o tempo passa, o tempo voa e o "servilismo" continua numa boa.  Vai um adendo com a foto abaixo: no almoço oferecido por Dilma à Merkel, no Itamaraty, pode-se dizer que a postura até que melhorou. Dilma relaxou mas Lewandowski ainda curva demais a espinha. Mas nada como um chope para igualar o jogo...

Foto Lula Marques/Agência PT



2 comentários:

J.A.Barros disse...

Omelete, dando o meu nome agora vou entrar para a lista do "librorum proibitorum" e a "CIA "tupiniquim vai vir atras de mim.
Tô ferrado.

Anônimo disse...

Os arquivos de jornais e revistas estão cheios de fotos de subserviência e até humilhação de políticos principalmente diante dos generais da ditadura. Incluindo um que foi presidente da república sem nunca ter sido. Muitos lamberam botas e sairam rindo. Na época falavam que era pela "conciliação"