quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Mídia - O "amigo oculto" da jornalista Malu Gaspar. Repórteres tentam identificar os informantes do Globo na operação "Delenda Moraes"

por José Esmeraldo Gonçalves 

Brasília não fala em outra coisa. Após o pico de temperatura máxima alcançado pelo caso Banco Central-Alexandre de Moraes-Gabriel Galípolo, a corrida midiática agora é para identificar as fontes que enganaram Malu Gaspar, autora da reportagem que acusou Moraes de interceder junto ao presidente do BC em busca de uma uma saída para a crise do Banco Master. Na verdade, uma enorme fraude. 

Morais e Galípolo divulgaram notas desmentindo a essência e as circunstâncias das acusações. Não seria a primeira vez no currículo da repórter. Identificada com a seita de "viúvos e viúvas da Lava Jato" por ter veiculado como autênticas as manobras ilegais de Sergio Moro depois desmascarado e julgado suspeito pela justiça, Malu apoiou-se em seis fontes anônimas, na verdade volumosas cascatas. 

Os jornalistas de Brasília vão acabar acrescentando um pouco de entretenimento à investigação e realizando uma espécie de "amigo oculto" em torno da árvore de Natal para identificar os informantes da repórter do Globo. Ocorre que são muitos os interessados em afastar Moraes do STF. Aqui vão algumas pistas de potenciais candidatos a participantes do "amigo oculto" jornalístico

- Daniel Vorcaro, dono do Master, poderoso, com forte influência em diferentes núcleos de autoridades. 

- Ciro Nogueira - atuou em favor do Master no Congresso.

- Ibaneis Rocha, governador de Brasília. Ficou frustrado quando o Banco Central fez naufragar o projeto para salvar o Banco Master. O BRB, controlado pelo governo do Distrito Federal, seria o braço amigo oferecido ao afogado.     

- Bolsonarista Paulo Guedes, ex-ministro da Fazenda do seu amado mestre. É queridinho da mídia de direita e tam acesso a contatos remanescentes no BC.

- Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central na gestão do Bozoroca, também com contatos nos corredores do BC.

- Luís Fux, o ministro mais ressentido com Alexandre Morais.

- Representantes da Febraban, Itaú, Banco do Brasil, da Confederação Nacional das Intituições Financeiras, do BTG e Santander que participaram de reuniões com Alexandre de Moraes sobre a Lei  Magnistski do desvairado Donald Trump. 

Façam o jogo, senhores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário