sábado, 20 de abril de 2024

Mídia: conflito na bancada do Conexão Globo News. Gabeira e Leilane investem contra Daniela Lima. Motivo: uma referência ao juiz Thompson Flores, da Lava Jato. Sabe-se que a operação, mesmo contaminada por suspeitas de corrupção e ilegalidades processuais, ainda é um dogma para O Globo, TV Globo e Globo News

Barraco político na telinha. Os protagonistas foram Gabeira e Leilane, que investiram contra Daniele Lima. Valdo Cruz e Camila Bonfim só assistiram ao conflito.
Imagem reproduzida da Globo News 

por José Esmeraldo Gonçalves

A jornalista Daniela Lima foi censurada ao vivo por Fernando Gabeira e Leilane Neubarth. O episódio inusitado aconteceu no programa Conexão Globo News, na última quarta-feira (17). O tema Lava-Jato é questão sensível para os veículos do grupo. E jornalistas portadores do vírus da submissão costumam seguir as ordens do patrão.Além disso, a maioria dos comentaristas é tão naturalmente lavajateira que beira o fanatismo. Nada abalou a devoção da Globo à notória facção jurídica curitibana. Nem a Vaza Jato (que revelou espantosas trocas de mensagens entre os integrantes da "força tarefa"), nem mesmo as denúncias levadas à Justiça sobre as ilegalidades dos togados envolvidos na operação, incluindo uma nebulosa soma de dinheiro público a ser alocada em uma mais misteriosa ainda "fundação".   

Durante o Conexão Gabeira e Leilane ficaram nervosos com uma fala de Daniela Lima que apenas citou o juiz Thompson Flores como o magistrado que reverteu uma liminar de soltura de Lula, o que permitiu o encarceramento, em 2018, do atual presidente, e que efetivou mais uma interferência da Lava-Jato nas eleições presidenciais em favorecimento a Jair Bolsonaro. Daniela citou tão somente um fato verdadeiro. Thompson, aliás, integra a lista de magistrados afastados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) devido a irregularidades na Lava-Jato. Acometido de uma espécie de "apoplexia", mas ao seus estilo  zen", reconheça-se, com a calma de um sacerdote da Inquisição:

"Eu só queria dizer para a Daniela o seguinte, cada vez que você menciona Thompson Flores, você diz que é o juiz que negou a libertação do Lula, e dá a impressão de que ele está sendo julgado por isso. Eu não acredito que esse seja o ponto central, entende? Se você enfatiza sempre isso, você está querendo julgá-lo por isso, e não é por aí". 

Daniela, que parece ter atingido um personagem cultuado por Gabeira, rebateu: 

"Não é isso. Deixa eu só me justificar senão fica parecendo que de fato é. Não, Gabeirinha, é só para poder colocar o personagem na monta que ele teve na história". 

Leilane Neubarth se empolgou e pegou carona em um banquinho da charrete inquisitorial do Gabeira: 

"O que ele quer dizer, Dani, é que este aposto não tem a ver com o que está acontecendo. Você tem toda a razão, esse juiz é responsável por esse momento, mas esse aposto não se traduz e não cabe nessa questão agora".

Daniela Lima não ficou calada: 

"Não, como a gente explicou ontem, tem a ver com o fato dele ter atropelado a decisão do Supremo Tribunal Federal, é outra coisa. É só para a gente ter a monta do personagem para quem está em casa entender o tamanho do cidadão".

Leilane, incomodada e nada zen, prosseguiu, ampliando a crítica à parceira de bancada: 

"Vamos entender um pouco do tamanho do que está acontecendo porque o Gabeira me traz duas questões que parecem fundamentais, que são prudência e isenção. Prudência e a coisa de não se envolver, de ter uma isenção, que é a palavra que ele usou. Então acho que tudo o que a gente está vendo, e tudo o que a gente precisa ver daqui para frente, sejam nas notícias, sejam nas decisões, sejam nas análises, é justamente prudência e isenção, sem paixões políticas". 

O caso repercute nas redes sociais impulsionado pelo fato de Daniela Lima ter se ausentado do programa na quinta (18) e sexta (19) seguintes, o que motivou especulações sobre seu afastamento do Conexão e até demissão da Globo News.

Leilane, em tom autoritário e superior pontuou "a coisa de não se envolver, de ter uma isenção". As redes sociais, por sua vez, logo ilustraram a hipocrisia da jornalista com a simples reprodução de um dos seus posts em 2018. Veja a mensagem que mostra o que Leilane entende por isenção:



Atualização em 22/4/2024 - Daniela Lima volta à bancada do Conexão, edição de hoje. 

Ela divide a apresentação com Camila Bonfim. Leilane Neubarth não completa a bancada, pelo menos até esse momento. Fernando Gabeira ainda não foi acionado como comentarista. Além  de Camila, Valdo Cruz está no programa. Lembrando que os dois não participaram do  barraco provocado por Gabeira e Leilane. 
Embora o desentendimento tenha sido público, Daniela não comenta o que aconteceu na última quarta-feira. A jornalista publicou mensagem no X informando que teve um problema de saúde. Veja abaixo o post sobre o assunto. 

Reproduzido do X


3 comentários:

Anônimo disse...

Gabeira e Leilane foram à manifestação do Bolsonaro?

Isabela disse...

Daniela Lima de volta é oxigênio democrático no Conexão

Norões disse...

Gabeira achava que Bolsonaro merecia uma chance.E jamais se retratou dessa asneira