quarta-feira, 17 de abril de 2024

O novo mecanismo dos "cardeais" da congregação Lava Jato

L


O Mecanismo, da Netflix, série dirigida por José Padilha, exaltou a Lava Jato e virou um doc que deixou a direita excitada. Para os porões neoliberais e bolsonaristas foi algo como uma atração porno-neoliberal para ser vista nas madrugadas. Teria sido bancada pela empresa estadunidense Netflix. O Mecanismo foi um alvoroço no momento em que parte da mídia do oligarcas brasileiros era pautada por Sérgio Moro e seus parças procuradores. 

Como O Mecanismo ficalizava a "corrupção endêmica" é muito justo que a Netflix financie agora mais um vibrante episódio sobre um novo mecanismo: o da "fundação" malandra que Moro e seu arrastão jurídico montaram para drenar recursos amealhados pela Lava Jato em processos, a maioria, hoje anulados por uma engrenagem de supeitas e ilegalidades flagrantes. 

O doc de Padilha misturava ficção com opiniões e recriava fatos de acordo com a visão difundida pela Lava Jato, organização muito poderosa junto à Folha, ao Estadão, O Globo, TV Globo, Veja, sites da direita etc. O Mecanismo bebeu nessa fonte. É de se esperar que a Netflix e os produtores da série estejam ansiosos para fazer um último episódio que aprofunde as cavernas da Lava Jato, as investigações sobre os juízes e procuradores e, especialmente, siga o dinheiro. As pistas estão aí para o Brasil maratonar. O Conselho Nacional de Justiça está escrevendo o roteiro. É para viralizar, Padilha.

Veja a matéria completa no link (GGN) abaixo.


https://jornalggn.com.br/noticia/moro-dallagnol-hardt-e-outros-tentaram-desviar-bilhoes-via-lava-jato-aponta-correicao/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1713286390

2 comentários:

Isabela disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Zegon disse...

O principalproblema dessa série é que era ruim. Os produtores e a direct tinham posição política em relação ao assunto, mas isso é democrático.