A jornalista turca Sedef Kabas foi presa por citar um provérbio que irritou o tirano Recep Erdogan . |
por Flávio Sépia
Pode ser a atmosfera saturada de dióxido de carbono, talvez seja um efeito perverso do aquecimento global que queima mufas ou a estupidez humana agora turbinada pelas redes sociais.
O fato é que vivemos uma era de prolifeação de tiranos assumidos ou autoriários boçais. Trump que ameaça voltar, Bolsonaro que tenta não sair, Putin que não sai, o fascista Viktor Orban, Ortega, Maduro, Bin Salman, o "príncipe" de araque da Arábia Saudita, um ditador assassino que faz picadsinho de opositores e Recep Erdogan. Este, o aloprado da Turquia que mandou prender milhares de opositores e aparelhou a Justiça, mandou encarcerar a jornalista Sedef Kabaş. Presa desde a semana passada, seu "crime foi citar um ditado e um provérbio em alusão à atual conjuntura turca. Não falou o nome do presidente, mas este se identificou com o que considerou uma "grave ofensa". Durante uma entrevista à Tele1TV, e, depois, em post na rede social, Kabas disse:
- “Há um famoso ditado, ‘uma cabeça coroada ficará mais sábia’. Mas vemos que essa não é a realidade. Há também um provérbio que é exatamente o oposto: 'Quando o boi chega ao palácio, ele não se torna rei. Mas o palácio se torna um estábulo'.
Erdogan é um notório perseguidor da imprensa. Sedef Kabas, que está na Prisão Feminina Bakırköy em Istambul, e mais uma jornalista, entre centenas que o atual governo mandou prender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário