sábado, 3 de junho de 2017

"É Nóis!" : ouça a trilha sonora perfeita para o atual "momento cívico".


por Niko Bolontrin 

...Só mesmo tocando um baita forró! 
Cadeia para os corruptos !

Porque hoje é um sábado - e o mesmo vale para todos os dias - os brasileiros deveriam pegar seu país de volta.

É hora de dar um ponta-pé nos engravatados.

Talvez não haja nada mais deprimente do que ver enfileirados políticos de rabo preso soltando a voz para cantar o Hino Nacional em solenidades onde, sabe-se, depois, fazem conchavos propineiros. Seja lá o que for patriotismo, esses bandidos com mandatos passam longe disso. O hino, nem o país, é deles. É das ruas...

Aproveitando que junho é o més do forró, o povão dos "arraiá" se apropria do seu som.

Em janeiro de 1999, o Bar do Pirata, em Fortaleza, gravou o álbum Forró do Pirata. Uma faixa se destacou: o Hino Nacional em ritmo de forró. A "Casa Grande" reagiu, vozes conservadoras e engravatadas repudiaram o arranjo do sanfoneiro Adelson Viana, com direito a acordes de "Asa Branca", de Gonzagão.

Na época, o Ministro da Cultura, Francisco Weffort, aprovou por telegrama a gravação. Não viu no forró nacional nenhum desrespeito.

Mas o Ministério Público teve um piripaque e entrou na Justiça contra a adaptação forrozeira do hino. Só oito anos depois, o juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho autorizou a execução daquela versão que já era dançada nos becos e bares do Ceará.


A propósito, o Simpatia Quase Amor, o tradicional bloco de Ipanema, criado durante a campanha das Diretas-Já, nos 80, tem uma tradição: durante a armação, na rua Teixeira de Melo, faz a multidão cantar o Hino Nacional em ritmo de samba. É o Brasil à luz e ao som das ruas, distante das trevas e arrotos dos palácios do Planalto.

OUÇA A SANFONA DE ADELSON VIANA, CLIQUE AQUI

E VEJA O BLOCO SIMPATIA QUASE AMOR CANTANDO O HINO NACIONAL AO RITMO DA SUA BATERIA, CLIQUE AQUI



2 comentários:

M. Antonio disse...

Quando a bateria do Simpatia canta o hino é engraçado, vejo pessoas sambando e ao mesmo tempo uma certa emoção. Afinla, o carnaval é onde o Brasil dá mais certo, no ótimo sentido. O Simpatia atrai milhares de pessoas, ali no começo tem uma 30 mil, por aí? É uma multidão de povo cantando o hino.

J.A.Barros disse...

Imagina, 8 anos para se julgar um fato que em 6 meses, no máximo, teria sido julgado e encerrado. Justiça lenta não é justiça. Moral da história: no Brasil não existe JUSTIÇA