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| Norma em várias capas de revistas e no filme Os Cafajestes, com Jece Valadão. Fotos: Reproduções |
terça-feira, 22 de maio de 2012
Vamos olhar para a Norma Bengell que olhou muito para o nosso cinema
Deu na Veja: como ficou o antigo prédio da Manchete
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| Edifício Manchete depois da reforma. Foto: Reprodução revista Veja |
Parte da história do jornalismo brasileiro foi retrofitada. A Veja dessa semana publica uma matéria sobre prédios do Rio reformados segundo a técnica de retrofit, que moderniza edifícios. O Edifício Manchete desenhado por Oscar Niemeyer e construido por Adolpho Bloch nos anos 60, sede das redações das revistas da Bloch, de setores administrativos da empresa e, posteriomente, da Rede Manchete, ganhou novos vidros, geradores próprios, sistema de coleta de água de chuva, novos elevadores e ar condiciondo central. Foi construido nos fundos um edifício-garagem de doze andares e um bicicletário. Pisos de jacarandá e revestimentos de mármore foram restaurados, assim como os jardins internos projetados por Burle Marx e o teatro. A reforma custou 100 milhões de reais. O prédio já recebeu seus novos inquilinos: as multinacionais British Petroleum e Statoil. O Edifício Manchete havia sido leiloado há alguns anos com o objetivo de arrecadar recursos para pagamento de parte das indenizações aos ex-funcionários da Bloch. Alcançou um lance de pouco mais de 60 milhões de reais. Surpreendentemente, em pouco tempo, o comprador revendeu o edifício por cerca de 200 milhões de reais, o que levou indignação aos trabalhadores da extinta Bloch diante da modesta avaliação inicial do imóvel. Está aí a imagem, por certo significativa para centenas de leitores deste blog que passaram parte de suas vidas profissionais na Rua do Russell.
"Monumentos" aos veículos desaparecidos
De certa forma, o prédio da Manchete se renova, o que, curiosamente, não é muito comum entre empresas de comunicação falidas. No Rio, por exemplo, há vários "monumentos" a veículos desaparecidos. O prédio do Jornal do Brasil, na Av. Brasil, foi depredado, virou um esqueleto e passa por reforma para se transformar em um hospital; a sede do Correio da Manhã é um casarão fechado desde os anos 70 na rua Gomes Carneiro (Carlos Heitor Cony conta que o visitou não faz muito tempo e se deparou com sua antiga mesa e ordens de serviço e avisos ainda colados nas paredes da redação); a antiga TV Tupi, na Urca, estava em ruínas e foi reformada para receber um escola de design. Mas apenas metade do prédio foi recuperada, o velho auditório e salão do Cassino estão lá com seus fantasmas empoeirados. A sede do Última Hora padece alí perto da Rodoviária Novo Rio; a Tribuna da Imprensa está selada e vazia na Rua do Lavradio. O antigo prédio do O Cruzeiro, na Rua do Livramento, ainda abriga a Rádio Tupi e o Jornal do Commércio mas as poderosas máquinas de rotogravura já não fazem tremer os pavimentos. Como o da Manchete, o edifício do O Cruzeiro foi projetado por Niemeyer. O Diário de Notícias ficava na Rua Riachuelo, foi lacrado por uns tempos e hoje é sede da Folha Dirigida; a Ebal, lembram?, que editava títulos inesquecíveis da era de ouro dos quadrinhos (Falcão da Noite, The Flash, Superman, Flash Gordon, O Fantasma), ocupava um grande complexo em São Cristóvão, perto do estádio do Vasco. O prédio está lá, hoje divide-se entre um escola e uma gráfica. A Rádio Nacional já não é a potência que era nos anos 40 e 50, continua funcionando no Edifício A Noite, na Praça Mauá, mas o jornal que deu nome a um dos primeiros arranha-céus do Brasil há muito virou história. A Editora Vecchi ficava na Rua do Riachuelo, não sei o que ocupa seu ponto hoje. Já a TV Excelsior se instalou no antigo Cine Astória, ali pelo número 500 e tantos da Visconde de Pirajá. Quando fechou, o local voltou a ser ocupado por um cinema, o Super Bruni 70 que, demolido, deu lugar a um espigão. A TV Continental funcionava na Rua das Laranjeiras. Não sei o que virou. A TV Rio, que se instalou no Posto Seis, no antigo prédio do Cassino Atlântico, que foi demolido e, no lugar, construido o prédio do hotel Sofitel, hoje Accor.
Certamente, espalhados pela cidade, há outros exemplos que escapam a este retrofit da memória jornalística.
"Deus da Carnificina", de Roman Polanski chega ao Brasil
ONU apoia Emenda Constitucional contra trabalho escravo no Brasil
O Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) manifestou apoio à Proposta de Emenda Constitucional que visa combater o trabalho escravo no Brasil e que atualmente é discutida no Congresso Nacional. "Como disse a Alta Comissária, o trabalho escravo é uma das piores formas de privação de direitos humanos", expressou o Representante Regional do ACNUDH, Amerigo Incalcaterra. "Esta emenda constitucional é um passo importante na luta contra esta prática tão vergonhosa no Brasil e é uma oportunidade para avançar na proteção dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, convocamos todos os setores políticos, sociais e empresariais a apoiarem a iniciativa".
Clique aqui para acessar o informe (em inglês) da Relatora Especial da ONU sobre as formas contemporâneas da escravidão, Gulnara Shahinian, após visita oficial ao Brasil em 2010.
Informe: http://acnudh.org/wp-content/uploads/2010/08/Report-rapporteur-contemporary-forms-of-slavery-mission-to-Brazil-May-2010.pdf
Original deste comunicado: http://www.onu.org.br/acnudh-apoia-projeto-de-emenda-constitucional-sobre-trabalho-escravo-no-brasil/
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Xuxa: um dolorido grito de alerta para famílias brasileiras
Será que se Xuxa tivesse feito a corajosa revelação desde que se tornou a mais importante apresentadora infantil e infanto-juvenil ela poderia ter evitado que outros criminosos abusos tivessem acontecido? Entende-se que antes Xuxa não tenha tido força para agir como agora até porque se acostumou a dar entrevistas superficiais e sempre fazendo questão de preservar sua intimidade. Bom que agora mais madura ela tenha encontrado coragem para falar. Mais do que uma entrevista emocionada ela deu um grito de alerta para um problema freqüente no Brasil e que geralmente fingimos não ver e, portanto, saber. É claro que agora Xuxa será cercada pela mídia em busca de entrevistas maiores que possibilitem abordar o assinto com maior profundidade. Não acredito que Xuxa se disponha a continuar falando sobre o abuso do qual foi vítima. Antes de voltar a se expor, como fez no "Fantástico", a apresentadora precisará de um longo tempo para novamente vencer o trauma que carrega há anos. Mesmo que ela não queira (e tem todo o direito de não querer) mais falar sobre assunto tão grave e desagradável, o pouco que Xuxa falou é muito para alertar todas as famílias brasileiras para quer fiquem mais atentas aos seus meninos e meninas. É claro que Xuxa deve ter saído machucada da entrevista, mas guerreira como sempre foi saberá encontrar uma maneira de continuar distribuindo alegria. Mesmo quer esteja ainda muito triste. (Eli Halfoun)
Shakira é escolhida a cantora mais sexy da história. Gosto não se discute
Fofoca é coisa nossa desde os tempos imperiais
Xuxa na capa
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| O dia em que Xuxa conheceu Pelé no estúdio da Manchete |
| O casal |
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| A capa de Xuxa e Michael Jackson |
Comissão da Verdade
domingo, 20 de maio de 2012
Domingo no Rio
Tuiteira racista ganha bronca no SBT
Veja video. Clique AQUI
Will Smith dá tapa na orelha de um repórter. Veja a cena
Veja a cena. Clique AQUI
CPI devagar quase parando. Estão esvaziando a cachoeira...
Os jornais de hoje comentam que a CPI do Cachoeira é a mais lenta dos últimos 30 anos. Está devagar, quase parando. Dá para entender: é a primeira que de uma só vez mexe com o DEM, PSDB, PT, PMDB, PSD, PTB, empresas privadas, crime organizado, imprensa e por aí vai. Haja pressão. O Brasil fica aqui fora torcendo para que políticos honestos façam a CPI andar. As escutas telefônicas expõem um organização criminosa que atua bem acima de ideologias e partidos. É significativo o tom com que o "godfather" Cachoeira fala com o senador do DEM Demóstenes Torres e espantosa a subserviência deste diante das cobranças e ordens. O que está em jogo é o que resta da credibilidade do Congresso. O trecho acima reproduzido fala por si. Sem linhas cruzadas.
Grace Kelly inspira canetas de luxo
Sexy mostra porque Monique gerou tanta polêmica no BBB
Bolsas de PVC: a nova moda ditada pelos chineses
Quem diria: agora até os chineses que estão invadindo o mundo com seus produtos (inclusive os falsificados) estão ditando moda para as mulheres, o que até recentemente era um privilégio dos franceses e italianos. A nova moda feminina que vem da China são as bolsas nem tão ecologicamente corretas feitas de PVC. Na verdade são sacolas coloridas (tem de todas as cores) que já ganharam o sofisticado nome de Wirebag (significa bolsa aramada). As bolsas já fazem um grande sucesso na Itália são encontradas em vários tamanhos. As brasileiras não devem entusiasmar-se muito: as bolsas chinesas de PVC lembram mesmo as sacolas usadas apenas para ir a feira. Como o mundo está mesmo virando uma grande feira livre as bolsas terão um bom mercado. (Eli Halfoun)
sábado, 19 de maio de 2012
Ex-diretores abrem baú de memórias e revelam bastidores da queda do império de Adolpho Bloch
Nunca é tarde para ter um fim de noite divertido na televisão
por Eli Halfoun
Estréia de “Gabriela” tira programas do ar na Globo
por Eli Halfoun
Chupa, elite
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| Reprodução |
| Foto: Gonça. Sábado, 15h. |
Ponto de vista de elite é coisa colonial mas ainda comum aqui nos trópicos, especialmente vindo das figuras que habitam o andar de cima da pirâmide. A Folha publicou uma crônica por esses dias que é um exemplo típico dessa visão do mundo, e do Rio, no caso, a partir do corredor dos espelhos de Versalhes.O título ("O Rio não merece o Copa") já diz tudo, não? De acordo com esse mundinho, fora do terreiro novo rico emergente o mundo não existe. Tanto que o texto tem grosseiros erros de localização de prédio do centro do Rio. Ir à Lapa, onde a cidade fervilha? Nem pensar. Conhecer os autênticos botequins cariocas frequentados por classes de A a Z? Vade retro. Ir ao Centro Cultural Banco do Brasil? Dispensa. Ao Theatro Municipal? O que? Ver de perto as qualidades e defeitos de uma cidade? Qualquer cidade? Disgusting. Visitar uma exposição de fotografias que percorre o mundo e atrai milhares de pessoas à Cinelândia? Jamais. Povo demais. Gente "diferenciada" demais. Acredite, existe isso por aí: a ala dos incapazes de desvendar uma cidade, já que comem brioches e se limitam a observá-la a partir das rodinhas de botóx das velhas e ultrapassadas zelites. Ô, tédio. Por falar nisso. Hora de ir pra rua. Um belo sol de maio ilumina o Rio.
Volta de Rafinha Bastos é a vitória da liberdade de expressão
por Eli Halfoun
De qualquer maneira, Rafinha Bastos será mais uma opção no controle remoto. O que aumenta a importância da volta de Rafinha é que ele é um bom profissional, ou seja, um bom humorista com raciocínio rápido e com as "antenas" sempre ligadas nos acontecimentos que lhe proporcionam um bom material diário de piadas, embora muitas vezes o acontecimento já seja uma piada, o que é comum por aqui. A volta de Rafinha também se faz fundamental para todos os profissionais da comunicação porque mostra que, mesmo diante de exageradas e absurdas pressões feitas aos patrões, ele não foi definitivamente impossibilitado de trabalhar. Pelo menos assim a tão exaltada (e limitada, é verdade) liberdade de expressão não virou uma piada de mau gosto. (Eli Halfoun)
Tom Cavalcanti: mais humor na Bandeirantes
por Eli Halfoun
Rita não deveria ter crescido para ser uma chata Nina em “Avenida Brasil”
por Eli Halfoun
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Bombando no You Tube. É o "violentissississima" de Patricia Poeta
Neymar e Pato no comercial mundial da Nike. Veja aqui
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| Neymar no filme da Nike. Foto: Divulgação |
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| Neymar no comercial mundial da Nike. Reprodução You Tube |
My Time is Now" (Minha hora é agora) já pode ser visto no endereço
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Patrícia Poeta levanta o Ibope do JN
Usuários procuram mais mecanismo de defesa para o computador
Camelôs vendem fotos íntimas de Carolina Dickman copiadas da internet
As fotos de Carolina se multiplicaram na internet; levantamento feito pela ONG Safernet concluiu que o pacote inicial de 36 fotos virou um conjunto de pelo menos 50 mil imagens que se espalharam por 221 domínios em 113 provedores de 23 países. A internet está fazendo o mundo ficar pequeno e perigoso quando as ferramentas da informática são utilizadas sem qualquer respeito pelo próximo. (Eli Halfoun)
Façam o jogo, senhores. Cachoeira garante
Mais um anúncio proibido. Desse jeito, a publicidade brasileira vai acabar concorrendo com a Coréia do Norte
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Vogue na Olimpíada. Com ensaio de Annie Leibovitz
Inês Pais na revista portuguesa Flash! Tendências fotografada por Alex Ferro, ex-Manchete
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| Capa da revista portuguesa Flash Tendências. Foto de Alex Ferro |
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| A modelo portuguesa Inês Pais na revista Flash Tendências. Foto de Alex Ferro |
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| Flash Tendências. Modelo Inês Pais. Foto de Alex Ferro |
Então, senhores e senhoras, como a primeira capa - em moda - a gente nunca esquece, resolvi comemorar com vocês essa pequena vitória nessa minha história de vida na fotografia. É uma capa do especial que não vem encartado na revista, e sim é uma outra revista em papel bem melhor do que a semanal. A Flash! Tendências é sazonal, somente duas edições por ano. Uma de Primavera/Verão, que é essa, e a outra, é claro, de Outono/Inverno. Geralmente a capa é uma celebridade portuguesa ou internacional que posa a convite da redação. Nesse caso, foi uma dupla vitória, no meu ver, por ser uma modelo super profissional - Inês Pais - dita como uma das revelações da beleza portuguesa. É uma capa que teve, desde sua criação, um foco somente em moda. A ideia se centrou no verão, na luz, maquiagem leve e no fundo fotográfico, a Primavera na roupa e acessórios. A concepção é comemorar a chegada do tão esperado verão e, ao mesmo tempo, levantar a moral dentro de uma forma comedida, já que estamos em um país aonde a economia se encontra frangalhos e o desemprego atinge índices mais que alarmantes. Segue-se ordem. O orçamente de produção foi cortado mais que na metade. Tinha que ser feito tudo a um custo baixo, como disse, o mar aqui não está para peixe. Eu entrei com a ideia de fotografar dessa forma ai, aonde usa-se uma locação pública em uma praia qualquer, cortando o custo de ir a lugares mais distantes, economizando em combustível, tempo e honorários de modelos e profissionais. Seria eu fotografando na Urca de fundo com redação na Glória como era a da Manchete para vocês terem uma ideia. E é nesse ponto que o tipo de execução do meu trabalho, somando a estética que eu defendo, caiu como uma luva. Na parte técnica, usando esses pequenos flashes com uma liberdade de sincronização em qualquer velocidade, eu fico com uma fantástica liberdade de ação e produção-execução. Posso simplesmente montar esse esquema de luz em qualquer lugar que queira, como é esse caso da capa, ou numa rua, de madrugada, fotografar e sair isso em menos de um minuto. Vivas para o sistema CLS da Nikon.
Técnica da foto de capa e das opções.
Lente 105mm VRII, ISO: 100
Câmera: D3x
Dois Flashes SB-900 unidos ao SD-9 montados em tripé com uma sombrinha difusora na frente.
Velocidade de sincronismo 1/1250 com F/8.
Arquivo em NEF-RAW.
Distância da modelo: 1,5 a 2 metros.
Equipe: Fotos: ALEXFERRO.COM.BR, Assistente de fotografia: LILIANA PEREIRA, Styling: NUNO TIAGO, Cabelo&Maquiagem:LÍGIA BENTO, Modelo: INÊS PAIS/Central Models.
(*) - O fotógrafo Alex Ferro atuou na revista Manchete e em diversas publicações brasileiras. Atualmente, reside e trabalha em Portugal
Bicheiro de Aguinaldo Silva continua seu destino no cinema
Mundo quer Neymar, mas a próxima “jogada” será na “Avenida Brasil”
Um “Brasil Carinhoso” para fazer um país de crianças sem fome
Só use o computador com segurança para não ser alvo dos criminosos
É hora de acabar com privilégios: diplomas de ladrão servem para todos




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