por Gonça
Este blog já comentou o andamento, na verdade o não-andamento, das obras previstas para a Copa-2014. A situação se complica a cada dia. Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Adib), informa que o atraso nos investimentos no aumento da capacidade e modernização dos principais aeroportos brasileiros compromete e põe em risco a realização da Copa no Brasil. Ontem, em artigo na Folha, Cesar Maia avaliou que os prazos de construção e reforma dos estádios estão no limite. O ex-prefeito lembra que a Copa das Confederações, que é realizada um ano antes da Copa do Mundo, foi criada para que a Fifa avalie se os contratos foram cumpridos. Críticas à gestão Cesar Maia à parte, é fato que ele esteve à frente da cidade durante a preparação para o Pan-2007, evento de muito menor porte. O ex-prefeito, por experiência própria, aponta dificuldades usuais em processos de licitação, de desapropriação e de captação de investimentos como obstáculos a serem superados e que demandam tempo. O Engenhão - diz Cesar - foi construído em três anos, sendo que seis meses foram gastos para resolver conflitos sobre o uso do terreno.
Por enquanto, nada saiu do papel e, pior, muitos projetos ainda nem estão no papel. A Fifa já está em queda-de-braço com o São Paulo, dono do Morumbi, o único estádio privado na relação dos que sediarão jogos. E em São Paulo não há plano B. O Maracanã, por motivos muito provavelmente eleitorais, só será fechado para obras no segundo semestre. A previsão inicial era que o estádio trancaria os portões em março e as máquinas entrariam em campo.
Anotem: se o Brasil falhar, Colômbia pode ser uma alternativa. Estados Unidos outra. Em último caso, na emergência, um país europeu. Não está na hora de a mídia perguntar à dona Fifa o que está achando desse atoleiro?