quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ministra da Cultura tem o corpo fechado. Saravá!

por Eli Halfoun
Os que não concordam com a escolha de Ana Hollanda como ministra da Cultura achando que foi só para agradar Chico Buarque, seu irmão (não foi, não: Ana tem um belo currículo cultural), podem desistir de tentar derrubá-la: ela tem o corpo fechado e seus caminhos de sucesso estão abertos. Não se sabe se ministra acredita nessas coisas, mas foi isso o que ficou sabendo em recente viagem a Salvador para entregar as reformadas casas de Oxalá no terreiro Ilê Oipô Afonjá. Na solenidade, Ana acabou caindo nas graças da mãe-de-santo Stella de Oxossi, que informou diretamente para a ministra que no candomblé ela é filha de Oxalá e Iemanjá e, portanto, tem todos os caminhos abertos. Saravá ministra. (Eli Halfoun)

Deu no Ig... o país que se recusou a parar

Em cinco anos, de 2005 a 2010, o número de descobertas de petróleo e gás, no Brasil, dobrou. Petrobras á frente. É a notícia que está no portal IG. Tais números merecem um breve comentário: o Brasil que se recusou a continuar parado depois de administrações para quem desenvolvimento e investimento em infratestrutura eram palavrões deu a volta por cima a partir de 2003.

Privacidade na internet? Esqueça...

por JJcomunic
A Wired, inglesa, deste mês, fez uma impressionante reportagem para provar que não existe privacidade na internet. A revista selecionou alguns assinantes e colocou web-repórteres para fuçar a vida dos caras em sites, rede social, orgãos públicos, colégios etc. Os dados pessoais não foram publicados - apenas a operação toda e a logísitica para levantar as informações - mas a revista encaminhou aos assinantes-alvo exemplares especiais com detalhes das suas vidas pessoais, coisa que a maioria até já havia esquecido ou não sabia que eram públicos. Para se ter um ideia, os jornalistas levantaram a vida dos filhos das "vitimas", relacionamentos, amigos, dívidas e propriedades. Alguns assinantes se assustaram com a quantidade de "revelações". Para a Wired, o objetivo era demonstrar que a internet dá um olé no Big Brother. E não estou falando no programa do Pedro Bial mas no Grande Irmão o invasivo ditador da Oceania, de "1984", o livro premonitório de George Orwell.

Filha de Mantega dá dicas de economia na televisão

Quando sonhava ser estrela, a economista foi capa da Vip.
por Eli Halfoun
Agora que desistiu definitivamente de ser atriz e modelo (não chegou a emplacar mesmo tendo sido namorada do diretor Marcos Paulo), Marina Mantega retomará suas funções como economista (ela é formada), não exatamente pra trabalhar ao lado do pai, o Ministro Guido Mantega, mas sim para dar dicas de economia na Record News, como já chegou a fazer em uma emissora de rádio de São Paulo. Há quem acredite que se tomar gostinho pela televisão, Marina acaba querendo ser apresentadora de programa. Na Record News ela estará sem dúvida bem informada sobre o Brasil econômico que o papai Guido comanda (e bem) no país não é de hoje... (Eli Halfoun)

Neguinho da Beija Flor quer (e vai) ser prefeito de Nova Iguaçu

por Eli Halfoun
Se popularidade é requisito suficiente para ganhar eleição, o cantor Neguinho da Beija Flor pode se considerar o próximo prefeito de Nova Iguaçu. Nome mais conhecido da região, Neguinho confirmou em entrevista para a revista Playboy que será mesmo candidato a prefeito de Nova Iguaçu (seu primeiro passo na política) na próxima eleição. Na entrevista Neguinho fez outras revelações: 1) já namorou muitas famosas, entre as quais Adele Fátima, Enoli Lara e Nicole Puzzi 2) Revelou que tem um sobrinho gay, talvez para justificar essa declaração: “Sou contra o cara que quer que eu aceite que dois homens se beijem na boca ao meio-dia num shopping. Não concordo e não sou obrigado a concordar”. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fotos da MPB: veja no site da Veja imagens que viraram história

Clique AQUI

O Corcovado visto da Lagoa. Em manhã de verão...

Foto de Carmen Gonçalves Esmeraldo

TV paga do Brasil é a maior da América Latina. Nada a ver com a melhor

por Eli Halfoun
Apesar de cobrar mensalidades caríssimas e fora da realidade salarial brasileira e de não oferecer a qualidade que o telespectador espera, a televisão paga do Brasil já é a que tem o maior mercado da América Latina, desbancando o até agora campeão México. Em quinze anos de existência (o que os especialistas consideram pouco), a TV paga do Brasil já tem segundo dados da Anatel, 10 milhões de assinantes e, em consequência, um excelente faturamento. Nesse caso bem que podia melhorar a qualidade dos serviços, da programação e do atendimento oferecido por telefones que não atendem e, portanto, não funcionam. (Eli Halfoun)

Ronaldo definitivamente em campo

por Eli Halfoun
Ronaldo não está mais em campo, mas jamais deixará de ser lembrado e reverenciado como craque. Deixa gravada pelos vários campos nos quais mostrou a encantadora a magia de seu futebol e com ela algumas das mais belas páginas do esporte que sem dúvida ajudou a fazer mais popular. Aqui e no mundo. Saiu triste e emocionado, sentimento que nos passou com a humildade de quem nunca posou de craque especial, embora soubesse que era um dos maiores e mais populares jogadores do mundo. Ronaldo foi também um exemplo de superação vencendo todos os problemas físicos e emocionais que tentaram tirá-lo de cena. Nem assim deixou de ser sempre a grande estrela do espetáculo. Mesmo acima do peso como andava ultimamente, Ronaldo foi um fenômeno. Por mais que insistam em chamá-lo de ex-craque jamais deixará de ser craque. Craques como ele não deixam de ser craques. Apenas param de jogar. Ronaldo estará jogando eternamente nas nossas memórias. No campo da bola e no campo da vida Ronaldo será sempre um fenômeno. E fenômenos como ele entram sempre e definitivamente para a história. (Eli Halfoun)

O destino do Egito

deBarros
Temo que a junta militar que, com a queda do ditador Mubarak, se apossou do governo tome gosto pelo poder e acabe governando ad infinitum esse Egito das Pirâmides, dos Faraós e lendárias Cleópatras que reinaram naquele fantástico império, que deslumbrou o mundo com a sua civilização tão avançada para a era em que existiu poderoso e soberbo.
A base da revolução foi iniciada pela presença do povo nas ruas e principalmente nas praças. Se a revolução vai continuar a dar os seus passos acabando com o sistema ditatorial que governou o Egito em todos esses anos é uma incógnita. Se a revolução estagnar nas praças ficaremos então sabendo que deixa de existir e em seu lugar um novo regime de força tomará o seu lugar.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Relembre essa história visual: a marca Esso vai acabar





por JJcomunic
A Esso está presente do Brasil desde 1912. O Globo de hoje noticia, em matéria do jornalista Lino Rodrigues, que a brasileira Cosan, que havia adquirido a marca em 2008, une-se à Shell e cria a marca Raízen (uma misturas das palavras raiz e energia). Com isso, embora as marcas Shell e Cosan continuem existindo, desaparece, em um prazo de 36 meses, o famoso logo oval. No ano que vem, a Esso comemoraria 100 anos no país. Uma das Sete Irmãs do petróleo foi um braço multinacional da hegemonia americana. Um símbolo do imperialismo, que a globalização substituiu. Mas seria inevitável que deixasse sua marca, literalmente, na comunicação brasileira. Dos postos de gasolina, desde os antigos, em estilo art-decô dos anos 30 e 40, aos modernos com coberturas de aço. Do famoso oval no topo do prédio da empresa no Rio, ao lado do relógio que orientava cariocas a caminho do trabalho e ganhou canção de Caetano Veloso (Paisagem Inútil: "No alto do céu, uma lua oval vermelha e azul / no alto do céu do Rio, uma Lua Oval da Esso comove e ilumina o beijo") ao Repórter Esso, transmitido no rádio a partir de 1941 e na TV de 1952 a 1970, sem esquecer campanhas publicitárias marcantes, como a das Gotinhas e a do Tigre da Esso ("Ponha um tigre no seu carro"). Não há dúvida, além dos tanques dos Mercury, Chevrolet, Austin, Ford, Studbaker, Bel-Air, Packard, Impala, Jeep, Fusca, Aero-Willys, Simca, Gordini, Puma, Rural, Galaxie, Escort, Variant, Corcel, Passat e tantos outros carangos, como se dizia, a Esso também abasteceu a memória de comunicação.
Reveja alguns comerciais da Esso e um Repórter Esso no You Tube:
1) O primeiro comercial do Tigre: Clique AQUI
2) As Gotinhas. Clique AQUI
3) Heron Domingues anuncia morte de Carmen Miranda. Clique AQUI
4) Comercial do Querosene Jacaré. Clique AQUI

Enfim juntos na alegria, na tristeza e no marketing

A breguice servida em prato.
Fame: The Royals. O gibi do casamento. Reprodução/DivulgaçãoRomance em quadrinhos. Reprodução/DivulgaçãoE o que os ingleses estão achando melhor: o casamento vai virar feriadão.
por JJcomunic
Pegando carona no post do Eli Halfoun, abaixo, seguem algumas considerações sobre o nada ou quase nada. A família real inglesa vive bem. Têm palácios, iates, jatos, cavalariças, ainda pratica a cruel caça à raposa... Se nós aqui reclamamos com razão de picaretagens como a aposentadoria de ex-governadores, os contribuintes ingleses carregam um fardo pesado: sustentar os Windsor. A realeza vive bem mas tem que sobreviver e garantir a boca-livre já que a cada dia, especialmente nas novas gerações, cresce a oposição a um sistema obsoleto e primitivo. O apego à tradição é decrescente. Divisas arrecadadas de turistas atraidos pelo cerimonial e pelos símbolos da realeza são os argumentos principais dos defensores do apêndice monárquico na vida do país. Como um projeto de marketing, a família se vira no palanque dando visibilidade aos valores de olho nos turistas. Como uma Disney de figuras vivas. Manter-se na mídia é fundamental. Seja pela onda de fofofas ou por eventos noveleiros, como um casamento, uma separação, enterro, o essencial é que tudo se torne um espetáculo. O show tem que continuar. William e Kate vão virar filme, como o Eli conta, e muito mais: revista em quadrinhos, livro, sites, facebooks, e toda uma parafernália brega de pratos, lencinhos, bonés, camisetas e adesivos. É um "eveinto", como dizem os marqueteiros paulistas. Para a maioria dos ingleses, o melhor da festa é que o dia do casamento - 29 de abril, uma sexta-feira - será feriado. Melhor ainda: feriadão.

Casamento de William e Kate ganha até um filme

por Eli Halfoun
O conto de fadas moderno vivido pelo príncipe inglês William e até então plebéia Kate Midletton, que viverão uma manhã especial no próximo dia 29 de abril, quando será celebrado o casamento, está ganhando mais do que os “brindes-recordação” confeccionados aos montes pelo comércio britânico. O conto de fadas será também um filme de longa-metragem produzido pela televisão inglesa. Os atores que interpretarão o casal são Camila Luddington e Nico Evers Swindell . O filme contará toda a história de amor do casal, desde a paquera na Universidade até o casamento. O lançamento está previsto para o final do ano e as filmagens começam na próxima quinta-feira, dia 10. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo pendura as chuteiras... Notícia no mundo inteiro

Publicidade na internet já movimenta mais de um bilhão de reais

por Eli Halfoun
Engana-se quem ainda pensa que a internet serve apenas para ficar brincando de “navegar”: a publicidade digital também se impõe como um grande negócio. Os números confirmam que a publicidade digital é uma sólida realidade. Deu no Globo que “os investimentos de publicidade na internet cresceram 30% em 2010 no Brasil, atingindo R$ 1,25 bilhão. Desde 2007, os anúncios digitais são os que mais crescem no país, e os recursos destinados pelas empresas à comunicação na internet avançam a uma taxa média anual de 30%”. O Globo diz mais: “A democratização do acesso à rede – com ascensão das classes C, D e E ao mercado de consumo (o Globo não diz, mas isso aconteceu com o governo Lula), a mania das redes sociais e a chegada ao mercado de tecnologia mais dinâmica tendem a garantir à internet fatias crescentes da verba dos anunciantes”, segundo o Interative Adversiting Bureau do Brasil. As estimativas são de que a publicidade digital avançará 25% esse ano. (Eli Halfoun)

Liza Minelli vem ao Brasil

por Eli Halfoun
Liza Minelli estará em São Paulo no mês de abril para participar de um encontro muito especial: pela primeira vez acontecerá no Brasil, que é referência mundial no tratamento da Aids, um jantar em benefício da AmFAR, instituição americana que investe na prevenção e cura da Aids. Os jantares da entidade em Nova York costumam reuni artistas do top de Elton John. O primeiro jantar brasileiro será realizado na casa do arquiteto Felipe Diniz, em São Paulo. As mesas estão sendo vendidas a preços que variam de R$10 mil a R$ 50mil. Além de Liza, a noite terá também as presenças musicais de Bebel Gilberto e Maria Gadu. Seria um jantar caro se fosse pra ver só um show de Liza.Minelli, mas como é para beneficiar milhares de vítimas da Aids até que é bem baratinho e dinheiro bem aplicado por quem costuma pagar muito mais apenas para aparecer na mídia. (Eli Halfoun)