domingo, 16 de junho de 2024

Panis cum ovum: 15 anos de um blog que é "spin off" do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou"

O BLOG QUE NASCEU...


DE UM LIVRO

por José Esmeraldo Gonçalves

Em junho de 2009, há 15 anos, este blog entrou no ar. O propósito de lancá-lo vinha de antes. A coletânea "Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou" (Desiderata), cuja noite de autógrafos foi realizada em 3 de novembro de 2008 na Livraria da Travessa, no Leblon, já previa essa extensão digital. 

Os principais veículos do país abriram espaços para o lançamento do "Aconteceu na Manchete".
Fotomontagem por Jussara Razzé

O livro obteve amplo espaço nos principais jornais e revistas e a extraordinária receptividade reforçou a ideia de construir um spin off na internet. 



Acreditamos que a coletânea merecia essa derivação. O próprio projeto gráfico do "Aconteceu na Manchete", concebido por J.A.Barros, que foi diretor de Arte de O Cruzeiro, Manchete, Fatos&Fotos e Fatos, continha nas margens das páginas onde seguiam os textos principais uma coluna com histórias divertidas, curiosidades politicamente corretas e incorretas e revelações jornalísticas e fotojornalísticas das redações da Manchete, Fatos & Fotos, Fatos, Amiga, Desfile, Ele Ela, Carinho, Pais e Filhos, Mulher de Hoje e Sétimo Céu. Esses pequenos e bem-humorados textos ganharam o título de Blog da Bloch. Muitos deles são peças quase rodrigueanas da vida como ela era no Russell, tanto o que acontecia sob as luzes fluorescentes dos andares corridos quanto os enredos menos iluminados e jamais contados até que a irreverência da coletânea fez acontecer.  

Embora faça um contexto da história do grupo, o "Aconteceu" não é sobre a editora que foi uma das mais importantes do país. É sobre pessoas, profissionais que lá trabalharam e os momentos marcantes das suas trajetórias naturalmente vinculadas ao universo paralelo do conjunto de prédios da Rua do Russell. 

Não cabe aqui detalhar o conteúdo do blog Pão com Ovo (Panis cum ovum, segundo o apelido que lhe deu o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, ele próprio um dos autores que participaram da coletânea). Essa multiplicação de pão era um evento tradicional nos tensos fechamentos que muitas vezes varavam a noite. Livros judaicos dizem que "o pão vivo desceu do céu para nos salvar". No caso, quem nos salvava era o sanduíche preparado pela cozinha laica da Bloch. 

O conteúdo acumulado do Panis cum ovum - o blog que virou manchete é autoexplicável no arquivo que o Google guarda nas nuvens. São, hoje, 16.548 posts acompanhados de 19.544 comentários, muitos deles relevantes, e centenas de fotos que em 15 anos foram vistos por 2.052.836 visitantes. 

Vários colegas que participaram dessa saga já se foram, saíram do grupo mas não das memórias que seguem vivas na web. 

Pra quem fica, segue o fio enquanto houver pão com ovo.       

3 comentários:

Waldir disse...

O mais interessante é a memória jornalística. e não só da Manchete Por favor contem mais

Itikawa disse...

O blog tem política, entendo que e notícia, mas não gosto muito. Prefiro quando mostram fotos da Manchete eu que nascido em 1997 nunca vi

Wedner disse...

Precisamos falar de política, sim. Brasil está sob ameaça da extrema direita. Toda luta etc necessária