sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A última luta de Mikis Theodorakis - Morre o autor da trilha sonora de "Zorba, o grego" e o combatente que enfrentou os nazistas e os coronéis da ditadura da Grécia

 

Em foto publicada na Manchete em 1968, Theodorakis reencontra a família- a mulher Myrto e os filhos Margaret e George - após deixar a prisão imposta pela ditadura dos coronéis gregos. 

por José Esmeraldo Gonçalves

As milicias bolsonaristas pedem golpe e ditadura. O Brasil já sofreu muito desses dias de morte. Ontem, às vésperas do dia 7 de setembro que Bolsonaro anuncia como de "ultimato" às instituições democráticas, morreu, aos 96 anos, Mikis Theodorakis.  O compositor também viveu uma ditadura cruel: a dos coronéis gregos, torturadores, assassinos e corruptos como aqueles que jogaram o Brasil em trevas de 21 anos. 

Autor de uma vasta obra, Theodorakis ganhou fama em 1964, ano em que foi lançado "Zorba, o Grego", para o qual ele criou a trilha sonora. A "Zorba's Dance, o sirtaki, tornou-se uma fenômemo mundial. É clássica a cena onde Anthony Quinn e Alan Bates dançam em uma praia do vilarejo de Stavros, na ilha de Creta. 

Além da música, a liberdade era paixão e motivação de Theodorakis. Ele lutou durante a Segunda Guerra ao lado da resistência contra os nazistas e foi preso e torturado na guerra civil que abalou a Grécia após o conflito mumdial.. Em 1967, quando os coroneis gregos deram um golpe e instalaram a ditadura, Theodorakis foi preso. Era tanto o ódio que os militares tinham da sua militância, que o Tribunal Militar de Aternas condenou um cidadão a três anos de prisão só porque foi surprendido ao ouvir em uma vitrola uma gravação de "Zorba, o grego". Theodorakis só não foi assassinado como muitos dos seus conterrâneos, porque uma campanha mundial pressionou o regime. Mais recentemente, ele foi às ruas protestar contra o cerco neoliberal à Grécia, que impôs um austeridade econômica que dizimou empregos e levou famílias à pobreza em benefício do "mercado" e dos especuladores e traficantes de dinheiro da banca internacional. 

Manifestar-se contra a opressão econômica, a nova forma de ameaça à liberdade, foi sua última luta. 

Theodorakis estava interado em um hospital de Atenas. A causa da morte não foi informada. 



Reveja a cena de Anthony Quenn e Alan Bates dançando na ilha de Creta, AQUI 



E assista à perfomance do balé e The Greek Orchestra Emmetron Music interpretando a Dança de Zorba AQUI

Um comentário:

Ludmila disse...

Filme maravilhoso e cena clássica.