quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Perguntar não ofende...

por Gonça
Ninguém duvida de que o povo brasileiro quer um combate sem tréguas à corrupção. Hoje mesmo está aí o resultado de uma investigação da Polícia Federal que revela um grande esquema de propinas envolvendo policiais rodoviários. Mas assim como igrejas e política não devem se misturar, Justiça e política não devem andar juntas. A mídia fez uma cobertura recorde do julgamento do mensalão. O STF montou esquemas especiais e inaugurou rituais e procedimentos. Ambos, mídia e STF, rebateram insinuações de que os prazos e a ampla divulgação do julgamento estavam montados com régua e compasso para coincidir com a campanha eleitoral, primeiro e segundo turnos. Mas curiosamente, tão logo foram fechadas as urnas do segundo turno, o STF suspendeu o julgamento do mensalão e a grande imprensa passou a dar ao assunto espaço modesto e fora das primeiras páginas e dos telejornais. O julgamento do mensalão que acontecia em desabalada correira ganhou uma semana de folga e praticamente foi abduzido por uma nave extraterrestre. Aí fica difícil. Sem falar que os brasileiros já estavam animados, esperando que STF e mídia democraticamente montassem semelhantes e respectivas operações para os mensalões do DEM e do PSDB ainda empacados em gavetas ilustres. O Caso Cachoeira, que envolve políticos de vários partidos e com pesado envolvimento da oposição, também foi esquecido durante dois meses (passou a ganhar algum espaço agora, com o recesso do julgamento do mensalão e com a ameaça de acabar em pizza). Perguntinha que não quer calar: o combate à corrupção é, então, seletivo e eleitoreiro? Perde força quando as urnas estão fechadas? Será retomado durante a campanha de 2014? Tem culpa eu? 

7 comentários:

debarros disse...

MEU CARO GONÇA SABE QUE NÃO É POR AÍ QUE VACA TOSSE. CABE A IMPRENSA DIVULGAR E NOTICIAR O QUE ACONTECE NA SOCIEDADE. NÃO ACREDITO QUE OS MINISTROS NOMEADOS PELO SEU GRANDE EX, TENHAM, CONDENADO OS LÍDERES DO PT, POR MALDADE E PERSEGUIÇÃO. SE HÁ ALGUMA CULPA NESSE JULGAMENTO SERIA A DO PROCURADOR GERAL QUE MONTOU O PROCESSO CONTRA OS EXECUTORES DO MENSALÃO. AOS MINISTROS COUBE SEGUIR A LINHA PROCESSUAL E AO RELATOR, QUE PODERIA SER OUTRO QUE NÃO FOSSE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA RELATAR – COMO DIZ O VOCÁBULO – O PROCESSO EM SI E DECLARAR O SEU JULGAMENTO. OS OUTROS MINISTROS NÃO ERAM OBRIGADOS A ACOMPANAHR O VOTO DO RELATOR.

Gonça disse...

Está tudo certo debarros, mas você deve concordar que, se forem sérios, mídia e STF deverão tratar os casos do Dem e do PSDB com a mesma amplitude de divulgação e as mesmas inovaçoes processuais, além de cancelar férias de servidores, adaptar ordens de votação, marcar sessões extras etc. Vai acontecer? Duvido. Mas se não acontecer vai se difícil explicar. Aguardem.

debarros disse...

ASSIM DEVERIA SER GONÇA. PARA OS MESMOS CRIMES AS MESMAS LEIS DEVEM SER APLICADAS. O PROBLEMA, ACREDITO, QUE ESSAS MESMAS LEIS COMO FORAM REDIGIDAS DÃO MARGENS A INTERPRETAÇÕES QUE ENTRAM EM CONFLITO COM INTERPRETAÇÕES MANIFESTAS POR OUTRAS CABEÇAS. "CADA CABEÇA CADA SENTENÇA".
0 BRASILEIRO É PELA SUA NATUREZA LATINO E COMO LATINO É PASSIONAL. NUM CASO COMO O DO MENSALÃO AS PAIXÕES EXPLPDIRAM EM CADA CORAÇÃO DOS BRASILEIRO. O MENSALÃO É UM JULGAMENTO POLÍTICO SIM E VAI CONTINUAR A SER PELO RESTO DAS NOSSAS VIDAS.
ESSE JULGAMENTO POLITICO DE UMA AÇÃO CRIMINOSA AINDA NÃO TERMINOU PORQUE OS RÉUS AINDA NÃO FORAM PARA A CADEIA. E O POVO, GONÇA, NÃO ACREDITA QUE TODOS OS CONDENADOS IRÃO CUMPRIR SUAS PENAS NUMA CELA DE UMA PRISÃO QUALQUER COMO QUALQUER CRIMINOSO COMUM.
SERÁ QUE IRÃO SER ENJAULADOS

debarros disse...

CLARO QUE OS MENSALÕES DO DEM E DO PSDB DEVEM SER TRATADOS DA MESMA MANEIRA QUE FOI TRATADO O MENSALÃO PETISTA. AGORA, O QUE NÃO PODE E NÃO DEVE É O PT USAR OS CRIMES DOS MENSALÕES MINEIROS COMO JUSTIFICATIVA PARA CRIAR O SEU PRÓPRIO MENSALÃO. ALÉM DE FALTA E IMAGINAÇÃO FOI MUITA FALTA DE PUDOR E FALTA DE PERSONALIDADE CRIATIVA. "CRIAR É COPIAR" JÁ DIZIA ABELARDO CHACRINHA BARBOSA. E O PT FOI NESSA.

Gonça disse...

Debarrso, todos concordamos que todas as ações de corrupção devem ser investigadas, provadas e punidas. Mas o poder paralelo das elites manda no Brasil há muito tempo, sabemos disso. Até já conspiraram várias vezes, uma delas resultou na ditadura. Essa força se mobilizou agora por motivação política para julgar integrantes de um partido. O que eu duvido é que esse mesmo poder paralelo, que aliás tem vastos interesses na corrupção, se mobilize para mandar seus aliados para a cadeia. É só você acompanhar os acontecimentos e verá.

debarros disse...

TÁ NA HORA DE COMPROVAR ESSA TESE. ESSA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO ME LEVA À DECADA DE 50.

Wilson disse...

O mensalão do PSDB caminha para cair em prescrição. Tudo isso foi mais um golpe das elites contra políticos que tentam governar para o povo. Já fizeram isso muitas vezes. É só ter um mínimo de informação que qualquer um percebe, mas precisa ter massa cinzenta.