Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula textos ou imagens geradas por inteligência artificial.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lobby da picaretagem...

Reprodução
por JJcomunic
Há cerca de dois ou três anos, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei que pune, até mesmo com a extinção, empresas que pagam suborno para fechar negócios dentro e fora do país. O projeto parou na Comissão Especial da Câmara bloqueado, segundo denúncias, por pressões de empreiteiros, fornecedores, donos de empresas que mantêm contrato de terceirização em todos os níveis da administração federal, estadual ou municipal e em todos os poderes etc. Presidentes de associações de empresas de engenharias e de construção civil têm procurados deputados pedindo que não apoiem o projeto. É um lobby poderoso, que costuma financiar campanhas políticas de todos os partidos, seja governo, oposição ou flutuação. O Brasil é signatário da Convenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico contra o Suborno Transnacional e corre o risco de não cumprir os compromissos assumidos caso o projeto não seja aprovado ou, o que é pior, seja desfigurado para beneficiar negociações irregulares e permitir que a alegre suruba privada nos cofres públicos prossiga e até se amplie. O combate ao braço privado da corrupção é bem mais difícil do que controlar o poder público. Sem leis rigorosas que os punam, quase nunca chegam à justiça e, quando chegam, é para breve visita. É difícil pegá-los. E, pelo jeito, é difícil até elaborar leis que tornem suas vidas menos cor-de-rosa.

2 comentários:

Wilson disse...

E a chamada oposição está lá tentando bombardear esse projeto

debarros disse...

O PARTIDO DO GOVERNO TEM MAIORIA NA CÂMARA E PODERIA APROVAR ESSE PROJETO TRANQUILAMENTE , MAS POR OUTRO LADO TEM A CURRIOLA DO MENSALÃO E ESSE PROJETO VAI ATRAPALAHAR A AÇÃO PREDATÓRIA DELES.