quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Todo mundo em Brasília é "deep throat". São as fontes "sem nome" da GloboNews

 

Reprodução X

O comentário a seguir é do blog. Os políticos de Brasília deveriam aproveitar a renovação das carteiras de identidade para deixarem de ser um bando de "sem nomes". 

A GloboNews abusa tanto da prerrogativa de não revelar a fonte que banaliza esse instrumento do jornalismo investigativo e compromete sua credibilidade. Ninguém parece ter nome e CPF. Qualquer irrelevância é "revelada" como se o (a) comentarista ou âncora estivesse apurando um "caso Watergate" e precisasse usar um "deep throat" de estimação. 

Imagine-se o (a) jornalista "apurando" uma bobagem com um deputado qualquer e em seguida destruindo o celular a marretadas para evitar a identificação da sua "fonte secreta". Ou percorrendo os corredores do Congresso usando barba postiça e capuz ao encontro da sua "fonte" que, por sua vez, se disfarça de frade para não se revelar. 

A impressão que fica é que nas apurações dos (das) comentaristas da GloboNews ninguém se identifica nem pra dizer o que comeu no café da manhã". 

O nível de "confidencialidade pode ser mais ou menos assim: "conversei com um ministro hoje e ele me disse que o governo está preocupado com as ações de Arthur Lira". "Falei agora com um líder da oposição e ele me deu um "bastidor" de que vai chover no fim de semana". "Em primeira mão, uma pessoa próxima a Lula me disse que o Salgueiro vai ganhar o carnaval carioca". "Eu tenho um."bastidor" quente: um vizinho do presidente do Senado contou que ele está muito irritado com a onda de calor"...

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto da GloboNews.Às vezes acho que tem pouca notícia e muita opinião.Tambem não são jornalismo investigstivo. Repercutem o noticiário e os furos de outros. Deve dar certo porque segundo um colunista aqui de São Paulo a GloboNews é líder entre canais a cabo de notícias.