sábado, 1 de fevereiro de 2020

Nas primeiras páginas dos jornais: quem mostra e quem esconde o fato...

Folha destaca os riscos da alta informalidade que...

... O Globo disfarça e finge que não é com ele. E o...

Tempo chama atenção para a ameaça ao que resta de sistema previdenciário. 

por Flávio Sépia

Tanto a reforma trabalhista quanto o confisco da Previdência armam bombas de destruição em massa de conquistas sociais e até da sobrevivência coletiva em condições minimamente humanas e justas.

O fato é que o neoliberalismo chegou ao Brasil bem antes do governo atual e, como aconteceu em vários países, não mostrou resultados, apenas exigiu sacrifícios da população, especialmente a faixa mais carente, seja em cassação de direitos ou em fortes aumentos de taxas por parte dos serviços públicos amplamente concedidos em todo o país.

Com Bolsonaro e Paulo Guedes, a doutrina impulsionada pela escola monetarista de Milton Friedman e os Chicago Boys que foram assediados e seduzidos por ele, tornou-se um seita no Brasil e promete ser levada às últimas consequências.

O Brasil se aproxima de ter 50% da sua força de trabalho formada por "informais". São quase 40 milhões de trabalhadores sem vínculo empregatício. Forçada, em sua maioria a abrir mão de direitos fundamentais - inclusive aposentadoria  - a parcela crescente dos "informais" não contribui para a Previdência. Mesmo assim, alguns dos principais veículos que estão com Guedes e não abrem batem palmas para uma queda milimétrica do desemprego e os colunistas de mercado apoiadores incondicionais do neoliberalismo festejam os números como uma "retomada" do crescimento

A Folha, no título principal, é mais ética e destaca o absurdo índice de informalidade. O Globo prefere comemorar a "queda" do desemprego. O jornal O Tempo aponta as consequências para o sistema publico da Previdência.

Com cinismo explícito, autoridades atribuem a informalidade a um "avanço do empreendedorismo" que, aliás, não conseguem provar ou, no máximo, vibram com a face mais visível: a dos novos boias frias dos aplicativos de entrega de comida.

O que esse governo de ultra direita está empreendendo é a bomba relógio devastadora dos mecanismos mínimos de proteção social. Sem falar que promete agora dá início à chamada era do voucher. Voucher para as escolas, voucher para a saúde, voucher para a casa própria. Uma espécie de mercado do pedágio, algo mais ou menos semelhante à prática financeira das milícias...

A selva já pode ser vista no horizonte.

Nenhum comentário: