quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prédio desaba no centro do Rio

Reprodução TV Record
Um prédio acaba de desabar na Av. 13 de Maio, imediações do Theatro Municipal, que foi atingido por escombros. Bombeiros no local. Há vítimas.


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Memória da redação: Aconteceu na...


Texto sobre 1986, com ilustração de Angeli

Capa de dezembro de 1986

por José Esmeraldo Gonçalves
Li hoje no Portal Imprensa que a Criativa, da Editora Globo, deixa de circular a partir de março. Mais uma revista que se vai. Outras surgem. Para nós, jornalistas, que em algum momento da carreira atuamos em um desses veículos que saem da estrada, ficam as boas lembranças e os traços de um época. O Portal Imprensa diz que a publicação da então Rio Gráfica estava nas bancas há 22 anos. Um pequeno erro. Em 1986, há 26 anos, a editora-executiva da Criativa, Regina Valladares, me convidou para escrever uma série de matérias para a revista. As pautas que eu recebia eram variadas. Eu me diverti escrevendo  um "diário" do Sarney, então presidente, viajei em um texto sobre a Lúxuria, a parte que me coube em um especial sobre os pecados capitais e fiz uma "análise" sobre 1986, ano que acabava. Este texto, publicado em dezembro, na edição 51, foi ilustrado muito a propósito pela "Rebordosa" de Angeli. De molho em uma banheira, a própria, a "Rebordosa", virava a folhinha de 86 e desabafava: "Ai... que porre!".  De fato, 1986 foi um ano que não deu certo. Zico perdeu um pênalti, e a Copa, o Cometa Halley passou por aqui, foi anunciado com estardalhaço, os astrônomos diziam que viria voando baixo, só que ninguém viu. "Houve quem acreditasse - certamente deixando-se impressionar pela criatividade dos especiais de tevê - que o simpático astro jogaria confete e serpentina no seu alegre caminho de estrelas. Algumas pessoas até alugaram Boeing para ver o cometa em close, mas não deu. A gente se vê de novo daqui a 76 anos", escrevi, na época.
"No lugar do Halley que não vimos, contemplávamos, no começo do ano, um objeto muito mais astronômico: a inflação. Hipergalopante, inesquecível entulho do autoritarismo, a maldita bailava na curva dos três dígitos, que é a maneira delicada que os economistas usam para dizer que a gente está na pior. Nem no Carnaval deu pra relaxar. Se o IBGE fosse conferir, veria que no momento em que a Mangueira entrava no sambódromo, o dólar valia uns 12 cruzeiros, na saída, o black cotava a verdinha a 16 cruzeiros de triste memória. Só que enquanto o povo sambava, nos dois sentidos, um grupo de rapazes, que o tempo batizaria de pais do Cruzado, bolava o Plano de Estabilização Econômica. No dia 28 de fevereiro, dormimos cruzeiros e acordamos cruzados. Meio perplexos, nem imaginávamos que dali a alguns dias o mundo nos conheceria como "fiscais do Sarney", mandei lá no texto para a Criativa.
O tal Cruzado, a promessa de um ano que já era sem nunca ter sido, acelerou na saída e entrou em ponto-morto em pouco tempo. O povo passou da euforia à depressão. Literalmente, levou um cruzado no queixo e foi pra banheira, como a "Rebordosa".
"Mais efêmera" - continuou a matéria - "foi a Seleção Brasileira. O time de Telê começou a sua caminhada meio desacreditado, é verdade. Mas naqueles dias estávamos em ritmo de inflação zero e, sem dúvida, convencidos de que seríamos capazes de qualquer coisa". Não era o nosso ano, perdemos da França nos pés de Zico e Sócrates. "Sem Copa ou Cometa, mas com um Cruzado na mão e uma Constituinte à vista, sobrevivemos apesar de um grande susto. Kiev fica longe, mas o acidente de Chernobyl fez com que nos lembrássemos que Angra 1, aqui pertinho, é uma usina muito temperamental e dada a estranhos vazamentos", conclui, entre outras ilações. 
Cara, como já vai longe aquele ano da rebordosa!.
A notícia do fim da Criativa publicada hoje no Portal Imprensa

Isso é que é entulho neoliberal!!!!!

Depois de cinco anos, faxina em Noronha. Foto: Auricélio Romão/Divulgação
Na onda do neoliberalismo (que Delfim Netto associa a corrupção) dos anos 90, a ordem era terceirizar até a mãe. Tá vendo esse lixo aí? É neoliberal. Como a regra determinava que os governos deviam abrira mão de tudo e passar serviços (e lucros extorsivos) para empresários, "ongs" e "organizações sociais", Fernando de Noronha, não por acaso ilha que é paraíso ecológico, contratou uma empresa para recolher o lixo. A primeira firma rompeu o contrato e largou o lixo lá. A segunda não reformou os barcos conforme exigência da Capitania dos Portos. Mais lixo ao relento. Antes que a ilha virasse um entulho, o governo recolhe agora a sujeira de cinco anos. Isso mesmo, cinco anos de porcaria neoliberal.

Griselda e Guaracy enfim juntos no final de “Fina Estampa”


Griselda (Lilia Cabral) e Guaracy (Paulo Rocha) juntos em Fina Estampa. Foto: T¨V Globo/Divulgação
 por Eli Halfoun
Jornalista experiente (e dos bons) Aguinaldo Silva sabe que não adianta esconder o final de uma novela (no caso agora “Fina Estampa”) porque ele sempre vaza, ou contado pelos atores ou pela equipe de produção ou porque de uma forma ou de outra as especulações atiram no alvo certo). Aguinaldo também sabe que quanto mais se falar no final da novela, mais audiência estará garantida para os últimos capítulos. Antecipar o final não traz nenhum prejuízo (Aguinaldo também sabe disso) para a audiência. Se assim fosse ninguém mais assistira versões de “Romeu e Julieta l ou de “A Paixão de Cristo” que tem os finais mais do que conhecidos, mas nem por isso deixam e ser sucessos garantidos. Por isso mesmo, Aguinaldo Silva cuida de antecipar pelo menos dois finais: Griselda (Lilia Cabral) e Guaracy (Paulo Rocha) terminarão juntos depois que Esther (Julia Lemmertz) reata seu casamento com Paulo (Dan Stulbach). Já René (Dalton Vigth) volta para casa, mas não para o casamento com Tereza Cristina (Christiane Torloni). Seu novo amor será Vanessa (Milena Toscano). Embora divulgue esses finais, Aguinaldo Silva ainda guarda muitos segredos como, entre outros, quem é o verdadeiro amante de Cro (Marcelo Serrado)? Antenor (Caio Castro) e Patrícia (Andréa Birolli) ficarão juntos? Quinze (Malvino Salvador) e Teodora (Carolina Dickman) reatarão? Pereirinha (José Mayer) foge de barco com Tereza Cristina? Como se vê a novela ainda tem muito para atrair interesse do público nos poucos capítulos que faltam para o fim, que será sem dúvida um alívio. Principalmente para o cansado autor (Eli Halfoun)

O que a invasão de Pinheirinho e o massacre do Eldorado do Carajás têm em comum? A PM e os tucanos...

Despois da violenta ocupção da comunidade Pinheirinho, em São Paulo, governado por Geraldo Alkmin (PSDB), jornalistas são impedidos de chegar ao local. Detalhe: o PM está de arma na mão. Site Correio do Brasil/Reprodução


Em abril de 1996, a PM do Pará, está então governado por Almir Gabriel, do PSDB, executa sem-terras no que ficou conhecido como Massacre do Esdorado de Carajás.
por Gonça
Em abril de 2011, o massacre do Eldorado de Carajás completou 15 anos. Um grupo de sem-terras ocupou um fazenda. Em uma operaçaõ de extrema crueldade, a PM do Pará, então governado pelo tucano Almir Gabriel, assassinou 19 pessoas, muitos foram mortos com tiros à queima-roupa. Não há previsão para o julgamento final do caso no Supremo. Todos os envolvidos estão soltos.
Em janeiro de 2012, a PM de São Paulo, estado governado pelos tucanos há duas décadas - no posto, agora, o governador Geraldo Alkmin (PSDB) - invade a comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos. Truculências, agressões. Mesma fórmula, dessa vez, felizmente, sem mortes. Os moradores, agora abrigados precariamente em igrejas e galpões, ocupavam há oito anos terreno que pertenceu ao notório Naji Nahas, que se envolveu em jogadas especuliativas no Bolsa de São Paulo no fim dos anos 80 e, recentemente, foi preso pela Operação Satiagraha, que investigava desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Com base na Constituição e no Estatuto das Cidades, que vê função social em casos de ocupação de terrenos por mais de cinco anos, especialistas criticam a violenta invasão, cujo subproduto é, agora, o cerceamento da cobertura da imprensa.
Um dos líderes do PSDB cunhou recentemente o slogan "esqueçam o povão". Se a frase entrou ou não para o estatuto do partido não se sabe. Mas parece ser seguida à risca.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Luiza, que estava no Canadá, é DJ em festa paulistana

Luiza/Foto Divulgação
Aí está Luíza, toda produzida. Depois de agitar o Fashion Week, a nova musa da internet vai assumir os pick-ups na festa Projeto Versão Brasileira no hotel Tivoli Mofarrej, em Sãop Paulo, amanhã. E, como completa 18 anos no começo de fevereiro, será convidada para o Camarote Sapucaí Brahma.

Tem Jennifer Lopez na Sapucaí. A atriz e cantora é a estrela do Camarote da Brahma


Camarote Brahma/Divulgação
Camarote Brahma/Divulgação
Jennifer Lopez/Divulgação
 por JJcomunic
Jennifer Lopez na Sapucaí. A atriz e cantora será a principal atração no Camarote Sapucaí Brahma em um ano em que tudo é novo no espaço mais badalado do carnaval carioca. O que se diz, mas a  Brahma não confirma, é que a americana cheia de curvas teria recebido 2 milhões de dólares para conhecer o carnaval carioca e gravar um comercial que irá ao ar na semana que vem. Preta Gil, o músico Leandro Sapucahy e o DJ João Brasil farão shows no camarote. No comercial, dirigido pelop cineasta Heitor Dhalia, Jennifer samba, e bem, segundo a produção do filme. O camarote terá três andares com direito a frisas e varandas e deverá receber mil convidados por noite. Já a arquibancada do mesmo setor, dois mil lugares por noite, será destinada a clientes Brahma, escolhidos em campanha que será lançada em breve.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Não sai ninguém! Photoshop rouba bico de peito



O "crime" aconteceu na capa da Vip. Procura-se o elemento que decepou o seio da dançarina do Pânico Aryane Steinkopf.

Já viu o comercial de Megan Fox e Mike Tyson para o CCAA?

Por não serem alunos do CCAA e não saberem fala inglês, dois garotos são expulsos de uma ilha onde todas as mulheres são Megan Fox e são levados para um lugar onde só tem homem e todos são... Mike Tyson.
Veja o filme. Clique AQUI 

Veja o making of do comercial. Clique AQUI

Luiza chegou do Canadá, o BBB enfraqueceu, mas a discussão só está começando

por Eli Halfoun
Luiza chegou do Canadá e reacendeu uma discussão: estamos perdendo tempo colocando no topo das conversas assuntos (Luiza e o BBB) sem nenhuma importância, especialmente porque há coisas mais relevantes a serem discutidas. A questão não é tão simples assim: discussão em torno do BBB colocou em pauta o "estupro" (afinal o que é considerado estupro?) e Luiza reforçou (ainda reforça) a força da internet que colocou no topo da lista um comercial veiculado na Paraíba. Luiza encurtou a distância entre o Canadá e o Brasil e entre os brasileiros: um comercial veiculado somente na Paraíba ganhou projeção nacional. Sem a internet quando é que isso aconteceria. Talvez a Luiza que está (não está mais) no Canadá e o suposto estupro no BBB já tenham rendido o que deveriam nas discussões superficiais. Mesmo assim continuarão em pauta: o BBB coloca em pauta a nacionalmente a discussão em torno da baixaria na televisão, especialmente nesse episódio que, segundo comentários, estaria inclusive afastando patrocinadores, além de afugentar a audiência (o BBB12 tem a mais o menor público da história do programa no Brasil, o que deixa suficientemente claro que o telespectador até dá "uma espiadinha", mas logo foge de possíveis novas baixarias). Luiza continuará em pauta no debate sobre a cada vez maior importância da web na comunicação moderna- uma comunicação tão veloz que nem o rádio e nem a televisão conseguiram ter ou imaginar que seria possível. Além do mais até agora que realmente o assunto superficial encheu as medidas a as conversas em torno do BBB e da brincadeira com a Luiza foram no mínimo divertidas. Agora precisam ser discutidas com seriedade e com a importância que os cerca merece. (Eli Halfoun)

Rita Lee: um canto alegre que nunca vai calar

por Eli Halfoun
Quando os jornais noticiaram no último fim de semana que Rita Lee anunciou durante um show no Circo Voador, no Rio, que deixaria de cantar, em nenhum momento acreditei no que a cantora disse em meio à emoção de mais uma apresentação ao vivo. Agora Rita utiliza seu Twitter pra comunicar que não vai parar de cantar.  Nem poderia fazer isso: cantar e compor é essencial na vida dessa maravilhosa roqueira que fez uma perfeita trilha sonora não só para a sua vida, mas para de todos nós. É natural que aos mais de 60 anos esteja realmente sentindo até fisicamente necessidade de diminuir o número de apresentações ao vivo, mas isso não significa deixar de cantar. Agora mesmo está lançando um novo CD e anuncia que tem repertório inédito para gravar mais cinco CDs. Rita Lee só deixará de cantar quando não tiver mais qualquer condição física para isso. E não o fará antes simplesmente porque o público não permitirá. Rita Lee é sem dúvida o mais importante nome feminino do chamado rock brasileiro que, aliás, cresceu e se solidificou com ela. Rita Lee é um dos mais importantes e alegres capítulos musicais desse país que com ela aprendeu a brincar com seriedade. Rita Lee pode até vir a se afastar dos palcos, mas jamais s deixará de cantar. Simplesmente porque nós cantaremos por ela. Como cantamos com ela. (Eli Halfoun)

Já viu o novo comercial da Luiza, que estava no Canadá? A menina que virou celebridade da internet está rindo à toa

 Veja Luiza faturando. Clique AQUI

Leia no Portal Imprensa: a tv não sabe brincar de internet

Leia a matéria completa assinada por Thais Naldoni no Portal Imprensa. Clique AQUI

Visite Búzios antes que acabe...

...e conheça todas as técnicas e estratégias para a destruição de uma das regiões que já esteve entre as mais bonitas do estado do Rio. Poderosas construtoras plantam condomínios em áreas de preservação. Os políticos locais não estão nem aí, afirmam que tudo está de acordo com o Plano Diretor, aliás aprovado por eles mesmos. Casas geminadas, construções em manguezais, edificações com gabarito ilegal, há de tudo. O Globo tem denunciado o caso em uma série de reportagens. Ontem a TV Globo mostrou que qualquer um pode alugar e pilotar jet ski em Búzios, sem qualquer treinamento ou experiência. Não é à toa que a prática já contabiliza vítimas de acidentes. Na semana passada, uma casal amigo em visita ao Rio fez um passeio de escuna. Saiu chocado. Superlotação, supostos coletes salva-vidas amontoados, péssimas condições de higiene, a crônica de um acidente anunciado. Junte tudo isso e some preços extorsivos, praias privatizadas, insegurança e atendimento precário. Bye, bye Búzios. 

Revista vira arte... Manchete está lá

O Globo de hoje destaca a exposição "A Revista". Mas você não precisa ir a um museu ou galeria para vê-la.. Nesse caso, as obras vão às suas mãos. "A Revista", publicação que é parte dos Cadernos Secs - Vídeo Brasil - transforma a mídia revista e sua história no Brasil em arte. Páginas da Manchete estão lá. Assim como Senhor, Arte em São Paulo, Malartes e outras publicações. Com edição do curador Rodrigo Moura e design de Marilá Dardot, a obra reúne publicações fora de circulação. Entre os artistas, Ana Martins Marques, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Eduardo Costa e Erika Verzutti. "A Revista" está à venda em lojas on line e na loja do Sesc.
Capa de "A Revista"

domingo, 22 de janeiro de 2012

Itaquerão, Arena Corinthians...

Futuro estádio Itaquerão, do Corinthians/Reprodução
por JJcomunic
O povão já batizou o futuro estádio do Corinthians de "Itaquerão". Assim como Mineirão, Castelão... O nome pegou.  Geralmente, pega. O Maracanã mesmo é oficialmente Estádio Mário Filho. Você já ouviu alguém dizer "vou ao Mário Filho"?. Que nada: o galera vai é ao Maraca. Como os tempos são de marketing, existe agora a política do "name rights", que consiste em o clube vender os direitos sobre o nome do seu estádio. Noticia-se que o jornal Lance passará formalmente a chamar o Itaquerão de Arena Corinthians. É uma tentativa de fazer o povo esquecer o nome que deu ao campo do Timão. O jornal é favor da comercialização dos nomes dos estádios como mais um fonte de renda para o futebol. No futuro, quando o Corinthians vender o "name right", poderá ser Arena Corinthians Preservativos Johnson ou Arena Corinthians Casas Bahia. Sei lá. Difícil vai ser o torcedor se acostumar com o nome do seu estádio acoplado a uma marca e, no ano seguinte, o patrocinador passar a ser outro. Dá-lhe de trocar o nome do estádio...
O Maracanã será privatizado. O concessionário certamente venderá o nome. E aí? Vai ser Maracanã Casa e Vídeo? Maracanã Coristina C? Maracanã Brahma? Maracaná Cuecas Zorba?    

Namorada de Cristiano Ronaldo é capa da Esquire


por Omelete
Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo, é capa da edição de fevereiro da Esquire.

Deu no Globo: Justiça abaixo de qualquer suspeita...

Dilma deixa Lula e todos os outros presidentes para trás em nova pesquisa

por Eli Halfoun
Quando Dilma Roussef assumiu a Presidência da República, mesmo quem tinha votado nela (ou melhor, na continuação de Lula), não acreditava com entusiasmo que uma mulher pudesse vir a fazer um bom e até histórico governo. O preconceito machista falava mais alto e esse era mais um obstáculo que a primeira brasileira a presidir o país também teria de vencer. Venceu e hoje seu trabalho sério é reconhecido aqui e no mundo. A Folha de São Paulo desse domingo publica reportagem com base em pesquisa da Datafolha mostrando que Dilma entra para a história (pelo menos a dos números) com presidente que obteve o maior índice de aprovação em seu primeiro ano de governo, ou seja, em um começo que se desenha muito promissor. Os números, mesmo os das nem sempre muito acreditadas pesquisas, não costumam mentir Dizem agora que a presidente Dilma tem 59% de aprovação contra os 42% (primeiro mandato) e 50% (segundo mandato) de Lula. A pesquisa revela também que no mesmo período o governo Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Já Fernando Collor de Melo ficou (no mesmo período) com 23% de aprovação e Itamar Franco com 12%. Dilma Roussef está abrindo um noivo e importante caminho para novas conquistas políticas femininas, o que significa dizer que não demora muito teremos mulheres governadoras e perfeitas (talvez a própria Dilma presidente outra vez) em todo o país. As mulheres podem não salvar o mundo, mas parecem ser a grande esperança brasileira para um país melhor e administrado com competência e com uma vocação natural para arrumar a casa. (Eli Halfoun)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Bebê da risada contagiante ensina que é sempre possível cair na gargalhada

Reprodução/Vídeo
por Eli Halfoun
Agora que o risonho bebê foi “pescado” no YouTube e aproveitado (com a devida autorização evidentemente) no divertido comercial do Banco Itaú (é divertido no anúncio, mas nada divertido na hora de, como todos os bancos, esfolar o cliente) ganhou maior popularidade cresceu a curiosidade de saber quem é o bebê e se seu acesso de riso não é mais uma “fabricação” da moderna tecnologia. O riso que sem dúvida nos contagia, é de verdade. O responsável por tão otimistas gargalhadas (só podiam ser de um inocente bebê que ainda não conhece as maldades do mundo) é o canadense Micah de 21 meses. Micah nasceu em St. Louis, Missouri, e seu pai que é o autor do filme (feito quando Micah tinha 11 meses), diz que ele é um bebê que sempre riu fácil e que é tudo espontâneo. Segundo o pai do bebê, o filme foi registrado quando ele, o pai, recebeu uma carta rejeitando seu pedido de emprego: quando rasgou a carta o menino começou a rir. A filmagem só foi parar no YouTube por insistência de amigos encantados com a contagiante alegria do bebezinho. O filme utilizado pelo comercial do banco não é o único em que Micah cai na gargalhada: outros foram postados pelos pais do menino na conta-da-família do YouTube (Brue Bear Baby). O menino nos dá uma divertida lição: a de que é possível morrer de rir mesmo quando algumas cartas de cobrança tentam nos assustar e atormentar. Sempre indevidamente e contrariando a lei de Defesa do Consumidor. (Eli Halfoun)
Veja o vídeo caseiro que foi parar no comercial do banco. Clique AQUI