quinta-feira, 4 de março de 2010

Leitura digital é o futuro dos livros

por Eli Halfoun
Os livros digitais conquistam mais espaço na internet. Agora é a Ediouro que se prepara para disponibilizá-los sem, é claro, abrir mão de obras impressas. Lula Vieira, o diretor de marketing da editora ainda tem dúvidas sobre o destino do livro de papel. Ele com a palavra: “Não há como saber com certeza, mas acredito que a impressão digital permitirá que mais livros sejam editados, pois a possibilidade de tiragens menores pode viabilizar o surgimento de um número maior de títulos. Por outro lado, alguns livros, como os técnicos ou de referência, dicionários, manuais, deverão migrar para os livros eletrônicos. A longo prazo, creio que o livro impresso virará um nicho de mercado, como o vinil. Ms o tempo que levará ainda é um mistério”. Lula acredita que o furo é dos leitores digitais e que “a convergência dos meios está nos levando para um aparelho único que seja TV, computador, telefone, máquina fotográfica, filmadora, player CD e livro, tudo junto”.

Hora de discutir o esporte amador. Profissionalmente

por Eli Halfoun
A realização das Olimpíadas 2016 no Rio está animando os que de uma forma ou de outra, estão ligados ao esporte amador, que de amador não tem mais quase nada. É hora de pensar grande e é para mostrar que há planos nesse sentido que, em abril, Búzios, no Rio, receberá o Think Latin América. No encontro os participantes (entre os quais Comitê Olímpico Brasileiro, Coca-Cola, MGM Networks Veri Sing, Xerox, Nokia e Vmware) revelarão suas estratégias para conquistar o mercado global. Nosso esporte olímpico está precisando mesmo e já tem potencial para isso.

Chico Xavier deixa Paulo Coelho no chinelo

por Eli Halfoun
Você acha (todo mundo acha) que Paulo Coelho é mesmo o escritor brasileiro que mais vende livros aqui e no exterior? Tá enganado: o recorde de vendas e de publicações é de Chico Xavier que com seus 458 livros vendeu 45 milhões de exemplas pelo mundo. Seus livros foram traduzidos para 15 idiomas. Só o livro “Nosso Lar” vendeu 2,5 milhões de exemplares e é justamente esse o livro escolhido como tema de um novo filme sobre Chico, dessa vez com direção de Wagner Assis que promete muitos efeitos especiais nas cenas que acontecem no plano espiritual. Chico que completaria 100 anos no dia 2 de abril é tema do filme dirigido por Daniel Filho (lançamento confirmado para o dia do aniversário do médium). No embalo das festividades alguns livros de Chico Xavier estão sendo reeditados, o que significa que vem aí uma nova explosão de vendas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Luiza, sempre na capa

por Gonça
Segundo o livro Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou (Editora Desiderata), Luiza Brunet estampou 32 capas da revista Manchete. Se na soma entrarem EleEla, Desfile, Fatos e Fotos e Mulher de Hoje, vai perto de 100 o número de vezes em que ela chegou a la copertina, como dizem os italianos, só para falar nas revistas da extinta Bloch Editores. Contando com revistas da Abril e Editora Globo, perde-se a conta. Aos 47 anos, Luiza continua bela... e na capa. Dessa vez, na edição de março da revista Maxim, fotografada por Danilo Borges. (Fotos:Divulgação)

    

Será um gorila marciano?


por Omelete
Os cientistas da Nasa encontraram o que muitos acharam ser a silhueta de uma criatura bizarra transitando no solo de Marte. O jornal The Sun publicou mas a Nasa desmente que tenha chegado a alguma conclusão. Esses pedregulhos de Marte, fotografados por robô enviados pelos americanos, são semre confundidos com algumas figuras. Já houve que visse até a imagem de Jesus. O próprio, não o da Madonna, bom explicar. (Foto: Reprodução The Sun)

Fecha na Baranska



por Omelete
A capitã da seleção de vôlei da Polônia, Anna Baranska, é a capa da edição polonesa da revista "Playboy" de março. Ela disputou as Olimpíadas de Pequim, em 2008, não levou medalha mas bem que merecia. Anna Baranska vai fazer 26 anos, tem 1,78m e pesa 69 kg. Em 2016, terá 32 anos. Dá para vir ao Rio 2016.(Fotos: Reproduções)

Deu no Estadão...

O Conar censurou o anúncio da Devassa Bem Loura e o feitiço virou contra o feiticeiro. Veja o que saiu no Estadão:
"A proibição, pelo Conar, da propaganda da Devassa gerou resultado inverso. Circularam ontem, pelo Twitter, Facebook e blogs - só no Youtube, o filme de Paris Hilton "sedutora" já teve 400 mil acessos - protestos. Pedem a volta da moça às telas. Em seu Twitter, aliás, ela deixou um protesto: "So ridiculous..." A Schin agradece a punição: em 24 horas, a procura da cerveja aumentou."

Bons tempos em que havia só uma página de polícia

por Eli Halfoun
Houve época em que os jornais tinham uma página (uma única bastava) para publicar acontecimentos policiais. Era, como se dizia nas redações, a “página de polícia”. Nesse tempo as emissoras de televisão e de rádio também tinham programas específicos para assuntos policiais e raramente (precisava ser um assunto espetacular) notícias policiais ganhavam espaço no Jornal Nacional, no Jornal da Band ou em outros noticiosos. Agora abrimos o jornal e quase todas as páginas são “de polícia”, tantos são os casos que acontecem diariamente, aqui e no resto do mundo. É guerra ali, tiroteios entre policiais e traficantes, assaltos, raptos e todo tipo de violência a nos mostrar que o homem precisa se repensar como ser humano. Estamos deixando de ser humanos e nos transformando em máquinas de matar ou simplesmente máquinas de sobreviver. Não demora muito os jornais serão apenas de assuntos policiais com a “página de política” e a “página de esporte”, que, aliás, anda merecendo muito mais página de política do que de esporte. Foi o jornalismo que encontrou um novo caminho (até porque esse parece ser o único) ou foi o mundo que mudou. Certamente foi o mundo. Nesse caso nós que o habitamos é que precisamos mudar outra vez o mundo. Antes que ele acabe com a gente ou nós com ele, o que é mais provável.

Mulheres no jornalismo

por Jussara Razzé
A Imprensa Oficial de São Paulo e a Fundação Cásper Líbero lançam o livro “Mulheres Jornalistas – A grande invasão”, que reúne depoimentos de profissionais influentes nas redações de revistas e jornais em seis décadas. Carmen da Silva, Judith Patarra e Lyba Fridman estão entre as profissionais entrevistadas por Regina Helena de Paiva Ramos. O livro foi lançado ontem no Teatro Gazeta, em São Paulo. Trata-se de um oportuno retrato da atividade: hoje as mulheres já ocupam perto de 50% dos postos. A autora, Regina Helena, que trabalhou em em diversos veículos, como Fatos e Fotos, Visão e TV Bandeirantes, conta a história das revistas femininas e oferece um dado curioso aos leitores: só na década de 60 as mulheres conseguiram assumir os primeiros cargos de chefia nas redações.

As vencedoras do Troféu Mulher Imprensa

por JJComunic
Depois de indicadas por um júri de especialistas e votadas durante um mês no Portal Imprensa, veja só as vencedoras do Troféu Mulher Imprensa.
- Assessoria de Imprensa • Taís Lobo - A4 Comunicação
- Diretora de redação • Cláudia Vassallo - Revista Exame
- Fotojornalismo • Lenise Pinheiro - fotógrafa freelancer
- Impresso - Repórter de jornal • Renata Cafardo - O Estado de S. Paulo
- Impresso - Repórter de Revista • Eliane Brum - Época
- Impresso - Colunista • Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo
- Rádio - Âncora de Rádio • Daniela Florenzano - Rádio Sul América Trânsito
- Rádio - Repórter de rádio • Carolina Ercolin - Rádio Bandeirantes
- Rádio - Comentarista/Colunista de Rádio • Lucia Hippolito - CBN
- TV - Âncora de Telejornal • Ticiana Villas Boas - "Jornal da Band"
- Band TV - Repórter de Telejornal • Monalisa Perrone - TV Globo
- TV - Comentarista/Colunista de TV • Miriam Leitão - TV Globo
- Web - Repórter Site de Notícias • Daniela Braun - IDG NOW!
- Web - Jornalista Mídias Sociais • Rosana Hermann
- Troféu Mulher Imprensa - Contribuição ao Jornalismo • Marília Gabriela - GNT

Que beleza! Alessandra Ambrósio tira a roupa para um site

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Globo e Record bancam atrações internacionais no Brasil

por Eli Halfoun
Há muito as emissoras de televisão deixaram de ser apenas transmissoras de programas e se transformaram em grandes e bem sucedidas empresas. Querem cada vez mais atividades e evidentemente lucros. A Rede Globo, por exemplo, está montando uma nova empresa de produções de espetáculos internacionais, incluindo a contratação de superstars para temporadas no Brasil. O plano é ter também é os espetáculos CDs e Dvds como, aliás, já acontece com seus programas de maior sucesso. Como sempre está no calcanhar da Globo, a Record promete entrar no mesmo segmento e para isso pretende de saída construir um super auditório, na Barra Funda, em São Paulo, onde já negocia a compra de um terreno. No imenso auditório a Record quer, a exemplo da Globo, mostrar atrações internacionais. Até virar local de cultos evangélicos.

Casal pitbull

por Omelete
Naomi Campbell foi, mais uma vez, acusada de agressão. Bobeou, ele enfia a porrada em alguém. Não está na hora da modelo casar com o Mike Tyson? Seria o casal-combate. Dorme no tatame e prefere trocar um mata-leão e um joelho na barriga em vez de uma transadinha na madruga.

Tá esquentando...

por Gonça
A Fifa começa a perder a paciência. O secretário-geral, Jerôme Valcke, avisa ao Brasil para não duvidar das exigências da entidade. Deu no Globo de hoje.

Terrorismo eleitoral?

por Gonça
O PSDB critica o Bolsa Família e agora quer tirar uma casquinha eleitoral do programa social do governo Lula. Pior, apresenta um projeto que aumenta o repasse do BF desde que a criança, além de ser matriculada, com já é exigido, mostre sempre boas notas. Ou a família perderá parte do auxílio. Vai ter criança sofrendo muita pressão em casa para não vacilar. Tirou nota vermelha? Vai lá a SS do governo e estorna o saldo do beneficiado. Isso não é trabalho infantil? Por aí. Mas é querer demais que um partido lotado de ricos e socialites saiba dessas coisas "populares". Saiba mais sobre esse projeto no Globo de hoje.

terça-feira, 2 de março de 2010

Curso melhora relação de jornalista com leitores

por Eli Halfoun
O jornalista que quiser se reciclar (aprender nunca é demais) tem uma boa oportunidade nos próximos dias 27 e 28 com o curso Jornalismo 2.0 promovido no Rio pelo Comunique-se. Entre outros temas, o curso abordará os novos contornos com o uso cada vez mais intenso de redes sociais. Será ministrado pelo jornalista formado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, André Rosa, especialista em web. André foi por nove anos subeditor da Gazeta Esportiva.Net. Por outros dois anos, foi gerente de conteúdo do Portal Comunique-se.
Serão abordados os seguintes tópicos:
- Histórico do Jornalismo Online
- Boas práticas de redação (texto e título)
- As 5 características do Jornalismo Online: Instantaneidade, Perenidade, Multimediação, Hipertextualidade e Interatividade - jornalismo colaborativo, blogs etc.
- Internet x mídia impressa e eletrônica
Mais informações e inscrições: http://migre.me/hepQ

É do Brasil!

por JJcomunic
O alvo da Abril em 2010 são os mercados regionais. A editora concluiu que as oportunidades de negócios não estão mais concentradas no Rio e São Paulo e quer aumentar suas receitas de publicidade voltando-se para os mercados de outras regiões do país. O Rio de Janeiro permanece como um dos destaques devido às Olimpíadas de 2016 e também à Copa do Mundo de 2014, mas o Nordeste e o Sul são o território a conquistar. Os executivos da Abril avaliam que o Brasil (de Lula) vive uma fase excelente e é o país mais destacado do BRIC. A Veja sabe disso?

Quem é quem na internet

por JJcomunic
Confira alguns números do IVC de janeiro sobre audiência na internet. Veja como jornais e revistas estão conquistando audiência nas suas versões on line. Os três itens aferidos apontam a frequência e o volume dos acessos.

- Capricho (site da revista da Editora Abril) 2.544.198 unique user/browser 8.753.311 visitas 60.215.566 page impressions
- Caras Online 1.722.939 unique user/browser 2.615.526 visitas 15.405.577 page impressions
- Diário Catarinense (jornal do Grupo RBS em Florianópolis) 583.628 unique user/browser 1.997.040 visitas 6.070.225 page impressions
- Diário de Pernambuco (site do jornal sediado em Recife) 262.949 unique user/browser 627.154 visitas 2.311.055 page impressions
- Estadão.com (site do jornal O Estado de S. Paulo) 8.749.198 unique user/browser 15.836.008 visitas 77.469.996 page impressions
- Extra Online (site do jornal da Infoglobo, do Rio de Janeiro) 7.259.472 unique user/browser 14.738.508 visitas 26.420.059 page impressions
- RPC Gazeta do Povo (site do jornal sediado em Curitiba) 1.654.560 unique user/browser 3.074.668 visitas 20.989.536 page impressions
- Lancenet (site do jornal esportivo Lance) 9.394.667 unique user/browser 26.157.743 visitas 131.683.347 page impressions
- O Dia (site do jornal do Grupo O Dia, do Rio de Janeiro) 3.299.040 unique user/browser 9.504.618 visitas 51.204.322 page impressions
- Globo Online (portal dos jornais O Globo, Extra e Diário de S.Paulo) 11.425.801 unique user/browser 27.706.323 visitas 62.613.142 page impressions
- Pernambuco.com (portal dos veículos dos Diários Associados em Pernambuco) 178.200 unique user/browser 351.858 visitas 1.092.299 page impressions
- Valor Online (site do jornal Valor Econômico, de São Paulo) 708.917 unique user/browser 965.460 visitas 8.785.085 page impressions
- Zero Hora (site do jornal do Grupo RBS em Porto Alegre) 1.791.963 unique user/browser 6.753.782 visitas 22.656.560 page impressions

Placar, 40 anos

por JJcomunic
Neste mês de março, a revista Placar emplaca 40 anos. No dia 2 de abril chega às bancas uma edição especial comemorativa, com valioso acervo de imagens marcantes do futebol brasileiro. Uma reportagem sobre a história das copas será um dos destaques editoriais da revista.

Estilista italiano quer um “club” para dondocas brasileiras

por Eli Halfoun
Embora o bom gosto e a criatividade dos estilistas brasileiros seja cada vez mais aplaudida, ainda são os nomes internacionais que ditam moda no Brasil, inclusive com lojas chiques e caríssimas. É para ver de perto o desempenho da loja que montou, em 2004, nos Jardins, em São Paulo, que o estilista italiano Roberto Cavalli desembarca no Brasil nos próximos dias. Aproveita a viagem para ver também a nova campanha publicitária da marca, que terá novamente a bela modelo Isabeli Fontana como, digamos, protagonista. Cavalli não perde o dinheiro da passagem e usará a viagem para estudar a possibilidade de abrir no Brasil o Cavalli Club que funciona com moda e música. Se encontrar mercado e lugar o Cavalli Club brasileiro será o terceiro do mundo: os outros dois ficam no Fairmont Hotel em Dubai e Florença. Que é a cidade natal do estilista-empresário. Como as dondocas brasileiras, especialmente as paulistas, adoram aparecer o Cavalli Club brasileiro será sem dúvida uma animada vitrine.