quinta-feira, 17 de julho de 2025

Só no sapatinho - A gangue das emendas parlamentares

O portal UOL revela que a  PF apreendeu na casa do vereador Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasil), sapatos recheados de dinheiro. Em janeiro deste ano esse mesmo primo foi preso ao jogar mais de 200 mil reais pela janela ao tentar escapar de um flagrante policial. Foto PF.


por José Esmeraldo Gonçalves 

À parte os delírios recorrentes do regime Trump, as notícias mais repetidas na mídia do Brasil envolvem desvios de verbas bilionárias das emendas parlamentares. Se os cofres do Congresso fossem pessoa física esta alcançaria posto vip na lista de mega ricaços da Forbes. 

Há muito a opinião pública e o STF buscavam uma resposta para uma dúvida atroz: onde diabos vai parar a dinheirama das emendas parlamentares ainda virtualmente secretas apesar da transparência que o STF exigiu? Uma operação da PF desfez o enigma nacional. A grana vai parar só no sapatinho de algumas excelências identificadas ou de fulanos das suas relações. As transferências são realizadas com sucesso através de convênios com ONGs, prefeituras, igrejas, obras em estradas e praças, shows de sertanejos e onde mais a imaginação dos pilantras levar.

A essa altura os editores já devem estar planejando um espaço/tempo fixo em jornais, portais e canais para absorver as denúncias de desvios das emendas parlamentares que pipocam em várias regiões do país. Talvez escalar correspondentes para cobrir o lamaçal das emendas. A moda do dinheiro sujo na cueca aparentemente passou. Os portadores de emendas parlamentares agora atuam só no sapatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário