domingo, 12 de janeiro de 2025

Comentaristas de economia de correm sério risco de morrer de susto

 



por Flávio Sépia

A reprodução acima é apenas um dos exemplos que registram as previsões erradas dos chamados "especialistas" em qualquer coisa. São profissionais convidados pela mídia onde lançam toda a empáfia sobre temas diversos: finanças, inflação, mercado, geração de emprego, PIB, futebol, turismo, renda do trabalhador, serviços etc.


Os "especialistas" se surpeendem tanto com as suas próprias previsões que a qualquer hora terão síncopes em série. Economistas, cientistas políticos e comentaristas de geopolítica tombaram grogues de sustos. Os jornalões adoram ouví-los. Quanto os números reais vêm melhores do que esperado invariavelmente admitem que são acometidos de pânico  com as estatísticas reais fora das suas métricas de mercado especulativo.  Claro que não são motivados pela ciência mas pela política. 

Embora tenham errado previsões para 2023 e 2024, os trêfegos "especialistas" estão em campo para  anunciar que 2025 vai ser uma mer4a. Como têm sofrido  tantos choques emocionais, é recomendável que façam eletrocardiograma, que examinem as carótidas entupidas, que aproveitem o começo do ano para esquiar na Europa e que visitem as Bahamas para ver como anda o saldo nas contas secretas. Façam  isso porque tomaram muitos sustos em 2025.    

             


Nenhum comentário: