segunda-feira, 31 de março de 2014

Um dia de silêncio em homenagem às vítimas da ditadura

Na últimas semanas, a mídia produziu uma grande quantidade de reportagens, entrevistas e publicou ou republicou fotos e recorreu a filmes que ajudam a contar a história do golpe de 1964. Foram anos de chumbo e sangue a partir do fatídico 31 de março de 1964, há 50 anos. Muito se contou e muito há o que revelar. Um pesado tapete ainda encobre o lixo histórico deixado por personagens civis e militares que se apoderaram do país. Este blog silencia por 24 horas em memória das vítimas dos assassinos de 1964. Naquele dia, não foi apenas a democracia que sucumbiu. No mesmo instante em que instituições da República foram ocupadas, uma pena de morte coletiva, que seria cumprida ao longo das décadas seguintes, selava o destino de centenas de brasileiros, talvez milhares de jovens, em casos que arquivos destruídos esconderam da História ao fim da ditadura civil-militar. Que as próximas gerações transformem a data de hoje em uma dia de agradecimento aos brasileiros que deram suas vidas e sacrificaram sua juventude e suas famílias pela Liberdade. Aos que foram perseguidos, exilados, presos e torturados, ao que pereceram na luta, a nossa homenagem.  

domingo, 30 de março de 2014

Livros gratuitos. É só baixar da web...

1. Como escrever para a web (Guillermo Franco)

02. Web 2.0: erros e acertos (Paulo Siqueira)

03. Para entender a internet (org. Juliano Spyer)

04. Redes sociais na internet (Raquel Recuero)

05. Informação e persuasão na web (org. Paulo Serra e João Canavilhas)

06. O marketing depois de amanhã (Ricardo Cavallini)

07. Branding: um manual para você gerenciar e criar marcas (José R. Martins)

08. Grandes Marcas Grandes Negócios (José R. Martins)

09. Blogs.com: estudos sobre blogs (org. Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo)

10. Semiótica: a lógica da comunicação (Antônio Fidalgo)

11. Informação e comunicação online II: internet e com. promocional (org. Joaquim Serra)

12. Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para jornais (Fernando Caro)

13. Comunicação multimídia (org. Maria Jospe Baldessar)

14. Design e ergonomia (Luis Carlos Paschoarelli)

15. Design e planejamento (Marizilda do Santos Menezes)

16. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas (Cláudio Torres)

17. Branding 1001: o guia básico para a gestão de marcas de produtos (Ricardo e Fernando Jucá)

18. Marca corporativa: um universo em expansão (Levi Carneiro)

19. Marketing 1 to 1 (Peppers&RogersGroup)

20. As redes sociais na era da comunicação interativa (Giovanna Figueiredo)

21. Open source: evolução e tendências (Cezar Taurion)

22. Análise de discurso crítica da publicidade (Viviane Ramalho)

23. Ensaios de comunicação estratégica (Eduardo Camilo)

24. Comunicação e marketing digitais (orgs. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)

25. Publicidade e consumo nas sociedades contemporâneas (Samuel Mateus)

26. Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da www (diversos autores)

27. Design Thinking (Maurício Vianna, Yasmar, Isabel K. Adler, Brenda Lucena e Beatriz Russo)

28. Design Livre (Instituto Faber-Ludens)

29. Design, empresa, sociedade (Paula Landim)

30. Marketing de guerra (Al Ries e Jack Trout)

31. Os 8 Ps do marketing digital – capítulo 1 (Conrado Adolpho)

VEJA NO SITE CRIATIVE DG. CLIQUE 
AQUI 
E BAIXE O LIVRO QUE VOCÊ QUER LER.

Mariana Ximenes é a capa da Vip de abril. Posou no Vidigal. É a bela da laje...


Foto Alê Duprat. Divulgação

Foto Alê Duprat. Divulgação
(da Redação)
A atriz Mariana Ximenes, que vive na TV a Aurora da novela Joia Rara, é a capa da VIP. Ela posou para ensaio de Alê Duprat na laje  em plena comunidade do Vidigal, no Rio. Mariana participa de um propjeto social do artista plástico Vik Muniz, que mantém, oficina de arte para os jovens do Vidigal.

Vai ter Copa!!!! É a torcida brasileira quem quer jogo, diversão e emoção. Vai encarar? Veja este anúncio...





por Eli Halfoun
Mesmo quem ainda torce o nariz para a nossa ótima publicidade não pode deixar de reconhecer que nossos publicitários têm sido muito criativos na realização de anúncios que giram em torno da Copa do Mundo, o tema que agora vale pra qualquer coisa e qualquer produto. Na busca de torcida e esperança para a conquista do hexa, o anúncio do Itaú é em imagens e som um hino de entusiasmo que revela com um colorido todo especial a alegria da esperança que é marca registrada dos brasileiros sempre otimistas. O “mostra tua força, Brasil” que está na primeira frase do hino composto para o anúncio de Itaú serve não só para o futebol, mas também para tudo o que o país ainda precisa mostrar e conquistar. O Brasil é colorido e otimista como o anúncio e é isso principalmente que transforma o comercial e um dos melhores entre os muitos exibidos ultimamente. O Brasil precisa mostrar sua força na torcida, nos jogos e principalmente em todos os momentos da vida.  A alegre corrida para o futuro representada no anúncio é uma corrida que os brasileiros estão vencendo todos os dias na conquista maior da taça do troféu da vida. (Eli Halfoun)
VEJA A SUPERPRODUÇÃO DO ITAÚ PARA A COPA 2014, CLIQUE AQUI

O Brasil conservador mostra sua cara, a intolerância avança e faz vítimas

(da Redação)
A pesquisa a que se refere o jornalista Eli Halfoun no texto abaixo é preocupante. O Brasil vem dando sinais de uma estranha guinada à direita conservadora. "Marchas da Família", manifestantes fascistas e saqueadores que impedem os demais cidadãos de irem às ruas para protestos democráticos, incentivo a linchamentos, ataques a homossexuais, sites que incentivam "encoxadores" a molestarem mulheres no metrô de São Paulo, demonstrações de racismo etc. As motivações por trás de tais atos são as mais diversas, desde fundamentos do moralismo religiosos até interesses eleitorais como os do protesto racista contra médicos cubanos, em Fortaleza, incentivados por políticos e instituições de classe, sem classe alguma, machismo ou bandidagem mesmo. Há partidos políticos impulsionando a intolerância, há programas de TV aconselhando o público a fazer justiça pelas próprias mãos e, agora, essa surpreendente pesquisa que recolhe opiniões de anormais segundo as quais a mulher é provoca o estupro ao se vestir "sensualmente". Aparentemente,  a pesquisa ouviu apenas dois tipos de pessoas: estupradores em potencial (cuidado se você tiver um em casa) e religiosos fanáticos e deformados. O que é quase que a mesma coisa.

Estupradores potenciais tentam culpar a mulher, em pesquisa discutível. Cuidado com eles!



por Eli Halfoun
Nos últimos dias uma discussão tomou conta do pedaço desde que foi divulgada pesquisa segundo a qual muitas pessoas  dizem que "as mulheres incentivam os estupros com a maneira sensual de se vestir". O resultado da pesquisa é sem dúvida discutível e de certa forma tenta transformar as vítimas em culpadas. Estupro é coisa de homem deformado que não aprendeu a respeitar nem seu próprio prazer. É difícil entender como um homem pode ter qualquer tipo de prazer buscando-o a força e sem, qualquer emoção com a fundamental reação feminina que, no estuporo, é apenas de nojo, de dor e de total falta de prazer emocional e sexual. A escolha do guarda-roupa feminino não é motivo para levar ninguém a cometer um ato absurdo. Mulheres vestidas sensualmente têm sido ao longo da história um prazer visual para os homens e não um incentivo para cometer crimes sexuais. Tentar jogar a culpa nas mulheres mostra apenas que ainda somos machistas. Os homens ainda preferem o prazer da conquista, mesmo que nos últimos anos a conquista parta sempre das mulheres que dão o sinal verde quando querem conquistar e fingir que estão sendo conquistadas. As mulheres sempre conquistaram e conquistarão os homens, mas isso não significa que nuas, vestidas sensualmente ou cobertas dos pés a cabeça sejam responsáveis por atitudes animais e não necessariamente masculinas. (Eli Halfoun)

Carolina Dickman mostra no cinema uma personagem “cachorra e sem nenhum caráter”

Carolina Dieckmann no filme "O Julio Sumiu". Foto Divulgação
por Eli Halfoun
“Madá é uma cachorra sem caráter nenhum” - é assim que a atriz Carolina Dickman define a personagem que interpreta no filme “O Julio Sumiu”, de Roberto Berliner. Não é a primeira vez que ela interpreta uma personagem assim. Basta lembrar da Teodora da novela “Fina Estampa”. Com o talento que já mostrou Carolina está pronta para qualquer personagem. (Eli Halfoun)

sábado, 29 de março de 2014

Algumas das capas mais criticadas das revistas americanas... e uma polêmica capa brasileira dessa semana

(da Redação)
O site Global Grind listou nessa semana as capas de revistas americanas mais polêmicas e que alcançaram altos índices de rejeição pelos leitores. Não há levantamento semelhante no Brasil mas, por coincidência, está nas bancas uma dessas capa controversas. A revista Placar vem recebendo críticas por uma capa e entrevista que publica com o goleiro Bruno, ex-Flamengo, condenado por sequestro e assassinato da ex-namorada e mãe do seu filho Eliza Samúdio. Alguns leitores revoltados cometam a reportagem em sites, criticam a revista por dar espaço a um assassino que agora posa de coitadinho, outros já antecipam que ele logo estará na rua e pedem penas mais rigorosas. Outro fala que "todo assassino vira evangélico na cadeia". Isso porque Bruno teria tentado o suicídio e foi "salvo" por uma bíblia. Veja as capas detonadas.

Os fãs de Michael Jackson não gostaram da capa chocante. 

A referência a Jesus incomodou religiosos. 

Essa foi considerada racista. Nela Lebron faz pose de King Kong ao lado da loura Gisele Bundchen. 

O moleque tem 13 anos e não abandonou o peito. Leitores se escandalizaram com a cena. 


Durante o famoso escândalo da estagiária, Bill Clinton posou como a estátua de Lincoln, em Washington. Leitores não gostaram da pose. Muitos acharam que ele está com cara e jeito de quem espera a Monica Lewinski entrar em ação oral.

VEJA MAIS NO SITE GLOBAL GRIND, CLIQUE AQUI


Já no Brasil, a capa da Placar tem provocado polêmica na rede. Leitores dizem que a revista coloca o ex-goleiro Bruno, preso por assassinato, como "coitadinho". 

CNN divulgou que Pelé morreu. A rede pediu desculpas. Pelé está vivo e faturando. Olha ele aí no novo anúncio da Emirates ao lado de Cristiano Ronaldo...



(da Redação)
Pelé e Ronaldo disputam quem é mais famoso em comercial da companhia aérea Emirates. No filme, dois passageiros falam sobre o maior jogador do mundo. Ronaldo sorri, pensa que se referem a ele. Aí aparece Pelé, que era o verdadeiro alvo da admiração dos fãs. Mas em seguida Ronaldo dá o troco; um rapaz mais jovem pede para tirar uma foto ao lado dele e ignora Pelé. 
Pelé, alíás, foi vítima de uma falha da CNN, que noticiou sua morte. A rede pediu desculpas mas não explicou qual foi a fonte da mentira. Como se vê, Pelé, aos 73 anos, está muito vivo e faturando mais do que o jornalista assalariado que divulgou a nota. Que o diga a Emirates.
VEJA O COMERCIAL, CLIQUE AQUI

Abaixo a Copa, a Olimpíada, o Carnaval, a Semana Santa, o São João, a falta de chuva, o excesso de chuva, o Dia de Finados, o Natal, o Réveillon...

(da Redação)
Internamente, diz-se, a Fifa estaria arrependida da política de descentralização das sedes da Copa do Mundo implantada nas últimas décadas. Foi desde gestão do brasileiro João Havelange que, sob o pretexto de difundir o futebol e ampliar suas fronteiras, o maior evento esportivo do mundo passou a incluir como anfitriões países nos quais o futebol não era exatamente uma tradição como Coréia do Sul-Japão, Estados Unidos e África do Sul. Como resultado da sua campanha para internacionalizar ainda mais a FIFA, Havelange orgulhava-se de ter dado à entidade mais países-membros do que a ONU. Aparentemente, essa política tem data marcada para ser encerrada. O motivo, embora seja este o "país do futebol", são os problemas de conclusão dos estádios, a perspectiva de manifestações violentas e a forte campanha contra a Copa empreendida no Brasil. Para a Fifa, é algo inédito conviver com uma rejeição da mídia e da parte da população, segundo pesquisas. É inédita também a contaminação política: o Mundial se transformou em um "programa" de governo, como o Bolsa Família e o Mais Médicos e passou a ser tão violentamente combatido pela dobradinha oposição+mídia como as duas iniciativas sociais citadas. Pelo jeito, manifestantes que vão às ruas com as bandeiras do "Não vai ter Copa" e, vem aí, o "Não vai ter Olimpíada" (a não ser que a oposição vença as eleições e os Jogos passem a ser vistos como uma evento esportivo e não como uma iniciativa do governo), não terão com que se preocupar. Pelo menos, não em relação a grandes eventos no Brasil. As próximas Copas acontecerão na Rússia e, em seguida, no Catar porque já estão contratadas. Mas as seguintes deverão voltar para sedes europeias. Mesmo o revezamento entre continentes, será duvidoso ou talvez extinto. O Brasil virou lição e o risco de ter uma Copa com influência de fatores políticos, estruturais, religiosos, raciais etc, o que deverá acontecer, por exemplo, no Catar, será evitado. Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, Holanda, Itália, Dinamarca e Suécia agradecem e serão favoritas invencíveis nas próximas décadas. 
A rejeição à Copa 2014,  intensamente veiculada, deverá ter como consequência extra, segundo avaliação de produtores locais de grandes congressos, shows e competições internacionais, uma certa exclusão do Brasil do calendário de megaeventos mundiais. A maneira como a mídia focaliza a Copa é até risível. Nos primeiros cadernos, com o tal enfoque eleitoral, é pau puro; nos cadernos esportivos, a imprensa se divide entre criticar de leve e exaltar muito já que a Copa rende lucros em projetos de marketing e publicitários e é do interesse do leitor. 
Mas a politização da Copa se traduz até na difusão de notícias infundadas. Na semana passada, publicou-se que a Fifa estava "preocupada" porque o interesse dos torcedores europeus em vir à a Copa estaria baixo. No dia seguinte, o mesmo jornal divulgou uma pesquisa de um instituto internacional demonstrando o oposto. 
Nos próximos anos, coisas como torneios de golfe, competições de hipismo, tênis, esportes de elite etc que acontecem em ambientes onde o povão não entra poderão até resistir, dizem, mas eventos de massa sujeitos a grandes públicos nem pensar. Logo após a Copa, o Brasil vai sediar reunião dos Brics, em Fortaleza, o que já é motivo de preocupação. Mesmo a visita do Papa, a recente, do Francisco, foi alvo de protestos agressivos. Foi tudo muito bem, tudo muito bom, mas convidado para a Copa, o papa argentino preferiu não arriscar. Há até dúvidas se presidentes ou mandatários dos países competidores virão ao Brasil. 
Diante do exposto, pode-se dizer que os manifestantes podem ficar tranquilos. Com exceção da Olimpíada tudo indica que não haverá grande evento no horizonte que motive faixas de protesto. A não ser que invistam contra o Rock'n Rio, o Carnaval, os 450 anos do Rio, o Fashion Week, as festas de São João, o especial de fim de ano de Roberto Carlos, a novela das oito, a falta de chuva, o excesso de chuva, a praia, o Big Brother Brasil, a Semana Santa, o Dia de Finados, as marchas evangélicas, shows de sertanejos, o Natal, o Réveillon...

Você vota em patrão? (parte 2)...



(da Redação)
A comunicação do caos é uma "obra em progresso" na velha midia. Geral mente, os títulos dos jornais são mais reveladores do que parecem. Nos últimos dias, o dólar caiu expressivamente. Aumentou também significativamente a entrada de dólares no país. Mias uma vez, mercado e analistas se surpreenderam já que, segundo eles, com a progressiva restirada de estímulos à economia americana, o Brasil sofreria efeitos diluvianos e o anunciado caos finalmente se instalaria. Outro dia, uma colunistas escreveu, quase orgástica, que a inflação vai dar um salto às vésperas da eleição. Só faltou mandar um ôba! antes do ponto final.
REtomando o foco, uma coisa acaba ajudando a explicar a outra: a pesquisa revela queda na aprovação do governo de Dilma Rousseff. Curiosamente, a Bolsa subiu nos dias seguintes à divulgação dos números. O efeito deixa bem claro quem é, ou quem são, os candidatos do poderoso mercado especulativo. Dilma, aparentemente, não é. A escola eleitoral do aglomerado oposição+mídia+especuladores é a conhecida dupla dinâmica do PSDB-PSB, cujas campanhas são estrategicamente integradas, reunem-se com frequência e combinam o jogo. Quando um governante exerce seu mandato como instrumento do mercado financeiro, dificilmente ele poderá atender a conceitos democráticos como melhor distribuição de renda, mais empregos, educação saúde etc. São itens que interessam à população e que não combinam com juros altos, coisa que o mercado gosta e que vale bilhões para o especuladores, arrocho salarial, corte de empregos público e privados, desinvestimento, privatização de bens publico por moeda podre como foi a política governamental nos anos 90, privatização de universidades públicas, terceirização desenfreada de serviços (um mercado de bilhões e mal fiscalizado), campanhas para o fim da CLT e de muitos dos direitos trabalhistas, entre outras especialidades do "saco de maldades" do neoliberalismo anunciado, caso o povo não defenda nas urnas suas conquistas na última década.  A pouco mais de seis meses da eleição, ainda há muitos brasileiros indecisos, mas os especuladores já escolheram seus candidatos. O "mercado" sabe do que está falando.

Gisele Bundchen ainda é a "glamourosa" preferida dos brasileiros

por Eli Halfoun
Em seu novo estudo sobre marcas, a agência Y&R resolveu incluir um importante levantamento sobre as brasileiras mais “glamourosas” e que inspiram mais confiança. A campeã e ainda é Gisele Bundchen. Em seguida estão Luana Piovani e Aline Moraes, consideradas as mais “glamourosas” para as classes A e B.  O levantamento também cita Fernanda Montenegro, Glória Pires e Regina Casé e Xuxa como as mais confiáveis. Sobrou espaço também para Paola Oliveira, Fernanda Lima e Claudia Leite apontadas como “glamourosas” pela classe C. Um time para não fazer feio em nenhuma etapa. (Eli Halfoun)

Copacabana Palace, investigação policial e dieta inspiram novos livros

por Eli Halfoun
Para preservar a história do hotel Copacabana Palace e protestar contra a ideia de incluir a marca Belmond ao nome mundialmente famoso, José Eduardo Guinle prepara um livro contando episódios surpreendentes sobre o Copa, incluindo o que acontecia na famosa boate Meia Noite, que recebeu muitas personalidades entre as quais Marlene Dietrich. Com o livro, José Eduardo Guinle quer preservar a história do hotel de sua família. O Copacabana Palace faz parte da história do Rio e do Brasil.
Livro também é o que promete o deputado e ex-delegado Protógenes Queiroz. Dessa vez vai falar sobre a “Operação Perestroika”, realizada em 2006 quando se investigou suspeitas de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha envolvendo o Corinthians e a turma da MSI. Nesse quesito o Brasil já tem doutorado.

O livro do momento é “Confeitaria Dukan” do médico francês Pierre Dukan que criou a dieta da moída adotada por celebridades como, por exemplo, Jennifer Lopez, Kate Midlleton e Penélope Cruz. A dieta tem, como tantas outras, restrições ao consumo de carboidratos. O Dr. Dukan está proibido de exercer a medicina na França, mas nem por isso deixa de espalhar pelo mundo 150 produtos que levam seu nome. Ele já vendeu 12 milhões de exemplares no mundo. Com esse faturamento quem precisa de medicina?  (Eli Halfoun)

Está provado mais uma vez: nem todos os assassinos vão para a cadeia

por Eli Halfoun

É de estarrecer que a Comissão da Verdade traga finalmente a público o que todos sabíamos: em nome de uma "revolução" que só serviu para atrasar o país (e ainda assim tem quem ache que o período militar foi ótimo) foram cometidos muitos e bárbaros crimes. É triste saber que os assassinos fardados confessam as atrocidades cometidas e nada lhes acontece: são assassinos confessos (às vezes parecem se orgulhar disso) e, portanto, como assassinos não poderiam estar por aí livres, leves e soltos. Ou seja: continuam impunes e até orgulham do que fizeram. Muita coisa ainda surgirá: conta-se entre outras coisas que um militar do Exército, alta patente, muitas vezes acordava em casa no meio da madrugada noite, vestia o uniforme e ia para os porões da ditadura torturar os presos políticos só pelo prazer de torturar. Anos depois adoeceu e foi visto por um dos torturados abandonado em um hospital praticamente vegetando e sem a visita de nenhum parente ou amigo. Nesse aspecto com os crimes bárbaros confessados agora fica a certeza de que os filhos são os únicos punidos: com a vergonha de saber o que os pais (ou avós) fizeram. No país da impunidade não se poderia mesmo esperar que fosse diferente. O Brasil de tantas virtudes também tem muitos defeitos, mas esse tipo de impunidade é o que mais estarrece. Lamentável é só o que nos resta gritar agora torturados pela dor da vergonha. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Presidente da CBF aposta que Copa do Mundo consagrará Neymar

por Eli Halfoun
O presidente da CBF José Maria Marin não tem nenhuma dúvida m torno do sucesso que Neymar fará na Copa do Mundo. Marin está até aceitando apostas e garante que Neymar “irá se consagrar definitivamente como o melhor do mundo”. Marin também está convencido de que “não vai ter para ninguém, nem para o Messi, nem para o Cristiano Ronaldo”. Otimismo é bom, mas nem com todo o otimismo do mundo dá para acreditar que Neymar pode ganhar a Copa sozinho. (Eli Halfoun)

Gisele Bundchen vende casa americana por U$ 50 milhões

por Eli Halfoun
Dinheiro sem dúvida atrai dinheiro: U$50 milhões é quanto Gisele Bundchen está pedindo para vender a mansão que ela e o marido Tom Brady construíram em Los Angeles. A casa tem quatro acres só de jardins, além de cinco suítes, nove banheiros, mini-fazenda ao lado e sistema sustentável de água. Até agora não apareceu nenhum interessado, mas não demora muito um brasileiro exagerado aparece dizendo-se que está interessado, mesmo que tenha de fazer aparecer todo o dinheiro escondido em paraísos fiscais. (Eli Halfoun)

Mateus Solano quer esquecer Felix sem renegar sua importância

por Eli Halfoun
Assim como Odete Roitman, o personagem Felix será lembrado para sempre, o que preocupa o ator Mateus Solano que o transformou em um dos maiores sucessos da televisão. Solano não renega o personagem, mas acha que Felix não pode e não deve limitar seu caminho artístico com muitos projetos para teatro, cinema e televisão. Por isso mesmo Mateus tem evitado dar mais entrevistas que insistam em falar do personagem que para o ator faz parte do passado – um passado glorioso, mas passado. O ator prefere falar de seus novos desafios artísticos entre os quais a peça “Do Tamanho do Mundo” com estréia prevista para abril no Teatro Renaissance, em São Paulo. A peça é da atriz e produtora Paula Braun e marca sua estréia na dramaturgia. Casados e vivendo uma união muito feliz Mateus e Paula têm muitos planos pessoais e artísticos que Felix não pode atrapalhar.  (Eli Halfoun)

De olho na prefeitura de São Paulo Russomano não pode trocar a Record pelo SBT

por Eli Halfoun
O SBT ainda não desistiu da ideia de contratar Celso Russomano para apresentar um programa sobre direitos do consumidor, mas o apresentador não poderá aceitar mesmo que a proposta seja milionária. É que sua ligação política com o PRB, partido que nasceu sob a influência de Edir Macedo, está vinculada à sua participação como apresentador a TV Record, que já prometeu apoio total se Russomano for mesmo candidato a prefeito de São Paulo em 2016. Por enquanto o apoio será para a candidatura a deputado federal e já dá sua eleição como certa. Cuidado: em política até o certo é sempre duvidoso. (Eli Halfoun)

Pamela Anderson confirma o título de mulher mais nua do mundo

por Eli Halfoun
Embora muitas brasileiras corram atrás do título a atriz americana Pamela Anderson continua sendo a recordista de ensaios em revistas: aos 46 anos acaba de posar nua pela 14ª vez para a revista Purple. Para não mostrar o que todos já cansaram de ver Pamela cortou os cabelos e reduziu o volume dos seios, ou seja, retirou o que as outras estão colocando: silicone. A atriz que apareceu no seriado SOS Malibu diz que pretende fazer mais ensaios sem roupa até os 50 anos de idade. Depois ficará difícil. Só por curiosidade: a campeã de nudez em revistas brasileiras é Sheila Carvalho, que não pretende mais tirar a roupa. Para revistas é claro. (Eli Halfoun)

Joaquim Barbosa garante que não será candidato a nada esse ano

por Eli Halfoun
“O Brasil é o país dos conchavos, do tapinha nas costas, onde tudo se resolve na base de amizade e eu não suporto nada disso” – a declaração é do ministro Joaquim Barbosa e foi feita o jornalista Roberto D’Ávila na Globonews. Na mesma entrevista o presidente do Supremo fez que4strão de deixar claro que esse ano não será candidato a nada. Sobre o futuro diz que “deixo a vida me levar”. Pelo visto nunca será candidato porque a política brasileira é o que ele não suporta: cheia de conchavos e tapinhas nas costas. (Eli Halfoun)

Ônibus precisa ser o transporte de todos para melhorar a cidade

por Eli Halfoun
“Ônibus é condução de pobre” - só esse tipo absurdo de pensamento explica a repercussão da foto em que a atriz Lucélia Santos está utilizando o transporte que deveria ser utilizado por todas as pessoas para evitar o excessivo número de carros nas ruas e em consequência engarrafamentos monstruosos e desgastantes em todos os aspectos. Se o transporte público brasileiro tivesse o mínimo de qualidade não haveria tanta surpresa com o fato de uma atriz popular utilizar o transporte que é do povo. Lucélia Santos não é a primeira atriz a deslocar-se usando ônibus: Leia Diniz usava a condução com frequência e não foram poucas vezes que me desloquei com ela de Ipanema, onde morava para o centro ou um subúrbio de ônibus.
A repercussão em torno de Lucélia Santos parece preconceituosa ao dizer que gente famosa não pode andar de ônibus, como se o transporte ruim do jeito que seja mais um castigo aplicado ao pobre (nos dois sentidos) trabalhador. Lucélia Santos mostrou que transporte público é para todos e seria utilizado por todos se oferecesse o mínimo de conforto e segurança. A intenção inicial de Lucélia Santos certamente não era chamar atenção, mas ela aproveitou a repercussão para comprar mais essa briga em nome de uma classe que é massacrada diariamente pela falta de respeito de quem comanda o transporte público que por ser público não precisa ser necessariamente ruim.
A atriz aproveitou para entrar em uma importante briga e falar em nome de quem quase não é ouvido e quando é o que diz entra por um ouvido e sai pelo outro.
Lucélia enumerou dez sugestões (publicadas por Mônica Bergamo na “Folha”) que sem dúvida podem mudar a situação do transporte público no Brasil:
1- Mudança da frota para circulação de ônibus novos. Fora com a sucata;
2- Se quiserem manter os velhos que seja feita uma revisão geral nos veículos;
3 - Em um país quente como o nosso o razoável seria ar-condicionado em todos os ônibus. Questão de saúde;
4 - Aumento da frota em número de ônibus suficientes para que toda a população possa viajar sentada. Que se crie uma logística inteligente das linhas;
5 - Mapeamento das zonas de maior demanda e planejamento para atender a todos;
6 - Pontualidade. Que os horários dos ônibus sejam estampados nos postes dois pontos de parada;
7 - Iluminação adequada nos locais de parada para maior segurança. Evitará assaltos e ataques sexuais às mulheres;
8 – Revisão dos salários e da carga horária dos motoristas para evitar estresse. Dar atendimento psicológico e treinamento, gerando cordialidade e respeito;
9 – Criar uma inteligência para melhorar o trânsito, definindo lugares para cada veículo. Proibir táxis de pararem em qualquer lugar;
10 – Os ônibus devem ter rampa de acesso para cadeirantes.

Quase tudo isso já existe só que não funciona na prática. Só no papel. (Eli Halfoun)

Zezé Motta perdeu casamento por ser negra

por Eli Halfoun
Por mais que todos digam que não têm preconceito racial, ele existe e está presente diariamente, mesmo que não seja de forma escancarada. Aos 65 anos, a atriz Zezé Motta (“já trabalhei em mais de 20 novelas em pouco mais de 45 anos de carreira”) relembra que na novela “Corpo a Corpo” sua personagem que era filha da personagem de Ruth de Souza, tinha um romance com o personagem interpretado por Marcos Paulo e o romance não foi bem recebido pelo público: muita gente dizia para a atriz que mudava de canal quando ela aparecia nos braços do namorado branco. Na vida real foi pior: “Tive um namorado branco e a família dele aceitava,  mas foi só a gente decidir se casar para começar a confusão. A mãe dele foi parar no hospital e não teve casamento”. Muitas coisas mudaram, mas o preconceito nem tanto. (Eli Halfoun)

terça-feira, 25 de março de 2014

Um novo Fantástico escancarando a porta dos bastidores

por Eli Halfoun
O noticiário especializado em televisão dá destaque agora à decisão da Globo de mudar inteiramente o desgastado “Fantástico” que deixou de ser, como foi no começo, uma imperdível revista eletrônica. A partir de abril, o Fantástico promete grandes modificações para conquistar maior interesse e participação dos telespectadores. De saída, será um reality show que mostrará os bastidores da criação do programa, ou seja, fará a reportagem das reportagens, o que não é novo: eu mesmo (não vai aqui nenhuma pretensão) utilizei esse formato na mídia impressa escalando um repórter para cobrir o fato e outro para fazer a “reportagem da reportagem”, revelando o que aconteceu nos bastidores especialmente quando se tratava das sempre confusas entrevistas coletivas. Parece que o “Fantástico” fará isso pela primeira vez. Em televisão existe sempre o risco de ao se revelar o método de criação eliminar o mistério que também alimenta a curiosidade do público. É como se o mágico revelasse o segredo de seus truques fazendo a mágica perder a magia e em consequência o interesse. De qualquer maneira vale a pena tentar, assim como é válida a criação de quadros de humor e de entretenimento com a participação do público. O “Fantástico” tem tudo para ser a mais moderna revisa eletrônica brasileira, mas em primeiro lugar precisa deixar de ser uma revista repetitiva e que muitas vezes deixa a informação pela metade. (Eli Halfoun)

Será que produtores e diretores gostam de assistir o que oferecem?

por Eli Halfoun
Danilo Gentilli chegou de mansinho no CQC até conquistar a confiança da Bandeirantes para comandar seu próprio programa. Agora ele é o novo xodó do SBT onde o “The Noite” tem conquistado boa audiência deixando muitas vezes o tradicional programa de Jô Soares em segundo lugar. Danilo não esconde a fórmula de seu sucesso e ao abrir o jogo acaba mostrando o caminho para todos. Danilo diz com simplicidade: “Sempre quis fazer um programa que eu gostaria de assistir”. É uma fórmula simples que pode ser adotada por todos os apresentadores, produtores e diretores, embora a televisão não seja uma máquina para satisfazer a um só usuário, mas sim a milhões de telespectadores. Se todos na televisão fizeram os programas que gostam de assistir tudo pode melhorar. Por enquanto o que se tem mostrado é que eles só gostam de porcarias. (Eli Halfoun)

Um novo sentido para a palavra política

por Eli Halfoun
Luciano Huck descarta qualquer possibilidade de ser candidato a um cargo político, mas nem por isso deixa de sugerir mudanças no setor e de saída ele acha que é preciso rever a política, inclusive no sentido da palavra. Diz aí Huck: “Temos de ressignificar a palavra política. No nosso país política quer dizer tudo de ruim”. E é. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Neymar sob pressão no Barcelona: desgaste antes da Copa?

Barcelona 4x3 Real Madri: exibição  de Messi, assistência de Neymar. Foto Miguel Ruiz /FCB
(da Redação)
Alguns torcedores já acionaram a "teoria da conspiração". Neymar estaria sendo "queimado" no Barcelona porque a Espanha quer que o jogador chegue à seleção brasileira com  moral no chão. O treinador argentino Gerardo Martino também estaria perturbando o brasileiro, o que interessaria aos "hermanos" caso cruzem com o Brasil no Mundial. Claro que é especulação, mas o torcedor tem o direito de falar sobre quaisquer hipóteses de mesa de bar. Bom lembrar que Mano Menezes e alguns cronistas incentivaram a ida de Neymar para a Europa. Avaliavam que seria bom o jogador ter uma experiência internacional antes da Copa. Pode ser. Mas nessa reta final, a forma como Neymar está jogando no Barcelona não vai ajudar muito. Ontem, no clássico contra o Real Madri, ele foi deslocado por Martino para a ponta-direita, mais extremada, posição que não costuma frequentar muito, pelo menos não tão fixo. O resultado foi que, na maior parte do jogo, ficou de fora da triangulação de passes entre Xavi, Fábregas, Iniesta, com Messi ou Bousquet. Quando recebia a bola estava, muitas vezes, na lateral, marcado e tinha que partir pra cima de dois ou três adversários. Numa dessas perdeu a bola para Cristiano Ronaldo, que teve chance de gol. Ao longo do jogo, perdeu outras bolas em situações semelhantes. Martino elogiou a atuação de Neymar, que deu um passe para o gol de Messi, além do pênalti sofrido ou "cavado". Mas fez pouco e acabou substituído, o que deve deprimir ainda mais o jogador. A revelação de que seu passe custou ao Barcelona muito mais do que o clube anunciara parece estar afetando o jogador. No mínimo, passou a ser um fator a mais de pressão. Há dúvidas, agora, se a temporada de Neymar no Barça será ou não útil à seleção brasileira. Ontem ele tocou várias bolas de primeira em passes curtos, numa demonstração de que, nos treinamentos, está procurando assimilar o famoso jogo tiki-taka do Barcelona (que aliás, adversários com o Bayern e o Chelsea já aprenderam a neutralizar). A seleção do Felipão não joga o tal tiki-taka, nem teria tempo para treinar o estilo. Por esse lado, o que Neymar aprender nesses menos de 90 dias para a Copa não vai ajudar tanto assim. Toque de bola de "ouvido" é coisa de time que joga junto há muito tempo. O Brasil, na Copa, vai contar mesmo é com velocidade, capacidade de contenção e de armação de jogadas verticais ofensivas que Felipão costuma impôr, aliadas à qualidade técnica e características individuais de alguns jogadores brasileiros que furam esquemas defensivos e  neutralizam tiki-taka. Ou seja: o Brasil vai precisar muito mais do Neymar que jogava no Santos do que o Neymar que está subutilizado e desmotivado no Barcelona. Resta esperar que nos treinos da Granja Comary, o menino santista esqueça a pressão catalã e reencontre a tranquilidade e, principalmente, seu belo futebol.  

Massa Falida da Bloch Editores: Amanhã, leilão de bens imóveis


José Carlos Jesus, presidente da Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores, envia ao blog o aviso judicial transcrito abaixo.




"JUIZO DE DIREITO DA QUINTA VARA EMPRESARIAL DA COMARCA DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO-RJ<\C> Edital de Leilão com prazo de 30 (trinta) dias, extraído, dos autos da Massa Falida de BLOCH EDITORES S/A. Processo n.º 0105137-03.1999.8.19.0001, na forma abaixo : A DOUTORA MARIA DA PENHA NOBRE MAURO, JUÍZA DE DIREITO DA QUINTA VARA EMPRESARIAL DA COMARCA DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO, FAZ SABER, aos que o presente Edital de Leilão, com prazo de 30(trinta) dias, virem e dele conhecimento tiverem, de que por determinação deste R. Juízo, foi designada a data de 25 de Março de 2014, às 14:20hs., na Av. Erasmo Braga, nº. 115, Térreo, Hall dos Elevadores, Centro, RJ, pelo Leiloeiro Público, FERNANDO MOREIRA BRAGA, para a realização do público leilão dos bens imóveis, arrecadados e avaliados às fls. 33.913 e 33.916 e reavaliados às fls. 35998. BENS IMÓVEIS: Lote de Terreno determinado sob o nº oito (08), da quadra B do loteamento denominado ¿Jardins das Paineiras¿, medindo 29,53m de frente para a Rua Papiros; Sul 84,00m com quem de direito; norte 81,66m na divisa com o lote 07; Ao nascente 50,00m na divisa com o lote 09; perfazendo uma área total de 3.196,16m2, matriculado sob o nº 26.405 do cartório de Registro de Imóveis da 3ª C.R.I desta Capital, onde se encontra uma casa residencial, térrea, em alvenaria, com aproximadamente 400 m2 em área construída, tudo em ótimo estado de uso e conservação. AVALIADO POR 1.160.000,00 (hum milhão cento e sessenta mil reais) que será atualizado para data do evento, consta no RGI as seguintes penhoras: AV.01 Hipoteca à Caixa Econômica Federal ¿ CEF C.N.P.J 00.360.305/0001-04 , valor CR$49.285.000,00 em 19.12.1991; R.02 penhora à Metais de Goias S/A Metago, processo 001.93.020290-1, valor R$1.801.227,89 em 21/07/2006 e Lotes de terrenos determinados pelas letras A e B, parte do lote 64 ( sessenta e quatro ) da Rua Sete de Setembro, nesta Capital, medindo o lote A 11 X 24,00m, com área total de 264,00m2, e o lote B 10,00m X 24,00m, com área total de 240,00m2, limitando-se frente para a Rua Sete de Setembro esquina com a Rua José Antonio, de um lado com o lote C, e fundos com propriedade do Sr. Edmundo Garcia Freitas, matriculado sob o nº 43.246 da 1ª C.R.I desta Capital onde funciona uma clínica médica de cirurgia plástica, contendo: uma recepção, um consultório, lavabo, sala de administração, 02 apartamentos, um centro cirúrgico, 03 salas de enfermagem, cozinha e lavanderia, com aproximadamente 303,00m2 de área construída, imóvel em bom estado de uso e conservação. AVALIADO POR R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais) que será atualizado para a data do evento, consta no RGI as seguintes penhoras: R. 03 Hipoteca ao Banco do Brasil CNPJ 00.000.000/0872-97, valor CZ$6.872.892,19 em 21/06/1988, R.04 Hipoteca à Francisco Otaviano Wehling Ilgenfritz, CPF 220.324.871-87 valor R$117.000,00 em 21/12/1995; R.05 Penhora à Wardes Antonio Conte Lemos, CPF 106.599.781-72, valor R43.577,40 em 10/1995; R.07 Penhora à Metais de Goias S/A ¿ Metago CNPJ 01.535.210.0001-47, valor R$701.532,00 em 23/06/2006. Consta débitos de IPTU no valor de R$88.345,08 em 11/11/2013 mas acréscimos legais até a data do evento. Maiores informações com o Sr. Leiloeiro, através dos telefones de n° (21)2224-7478/6711. Cientes que na Arrematação, Adjudicação ou Remissão deverão efetuar os seguintes pagamentos: à vista, 5% de Comissão ao Leiloeiro, 0,25% de ISS e 1% de custas de cartório até o máximo permitido por Lei. Dado e passado nesta Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, aos dezessete dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e treze. Eu, Marcia Maria Barletto, matr. 20940, substituta da Escrivão (ã) mandei datilografar e subscrevo."

Pesquisas: a análise que faltou

(da Redação)
A mídia reproduziu a pesquisa do Ibope que mostra Dilma Rousseff na dianteira (como sempre garantindo vitória no primeiro turno). Claro que, como dizem os especialistas, pesquisa é "fotografia" do momento. Falta muito para a eleição e a dinâmica política pode provocar mudanças. Mas em geral as matérias ficaram devendo uma análise mais profunda. A coluna Radar, de Lauro Jardim, avança nessa avaliação. Escreve o jornalista (no destaque): "A pesquisa que o Ibope divulgou na semana passada não trouxe novidades quando comparado ao levantamento de dezembro, mas quem for compulsar os números com atenção notará que algo parece acontecer com o prestígio de Marina Silva. Aos números: em junho, no auge das manifestações, o Ibope lhe dava 22% dos votos se ela fosse candidata a presidente. Em outubro, quando anunciou sua união com Eduardo Campos, manteve o ótimo desempenho: 21%. Dois meses depois, no entanto, caía para 12%. E, agora, desce para um dígito apenas: 9%. A propósito, Campos também caiu. Entre o levantamento de outubro e o de quinta-feira passada, caiu de 10% para 6%, o que o deixa em estado de empate técnico com o pastor Everaldo, que aparece com 3% (a margem de erro é de dois pontos percentuais). 
Este blog acrescenta um comentário: Aécio Neves subiu um ponto em relação à pesquisa de outubro (está com 13%), mas sofreu queda expressiva se forem levadas em consideração outras pesquisas do ano passado. Em algumas simulações, o tucano já alcançou mais de 20%. Aparentemente, os três principais candidatos da oposição estão a caminho de cruzar com um outro adversário de Dilma, o Pastor Everaldo, em modesta ascensão. A briga de foice para derrotar Dilma (atualmente com 40% das intenções de voto deve explicar as pressões para que Joaquim Barbosa aceite se candidatar como o grande salvador das "zelites".

Fátima Bernardes é uma marca da verdade para outras marcas

por Eli Halfoun
Pela primeira vez desde quer aceitou usar sua imagem e credibilidade como, digamos, “garota-propaganda”, Fátima Bernardes falou (em entrevista para a “Folha de São Paulo”) quer foi uma decisão difícil e que vinha sendo pensada há muito tempo. O “sim” definitivo era inevitável: faz muito tempo Fátima vem sendo insistentemente convidada parar avalizar produtos. Nunca aceitou porque a Globo não permitia enquanto apresentadora do mais visto e importante telejornal da televisão brasileira. Ela tinha medo de ferir a credibilidade conquistada durante anos de trabalho como jornalista. Foi justamente essa credibilidade que transformou Fátima em uma presença importante para “vender” não um produto, mas sim uma marca. No comercial da Seara ela não vende linguiça, macarrão ou qualquer outra coisa. Na verdade não vende nada: apenas dá para a marca a credibilidade que só ela poderia dar e fazer o consumidor acreditar que o que ela supostamente consome é bom, mo melhor. Se é bom para ela é bom para todos - é o que o comercial diz de forma geral. O único cuidado que Fátima precisa ter agora é não sair aceitando todo tipo de convite (a Seara deve ter feito um contrato limitando sua participação em outros comerciais). Sair anunciando muitos produtos pode aí sim ferir e desgastar a credibilidade solidificada em muitos e respeitáveis anos de carreira. Fátima Bernardes não é mais uma simples apresentadora de programa ou telejornal. Ela é uma marca e precisa acima de tudo garantir que a marca Fátima Bernardes continue sendo sinônimo de verdade, sinceridade e respeito. Afinal, em jornalismo em é principalmente para isso que se constroi uma carreira. (Eli Halfoun)

Televisão precisa divertir e fazer rir sem explorar as desgraças alheias

por Eli Halfoun
Desde que foi implantada por aqui a televisão comete o mesmo e grosseiro erro: embora tenha evoluído muito, continua apelando para a chamada emoção barata, ou seja, a que faz o público chorar com os dramas e desgraças alheias na maioria das vezes sem qualquer respeito humano.  A televisão (pelo menos a nossa) ainda não se convenceu que sua uma de suas principais funções é divertir e fazer o público animar-se e rir ao máximo porque a vida já o faz chorar o suficiente. A exploração de mazelas não acrescenta absolutamente nada a mundialmente reconhecida grandeza da televisão brasileira. Os dramalhões não podem continuar tendo espaço cativo para um público que precisa - e precisa cada vez mais - de diversão, especialmente se levarmos em conta que para a maioria dos telespectadores a televisão é o único lazer que ainda lhes permitem curtir. A queda de audiência do “Caldeirão do Huck” está levando o apresentador a repensar o programa: de agora em diante quer e vai investir mais - muito mais - em entretenimento, ou seja, quadros leves e divertidos que acrescentem para o grande público pelo menos um pouco mais de alegria. Se os quadros apelativos servissem ao menos para ajudar parte da população seriam até necessários, mas não é bem assim: não ajudam em nada nem as pessoas submetidas publicamente a uma desgraça maior através de suas próprias desgraças. Com sensibilidade Luciano Huck percebeu em tempo que o tempo é de avançar, mudar e acrescentar. Não se pode continuar fazendo da televisão uma desgraça maior do que na maioria das vezes ela já é. (Eli Halfoun)

Ator principal também vai para a “geladeira”. Te cuida Gabriel Braga Nunes

por Eli Halfoun
Nos últimos dias a novela “Em Família” tem merecido farto noticiário e comentários não exatamente em torno do desenvolvimento da trama e da qualidade artística, mas sim em torno de uma fofoca interna que parece estar incomodando demais a equipe do folhetim. O que se diz com insistência é que o ator Gabriel Braga Nunes tem criado tantos problemas que o personagem Laerte, do qual é o intérprete pode morrer só para alegrar o restante do elenco. Não cabe aqui julgar o comportamento de Gabriel Braga Nunes em relação aos colegas de elenco. Ele pode até ser, como se diz, pretensioso, mal educado e mal resolvido, o que pode valer um puxão de orelhas da direção da emissora, mas não passará disso. Nos muitos anos acompanhando novelas nunca soube de uma “morte” para eliminar o principal personagem e não acredito que Gabriel Braga Nunes será “condenado” a "pena de morte" - esse tipo de condenação envolve muitas coisas, mas não impede que o personagem perca força e passe a gravar cada vez menos, ou seja, o personagem Laerte pode perder importância e o ator Gabriel Braga ficar mais tempo na “geladeira” sem incomodar ninguém. Pena porque é um bom e jovem ator. Se tudo o que se diz for verdade essa será não a última novela de Gabriel Braga Nunes na Globo mas um alerta para que ele aprenda que para ser admirado, aplaudido e respeitado na vida é preciso respeitar os colegas e o público que é o maior agredido quando um ator tem o suposto comportamento que Gabriel estaria tendo. Esse tipo de profissional (profissional?) não resiste muito tempo: acaba massacrado e engolido pela pretensão. (Eli Halfoun)

domingo, 23 de março de 2014

Deu no Terra: Paloma Bernardi em campanha publicitária

TV Manchete: um documentário...

VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI

Deu no Estadão... (para quem acha que tudo está perdido...) e todas são instituições públicas

 LEIA AQUI

Deu no Observatório da Imprensa: o outro lado...

CLIQUE AQUI


Barbosa processa Noblat

por Paulo Nogueira (do Diário do Centro do Mundo) CLIQUE AQUI
"A conhecida morosidade da justiça se manifestou mais uma vez no movimento de Joaquim Barbosa contra o jornalista Ricardo Noblat.
Foi uma ação retardada.
Passaram-se sete meses desde que Noblat escreveu, no Globo, um artigo que JB considerou racista e nocivo à sua honra.
No artigo, para muitos um dos raros acertos de Noblat, está dito que JB chegou ao STF por sua cor.
Esta é uma verdade.
Frei Betto já contou o que ocorreu. Lula queria um negro no STF. JB sabia, e um dia viu Betto no aeroporto de Brasília e o abordou.
O resto é história.
Noblat afirmou que JB não é exatamente uma sumidade jurídica. Os especialistas podem falar disso com mais propriedade.
Para nós, leigos, o palavreado titubeante e pouco claro de JB sugere que Noblat está certo – embora os demais magníficos integrantes do STF, salvo exceções, também não provoquem entusiasmo e muito menos admiração.
A coisa que melhor os define me foi contada por um amigo jornalista. Ele estava numa padaria, ao lado de populares que acompanhavam o julgamento do Mensalão.
Um juiz falou, e falou, e falou, e enfim votou. No final, um dos homens que viam o julgamento na padaria perguntou aos que o rodeavam: “Condenou ou absolveu?”
De concreto, o que se sabe é que JB não tem obra relevante sobre direito – nem livros e nem artigos que sejam citados e reconhecidos.
A parte mais complicada do artigo de Noblat diz respeito à raça.
Minha visão é que, por não ser branco, Noblat se permitiu falar coisas que em geral ninguém quer falar.
É mais ou menos como piada de judeu. Só aceitamos que judeus as contem, ou ficamos horrorizados com o que entendemos ser preconceito.
Noblat afirmou que certos negros, em posição de mando, são mais duros do que seria necessário, para se afirmarem.
Não tenho a menor ideia sobre se esta tese faz sentido, mas suspeito que não. Joaquim Barbosa não faz nada que colegas seus brancos como Gilmar Mendes não façam.
A mim, pessoalmente, me parece um mau juiz, pelo instinto de algoz, mas isso nada tem a ver com a cor.
O que a iniciativa tardia de Joaquim Barbosa pode revelar é o fim da lua de mel dele com as Organizações Globo.
Dias atrás, circulou na internet uma foto na qual JB dormia profundamente numa sessão de um órgão que não era o STF.
O que se dizia era que tinha sido publicada pelo Globo, com a informação de que JB recebia jetom pela participação na reunião.
JB teria se vingado?
Noblat não é a Globo, mas é o nome da Globo mais vinculado a uma área estratégica para o futuro (ameaçado) da emissora: a internet.
Isso explicaria a ação retardada?
Talvez sim, talvez não.
O fato é que JB, no final de sua jornada como presidente do STF, já percebeu que nos últimos meses até o cafezinho que servem a quem se vai está frio.
O “menino pobre que mudou o Brasil”, como escreveu a Veja no auge de sua bajulação interessada, não vingou.
Não virou um novo Collor, não virou um anti-Lula e nem mesmo um anti-Dilma.
Não virou nada, na verdade.
Voltou a ser o que era antes do encontro com Frei Betto no aeroporto, com a diferença de que parece ter ficado encantado com os holofotes que vão sumindo."


LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO PORTAL DA IMPRENSA. 
CLIQUE AQUI


O outro lado: o golpe na Ucrânia e a opção da Crimeia pela Rússia.

(da Redação)
Para formar uma opinião, leitores devem buscar informação em várias fontes. Se não fizerem isso, não estarão fixando um ponto de vista próprio mas apenas replicando a parcialidade de determinados meios de comunicação. Ao focalizar fatos ou crises mundiais, a grande imprensa brasileira limita-se a clonar análises da "matriz". É comum - e isso se repete na cobertura do golpe na Ucrânia e do plebiscito que determinou o novo status da Crimeia - o leitor encontrar artigos mais críticos e equilibrados em jornais americanos e ingleses, principalmente, como o The Guardian, do que abaixo da linha do equador. Você pode e deve acessar outras fontes pela internet, além da limitada e comprometida velha mídia brasileira. Um site em português, o Diário da Russia, por exemplo, oferece um perspectiva diferente com atualização dinâmica sobre o assunto. Há certamente muitas outras fontes, como o próprio The Guardian. É o outro lado que é sempre bom conhecer. Vale a pena visitar. Ajudar você a escapar da mainstream.

CLIQUE AQUI



LEIA TAMBÉM TEXTO SOBRE LIMITAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO PUBLICADO NO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. 
CLIQUE AQUI

Um podólogo para cuidar na cadeia dos pés doentes de José Dirceu

por Eli Halfoun
O recente e não confirmado comentário de que José Dirceu foi o único preso que conseguiu ser atendidos por um podólogo (calista no popular) na cadeia (ele tem micose e unha encravada) tornou público um dado curioso: dos 550 mil presos que o país tem hoje todos aparam as unhas dos pés e das mãos usando os permitidos e pequenos cortadores levados por familiares. Quem não tem seu próprio aparador de unhas é obrigado a negociar um empréstimo, já que em hipótese alguma é permitida a entrada der tesourinhas para unhas ou instrumentos do tipo. A turma que adora especulações tem comentado também que os mensaleiros presos teriam recebido a visita de uma manicura para cuidar das unhas das mãos sem calos. São mãos leves que precisam estar sempre em forma. (Eli Halfoun)

Quem quer casa tem de comprar fora do Brasil

por Eli Halfoun
O Brasil enlouqueceu também no que diz respeito ao preço dos imóveis em todo o país. Para comprar ou sonhar com um simples aluguel é preciso fazer as malas. Recentes dados mostram que hoje é impossível comprar um apartamento de médio ou alto padrão por menos de R$ 9 mil o metro quadrado. Resultado: quem ainda tem bala na agulha para investir em imóveis está preferindo aplicar o dinheiro fora do Brasil, especialmente em Miami e Orlando, onde os preços não são até agora tão assustadores. Segundo o jornalista Giba Um e Orlando em um condomínio próximo a Disney estão sendo vendidas casas de 124 metros quadrados entre U$ 197 mil e U$ 245 mil, preço bem abaixo do que qualquer imóvel custa por aqui. Incluindo talvez os do “Minha Casa, Minha Vida”. (Eli Halfoun)

Faz 50 anos: Marcha da Família usou até batom para mostrar-se nas ruas

por Eli Halfoun
Cinqüenta anos depois de sua primeira manifestação a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” volta a ser lembrada (tentou até marchar sem sucesso em Copacabana no Rio), apesar de ter sido de triste memória para a maioria dos brasileiros. Organizada na época pelo deputado Cunha Bueno com apoio de Leonor Mendes de Barros, então mulher do governador de São Paulo Adhemar de Barros, a “Marcha” deu as caras depois do comício da Central. Na época os mais radicais desfilaram com faixas como essas: “Jango no xadrez”, “Verde e amarelo se foice e sem martelo” e “Vermelho bom só no batom”. Será que já estavam querendo sair do armário?  (Eli Halfoun)

Carlos Chagas lança livro no Rio



sábado, 22 de março de 2014

Vai ter Copa! E com Veridiana Freitas de "goleira". A não ser que os manifestantes também não sejam chegados ao esporte

Veridiana nos bastidores do ensaio de fotos para a Duloren. Foto: Divulgação

A modelo na capa da Playboy de janeiro
por Omelete
Como a Duloren, como o resto do Brasil, sabe que vai ter Copa, trata de lançar sua campanha especial na semana que vem. A modelo Veridiana Freiras, que é um das modelos na capa da Playboy de janeiro, é a "goleira" no filme e nas peças impressas dos anúncios.

Tudo muito estranho em Sampa...



Reprodução Facebook

Reprodução Facebook






(da Redação)
São Paulo anda exportando umas modas estranhas... Rolezinho, Marcha da Família, reis do camarote, propineiros do metro, propineiros do ISS, Lobão, Kajuru, black bloc, que deram as caras pela primeira vez lá, encoxadores (os tais anormais que tiram fotos de mulheres, por baixo da saia, e passam a mão em passageiras no metrô. Os taradões têm até páginas no Facebook) e, agora, os "Sem Água" que querem desviar o precioso líquido do Paraíba do Sul, deixando aos cariocas apenas a opção de matar a sede com chope, que o governo vai ter que subsidiar. O blog, que gosta de Sampa, acha que a turma de boa cabeça da "locomotiva" precisa reagir.  

Dilma já ganhou. É o que diz primeira pesquisa 2014 do Ibope

por Eli Halfoun
Por mais que tentem desestabilizar o governo e agora, muito mais, a candidatura de Dilma Rousseff, a presidente continua liderando as pesquisas de intenções de voto e mostrando que será eleita com facilidade no primeiro turno. Todo mundo sabe que pesquisa não é urna e, portanto, não é eleição, mas exerce uma forte influência no voto do eleitor indeciso, que acaba entrando no time de quem vai ganhar que é, segundo as pesquisas, o caso de Dilma: a primeira pesquisa do Ibope em 2014 (publicada pelo jornal O Dia) mostra a presidente com 43% das intenções de voto confirmando o mesmo índice obtido na última pesquisa de 2013, embora de lá para cá muita coisa tenha acontecido. A nova pesquisa registra aumento de 1% para Aécio Neves que subiu de 14% para 15%, enquanto Eduardo Campos teve os mesmo 7%. Embora a pesquisa sinalize pra uma fácil vitória de Dilma no primeiro turno, o Ibope simulou um segundo turno e a presidente foi novamente a campeã de votos: em um pouco provável segundo turno Dilma teria 47% e Aécio 20% dos votos. Contra Eduardo Campos a vitória seria de 47% contra 16 % dos votos. O dado mais importante da pesquisa é o que mostra que qualquer que seja o novo presidente o eleitor espera que mude muita coisa. São mudanças que também favorecem Dilma que, para realizá-las, pode tomar como base os erros cometidos em sua atual gestão. Por enquanto são números hipotéticos já que nenhum nome é de candidato oficial, o que só acontecerá a partir de junho quando os partidos terão de realizar convenções para definir e confirmar os nomes. Total perda de tempo já que os nomes anunciados e pesquisados até agora já são oficiais mesmo sem estarem oficializados. Não á mais tempo para nenhuma mudança significativa. (Eli Halfoun)

Manchete 45 anos, uma revista especial que deveria ser reeditada








por Nelio Barbosa Horta
De todos os documentos guardados com muito carinho, nestes quase 60 anos de atividade em jornais e revistas (de 21/08/1953, no Diário da Noite, até 2011 quando fui afastado do JB. Em Bloch Editores, de 1º de julho de 1963 até o fechamento da empresa)  existe um que é uma verdadeira obra prima, uma relíquia, tamanha sua qualidade editorial. É uma edição histórica fartamente ilustrada que poderia perfeitamente fazer parte do currículo obrigatório para os que se aventuram no jornalismo e para  consulta de qualquer pessoa que quiser se informar. É uma enciclopédia do meio século que mudou o mundo,  uma edição completa! Foi editada em 1997, e  acreditem,  sobrevive até hoje. Fiquei três dias debruçado em suas páginas, num misto de saudade e reflexão. Merecia ser reeditada como livro. Até os anúncios são de bom gosto e poderiam permanecer. Fiz um resumo da histórica edição, desde os anos 50,  até os anos 90, tudo muito bem ilustrado, passando por Moda, Política, Futebol, Automóvel, o  Cotidiano no mundo etc. O dia em que Manchete nasceu, edições internacionais, os dez fatos que mudaram o mundo, as histórias das capas, enfim uma edição completa!
Anos 1950
*JK muda a capital para o Planalto Central. O Presidente com Dorival Caymmi, Louis Armstrong, Fidel Castro, Marlene Dietrich e Lamartine Babo.
*Nos anos dourados, o Brasil também foi bom de beleza e brilhou nas passarelas do Miss Universo. Sucesso com Marta Rocha!
*Vitória da seleção no Mundial de1958, Garrincha, Pelé Nilton Santos, Zagalo e Bellini..
*A bossa nova, em 1959, tomou conta do país, João Gilberto, Roberto Menescal  Ronaldo Bôscoli, Tom e Vinícius.
*A morte de Francisco Alves, e de Eva Perón, o casamento da índia Diacuí com o sertanista Ayres da Cunha.
*O cinema lança a terceira dimensão
*O suicídio de Vargas deixa o Brasil em estado de choque.
* O casamento de Grace Kelly com o príncipe Rainier III.
*O incêndio na Boate Vogue.
*A morte de Carmen Miranda.
*Fidel desce de Sierra Maestra, entra em Havana e instaura o governo revolucionário que dura até hoje

Anos 1960
Num sábado chuvoso de agosto, um retrato em branco e preto da MPB: Tom, Vinícius, Chico Buarque, Braguinha, Paulinho da Viola, Dircinha Baptista, Edu Lobo,  Zé Keti etc.
*O calor dos Festivais, a Tropicália Mutante...
*Cem mil pessoas saem às ruas do Rio contra a Ditadura. Vão começar os “Anos de Chumbo”
*Foto histórica em dupla página  de Drummond, Vinícius, Manoel Bandeira, Mário Quintana e Paulo Mendes Campos.
*A posse de John Kennedy e o casamento da princesa Margareth com o fotógrafo Tony  Armstrong  Jones.
*Os Beatles em Londres , com o reporter Janos Lengyel.
* Em 1661 Jânio Quadros renuncia.
*O ouro em Cannes com o “Pagador de Promessas”.
*Yeda  Vargas ganha o título de Miss Universo.
*E 1964, a democracia dos canhões e Jango no exílio.
* O Rio completa 400 anos.
* Em 1967 a “Guerra Relâmpago” no Oriente Médio, na tarde do dia 8, todo o Sinai é israelense.
*Em 1969, prisioneiros políticos são trocados pelo embaixador Charles Burke  Elbrick.
*Pela primeira vez, o  homem põe os pés na lua.

Anos 1970
*A conquista do tri pela seleção brasileira. É a “Pátria de chuteiras”!
*Médici, Geisel e Figueiredo, os generais que mandam na década.
*Índios no Xingú, engolidos pelo Milagre Brasileiro, usam sandálias havaianas e relógios orientais.
* As fotos do edifício Andraus,  em São Paulo, onde dezenas de pessoas morrem calcinadas.
*Em 1973, Perón volta à Argentina e Salvador Allende é encontrado morto.
*Em 1974, mais um incêndio em São Paulo, no edifício Joelma onde morrem 179 pessoas.
*Inaugurada a Ponte Rio-Niterói, uma proeza da engenharia.
* O fim político de Nixon.
*Em 1975, termina a guerra do Vietnã.
*O jornalista Vladimir Herzog é encontrado morto nas dependências do Doi-Codi, em São Paulo.
*Pelé é contratado pelo Cosmos dos EUA e João do Pulo arrasa nos Jogos Pan-americanos , no México.
*Cláudia Lessin Rodrigues é encontrada morta na Av. Niemeyer.
*O primeiro bebê de proveta pesa 2,7kg.  Quem é a mãe?.

Anos 1980
*Em 21 de abril, a morte de Tancredo Neves e a posse de José Sarney.
*A “Casa da Dinda” festeja a vitória de Collor. Tudo vai implodir em menos de três anos.
* O eldorado de Serra Pelada, um formigueiro humano, no Pará em busca de ouro.
*A bênção de João de Deus, no Aterro do Flamengo, apaixona milhões de brasileiros.
*Em 1981, a Inglaterra e o mundo vivem um conto de fadas com o casamento do Príncipe Charles com Diana.
*Atentado frustrado, uma bomba explode  no Riocentro, em 1º de maio e mata sargento
*No dia 19 de janeiro morre Elis Regina, aos 36 anos.
* Luto em Mônaco com a morte de Grace Kelly em acidente de carro.
* Em 5 de julho de 1983 entra no ar a TV Manchete.
*Por trás da sigla AIDS, agiganta-se uma epidemia que somente em 1983 começa a manifestar-se seriamente.
*Em 1984 Figueiredo escancara as portas do governo e diz que já é hora de entregar o poder aos civis.
*Terremoto destroi 30% da cidade do México, em 19 de setembro de1985.
*O ônibus espacial Challenger, sobe em 28 de janeiro. Quatorze  minutos depois, explode , matando seus sete astronautas.
* No réveillon, o Bateau Mouche naufraga perto do pão de açúcar. 55 pessoas morrem no acidente.

Anos 1990
*O Brasil caiu no Real, O fim da inflação foi o começo da reeleição de FHC.
*Numa curva de Ímola, foi-se para sempre  Ayrton Senna, a alegria das manhãs de domingo.Nem o tetra consolou o país.
*O mundo se emociona em 11 de fevereiro quando Nelson Mandela é libertado  depois de  27 anos de cativeiro.
*Zélia Cardoso de Melo casa-se com Chico Anísio.
* O basquete brasileiro no topo do mundo com Hortência e Paula dando show nas quadras.
*País indignado com a corrupção, Congresso derruba Fernando Collor.
*O assassinato de Daniela Perez à tesouradas por Guilherme de Paula e sua mulher Paula Thomaz. A tragédia comove o país.
*A polícia captura Paulo Cesar Farias e a CPI dos anões do orçamento expõe um vergonhoso esquema de corrupção.
*No dia 1º de julho o ministro Rubens Ricúpero e Itamar Franco exibem as notas  do Real, nova moeda brasileira.
*No dia 19 de novembro , Manchete perde Adolpho Bloch o homem que a criou em 1952. Aos 87 anos.
Uma edição para ler e guardar!

O editor foi o Roberto Muggiati, tendo o Murilo Melo Filho como diretor-responsável, o Moisés Fuks como gerente. Na Arte, o Wilson Passos, o J. A. Barros e a Janete Cozer. A Diagramação Eletrônica foi da Carmen Sánchez. A Produção de Carlos Affonso Lima, Célio Fernandes e Hélio Muzis. Computação Gráfica de Ricardo Trzmelina e Vaney Fornazieri. Na Redação, no Rio, a Deborah Berman,  Loren Falcão Armindo e Ney Bianchi. Em São Paulo, Celso Arnaldo Araújo e Durval Ferreira. Reportagens de Beatriz Cardoso, Eva Sacramento e José Rezende Mahar. A capa, de Frederico Mendes, teve efeito em 3D: Geo-Graphics Spegram, Inc., Connecticut, EUA.
Fiz questão de nominar os que fizeram esta edição, para que fique registrada a competência de toda equipe e a capacidade empreendedora  de um projeto dificílimo de se realizar,  das pesquisas sem o Google, para que os jovens e leitores de um modo geral que certamente vão se deliciar com este trabalho, vendo as fotos  dos fatos, no caso de uma reedição. Como disse o Muggiati  “a Manchete veio com um jornalismo fotográfico colorido, moderno, dinâmico e ousado, vitrine do Brasil para o mundo, aproximando o público das grandes questões internacionais, na política e na cultura com uma qualidade gráfica impecável”.
Os colunistas, Rubem Braga , Carlos Chagas, Nelson Rodrigues, Antonio Maria, Murilo Melo Filho, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Sérgio Porto, Ruy Castro, Carlos Heitor Cony e Pedro Bloch, mostravam suas visões na época e que são bastante atuais. (Nelio Barbosa Horta, de Saquarema)

Nota da Redação: Manchete 45 anos é, como diz Nelio Barbosa Horta, uma edição especialíssima. Ao longo de 50 anos, muitas outras foram produzidas, como Manchete 2000 (referia-se ao número redondo da revista, não ao ano), Manchete 30 anos, Manchete 1000, além das famosas edições temáticas (Papa, Amazônia, Pantanal, Eco 92 etc). Outras revistas da Bloch, como Fatos & Fotos, Desfile, Amiga e EleEla também produziram edições de aniversário que reuniam matérias destacadas desde os seus lançamentos. Uma coisa tais publicações tinham em comum; as fotos utilizadas eram parte de um arquivo com 12 milhões de imagens que pertenceram à extinta Bloch. Tal acervo encontra-se virtualmente desaparecido. Depois de leiloado pela Massa Falida, diante de total e surpreendente desinteresse dos órgãos públicos e privados de preservação da memória, como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Ministério da Cultura, Museu da Imagem e do Som, Fundação Getúlio Vargas, entre outros, o arquivo estaria em local incerto e não sabido assim como são ignoradas as condições de armazenamento de negativos, cromos e ampliações. Alguns fotógrafos que trabalharam na Bloch entraram com uma ação judicial, sem sucesso, na tentativa de localizar o material e conhecer as condições em que está armazenado, se é que está. Quando se lê que o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, patrocina com dinheiro público dezenas de projetos conduzidos por empresas milionárias (entre os quais shows privados e dvds comerciais ou iniciativas de marketing corporativo), torna-se ainda mais lamentável a omissão com a memória nacional em casos como esse do acervo da Manchete.