sábado, 30 de novembro de 2013

Black Friday: não me engana que eu não gosto...

por Alberto Carvalho
 Black Friday, nos EUA, é sempre um sucesso. Os produtos das lojas, entre tapas e empurrões, desaparecem das prateleiras em poucas horas. Isto porque as promoções  tinham os descontos que eles prometiam. Descontos de até 80%, ao contrário da mesma promoção que os brasileiros copiam com propagandas enganosas. Foi criado no site "Reclame Aqui" - uma página especial  para receber críticas do evento - e até às 19 horas de ontem, 6 mil reclamações haviam sido postadas. As reclamações não ficaram restritas às lojas virtuais. Enquanto nos EUA o consumidor comprava uma televisão de 50 polegadas ao preço de 300 dólares (cerca de 600 reais) aqui, essa mesma televisão era oferecida por 1.999 reais,  se dizendo com um abatimento de 50%. O aumento prévio dos preços para dar descontos posteriores foi a irregularidade mais denunciada. Enquanto essa promoção nos EUA é realizada apenas numa sexta-feira, aqui, se entende por todos os dias da semana:  Black Days, Black Weekend, Black isto, Black aquilo, e vai por aí  afora na intenção de enganar os consumidores que se deixam iludir através de propagandas enganosas. (Alberto Carvalho)  
CONHEÇA O SITE "RECLAME AQUI". CLIQUE AQUI    

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Uma avenida olímpica para lembrar sempre do craque Nilton Santos

por Eli Halfoun
A morte de qualquer pessoa é sempre motivo de tristeza e dor. A despedida de Nilton Santos também foi motivo de dor, mas nos conforta saber que ele deixou o campo da vida em um momento em que a partida estava muito difícil para que ele permanecesse em campo: Nilton Santos sofria de Mal de Alzheimer e aos 88 anos se foi para não permitir que os torcedores do “Nilton Santos Futebol Clube (Nilton só jogou no Botafogo e na seleção brasileira, mas colecionou a admiração de todas as torcidas) não sofrêssemos ainda mais com uma doença que já o tinha tirado do jogo fazia tempo. Nilton Santos foi generoso com a torcida ao não permitir que o pênalti do sofrimento e da dor fosse marcado. Deu um pulinho, saiu da grande área e não permitiu um gol contra da vida.

Nilton Santos foi e é merecedor de muitas homenagens. Ganhará mais uma e definitiva: o botafoguense vereador César Maia deu entrada na Câmara Municipal do Rio ao projeto de lei que dará à Avenida Transolímpica o nome de Avenida Nilton Santos. Nem seriam necessárias muitas justificativas, ma assim mesmo entre muitas outras, o vereador disse que o trecho batizado com o nome do craque maior passará perto do Centro de Treinamento do Botafogo em Marechal Hermes. Nilton Santos já era definitivo em nossa memória. Agora ficará ainda mais. (Eli Halfoun)

Cada um precisa cuidar da própria vida para evitar absurdos na internet

por Eli Halfoun
Nos últimos dias têm sido constantes as notícias de jovens (ainda meninas) que se matam depois de terem expostas na internet suas as intimidades com namorados ou amigos. Elas morrem literalmente de vergonha e não há nada que se possa fazer. É preciso, isso sim, orientar mais os jovens sobre a obrigação mortal de utilizar o espaço livre e democrático da internet para difundir cultura, informação, amizade e comportamentos decentes e exemplares decentes. Não há como vigiar os jovens (seriam mesmo só os jovens?) que se “divertem” com a desgraça alheia postando vídeos desrespeitosos e agressivos. Por mais que se busque através de formas policiais e jurídicas como exercer esse tipo de bloqueio os internautas que ainda não entenderam que a internet tem uma missão muito maior do que apenas a de servir como diversão para brincadeiras de mau gosto. Quem não tem respeito e age sem qualquer escrúpulo postando suas intimidades e a dos outros dificilmente mudará seu doente comportamento doentio simplesmente porque não tem educação e respeito e não sabe se comportar diante de um veículo tão poderoso quanto a internet do bem.

Talvez as mortes divulgadas sirvam de alerta para que moças em busca de um necessário prazer sexual aprendam que elas sim é que precisam preservar-se e não permitir que esse tipo de vídeo seja gravado em nome de um momento supostamente quente de liberdade sexual. Liberdade sexual é outra coisa que nada tem a ver com as cenas explícitas de sexo que muitas pessoas mal informadas ainda confundem com liberdade. Cenas de sexo nem representam qualquer tipo de prazer sexual; Prazer sexual também é outra coisa. Vamos lá: é preciso preservar o corpo e a vida. Só quem age como se estivesse dando um passo ousado ou um dando grito de liberdade pode fazer com seu corpo e a sua vida. A vida precisa ser valorizada em tidas as situações e em todos os momentos. Do contrário deixa de ser vida. (Eli Halfoun) 

Televisão brasileira não precisa copiar nada de ninguém

por Eli Halfoun
Afinal, qual é a da televisão brasileira? Sabemos todos que a maioria dos programas aqui exibidos é de licenciamentos ou simplesmente cópias piratas de atrações de emissoras americanas e inglesas principalmente. A impressão que fica é a de que nossa televisão parece não ter a menor capacidade para criar programas, de preferência atrações que falem mais a linguagem do brasileiro. É só preguiça: profissionais brasileiros são perfeitamente capazes de ocupar o vídeo com novidades, ou seja, não é preciso copiar ninguém. Copiamos simplesmente porque é aparentemente mais fácil e mais barato e também porque o público tem aceitado bem qualquer cópia, por mais barata que seja. Ao vencer duas categorias do recente prêmio Emmy (o Oscar da televisão) mostra uma vez mais que quando deixam sabemos sim, criar e vender bons produtos e não só televisivos. A premiação de Fernanda Montenegro como atriz por sua atuação em “Doce de Mãe” não chegou a ser surpresa. Fernanda é uma atriz maravilhosa, ainda a melhor do país e tem o talento conhecido e reconhecido até por quem vive no interior do país com bolsa família, que lhe permite até ter um aparelho de televisão e, portanto, acesso aos talentos artísticos brasileiros e a informação sobre tudo o que acontece no mundo. A também premiada novela “Lado a Lado” só o que o mundo já sabe: é no Brasil que se criam e produzem e as melhores novelas do mundo. O prêmio de “Lado a Lado” só surpreendeu porque a “novela “Avenida Brasil” de tanto sucesso era considerada uma barbada. “Lado a Lado” foi o reconhecimento maior de dois estreantes autores (João Ximemes Braga e Claudia Lage) e do brasileiro e competente trabalho de reconstrução de época que nos ensinou a história do país da forma mais adequada de ensinamento, ou seja, divertida e através de imagens (o que a memória cerebral não guarda a memória visual nunca esquece). Prêmios como os agora e novamente conquistados são motivos de orgulho, mas nem por isso a televisão deixará de continuar copiando o que é de fora. Copiar não é nenhum crime desde que seja uma cópia assumida e produzida com qualidade. Em tempo: só vale copiar o que é bom. (Eli Halfoun)

Uma obra incomoda muita gente, reclamar incomoda muito mais

por Eli Halfoun
Bom mesmo é reclamar. É assim que caminha a humanidade sempre insatisfeita por conta de um olhar pessimista do qual não consegue ficar livre. Durante anos os cariocas reclamaram que a Perimetral construída como solução para o trânsito, o que nunca chegou a ser, escondia algumas das belezas históricas da cidade. Agora a reclamação se volta para a demolição dessa mesma Perimetral que já na primeira implosão deixou novamente aparentes os prédios históricos e culturais da sempre Cidade Maravilhosa. É evidente que a demolição da Perimetral está incomodando e atrapalhando muito quem é obrigado a circular de carro e mesmo a pé pelo centro histórico do Rio. Não temos paciência para esperar pelas belezas e benefícios prometidos com o novo espaço que se abrirá na cidade. Quando tudo estiver pronto e funcionando aí sim ficaremos entusiasmados e agradecidos pelo novo. Acontece o novo (e não em relação a obras) sempre tem um custo alto além do material: incomoda e assusta muito, mesmo que não seja uma obra tão gigante como a demolição da Perimetral e a criação de um novo e fundamental espaço para o Rio. Obras são uma espécie de tortura lenta e barulhenta com a qual não conseguimos conviver nem mesmo em casa. Se você precisa fazer um pequeno reparo na cozinha ou no banheiro a casa inteira sofrerá com a sujeira, o entulho e a lentidão de iniciar uma nova fase na casa.L. É impossível fazer qualquer obra sem fazer barulho e bagunça. O preço do novo é sempre grande e é sempre também um preço que não queremos pagar, embora seja necessário. O novo espaço no centro do Rio terá de enfrentar ainda muitas reclamações, insatisfações (foi assim com as obras do hoje elogiado Metrô), mas no final concluiremos que valeu a pena. Agora já se fala também na possibilidade de no futuro demolir o viaduto Paulo de Frontin outra obra faraônica que nunca foi bem explicada, também escondeu parte da cidade e nem serviu ao contrário do que anunciou e se esperava para muito em matéria de mobilização urbana. Não adianta reclamar: temos mesmo de conviver por um grande período com todos os incômodos que qualquer obra impõe. Então, só reta manter o otimismo da esperança de que no futuro tudo estará bem melhor.  (Eli Halfoun)

É fundamental prevenir mulheres e homens contra o câncer de mama

por Eli Halfoun
Por mais que se façam fundamentais campanhas de prevenção, o Brasil ainda tem, segundo dados oficiais, 576 mil novos casos de câncer por ano. Estatísticas confirmam que o câncer de mama ainda é o mais comum e fatal nas mulheres e o de próstata nos homens. Diante dos números uma pergunta se faz inevitável: será que estamos conduzindo bem nossas campanhas de prevenção? Talvez fosse o caso de fazer campanhas preventivas de mais fácil entendimento e que realmente possibilitem para a maioria da população aprender a prevenir-se para não precisar chegar até um hospital em uma fase adiantada da doença que certamente será fatal até porque os hospitais ainda não oferecem em sua maioria, atendimentos adequados.

Campanhas de prevenção são fundamentais e deveriam ser para todos. Não entendo o motivo de nunca realizarem campanhas de prevenção contra o câncer de mama masculino: os especialistas com que conversei dizem que campanhas para prevenir o câncer de mana masculino não são feitas simplesmente porque o índice de homens vítimas da doença é pequeno e, portanto, não impõe a necessidade de uma campanha de prevenção. Ora, se campanhas de prevenção são justamente para evitar ou no mínimo diminuir o número de casos é de se supor que no caso do câncer de mama masculino índice o poderia ser zero, se os homens soubessem e acreditassem que câncer de mama também atinge o sexo masculino que não tem seio, mas tem mama – uma mama que pode ficar tão doente quanto a das mulheres. Prevenir é um verbo que deve ser conjugado por todos os sexos e em todas as doenças. Se não temos capacidade de cuidar adequadamente de todos os doentes que tenhamos pelo menos a capacidade de evitar que a população fique doente e morra se atendimento hospitalar. (Eli Halfoun)

Paparazzi X artistas: essa briga precisa terminar. parar de se esconder

por Eli Halfoun
Em entrevista ao jornal O Dia, do Rio, o ator Thiago Rodrigues (atualmente na novela “Além do Horizonte”) levanta novamente a velha questão da busca de certa parte da imprensa (já é toda) por fotos e fatos que revelem a intimidade dos ídolos. É uma discussão antiga e como tantas outras nunca terá fim. O assédio da imprensa aos ídolos sempre existiu e, no cinema, o ator Clark Gable vivia sendo perseguido por fotógrafos que, na época, nem eram chamados de paparazzi. Conta-se, inclusive, que, um dia, Gable, cansado de tantas fotos escondidas, resolveu vingar-se dos fotógrafos e sempre que percebia a presença de um ou mais tirava a dentadura, segurava-a nas mãos e permitia as fotos. Aos fotógrafos especializados em digamos flagrantes proibidos só interessa fotografar enquanto o artista se esconde. Portanto, é fácil resolver o problema, com, aliás, muitos resolveram: basta parar, fazer pose e pronto os fotógrafos perderão inteiramente o interesse por tratar-se de um foto comum (se bem que hoje ninguém está livre da câmera indiscreta e invasiva de um telefone celular) Esse tipo de assédio que realmente incomoda muita gente, aumentou muito com o sucesso da televisão que popularizou atores e criou certa “intimidade” entre o ídolo e os fãs sempre curiosos, querendo saber mais sobre seus ídolos, de preferência sobre as intimidades porque,convenhamos o ser humano é muito curioso, gosta de fofoca e não fica  satisfeito  com as entrevistas e reportagens praticamente oficiais. O ator Thiago Rodrigues está coberto de razão quando reclama da perseguição que ele e seus colegas sofrem. Faz parte do jogo, sim, mas nem tanto: a mídia também precisa começar a respeitar a intimidade dos ídolos que se estão expostos pela televisão, não precisam ter suas vidas limitadas quando não estão trabalhando.

Nilton Santos: a "Enciclopédia" vira a página...

Reprodução da capa da Edição Especial da Manchete Esportiva. Nilton Santos, em pé, entre Belinni, Orlando e Gilmar, na Suécia, 1958, há 55 anos..

Antes de embarcar para a Suécia, a Seleção treinou em Poços de Caldas. Na foto aparecem Bellini, Feola, Nilton e Mauro. Reprodução Manchete Esportiva. Foto de Jáder Neves. 

Ao lado de Didi e Pepe, Nilton Santos tiar as medidas para o uniforme oficial de 1958. O time não sabia mas já preparava o figurino de campeão. Reprodução Manchete Esportiva. Foto Jáder Neves

Comemoração no vestiário. Nilton Santos e Garrincha felizes com o título de campeões do mundo de 1958. Manchete Esportiva. Foto Jáder Neves

O gol que virou lenda. O Brasil jogava contra a Áustria.  Nilton sai da defesa e leva a bola até o gol. Foi o segundo da vitória do Brasil  por 3x0. 


Os campeões em poster da Manchete Esportiva. Reprodução.
(da redação da JJcomunic)
"Desrespeitando o técnico Feola, Nilton Santos não pôde deixar de aproveitar o corredor aberto na sua frente. Tomando a bola do zagueirO Halla, caminhou decidido para a área e entregou a Mazzola que, acossado, devolveu-lhe a pelota. Calmo como sempre, Nilton atraiu o goleiro Szanwald, que saiu do gol, e colocou como quis". Assim o repórter Ney Bianchi, que cobriu a Copa de 1958, para a Manchete, com o fotógrafo Jáder Neves, descreveu um gol que entrou para a história. Na matéria "Os onze leões de Solna", título que lembra "as onze feras de Saldanha (que rotularia o time campeão em 1970), a Manchete Esportiva dá notas aos jogadores.  A atuação de Nilton Santos na Suécia é descrita assim: "Cumpriu uma performance excepcional. Dominou todo o costado esquerdo da cancha e ainda encontrou tempo para apoiar decisivamente o ataque. Quando o time sueco perdeu o gás, foi pra frente. O passe para o quinto gol de Pelé foi seu". O ex-lateral do Botafogo e da Seleção Brasileira morreu ontem, no Rio, aos 88 anos. Sobre a elegância em campo e a habilidade de Nilton Santos, a eterna "Enciclopédia do Futebol", as imagens falam muito mais. Veja os vídeos abaixo.

CLIQUE AQUI

ÚLTIMO JOGO DE NILTON SANTOS. CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI

Felipão tem na simplicidade de torcedor o sucesso de comando

por Eli Halfoun
Futebol é um esporte (hoje muito mais um negócio) tão mágico que consegue driblar até o pessimismo da torcida. Quer ver? Não faz muito tempo a seleção brasileira era vista como muito ruim e sem a menor chance de conquistar o hexa em seu país. Agora é diferente: a mesma seleção desacreditada passou a ser a favorita para o título da próxima Copa. É sem dúvida uma mágica emocional: os mesmos jogadores convocados pelo técnico Felipão passaram pelas mãos (e na mesma seleção) de todos os técnicos que antecederam Felipão. É claro que no otimismo da torcida as boas vitórias conquistadas tiveram enorme influência, mas é a presença de Felipão no comando do time que exerce a maior força no novo otimismo do torcedor. A imagem que Felipão passa é a de um torcedor experiente no comando do time. O segredo de Felipão está na capacidade de atrair nos jogadores o desejo de vitória e na torcida a certeza de que o time está bem comandado. Felipão é um profissional simples e que não tem a vaidade de ser o “professor”: é um profissional que conhece futebol e que ao contrário de outros técnicos tem apenas uma regra; animar o grupo sob seu comando e a partir disso animar também os torcedores que como os jogadores acabam entrando em campo com Felipão no comando. Repare só que os técnicos mais vitoriosos no Brasil e o futebol mundial, são justamente aqueles que não ficam inventando teorias de jogo e nem ditando regras. Simplesmente fazem seis times jogarem futebol. Futebol bem jogado e competitivo é só o que a torcida quer ver parta acreditar em um futebol campeão como o nosso. (Eli Halfoun)

Militares não aprendem e preparam festas para comemorar a “Revolução de 1964”

por Eli Halfoun
Os militares que não se conformam com a retomada da democracia no país também planejam fazer um grande movimento no período eleitoral: clubes militares de todo o país trabalham para organizar uma programação de festas em março para comemorar os 50 anos da “Revolução de 1964”, da qual ainda se orgulham e nunca se referem a ela como um golpe militar. Embora não tenham nada para comemorar prometem reuniões, palestras e festas. Mesmo sabendo que no Brasil ditadura nunca mais. (Eli Halfoun)

Genoino: cuidados especiais com a saúde e com a opinião pública

por Eli Halfoun
Entre todos os mensaleiros já recolhidos ao xadrez, o ainda deputado José Genoino (provavelmente terá seu mandato cassado pela mesma Câmara que não cassou o do também deputado-prisioneiro Natan Donadon) é o que mais tem sido julgado e comentado publicamente. Não era segredo para ninguém que Genoino tinha sido submetido a difícil uma cirurgia cardíaca e que precisa de cuidados especiais, que na cadeia certamente não terá. Ninguém tem dúvidas de que Genoino precisa pagar pelos malfeitos que cometeu, mas do jeito que estão encaminhando sua prisão o que se comete é uma desumanidade - um quase assassinato com requintes de crueldade Genoino é um homem doente que pode morrer a qualquer momento se não tiver os cuidados adequados. Acredito que é exatamente nesse perigo de morte que está o problema maior em relação a Genoino. Se ele morre na cadeia a opinião pública passará imediatamente a considerá-lo uma vítima do sistema judiciário e carcerário desse país que em matéria de cadeia oferece o que há de pior e não ajuda a recuperar ninguém para a sociedade. A morte anunciada e apressada transformaria Genoino em um mártir e em um herói. Que ele até poderia ter sido se não tivesse metido a mão nessa vergonhosa e suja cumbuca do mensalão. As condenações dos mensaleiros não podem ser vistas com piedade, o que devolveria ao país uma impunidade que ainda nem acabou. Genoino deve ser tratado sim como um condenado, mas nunca com a desumanidade que se tem cometido contra um homem doente, que é, aliás, a mesma desumanidade que o Brasil comete em todos os hospitais públicos do país. Genoino precisa sim de cuidados especiais de saúde. Todos os brasileiros também precisam, mesmo que não sejam cuidados tão especiais. Basta que sejam cuidados com a saúde. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Rio, São Paulo e Brasília recebem inédito festival de filmes russos


Cartaz de “Meu Pai Baryshnikov”, de Dmitry Povolostsky e Mark Drugoy, destaque da Semana de Filmes Russos
O Ministério da Cultura da Federação Russa, Fundação Notícia Boa e Mir Mídia promovem de hoje até o dia 4 de dezembro a Semana de Filmes Russos como parte da programação dos Dias da Cultura Russa no Brasil. Os filmes serão exibidos nas salas do Espaço Itaú de Cinema do Rio, Brasília e São Paulo.
Rio: Abertura: 25 de novembro. Mostra de 24 a 30 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316; Brasília: Mostra de 27 de novembro a 4 de dezembro, no Espaço Itaú de Cinema, STSGCV s/número, Lote 22, Loja âncora 3A, 2.º  pavimento, Guará;São Paulo: Mostra de 28 de novembro a 5 de dezembro, no Espaço Itaú de Cinema, Rua Augusta, 1.475, Cerqueira César
Entre os filmes, LENDA 17 (Legendary Number 17), sobre o histórico torneio de hóquei no gelo entre as seleções da União Soviética e do Canadá em 1972 revelou ao mundo uma grande estrela, o lendário camisa 17 Valéri Kharlamov, que garantiu a vitória triunfal dos russos por 7 a 3 e marcou o começo de uma nova era neste esporte; MEU PAI BARYSHNIKOV (My dad is Baryshnikov); UM JOGO DE HOMENS E MULHERES (A Game Between Men and Women); SUBTENENTE ROMASHOV (Romashov Sub-Lieutenant); AMOR COM SOTAQUE (Love with Accent); JUDAS (Judas); REDENÇÃO (Redemption). 
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE DIÁRIO DA RÚSSIA. 
CLIQUE AQUI

Deu no Estadão: Fotógrafo Sérgio Jorge, que foi da Manchete, da Gazeta Esportiva e da Abril, tem livro de fotos já pronto mas nenhuma editora se interessou até agora. Ele reuniu cerca de 200 mil imagens mas parte do seu acervo está sumido junto com o arquivo que pertenceu à Bloch



domingo, 24 de novembro de 2013

Há 50 anos: Manchete e Fatos e Fotos lançavam edições especiais sobre o sepultamento de John Kennedy (no dia 25 de novembro de 1963).









(da redação da JJcomunic)
As duas revistas chegaram praticamente juntas às bancas, no dia 27/11, com ampla cobertura do funeral que emocionou o mundo. A matéria da Manchete vinha com texto de Raymundo Magalhães Jr e reportagens dos enviados especiais Lêdo Ivo, João Luis Albuquerque e o fotógrafo Jáder Neves. A mesma equipe cobriu o funeral para a Fatos & Fotos. Mas a F&F vinha com um diferencial marcante: textos especiais de Carlos Lacerda, San Tiago Dantas, Tristão de Athayde e do embaixador americano no Brasil Lincoln Gordon, além de crônicas de Ibrahim Sued e Murilo Melo Filho. Três dias antes, outras duas edições de Manchete e Fatos & Fotos, estas com a cobertura do assassinato (no dia 22 de novembro), já haviam se esgotado nas bancas. Transformaram-se em valiosos documentos históricos. As imagens dessas coberturas fazem parte do arquivo com 12 milhões de fotos que pertenceram à extinta Bloch. Tal acervo encontra-se virtualmente desaparecido. Depois de leiloado pela Massa Falida, diante de total e surpreendente desinteresse dos órgãos públicos e privados de preservação da memória, como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Ministério da Cultura, Museu da Imagem e do Som, Fundação Getúlio Vargas e Instituto Moreira Salles, entre outros, o arquivo estaria em local incerto e não sabido e são ignoradas as condições de armazenamento de negativos, cromos e ampliações.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

The Voice Brasil, um show de talentos. Que os concorrentes não tenham apenas 15 minutos de fama...

Nando Motta e Rafael no The Voice Brasil. Reprodução TV Globo
por Alberto Carvalho
O  "The Voice Brasil" foi o melhor programa que a televisão brasileira apresentou neste ano. Na minha modesta opinião, a produção do programa está de parabéns pela seleção dos candidatos e do seu apresentador  (Thiago Leifert). Os concorrentes ao prêmio de melhor cantor são ilustres desconhecidos, mas de um potencial vocal que atualmente muito em falta no mercado fonográfico deste país. Não sei qual será o destino de cada um, mas, em relação ao mesmo programa apresentado anteriormente, parece que eles vão ficar no anonimato. Enquanto isso, somos obrigados a ouvir um punhado de intérpretes (?) sem nenhum talento musical ferindo nossos ouvidos. No Brasil é assim: "quem tem talento e não tem padrinho, morre pagão". O The Voice é um espetáculo que não fica devendo nada aos musicais da Broadway.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Faça o teste que prova que o Brasil é racista.

LEIA MAIS DO SITE PRAGMATISMO POLÍTICO, CLIQUE AQUI

Novas denúncias de jogos vorazes: tucanos de bico grande recebem propinas em São Paulo...

LEIA MAIS, CLIQUE AQUI


LEIA MAIS, CLIQUE AQUI

LEIA MAIS, CLIQUE AQUI

Rede social: a maior X-9 do mundo... uma inocente espalmada provoca demissão

A apalpadela que custou o emprego da treinadora Laraine. Foto: Reprodução Internet
(da redação da JJcomunic)
Nem George Orwell imaginou que o maior Big Brother do mundo seria operado por cidadãos comuns e não necessariamente por ditaduras. Winston, o protagonista de "1984", é submetido a leis totalitárias da sociedade mas é solitário e vigiado pelo Grande Irmão, o sistema tecnológico-ideológico ao qual nada escapa. Isso lembra alguma coisa a você? A Internet, o Facebook, algo assim? Vale mais um exemplo, entre muitos: a treinadora Laraine Cooker postou uma foto de um passeio em que o namorado aparece apalpando o seu seio. Nada demais. Mas a imagem correu a rede e provocou a demissão da instrutora de baquete feminino da Pocatello High School, em Idaho. Já o careca se deu bem. curtiu a espalmada e não foi demitido já que a escola considerou que não foi ele quem divulgou a foto. A treinadora está processando a escola.

Árvore da Lagoa está chegando... e o ano passou correndo

A Árvore, que já é uma tradição, é montada na Lagoa.

Estrela no alto e...

...operário- alpinista (lado direito, ao lado do guindaste). A estrutura tem 85 metros de altura.
(da redação da JJcomunic)
Montada pela Bradesco Seguros, a Árvore da Lagoa completa 18 anos e será inaugurada no dia 30 de novembro. O tema deste ano é "Uma celebração à vida: águas, ar, florestas, humanidade e Natal”. Um carrilhão eletrônico que imita badaladas de sinos tocará músicas temáticas. Com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a versão 2013 pesa 542 toneladas e receberá 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e cem refletores de led alimentados por cinco geradores. Com cenografia de Abel Gomes, a homenagem carioca está no Guinness Book of Records, como a maior a árvore da Natal flutuante do mundo.

Tá bonito, isso? Barricada de banheiros químicos esconde o visual da Lagoa

Deve haver um lugar melhor para instalar a barricada, não?
Esse aí atrapalha mas pelo menos está solitário
Para quem escolheu o lugar dos banheiros, a paisagem é o de menos. 
(da redação da JJcomunic)
Os quiósques, embora movimentados, não possuem banheiros. Apenas um ou dois oferecem isso precariamente aos clientes. O que não combina com o chope que os concessionários vendem. Estão lá há décadas. Pergunta se passou pela cabeça deles investir na infraestrutura em projetos adequados ao local e aprovados pela pela Prefeitura.? Nada disso. A solução que encontraram neste quase verão foi instalar banheiros químicos. Mas tinha que ser às margens da ciclovia ? Há agora uma parede verde que obstrui a Lagoa. Vai ficar assim? Alô Eduardo Paes!

Anitta conquista jovem público feminino com roupas e sandálias

por Eli Halfoun
A funkeira Anitta não é apenas um fenômeno musical. É também um fenômeno comercial que vende qualquer produto. Ela sabe disso e decidiu abrir sua própria etiqueta para colocar no mercado jovem feminino a moda que ela usa e assina em baixo. Anitta não é pedicure, mas também vai cuidar dos pés das fãs: em parceria com a Grendene está laçando uma coleção de sandálias (quatro modelos diferentes) chamada “Prepara by Annita”. As crianças não foram esquecidas e também terão seus modelitos. Criança precisam ser tratadas com mais carinho. (Eli Halfoun)

Careca e gordura não-autorizadas são as novas preocupações de Roberto Carlos

por Eli Halfoun
Por mais discreto que Roberto Carlos tente ser em relação à sua vida pessoal, tem sempre um “muy amigo” que revela detalhes que RC gostaria de manter fora do noticiário e de qualquer biografia: aos 72 anos ele tem como guerra pessoal enfrentar a queda de cabelos. Pioneiro em transplante capilar RC está vendo os fios da franja escassearem e por estar um pouco mais gordinho por conta da idade decidiu substituir as camisetas justas por maus folgadas e não deixará de usar paletós mais soltos e que denunciem menos a barriguinha que está aumentando. Para os cabelos não está afastada a hipótese de um novo implante. Não adianta muito: ficar careca é praticamente uma imposição da vida pra muitos homens. (Eli Halfoun)

Agora Ronaldo precisa driblar dívida fiscal

por Eli Halfoun
Ronaldo perdeu muitos quilos participando do quadro “Medida Certa” e agora pode perder muito de sua gordura financeira. O jornalista Giba Um informa que o ex-jogador está enfrentando um problema de dívida fiscal por conta dos impostos de sua ilha em Angra dos Reis, no Rio. Segundo o jornalista, Ronaldo corre o risco de ter seus bens penhorados: a dívida é de R$ 500 mil e parece que Ronaldo anda sem dinheiro em caixa já que gastou R$ 600 mil na decoração da casa que comprou por R$ 17 milhões em São Paulo e que será habitada por sua ex-mulher Bia Anthony com as duas filhas do casal. Como Ronaldo não é desonesto e muito menos caloteiro dará um jeito de negociar a dívida e driblar mais esse problema. (Eli Halfoun)

Lucas deve voltar ao Brasil para retomar seus sonhos

por Eli Halfoun
A dança do futebol é bonita, mas também pode ser muito cruel como está sendo com o jogador Lucas, o craque revelado pelo São Paulo e vendido por milhões para o futebol do francês Paris Saint Germain. Lucas chegou driblando tudo e rapidamente ganhou lugar quase cativo (esse só Neymar tem) na seleção brasileira. Ganhou, mas não levou: seu futebol parece ter se afrancesado sem deixar nenhum rastro perfumado e já se pode ter certeza de que ele não estará na relação final do técnico Felipão que até lhe deu algumas oportunidades. Resultado: Lucas foi para a França e perdeu no Brasil o seu maior sonho e oportunidade de poder conquistar um título mundial com a seleção que escreveu as mais belas páginas da Copa do Mundo. O futebol está dando um cartão vermelho para Lucas e é muito provável que depois da Copa ele volte ao São Paulo. Lucas certamente não esqueceu de jogar o futebol mágico que nos encantou. Simplesmente não se adaptou fora de seu país. Sua trajetória mostra aos jogadores que tanto sonham em jogar fora do Brasil que nem sempre é fora daqui que os grandes sonhos se realizam. O Brasil é o nosso país. É aqui que nossos maiores sonhos devem morar e se possível realizar. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jennifer Lawrence: estrela que não é "celebridade" debilóide

Jennifer Lawrence no poster de Jogos Vorazes: Em Chamas

E em reprodução de um dos wallpaper mais baixados do mundo. 

Jennifer Lawrence em matéria na Vogue Itália

Reprodução Vogue Italia
por Omelete
O elenco do novo blockbuster "Jogos Vorazes; Em Chamas" brincou entrevista coletiva  com o fato de a atriz Jennifer Lawrence ter virado uma mega estrela. "Alguns atores estão com o ego inflado depois da fama. Jen, por exemplo, mal podemos falar com ela. Aliás, ela nos proibiu de chamá-la só de ‘Jen’, agora é ‘Jennifer’”, disse Harrelson ao The Hollywood Reporter, explicando depois que tudo era brincadeira: a atriz, além de gata, é conhecida por ser acessível e nada "celebridade". A atriz, que é alta e cheia de curvas, já avisou aos produtores e pessoal de moda que não vai deixar de comer só para agradar aos adeptos da anorexia. 

Televisão não é só lazer. É noticiário obrigatório na mídia


Zeca Camargo recebe Susana Vieira no novo Video Show.
 Foto TV Globo/Divulgação
por Eli Halfoun
A televisão conquistou tamanha importância na vida (não só no lazer) do público que acabou conquistando também espaço obrigatório no noticiário diário da mídia: nenhum jornal ou revista pode abrir mão hoje de publicar amplo noticiário sobre televisão, incluindo a intimidade dos artistas. O telespectador busca ter uma espécie de intimidade com o ator ou apresentador que de certa forma passa a fazer parte do dia a dia da família do público. O telespectador não se contenta mais tem apenas assistir a um programa: quer ter o que falar dos artistas que para ele, telespectador, é uma pessoa íntima. Essa intimidade ultrapassa a presença do personagem: o público que saber quem é e como se comporta o ator que interpreta. É esse saber íntimo que o faz encontrar apoio par fazer de cada ator e de cada personagem um “amigo íntimo”. Essa relação talvez explique a existência em todo o mundo de um cada vez maior número de revistas ditas especializadas de espaço “especializado” até em jornais que se não fosse a exigência do público jamais se permitiriam “gastar espaço” para falar de televisão. Falam e falam muito porque se não o fizerem perdem leitores. Todo leitor - até o que acha a televisão uma besteira - lê o noticiário sobre televisão nem que seja apenas pra não ficar por fora de assuntos dos quais todos falam.

A televisão não poderia ficar alheia ao seu próprio noticiário, o que explica o sucesso do ”Vídeo Show’, exibido há anos pela Globo e que funciona como a verão oficial dos bastidores. O “Vídeo Show” ganhou novo formato: deixou de ser apenas um segundo caderno de telejornal sobre os bastidores da Globo para transformar-se em um divertido programa de variedade comandado por Zeca Camargo que tem intimidade com o palco-estúdio e cria intimidade fácil com o público. O novo “Vídeo Show” não deixa de ser uma versão menos pretensiosa do “Fantástico”. O programa ganhou mais ritmo sem deixar de mostrar como são os curiosos bastidores da televisão e de colocar o público na intimidade dos bastidores. Agora com mais novimento9 e diversão. (Eli Halfoun)

Mateus Solano dá uma lição de amor à arte

Mateus Solano. Foto TV Globo/Divulgação
por Eli Halfoun
Se a cena tivesse sido vivida em um palco de teatro certamente o público teria aplaudido de pé o desempenho de Mateus Solano no capítulo em que César revelou que Felix foi quem jogou a filha de Paloma em uma caçamba. O ator esteve perfeito em todos os momentos passando da ironia ao drama com uma naturalidade que nem deu para perceber que ele estava representando. A angústia, o medo, a insegurança, o trauma adquirido na infância e o desamor estiveram presentes em cada gesto e em cada olhar. Mateus Solano passeou tranquilamente por todas as emoções e entregou ao público um dos mais completos trabalhos dos capítulos de “Amor à Vida” como arte de representar. Não tenho dúvidas de que todos os atores envolvidos na cena tiveram vontade de aplaudir Mateus Solano ao final e não duvido muito que tenham feito. Grandes atores como Antonio Fagundes, Natália Timberg, Susana Vieira, Elizabeth Savalla e todos os outros sabem reconhecer grandes trabalhos não o trabalho de um único ator, mas a confirmação de que sempre é possível entregar-se por inteiro a um personagem. Mateus Solano tem brilhado desde o início da novela e hoje nos deixa a quase certeza de que nenhum outro ator conseguiria fazer um Felix com tanta perfeição. Por isso já ganhou um e ganhará todos os prêmios de melhor ator do ano na televisão - uma televisão que, aliás, pode orgulhar-se de ter em seus elencos atores que engrandecem qualquer espetáculo. (Eli Halfoun)

“Pânico” precisa renovar-se para não perder mais o público

Pânico na Band. Foto de Marina Caminada/Divulgação Band
Emilio Zurita na bancada do Pânico na Band. Foto de Marina Caminada/ Divulgação Band
por Eli Halfoun
A jornalista Keyla Gimenez publica na “Folha de São Paulo” que o programa “Pânico” não consegue repetir na Bandeirantes a audiência que conquistava na quase esquecida Rede TV e que a cada semana diminui o seu público. Nenhuma surpresa na constatação: programas como o “Pânico” tendem a enjoar o s telespectadores simplesmente porque ficam repetitivos. O público de uma maneira geral sabe antecipadamente o que vai rolar porque piadas, personagens e até as brincadeiras de profundo mau gosto são sempre os mesmos e quando variam o fazem bem pouco. Se não9 há novidades não existe motivo para ver o que de certa forma já se viu. Não é possível e nem necessário criar um programa novo a cada semana, mas renovar a fórmula, os quadros e as brincadeiras nada divertidas seria um bom começo para que o “Pânico” reconquistasse o público que não aguenta mais a mesmice do programa.          Esse enjôo de ver sempre a mesma coisa pode acabar afetando também a audiência do “CQC”, que pelo menos tem sido mais jornalístico e mais criativo. (Eli Halfoun) 

Prêmios de TV são troféus para a Globo. Culpa das concorrentes

por Eli Halfoun
O programa “CQC” ironizou a entrega do Prêmio Extra aos Melhores da TV dizendo, como se fosse brincadeira, que por ser um prêmio ligado a um jornal das Organizações Globo 90% dos artistas indicados pertencem a TV Globo. É verdade, assim como é verdade que indicar em qualquer prêmio de televisão a maioria dos artistas será da Globo. É simples: os maiores sucessos de cada ano são veiculados pela Globo que por isso mesmo é a emissora mais sintonizada em todo o país. Portanto, nada mais comum que no momento das indicações os profissionais da Globo estejam em primeiro plano na preferência e na memória dos telespectadores. O Troféu Imprensa que o SBT realiza há anos não tem qualquer vínculo com as Organizações Globo e também tem entre os indicados para prêmio um maior número de artistas globais. Quer testar: faz aí uma lista e veja se consegue incluir um maior número de artistas que não sejam da Globo. A realidade é que a Globo se impõe artisticamente e não adianta querer fugir dessa verdade. A televisão brasileira funciona assim: é a Globo e o resto. Para deixar de ser assim as concorrentes é que precisam reagir. (Eli Halfoun)

Cubanos estão de olho em “Avenida Brasil”

Isis Valverde em Avenida Brasil. Foto TV Globo/ Divulgação

Isis Valverde, a periguete de Avenida Brasil agora inspirando meninas cunabas. Foto TV Globo/Divulgação
por Eli Halfoun
As novelas brasileiras continuam conquistando público mundial. Agora é “Avenida Brasil” que se transforma em programa obrigatório dos cubanos na televisão. A novela é exibida três vezes por semana e a grande sensação não é a Carminha de Adriana Esteves, mas sim a divertida e sensual personagem Suelen de Isis Valverde que tem influenciado a juventude feminina de Havana. As jovens cubanas estão usando todos os modelitos da Suelen. Nossos camelôs fariam a festa por lá. (Eli Halfoun)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vasco precisa de um ato de heroísmo para alegrar sua imensa torcida

por Eli Halfoun
Já vi o Vasco enfrentar momentos muito difíceis no futebol, mas nunca imaginei que mais uma vez teria de torcer para não o ver rebaixado. Muitos torcedores apaixonados ainda reúnem esperança de que o time sairá do sufoco em que a má administração do clube o meteu. O possível rebaixamento do Vasco ou do também ameaçado Fluminense será um enorme prejuízo para o futebol carioca, que não anda lá muito bem das pernas e do brasileiro que não poderá contar em suas competições com presenças históricas e tão importantes. Bons tempos em que qualquer torcedor podia escalar o time do Vasco na ponta da língua. Não pode mais e simplesmente não pode porque o Vasco não tem mais um time: tem um bando de jogadores que no fundo espera por uma oportunidade de deixar o clube o mais rápido possível. Com o torcedor é diferente: mesmo sofrendo ele nunca muda de time. É triste ver que o Vasco de tantas glórias está escrevendo uma página negra (sem cruz de malta) em sua história. Se der a volta por cima (acho difícil) será sem dúvida um ato de heroísmo que a torcida bem merece. (Eli Halfoun)

Quem ganha muito dinheiro usa o nosso dinheiro

por Eli Halfoun
Não é só no Brasil que se fala em eleição presidencial. Também nos Estados Unidos a sucessão de Barak Obama ganha prováveis concorrentes. Um dos nomes mais comentados ultimamente é o da senadora Elizabeth Warren de 63 anos. De saída ela moldou uma declaração para mostrar a importância da presença do povo no país. Diz aí senadora: “Neste país ninguém ficou rico à sua custa - ninguém. Você transporta seus produtos por estradas que nós pagamos; você contrata pessoas quer foram educadas pelo sistema público. Sua fábrica está segura porque nós pagamos polícia e bombeiros”. Vale para todos os países. (Eli Halfoun)

Duro é conviver com a vergonha. Na cadeia ou fora dela

por Eli Halfoun
O condenado (12 anos em reclusão em regime fechado) do mensalão Henrique Pizzolato (ou seria PizzoLATRO) escreveu carta com mil e uma justificativas (desculpas) para justificar o porquê se mandou para a Itália cometendo outro grande crime, já que saiu do país clandestinamente (seus passaportes estão retidos pela PF). Em português claro ele fugiu com o rabo entre as pernas. Dificilmente será extraditado pelos italianos e certamente nunca mais voltará ao Brasil (tem muito dinheiro para não precisar mais trabalhar). A maioria de brasileiros morreria de vergonha se tivesse seu nome exposto como ladrão em jornais de todo o mundo. Eu, por exemplo, não conseguiria mais olhar para meus filhos. PizzoLATRO está fazendo sua família passar vergonha. Mesmo que todos tenham ficado com os bolsos recheados deve ser muito difícil carregar um sobrenome que foi jogado no lixo por uma desmedida ganância. A pergunta que não me sai da cabeça: como pode um diretor de marketing do maior banco do país (o do Brasil) conseguir roubar tanto e com tanta facilidade, sinal de que nunca ninguém desconfiou e muito menos fiscalizou. Um perigo: a coisa pode correr frouxa outra vez no BB. (Eli Halfoun)

As páginas certas viraram páginas erradas para Dirceu e Genoino

por Eli Halfoun
Errou tem de pagar e nada, mas nada mesmo, justifica um erro tão grave. Quando José Dirceu e José Genoino se entregaram em São Paulo, assistia à prisão ao lado de um antigo e bem informado analista político que comentou: “Eles erraram sim, mas esse país não pode esquecer que tanto Dirceu quanto Genoíno foram muito importantes na luta para a reconquista da democracia - a mesma democracia que os está levando agora para a cadeia. Pena que Dirceu e Genoino tenham escolhido deixar seus nomes na história em páginas que certamente os envergonham agora e envergonharão ainda mais no futuro. (Eli Halfoun)

domingo, 17 de novembro de 2013

Cidades serão as "minas de ouro" do futuro

(da redação da JJcomunic)
Em recente workshop realizado em Perth, na Austrália, sobre o futuro da mineração, um dos participantes colheu uma curiosa informação: as cidades poderão se tornar grandes fontes de minérios valiosos. Explica-se: há grande quantidade de ouro, cobre e prata nos circuitos do celulares. Será possível extrair desse aparelhos muitos mais desses metais do que o que sai das grandes minas de hoje. Portanto, recomenda o site Future Exploration Network, recicle seu aparelho de celular. Veja no quadro abaixo a comparação entre as quantidades de metais encontradas em uma tonelada de paarelhos celulares e igual quantidade de minério bruto.

LEIA MAIS NO SITE FUTURE EXPLORATION. 
CLIQUE AQUI

Não tá fácil pra ninguém. Atletas olímpicas polonesas posam para Playboy para ver se descolam um patrocínio que financie o treinamento

(da redação do JJcomunic)
As patinadoras Aida Bella e Marta Wojcik estão treinando para participar da Olimpíada de Inverno que acontecerá em Sochi, na Rússia. Só que anda curta a verba para a preparação. A solução encontrada pela dupla foi fechar um contrato para um ensaio na Playboy polonesa. Elas esperam, com a repercussão, conseguir mais patrocínios.

VEJA O VÍDEO DE MAKING OF. 
CLIQUE AQUI

Vôlei: Brasil é bicampeão em Tóquio..

A comemoração. Foto Getty Images/Divulgação FIBV

A vibraçaõ das atletas ao fim da partida contra o Japão. Foto Getty Images/Divulgação FIVB

O Brasil no pódio. Foto Getty Images/Divulgação FIVB

(da redação da JJcomunic)
Ao derrotar o Japão por 3x0, o Brasil venceu a Copa dos Campeões, que reuniu em Tóquio as mais fortes seleções de vôlei feminino do mundo. Foi a segunda conquisto nesse torneio, a primeira em 2005.
Fabiana foi eleita a melhor jogadora do torneio. Foto Getty Images/Divulgação FIVB