quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Senado vota hoje o Código do Desmatamento

O novo Código Florestal imposto pela bancada ruralista será votado hoje. Anuncia-se como um desastre ambiental sem comparações no mundo. Há protestos e alertas de entidades respeitáveis, mas quem disse que político ouve a sociedade? O Código do Desmatamento, se aprovado e sancionado por Dilma Rousseff, ficará com a marca do atraso ambientalista do seu governo. Eli Halfoun escreve logo abaixo que Dilma vai sair em férias. Talvez o Código esteja sobre a sua mesa antes dos folguedos de fim de ano. Dilma tem poder de veto. E o veto ao desastrado conjunto de leis ruralistas - que promove ocupação de margens de rios e encostas, legaliza desmatamentos, anistia crimes ambientais em áreas preservadas - poderia ser a grande marca, no caso positiva, do seu governo. Que antes de ir à praia, Dilma use a caneta que o povo brasileiro lhe deu e que se lembre que não foi nomeada presidente por uma bancada mas sim eleita por mais de 55 milhões de brasileiros.

Presidente quer sombra e água fresca em janeiro

por Eli Halfoun
Todos nós temos direito a férias. A presidente Dilma Roussef também e vai aproveitá-las. Pelo menos durante dez dias de janeiro ela ficará afastada de Brasília, dos problemas e dos ministros, o que no fundo é a mesma coisa. Dilma sairá de férias com a família e deve passar seus dez dias de sombra e água fresca na Base Naval de Aratu, em Salvador. Não é o local garantido: existem mais três possibilidades: ficar em Fernando de Noronha (Pernambuco) na Restinga de Marambaia, (Rio) ou ainda na Barreira do Inferno, (Rio Grande do Norte). Difícil ela querer trocar o inferno de Brasília por qualquer outro, mesmo que não haja os diabinhos políticos por perto. (Eli Halfoun)

Scarlett Johansson não quer sua intimidade revelada nas redes sociais, mas revela em fotos para revista

Interview/Reprodução
Interview/Reprodução
por Eli Halfoun
Mesmo com a grande aceitação e utilização do Facebook e do Twitter ainda tem muitos internautas que não suportam essas, digamos, ferramentas porque as consideram uma invasão de privacidade e, convenhamos, não estão tão erradas assim. Uma que rejeita tanto o Facebook quanto o Twitter é a atriz Scarlett Johansson que diz: “Eu não tenho Facebook e nem conta no Twitter. Eu não posso imaginar algo de que eu goste menos do que ter detalhes do meu cotidiano compartilhado”. Detalhes da intimidade do corpo da atriz os fãs podem ver: ela é a capa da edição de dezembro da revista Interview. Em fotos de Solbe Sundbo, a atriz se mostra em topless e como andrógina. Mesmo que ele não goste já, já essa intimidade invade o Facebook e contas de Twitter. Depois do surgimento da internet e das câmeras fotográficas acopladas aos telefones celulares intimidade virou realmente coisa do passado. (Eli Halfoun)

Lenda urbana: saiba como nasceu o panetone que você está comendo agora

por Eli Halfoun
Culinária é cultura: através de temperos podemos conhecer boa e deliciosa parte da história e hábitos do mundo, além de entrar em contato com saborosas informações e lendas. Por exemplo: você sabe como foi criado o panetone, hoje obrigatório em todas as casas na noite de Natal? Vai ficar sabendo: conta a história que o pão recheado nasceu como diz o nome, na Itália quando um padeiro chamado Antonio conhecido carinhosamente como Toni, resolveu aproveitar as fritas secas que estavam esquecidas em uma prateleira da panificadora e as acrescentou na massa que preparava. A aceitação foi tão grande que todos os dias de um mês de dezembro um consumidor dizia para os outro: vamos comprar o pão (pane) do Toni. Pronto: o pane do Toni virou mania obrigando o padeiro a incluí-lo entre as receitas especiais que preparava em dezembro. O pane do Toni virou sucesso mundial e certamente o padeiro ficou mais gordinho e com elevada taxa de açucar (glicose) no sangue. Como, aliás, costuma acontecer com todos nós depois das festas de fim de ano. (Eli Halfoun)

Surreal 2


Está dito no post abaixo que as barcas parecem imunes a qualquer punição. Erramos. Imunes a punição mas não a premiação. Depois de uma colisão de uma embarcação com o pier, a agência de (des) regulamentação do setor - aquelas instituições desastradas criadas pelo neo-liberalismo tucano no fim dos anos 90 na famosa onda de privatizações a preço de moeda podre - anuncia um aumento no preço das passagens das barcas. Ilegal? Não. É o que diz o tal contrato de concessão. Aliás, muitos já estariam próximos do vencimento - quando o estado teriam a oportunidade de pelo menos fazer leilões a preços reais e refazer cláusulas vantajosas - só que a maioria está conseguido prorrogar o benefício. Quanto ao usuário? Melhor comprar colete salva-vidas.
Conectado pelo MOTOBLUR™

Surreal


Parece surreal, e é. A concessionária que opera as barcas pede que o usuário não use... as barcas. Deve ser a mais explícita admissão de que o serviço não é bom. As barcas, como se sabe, foram privatizadas pelos tucanos quando governaram o Rio. Os contratos bolados pelos políticos da época são tão convenientemente blindados que a empresa parece imune qualqeur punição.
Conectado pelo MOTOBLUR™

O plim-plim da marionete...

De onde menos se espera, sai a confirmação de que o famoso debate Lula x Collor, aquele que a Globo mostrou em duas edições (no jornal Hoje, mas fiel ao que aconteceu; no Jornal Nacional, uma edição com os melhores momentos do político que o impeachment faxinaria varrido do Palácio do Planalto) teve mais do que manipulação jornalistica. O próprio Boni, então todo-poderoso da emissora, revela que ajudou a "produzir" Collor, da gravata à pilha de pastas vazias que o então candidato da mídia comercial pôs na bancada. Collor desmente, claro. A Globo diz que Boni agiu como cidadão e não como dirigente da emissora. Bom, Collor acabou chegando lá e, como se sabe, o Brasil entrou no lamaçal que a história registrou.

Conectado pelo MOTOBLUR™

A justiça é cega e a boca é livre


A notícia aí reproduzida (deu na Folha de São Paulo) é recorrente. Juízes e suas famílias se encontram e hotéis de luxo com tudo pago por empresas privadas ou entidades patronais geralmente com fortes interesses em processos que correm nos tribunais do país. Ético não é. Mas para certas figuras que comportam como "castas indianas" acima da sociedade, nada importa.
Conectado pelo MOTOBLUR™

terça-feira, 29 de novembro de 2011

“Fina Estampa”: uma nova mulher para fazer Quinzé esquecer Teodora definitivamente.

por Eli Halfoun
Mais um triângulo amoroso promete movimentar os próximos capítulos de "Fina Estampa" com a chegada de uma nova personagem que, ao que tudo indica, fará Quinzé (Malvino Salvador) livrar-se definitivamente de Teodora (Carolina Dickman). Antes de interessar-se por outra mulher, Quinzé viverá cenas quentíssimas nos braços de Teodora. Nos bastidores da novela garante-se que as cenas serão de alta tensão, mas nem assim Teodora conseguirá "laçar" Quinze e a grana da mamãe Griselda. (Eli Halfoun)

Televisão fica mais divertida com um olho no computador

por Eli Halfoun
Já ouviu falar em "twittervisão"? Provavelmente você a pratica, mas desconhecia o nome: essa é a nova mania brasileira de acompanhar programas de televisão, especialmente novelas e reality shows, com um olho na tela do aparelho de TV e outro no computador para postar comentários imediatos no Twitter. Quer dizer: viramos uma legião de críticos de televisão e interagimos com tudo de forma imediata. Essa é uma mania autenticamente brasileira já que em outros países comentários sobre televisão no Twitter são comuns, mas não de forma tão imediata quanto a que acontece por aqui. Há quem considere muito mais divertido acompanhar programas de televisão e o Twitter ao mesmo tempo. Os tuiteiros costumam ser muito mais competentes e engraçados do que a televisão. (Eli Halfoun)

A luta continua... chega de "mafuá" no Aterro


O Globo de hoje se posiciona contra o "mafuá" para 3 mil pessoas (imagine a zona que tal multidão vai causar no parque, com impacto de trânsito, lixo, poluição sonora e visual, além de interferência na paisagem) que o concessionário do Porcão Rio's, restaurante e churrascaria que pertence a uma rede controlada pelo Brazil Food Services Group, pretende construir no Aterro tombado, à altura do Morro da Viúva. Segundo o jornal, nada justifica a instalação de uma casa de shows no local, mesmo com projeto de Oscar Niemeyer. O Rio tem inúmeros outros bairros - até o Cais do Porto em revitalização - para abrigar uma obra do arquiteto. É bom o carioca ficar atento. E o Ministério Público também. Essas idéias exóticas de apropriação dos espaços públicos costumam prosperar. Em tempo: o Globo chama o projeto de desatino. E é. Pra não dizer outro nome.
Conectado pelo MOTOBLUR™

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bárbara Evans na Playboy em fotos de Bob Wolfenson

Mãe e filha cobrem os seios: Bárbara Evans na Playboy de dezembro
e Monique Evans na Manchete que abria antigos verões.
Monique na Playboy em dose dupla.


por Omelete
Fotografada por Bob Wolfenson em uma fazenda no interior de São Paulo, Bárbara Evans está na edição de dezembro da revista Playboy.
Com 20 anos, segue a trilha aberta pela mãe, a ex-modelo Monique Evans, que foi capa da Playboy e era um símbolo das tradicionais edições de sol e praias cariocas que faziam ainda mais colorido o verão da Manchete.

Vasco: emoção total para todas as torcidas. Isso é futebol

por Eli Halfoun
Mesmo que eu não fosse vascaíno desde criancinha não poderia deixar de reconhecer que o Vasco é o time que tem proporcionado o mais empolgante e emocionante futebol em todas as partidas que disputou esse ano. Não chego ao extremo de afirmar que o Vasco será o campeão brasileiro (merece) até porque o Corinthians está muito mais perto de "botar a mão na taça". Mas como o campeonato só acaba no próximo domingo é bom esperar: o Vasco não vai dar tão mole assim e contra o Flamengo, domingo que vem, é a certeza de proporcionar mais um bom espetáculo para fazer vibrar todas as torcidas. O futebol ainda tem muitas coisas difíceis de entender e umas delas é a atuação dos chamados repórteres de campo - os que ficam na beira do gramado, muito mais atrapalhando do que trabalhando. Desde a época em que fui repórter esportivo da Ultima Hora (repórter é repórter e ser for bom não tem essa de especialização: pode e deve fazer qualquer tipo de cobertura) nunca entendi a insistência em "entrevistar" um jogador saindo de campo cansado, emocionado e sem condições de dizer absolutamente nada que interesse ao torcedor. Com Bernardo foi assim: o jogador do Vasco chorava copiosamente ao final da partida e os repórteres insistiam em tentar fazê-lo falar, como se fosse possível dizer alguma coisa naquele momento emocionado. Falta total de sensibilidade: as lágrimas valiam mais do que qualquer palavra. Do jogador e dos repórteres que adoram jogar conversa fora. (Eli Halfoun)

domingo, 27 de novembro de 2011

Manchete: um destino social para o antigo prédio da editora na rua Frei Caneca







O paniscumovum recebeu a seguinte mensagem:
"Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo blog, descobri por acaso e desde então entro para acompanhar! No inicio de mês passado (se não me falha a memoria) foram postadas imagens da reforma do prédio do Russell.. (cheguei a ver pessoalmente como esta ficando) e não sei se vocês já sabem (acredito que sim) que o imóvel da Frei Caneca (no qual meu pai chegou a trabalhar e teve o prazer de conhecer o Sr Adolpho) foi desocupado e a prefeitura ira fazer um conjunto habitacional, e acabei esbarando na net com o pdf que mostra como será o conjunto!" Segue o documento em pdf, caso queiram pôr no blog a imagem. (de Fábio Marques)

Justiça tenta localizar e obrigar a preservar Arquivo Fotográfico da Manchete




A notícia acima está publicada no Globo de hoje. Informa que "para manter a integridade do acervo fotográfico da falida Bloch Editores, arrematado pelo advogado Luiz Barbosa num leilão em 2010, a Justiça do Rio determinou, por meio de uma liminar, que nenhuma das 12 milhões de fotos poderá ser revendida até que haja um desfecho para a ação que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro move em favor da anulação do leilão. O sindicato representa os fotógrafos que fizeram as imagens, que se dizem lesados com seu paradeiro desconhecido. A liminar determina ainda que a coleção precisa ter condições ideias de armazenamento e ficar a salvo de umidade, claridade e em temperatura adequada". 
 

No ano que vem, a Manchete, fundada em 1952, completaria 60 anos. Daquele ano até 2000, quando foi publicada regularmente, a principal semanal da extinta Bloch cobriu os grandes acontecimentos do Brasil e do mundo. Somada a cerca de 20 outras revistas da editora, Manchete reuniu um espetacular acervo, de grande importância jornalística e histórica. Por isso, é impressionante a omissão de instituições públicas como o Ministério da Cultura, o Arquivo Nacional, o Museu da Imagem e do Som  - e até de entidades privadas que recebem incentivos públicos e que mantêm acervos fotográficos  - com o sumiço do arquivo que pertenceu à Bloch. A memória do país perde muito com a falta de ação desses orgãos que supostamente deveriam ajudar a preservar tais imagens e, respeitados os direitos autorais dos fotógrafos e de seus herdeiros, colocá-las à disposição de pesquisadores, historiadores, escritores e jornalistas. Foto:Gonça
 

Porcão e Niemeyer querem entulhar o Aterro

A coluna do jornalista Elio Gaspari, hoje no Globo, amplia a denúncia de que o grupo que controla a churrascaria Porcão pretende construir uma casa de espetáculos para três mil espectadores. O monstrengo, se aprovado, será erguido de frente para o Pão de Açúcar. Elio Gaspari define a empreitada "como um avanço sobre o patrimômio da cidade". Bom que os cariocas e especialmente os moradores do Flamengo se mobilizem contra esse absurdo. O Aterro é tombado mas essas figuras costumam ter poder de pressão. Como diz Gaspari, "de tempos em tempos mãos invisíveis tentam tungar" a cidade. A Marina da Glória, que tem projeto para a construção de um centro de convenções, também precisa ser vigiada de perto. UPP (Unidade de Preservação do Parque) neles! Alô Ministério Público, ajuda aí!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

Se há "apagão" na velha mídia, ocupe a nova mídia

por JJcomunic
Um bom debate. No rastro do movimento Occupy Wall Street, ganha espaço uma profunda insatisfação com o comportamento da mídia conservadora. A questão a esclarecer, não é apenas a liberdade de imprensa, mas qual o papel da mídia em uma época de mudança cultural e política. Quase 30 jornalistas foram presos durantes protestos em Nova York. Mas mesmo quando tiveram acesso aos fatos, o resultado das suas apurações parece ter sido minimizado por editores que trabalham em publicações intimamente ligadas ao sistema financeiro, um dos principais alvos dos protestos. Artigo de Laura Penny no Newstatement lembra que há alguns anos era fácil distinguir jornalistas de manifestantes em meio a passeatas e barricadas. Aqueles eram os únicos que portavam câmeras e equipamentos de gravação. Agora, se os jornalistas por falta de acesso ou por influências políticas não o fazem, o povo - blogueiros, tuiteiros etc, a bordo de smartphones - inunda de fatos e fotos o Facebook e a rede de um modo geral.
Se, por qualquer motivo, há uma apagão na velha mídia, agitadores digitais cuidam de divulgar a notícia.
E esse "descontrole" da velha imprensa é o que de mais saudável e democrático surgiu nos últimos anos. 
Leia mais. Clique AQUI

Marilyn Monroe chega a Broadway e revive na nova edição da Playboy

Marilyn Monroe na sua primeira capa para a Playboy (1953)
por Eli Halfoun
Não era sem tempo: a vida de Marilyn Monroe, a mais famosa loura do planeta e que encantou o mundo principalmente com sua beleza, chega enfim aos famosos palcos da Broadway. A difícil trajetória da atriz será tema de um musical para o qual o produtor Harwey Winstein quer a cantora Kate Perri interpretando o papel principal. Marilyn também poderá ser lembrada na edição de dezembro da Playboy americana que terá a atriz Lindsay Lohan (cachê de um milhão de dólares) nua na capa e recheio. Na nova Playboy, Marilyn entra apenas como inspiração: uma das fotos de Lindsay será a reprodução da mais famosa fotografia de Marilyn: aquela em que aparece pisando em um bueiro e com a saia voando sensualmente. Só a foto será parecida: Lindsay ainda tem de comer muito hambúrguer para chegar aos pés da beleza de MM. (Eli Halfoun)

Paula Fernandes é uma Devassa. Só para beber

A curvilínea Paula Fernandes na capa da Contigo! que está nas bancas.
por Eli Halfoun
O bom retorno obtido com a campanha estrelada pela cantora Sandy fez a cerveja Devassa optar pela utilização de mais uma cantora bem comportada: a escolhida é Paula Fernandes, a nova musa sertaneja, campeã de venda de CDs (mais de um milhão de cópias) e recordista de shows (até 28 por mês). A definição do nome de Paula Fernandes levou em conta não só o seu sucesso musical, mas também e principalmente o seu comportamento pessoal. Paula será também a exemplo do que ocorreu com Sandy, a anfitriã do camarote da Davassa no Sambódromo do Rio. Duro mesmo será ter de driblar os galãzinhos de plantão, especialmente atores em início de carreira. (Eli Halfoun)

Frank Sinatra já foi ator pornô. Nem precisou usar a voz

por Eli Halfoun
Não foi exatamente com a voz que Frank Sinatra, o melhor cantor de todos os tempos, fez sua primeira experiência artística no cinema. Ele estreou em um filme no qual a voz não tinha a menor importância: Sinatra ganhou cachê de 100 dólares para participar de um filme pornô. Na época, tinha 19 anos e essa atuação ele fez questão de manter em segredo durante toda a vida. O segredo chegou ao fim agora porque a revelação foi incluída no livro “Frank Sinatra the Boudoir Singers”, de Darwin Poiter, que revela ainda que cenas do filme feito em l934 foram exibidas para uma platéia de convidados em festa que o cantor organizou em 1972, mas ninguém o reconheceu Sinatra. Experiente biógrafo o autor do livro garante que “Sinatra não é o único famoso a ter passado por essa experiência: “Muitas estrelas fazem uma passagem pelo pornô quando estão na luta do estrelato". Há muitos deles que têm um período negro na carreira”. No Brasil também. É só procurar direitinho.(Eli Halfoun)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um revista só para reality shows

Reprodução
A American Media, que edita a revista de celebridades OK, lança em janeiro a Reality Weekly, a primeira revista especializada na cobertura de reality shows.
Leia mais. Clique AQUI

Embratur promove o Rio em táxi londrino

O Brasil e o Rio nas ruas de Londres. A campanha é da Artplan para a Embratur. Fotos:Divulgação

Sthefany Britto é capa da Vip. Pela segunda vez

A ex-senhora Pato na Vip de dezembro de 2012 e...
...quando estreou na revista em 2007

A bela Charlize Theron...

é capa do mês da Vogue americana.

É pra estourar todo dia: calendário 2012 de plástico-bolha

Viu essa idéia? Se o prezado é viciado em apertar plástico-bolha, tá aí o que você queria. Um calendário onde cada dia é uma bolha pronta pra detonar.

Carnaval: Manchete vai botar o bloco na rua

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tablóides sensacionalistas: ator Hugh Grant derruba mitos

por JJcomunic
Uma das vítimas dos tablóides sensacionalistas ingleses e americano, o ator Hugh Grant foi aos tribunais depor no processo que apura as estucas telefônicas feitas pelo News Of The World, do império de mídia do militante da direita Ruppert Murdoch. Só que em vez de dar um testemunho de rotina, o ator resolveu listar seus "Mitos Sobre o Jornalismo nos Tablóides'. Conheça alguns:

- Os juízes são sempre contra as celebridades
- Só políticos e atores sofrem com tablóides
- Ao proibir 'abusos' dos tablóides corre-se o risco de censurar a imprensa inteira
- Celebridades que vão aos jornais reclamar de privacidade é hipocrisia
Leia mais no News Statesman.
Clique AQUI

Revista Life comemora 75 anos com suas piores capas

Life comemora 75 anos e aponta sua "pior capa"
por Eli Halfoun
Para comemorar os seus 75 nos de existência (foi criada em novembro de 1936) a revista Life decidiu mostrar que tem autocrítica: selecionou as 20 piores capas das 2200 produzidas pela da publicação e disponibilizou em seu site. A mais “perturbadora de todos os tempos” é, segundo a revista, a da edição de julho de 1973. As melhores também foram indicadas com destaque para uma com Marilyn Monroe. A equipe da Life não deve ter sofrido muito para escolher as piores. Duro mesmo é apontar as melhores. (Eli Halfoun)

Leia mais no site da Life. Clique AQUI

Mulheres nuas: "um símbolo de resistência à intolerância”

por Eli Halfoun
Um dos atuais sucessos na internet é a foto de um grupo de mulheres israelenses nuas. Não se trata de propaganda e muito menos de exibição gratuita da nudez feminina. A foto foi tirada e divulgada como forma de protesto em solidariedade a uma “blogueira” egípcia que passou a ser ameaçada até de morte em seu país depois que postou em seu blog uma foto na qual aparece despida. O protesto solidário das israelenses chamou a atenção do jornalista Gilberto Dimenstein que escreveu: “É um belo símbolo de resistência contra a intolerância e falta de liberdade de expressão. É uma aula de respeito à diversidade”. Dimenstein acha que com esse gesto as mulheres mostraram-se mais tolerantes do que os homens e diz: “Quem sabe se as mulheres ganharem cada vez mais poder no Oriente Médio, terão mais inteligência emocional para conseguir a paz”. Mulheres costumam mesmo ter muito mais bom senso do que os homens. (Eli Halfoun)

Segredo da juventude de Demi Moore é uma pílula

por Eli Halfoun
Certamente são muitas as mulheres (elas vivem buscando fórmulas milagrosas) que querem saber o segredo da atriz Demi Moore para manter um corpaço aos 49 anos de idade. Não é malhação, embora ela também a pratique, e nem alimentação supostamente saudável: o segredo de Demi é uma pílula, segundo revelou ao jornal americano Metro o farmacêutico que fornecia o medicamento. A pílula é a substância somatotrofina, também conhecida como hormônio do crescimento. Segundo o farmacêutico de Nova York que acabou com o mistério que Demi Moore guardava a sete chaves, a somatotrofina retarda o envelhecimento e transforma gorduras localizadas em músculos. Por isso também é usada pelo ator Sylvester Stallone. Nenhum dos dois exemplos significa que qualquer pessoa deve utilizar o medicamento se orientação médica. Se é que os médicos (e não exatamente os farmacêuticos) aprovam mais essa pílula milagrosa. (Eli Halfoun)

Suposto namorado diz que Jennifer Lopez é insaciável na cama

por Eli Halfoun
Jennifer Lopez, 42 anos, tem um “apetite sexual insaciável e o corpo de uma mulher de 20anos”. Essa e outras inconfidências estão sendo feitas pelo dançarino Casper Smart (24 anos), que trabalha com a cantora há seis meses e que é apontado como seu novo namorado. O dançarino que fala demais precisa aprender com urgência que quando se trata principalmente de performance sexual o segredo é a alma do negócio. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Occupy Wall Street: site que agrega mídia social permite que grande imprensa drible censura prévia policial em Nova York

por JJcomunic
A polícia de Nova York impediu que jornalistas profissionais cobrissem a ação que tirou os manifestantes do Occupy Wall Street da praça Zuccotti. Como se viu depois, houve feridos. Mesmo assim, a violência policial foi parar na mídia. Quer saber como? Pessoas que assistiram à cena de sacadas e janelas de prédios postaram fotos, textos e vídeos no Storify, que reúne  notícias postadas nas redes sociais por internautas ou captadas de sites de informações. Resultado: os leitores dos jornais não ficaram sem a cobertura dos tumultos na praça Zucotti. Impedidas pelo censura prévia policial, as grandes publicações foram buscar material no Storify.

É a assim que funciona no toma-lá-dá-cá da política...

Reprodução O Globo
Você sempre se perguntou como deputados e senadores gastam tanto em campanhas eleitorais, somas que jamais retornarão pela via, mesmo milionária, de proventos, reembolsos e benefícios dos próprios. Na outra ponta, qual a razão de tanta magnanimidade dos financiadores privados de candidaturas? A nota acima mostra porque muitas empresas abrem os cofres e qual o caminho de retorno do "investimento". Um "erro" flagrado ontem no texto do Orçamento que destina mais 2 milhões de reais para emendas de cada deputado embute uma malandragem. Originalmente, a verba seria destinada à saúde. Com a mudança, a dinheirama pode irrigar obras e reformas de prédios. Era tudo o que as construtoras, grandes financiadoras de campanha, queriam. Por essas e por outras, aprovar o financimento público de campanhas é tão importante quanto fazer valer o Ficha Limpa. É isso ou a detetização da política vai ficar incompleta.
Conectado pelo MOTOBLUR™

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Começou a temporada de gastroenterite?

A situação se repete às vésperas do verão e no verão propriamente dito. Para abrir os trabalhos, um transatlântico que saiu de Nova York com escalas no Chile e no Uruguai chegou ao Rio com passageiros infectados. E com uma vítima fatal, uma turista americana. O que é uma viagem de lazer vira um cruzeiro da desinteria. Pode ser cômico pra quem está de fora mas é uma tragédia para quem embarca nessas canoas literalmente furadas.

Léa Penteado lança livro sobre visita de Roberto Carlos a Jerusalém

"Um show em Jerusalém – O rei na Terra Santa" conta com fotos inéditas e uma entrevista exclusiva do rei. "Que emoção estar em Jerusalém, nessa Terra Santa, onde tantas coisas nos levam a uma reflexão profunda sobre a história da humanidade. A Jerusalém, minha reverência." Com essas palavras, Roberto Carlos deu início ao show inédito que realizou em Israel em setembro de 2011. O livro conta detalhes do show histórico e é ilustrado com fotos inéditas de Cláudia Schembri. Léa Penteado é jornalista, foi repórter especial, colunista, editora e diretora na Bloch Editores, Editora Abril e jornal O Globo. Trabalhou como assessora de imprensa nas três primeiras edições do Rock in Rio e foi diretora de comunicação e conteúdo da primeira edição do Rock in Rio – Lisboa. É diretora de comunicação da DC Set Promoções, tendo coordenado a comunicação do projeto Roberto Carlos 50 Anos de Música. É autora também de Um instante, maestro, sobre o apresentador de TV Flavio Cavalcanti. Cláudia Schembri trabalha com fotografia há mais de 20 anos. Desde 2006, é fotógrafa do projeto Emoções em Alto Mar, registrando as ações do projeto Roberto Carlos 50 anos de Música.
Fonte: Globo Livros

Proibidão: clipe "We Found Love", de Rihanna, é vetado na França

O clipe de Rihanna, "We Found Love", foi considerado "muito explicito" pelo Conselho Audiovisual da França. A censura julgou que é "autodestrutivo" e determinou que o filme só pode ser exibido depois das 22h. Rihanna argumenta que o clipe é "sobre o amor e como o amor pode se tornar uma droga destrutiva".
Veja o filme aqui, a qualquer hora. Clique

Livro conta a história do sexo no Brasil

Lançamento do livro "Entre a luxúria e o pudor: a história do sexo no Brasil", do sociólogo e filósofo Paulo Sérgio do Carmo disseca a vida íntima dos brasileiros, desde o comportamento dos índios e o ambiente de “intoxicação sexual” dos exploradores até os momentos atuais: “Iniciei a escrita em meados de 2007 e só a terminei em 2011. Para não me restringir às fontes tradicionais, percorri estantes de história e de sexologia, bem como as de biografias, principalmente de pessoas que tinham um passado rico em memórias. Percebi que este assunto na historiografia brasileira era um tanto negligenciado e que havia uma lacuna a ser preenchida. A partir daí, passei a armazenar dados sobre a sexualidade brasileira e suas manifestações e elaborar uma bibliografia para um futuro livro. Embora realmente seja um assunto recorrente, Entre a luxúria e o pudor traz uma visão abrangente e única sobre a história da sexualidade brasileira”, afirma o autor. 
As fontes foram livros de história, revistas acadêmicas, jornais, teses universitárias não publicadas e entrevistas com pessoas que viveram na época e testemunharam, por exemplo, como era um prostíbulo em meados do século XX. Relatos inquisitórios do Santo Ofício no Brasil, manifestações sexuais do amor livre na Colônia Cecília, no Paraná, no final do século XIX, o casamento no mundo caipira do interior de São Paulo são temas que mostram a luxúria característica de um povo miscigenado e o pudor herdado da Igreja em um país marcadamente católico. O livro cita nomes e histórias de Mário Lago, Heloisa Hollanda, Sérgio Buarque de Holanda, dom João VI, Laurentino Gomes, Gilberto Gil, João Batista Figueiredo, Gilberto Dimenstein, José Dirceu, Emiliano Di Cavalcanti, Cacilda Becker, entre outros, como Jorge Amado, grande conhecedor de bordéis, e Oswald de Andrade, ao confessar em suas memórias que um de seus primeiros contatos sexuais ocorreu com uma “criadinha mulata, que não deveria ter mais que quatorze anos”.  Ainda, a afirmação de Nelson Gonçalves, que, antes de decolar sua carreira como cantor, chegou a ser cafetão de dez mulheres, e que Gilberto Freyre, em seu diário de 1922, contou sua experiência sexual com uma europeia e sua queda pelo sexo oral.
 Sobre o autor: Paulo Sérgio do Carmo é professor universitário, formado em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou as seguintes obras: Merleau-Ponty: uma introdução (Educ); Culturas da rebeldia: a juventude em questão (Senac); Sociologia e sociedade pós-industrial: uma introdução (Paulus); A ideologia do trabalho (Moderna); O trabalho na economia global (Moderna); e História e ética do trabalho no Brasil (Moderna).
"Entre a luxúria e o pudor: a história do sexo no Brasil" será lançado nesta quarta-feira na Livraria da Vila, Vila Madalena, São Paulo.
Fonte:DGNK Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aplausos para Crô e aplausos para o público. De pé

por Eli Halfoun
O entusiasmo com que a platéia do "Domingão do Faustão" recebeu o ator Marcelo Serrado não representou apenas o reconhecimento ao sucesso do personagem Crô em "Fina Estampa". Serrado faz o melhor e mais completo trabalho da novela e seu divertido personagem é o destaque maior entre outras boas atuações. Aplaudir Marcelo Serrado de pé (a platéia do "Domingão" parece instruída a fazer isso sempre que um artista entra no palco) não foi somente o justo aplauso para uma criação perfeita de personagem. Serviu também para mostrar que personagens (assim como pessoas) gays já não são vistos com tanto preconceito, embora ele ainda exista e esteja longe de acabar (como deveria) definitivamente. É não se pode negar, um grande avanço na luta pela aceitação (e respeito) da diversidade, seja ela qual for. O público aplaudiu Marcelo Serrado de pé, mas me parece que diante de tamanha demonstração de mudança de comportamento, o público é que começa a merecer a também ser aplaudido de pé. (Eli Halfoun)

Lula e Gianechinni: dois bons exemplos de luta pela vida

por Eli Halfoun
O câncer não é a doença que mais mata no mundo (o recorde ainda é do coração), mas parece ser a que mais mobiliza e amedronta qualquer população do mundo. Talvez porque as pessoas ainda não estejam convencidas de que a cura do câncer é possível desde que o paciente seja submetido ao tratamento adequado e descubra o mal antes que ele se alastre, ou seja, no início. A mídia costuma abrir muito espaço todas as vezes que o câncer se manifesta em uma pessoa famosa. Foi assim com Ana Maria Braga, Hebe Camargo e a presidente Dilma Roussef quando enfrentaram a doença. Ultimamente o foco está dirigido para o ex-presidente Lula e o ator Reynaldo Gianechinni que sai dia entra ocupam o noticiário (sempre como exemplos de luta) por estarem enfrentando a doença. Muitas vezes a imprensa exagera, mas é até bom que faça isso: ao expor a doença dos famosos a mídia acaba fazendo um alerta para a importância da prevenção (exames periódicos, além de outras coisas). A agora exposição de Lula e de Reynaldo Gianechinhi (ambos aparentemente muito bem fisicamente) na mídia é também uma forma de mostrar que é possível e fundamental enfrentar a doença com esperança, sem drama e acima de tudo até com bom humor como os dois estão fazendo. São sem dúvida dois exemplos, como já foram tantos que fortalecem as muitas vítimas de câncer, renovando esperanças e mostrando principalmente que para vencer é sempre preciso lutar. (Eli Halfoun)

Adryano Reis: o adeus de um ator que também tinha o talento da educação

por Eli Halfoun
A morte de Adryano Reis (aos 78 anos, vítima de câncer no fígado) tira de cena um ator que construiu uma carreira correta, embora nunca tenha chegado aos papeis de destaque que sempre mereceu. Adryano era um ator comedido e tinha o que na época se chamava de aparência de galã, o que de certa forma sempre permitiu que recebesse papeis se não tão importantes pelo menos interessantes. Apaixonado por teatro, televisão e cinema (fez muitos filmes) Adryano foi um dos atores mais educados e gentis que conheci. Jamais levantou a voz, sempre tratou todos com carinho e atenção e tinha por seu trabalho mais do que amor, um respeito fundamental. Amor ele também dedicava ao Vasco time pelo qual torcia com entusiasmando, o que acabou nos aproximando ainda mais (era ele que me emprestava os carnês que me permitiram ver muitos jogos do Vasco em local privilegiado). Adryano Reis se foi deixando também sua imagem: está em "Mulheres de Areia", novela de Ivani Ribeiro que a Globo reprisa todas as tardes. Adryano Reis conquistou o que sempre buscou: deixar seu nome escrito na história de nossa arte. Para sempre. (Eli Halfoun)

 

domingo, 20 de novembro de 2011

Amanda Seyfried, a nova golden girl de Hollywood

Amanda Seyfried fotografada por Marcus Ohlsson para a Maria Claire americana. Reprodução/Divulgação


Amanda Seyfried na Maria Claire americana.
A atriz, ex-modelo que começou a carreira em 2003, é a nova golden girl de Hollywood. Na sua filmografia, estão, entre outros, Cartas para Julieta, A Garota da Capa Vermelha, O Preço da Traição (Chloe), Mamma Mia!, Meninas Malvadas.
Foto: Reprodução Marie Claire US


Medievais


A nota acima está no Globo de hoje. A ser verdadeira, é preocupante. O jornal afirma que o Ministro Alexandre Padilha, atendendo a pressões de uma tal de Frente Parlamentar da Família, liderada por evangélicos, reduziu de cerca de 6 milhões para 1.5 milhão de reais a verba para campanha de orientação e esclarecimento sobre Aids, esvaziando a participação do Brasil no Dia Mundial da Aids instituindo pela ONU.
Até aqui, por força de uma bem-sucedida política de saúde, o Brasil tem sido referência internacional no combate à doença. A informação se refere a pressões do evangélicos mas a Igreja Católica tem posições semelhantes. O que Dilma Rousseff acha dessa inadequada interferência de religiosos em políticas de saúde pública. Confirmando-se o recuo, certamente, alguns óbitos, por falta de orientação, serão debitados, no futuro, à fraqueza do ministro somada ao sectarismo do lobby medieval.

Conectado pelo MOTOBLUR™

Aterro do Flamengo sob ataque imobiliário. Não é melhor mandar uma "UPP" para o mais belo parque do Rio?

O Aterro do Flamengo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1965. Durante décadas, resistiu à ocupação. Mas de uns anos pra cá, virou objeto de desejo de empresários e sofre ataques de todos os tipos. Às vésperas dos Jogos Panamericanos, sob o pretexto hipócrita de receber competidores, tentou-se construir um mostrengo sobre o espelho d'água. Sob críticas, investigações e intervenções do Ministério Público, a iniciativa foi barrada. Mas parou aí? Claro que não. A Marina, um concessão pública, obteve licença para construir instalações no local, mesmo sob protesto dos ambientalistas e usuários do Parque. O argumento é que tais edificações, que vêm se somar aos imensos barracões e tapumes para eventos plantados no local, serão subterrâneas. O fato é que a Marina que originalmente seria um tranquilo porto para atracação e serviços de embarcações de lazer - destinação mais adequada a um parque que recebe milhares de adultos e crianças - transforma-se em um point que de marítimo pouco tem para receber o trânsito, a muvuca e os decibéis de shows, convenções e pajelanças outras. Agora o ataque parte do arquiteto Niemeyer e da empresa que administra o a churrascaria Porcão, igualmente uma concessão pública. A matéria está no Globo de hoje. O arquiteto, que tantas obras já espalhou pelo Brasil, bem que podia poupar a cidade de mais dessa agressão absurda. A ideia inacreditável é construir ao lado do restaurante o "Teatro Musical Rio's", segundo O Globo, "um enorme espaço destinado a shows e musicais". Como geralmente esse pessoal acaba conseguindo autorização para a implantação dos seus projetos - e embora o Rio ofereça muitos outros locais, eles querem o Aterro, o "must", a última moda, é destruir a paisagem e levar trânsito e barulho a uma das mais belas áreas públicas da cidade -  não duvido que construam mesmo.
Desconfio que o Aterro está precisando de uma UPP (Unidade de Pacificação e Preservação).

Conectado pelo MOTOBLUR™

sábado, 19 de novembro de 2011

Sai dessa, Rio

Ano que vem, eleições municipais, certo? Olho vivo e memória acesa. Veja a chapa que ameaça se formar: Rodrigo Maia e Clarisse Garotinho. Os sobrenomes já dizem tudo. E o pior é que o colunista divulga a anomalia em nota de tons "simpáticos"... Finaliza assim: "Adorei". Eu, hein.

Novo comercial das Lojas Marisa... vai tirar o sono da censura do Conar

Veja o filme. Clique AQUI

Portal "Queremos Saber": arma contra a corrupção. Fique de olho nos atos dos políticos de todos os partidos

Já como boa consequência da aprovação da Lei de Acesso à Informação Pública (aquela que Collor e Sarney tentaram torpedear) acaba de ser lançado o portal "Queremos Saber", que facilita o informações de orgãos públicos. Você pergunta ou pesquisa e as respostas serão reveladas no site. O "Queremos Saber" foi criado pela organização Transparência Hacker e pela fundação Open Knowledge.
Clique AQUI e conheça o portal.

Novo Canal Fox Sports: sede será no Rio

O canal Fox Sports Brasil tem estreia marcada para fevereiro. A sede será no Rio. A direção promete alto índice de produção nacional, em HD. Deve começar forte: a Fox tem os direitos da Libertadores da América, da Sul-Americana,  corridas da Nascar, Premier League inglesa e lutas da UFC.

Amy Winehouse: divulgado o primeiro clipe póstumo da cantora

Veja o vídeo. Clique AQUI

Lady Gaga posa sem censura para o livro "Culo"

Foto: Reprodução
Lady Gaga posou assim para o álbum “Born this Way”. Mas resolveu revelar o mateterial agora ao ceder a foto para o livro “Culo”, que mostrará mulheres com a bunda, paixão internacional, à mostra. Outra que posou para o livro foi o modelo russa Irina Shayk, namorada do jogador Cristiano Ronaldo
Foto:Reprodução

Ano Novo do governo começa com reforma ministerial

por Eli Halfoun
A chegada de 2012 não será fácil para os políticos que se acham intocáveis: a presidente Dilma Rousseff está decidida a fazer uma total reforma ministerial ao completar o primeiro ano de mandato. A decisão da presidente já se reflete em seu comportamento: agora ela só conversa com o chamado estado-maior formado por Gilberto Carvalho, Glesi Hoffman e Ideli Salvatti, que, aliás, costumam chamar a presidente de Google porque ela sabe tudo sobre e todos. Em dúvida é só “acessá-la”. Outro reflexo das mudanças que Dilma está decidida a fazer pode ser percebido nos almoços oferecidos no salão ao lado de seu gabinete e para os quais costumava chamar todos os ministros. Ultimamente nem Guido Mantega (Fazenda) e nem José Eduardo Cardoso (Justiça) são convidados. Das duas uma: ou necessitam de regime urgente ou suas batatas estão assando. O que é mais provável. (Eli Halfoun)

Consumidor precisa ser alertado em tudo o que utiliza

por Eli Halfoun
A turma da internet está sempre atenta e não deixa escapar a oportunidade de expressar-se com bom humor, o que não diminui a importância e seriedade de opiniões e sugestões. Diante da obrigatoriedade de inserir nos maços de cigarro fotos dramáticas de alerta pra os fumante, novas sugestões estão sendo postadas pelos internautas para seguir o exemplo do cigarro: obrigar a exibição der fotos de digamos alerta em muitos outros produtos como, por exemplo:
1 - de gente obesa em pacotes de batata frita
2- de animais torturados nos cosméticos
3 - de acidentes de trânsito nas garrafas e latas de bebidas alcoólicas
4- de gente sem teto nas contas de água e luz
5 – de políticos corruptos nas guias de recolhimento de impostos.
Como toda brincadeira tem um fundo de verdade essa está cheia de razão. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pão de Açúcar visto da Fogo de Chão, Praia de Botafogo...



Conectado pelo MOTOBLUR™

Esse todo mundo vê: Jogos Parapan-Americanos 2011

Curiosidade esportiva: mais brasileiros estão informados sobre os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara do que souberam dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Explica-se: como a Rede Record tinha exclusividade sobre o Pan, a Globo praticamente não deu notícia sobre o evento (alegou que não podia usar as imagens); já o Parapan é aberto e a Globo tem dedicado bons minutos às competições, inclusive no campeão de audiência JN. Comparando as respectivas audiências, não é difícil concluir que a Record involutariamente "escondeu" o Pan do México. Já Parapan bombou na rede plim-plim.   .

McAfee revela os 12 principais golpes para este Natal

Novas ameaças chegam pelo celular, por email e pela web.
Com a proximidade do Natal, devido às facilidades oferecidas pelas lojas virtuais, cresce o número de acessos à web. São os consumidores em busca de boas ofertas. Entretanto, antes de efetuar uma compra, os usuários devem estar atentos aos principais golpes na Internet. Para isso, a McAfee relacionou 12 golpes de Natal, que estão entre as mais perigosas ameaças virtuais da Internet na temporada de festas de final de ano.
"Os cibercriminosos aproveitam o fim do ano para atacar aparelhos desprotegidos", afirma Gary Davis, diretor de Marketing de Produtos de Consumo da McAfee. "Os consumidores usam o período para fazer planos de viagem, procurar presentes e ofertas, navegar nas redes sociais e manter contato com seus amigos. No entanto, a maioria deles não conta com nenhuma proteção nos equipamentos. Para não correr riscos, é preciso estar um passo à frente dos criminosos", alerta o diretor.
Veja abaixo os 12 golpes de Natal apontados pela McAfee.
1. Malware móvel: recente pesquisa da Federação Nacional do Varejo (NRF) dos EUA, realizada em 19 de outubro, constatou que 52,6% dos consumidores norte-americanos, que possuem um smartphone, disseram que usarão seu dispositivo móvel para fazer compras de Natal, pesquisar produtos ou resgatar cupons. Malwares direcionados a esses dispositivos estão em alta, e os smartphones Android são os que correm mais riscos. A McAfee detectou aumento de 76% no número de malwares voltados para os aparelhos Android, no segundo trimestre desse ano.
Recentemente, foram encontrados novos malwares dirigidos a códigos QR, um código de barras digital que pode ser lido por smartphones para encontrar boas ofertas ou para obter informações sobre diversos produtos.
2. Aplicativos mal-intencionados: são aplicativos móveis criados para roubar informações de smartphones ou distribuir mensagens de texto de alto custo sem a permissão do usuário. Essas ameaças são, normalmente, oferecidas gratuitamente e se disfarçam de aplicativos divertidos, como jogos. No ano passado, 4,6 milhões de usuários de smartphones Android baixaram um aplicativo suspeito de papel de parede que coletava e transmitia dados dos usuários a um site na China.
3. Promoções e concursos falsos de redes sociais: quem não gosta de ganhar prêmios ou obter uma oferta perto das festas de fim de ano? Os golpistas sabem que essas são iscas atrativas e espalharam pelas redes sociais promoções e concursos falsos com o objetivo de coletar informações pessoais.
Recentemente, um falso concurso anunciou duas passagens de avião gratuitas, mas exigia que os participantes preenchessem várias pesquisas que solicitavam informações pessoais.
4. Scareware, ou software antivírus falso: scareware é o software antivírus falso que induz as pessoas a acreditarem que seus computadores estão em risco ou infectados para que elas aceitem baixar e pagar por um software falso. Essa é uma das ameaças mais comuns e perigosas da Internet – aproximadamente um milhão de vítimas cai nesse golpe todos os dias. Em outubro de 2010, segundo a McAfee, os scarewares representavam 23% dos links perigosos da Internet, ameaça que ressurgiu nos últimos meses.
5. Protetores de tela de Natal: recente procura por um protetor de tela do Papai Noel, que promete imagens em 3D, eram ameaças disfarçadas. Há, ainda, toques de celular e cartões virtuais com temas natalinos mal-intencionados.
6. Malwares para Mac: até pouco tempo atrás, os usuários de Mac se sentiam bastante isolados das ameaças à segurança na Internet, pois a maioria delas era voltada para os demais sistemas operacionais. Mas com o aumento da popularidade dos produtos da Apple tanto para uso profissional quanto pessoal, os criminosos cibernéticos criaram uma nova onda de malwares dirigidos diretamente aos usuários de Mac. De acordo com o McAfee Labs™, no final de 2010, havia cinco mil malwares voltados para Macs, e esse número aumenta 10% a cada mês.
7. Golpes de phishing de Natal: phishing é o ato de induzir os consumidores a revelar informações ou realizar ações que normalmente não realizariam na Internet, por meio de e-mails falsos ou mensagens em mídias sociais. Os cibercriminosos sabem que a maioria dos usuários se ocupa com os preparativos das festas de fim de ano, então adaptam seus e-mails e mensagens com temas natalinos, na esperança de induzir os destinatários a revelar informações pessoais.
Uma tentativa de phishing comum nas festas é um aviso falso que utilizam nomes de sérias empresas de correios (como a UPS), com pedido para que o usuário preencha um formulário anexo para que uma encomenda seja entregue. O formulário pode solicitar dados pessoais ou financeiros que irão direto para as mãos do golpista.
Os golpes de phishing bancário continuam populares, e o fim do ano significa que os consumidores gastarão mais dinheiro e verificarão seus saldos com maior frequência. De julho a setembro deste ano, o McAfee Labs identificou cerca de 2.700 URLs de phishing por dia.
O smishing, phishing por SMS, envia mensagens falsas por um alerta de texto para um celular, com o aviso de que a conta bancária do usuário foi invadida. A mensagem pede ainda que o consumidor ligue para um número de telefone a fim de reativar a conta. Dessa forma, os criminosos coletam as informações pessoais do usuário, inclusive CPF, endereço e informações da conta.
8. Golpes de cupons online: Aproximadamente 63% dos compradores procuram cupons ou ofertas quando compram algo na Internet, e dados recentes da NRF (19 de outubro de 2011) mostram que os consumidores também usam seus smartphones (17,3%) e tablets (21,5%) para resgatar esses cupons.
Um golpe popular é atrair quem queira ganhar um iPad. Os consumidores clicam em um site de "phishing" que pode gerar e-mails de spam e, possivelmente, ter relação com roubos de identidade.
Os consumidores recebem um código de cupom on-line e, quando aceitam, suas informações pessoais, inclusive de cartão de crédito, senhas e outros dados financeiros, são solicitadas. 
9. Golpes do cliente secreto: clientes secretos são pessoas contratadas para fazer compras em uma loja e apresentar relatórios sobre o atendimento ao cliente. Golpistas passaram a usar esse cargo para induzir as pessoas a revelar informações pessoais e financeiras. Há relatos sobre golpistas que enviam mensagens de texto às vítimas, oferecendo-se para pagar a elas U$ 50 por hora para serem clientes secretos, e instruindo-as a ligar para um número, caso haja interesse. Depois que a vítima entra em contato, pedem informações pessoais, inclusive números de cartão de crédito e contas bancárias. 
10. E-mails com malware de "transação incorreta" em hotéis: muitas pessoas viajam nas férias de fim de ano. Portanto, não é de se estranhar que os golpistas tenham projetado golpes relacionados a viagens para fazer com que consumidores desavisados cliquem em e-mails perigosos. Em um exemplo recente, um golpista distribuiu e-mails que pareciam ser de um hotel, com a afirmação de que uma "transação incorreta" foi descoberta no cartão de crédito do destinatário. Em seguida, era pedido que um formulário de reembolso anexo fosse preenchido. Quando o formulário é aberto, o anexo baixa um malware para o aparelho.
11. Golpes com produtos muito procurados: todos os anos, há presentes de Natal que se esgotam rapidamente. Quando o produto tem grande procura os cibercriminosos os anunciam em sites desonestos e redes sociais. Assim, os consumidores podem pagar por um item e divulgar suas informações de cartão de crédito e, no fim, não receber nada em troca.
12. Golpes "não estou em casa": publicar informações sobre suas viagens nas redes sociais pode ser perigoso. Caso haja um contato desconhecido na lista de amigos, essa pessoa pode ver a publicação e decidir que é um bom momento para um assalto. Com uma rápida pesquisa na Internet, é possível descobrir o endereço residencial.
"Não queremos que os consumidores caiam nos golpes criados para as festas de fim de ano", diz Jim Walter, gerente do McAfee Labs. "Com o aumento dos ataques de malware e ameaças a smartphones, tablets e outros dispositivos, os usuários precisam se atentar e proteger todos os seus dispositivos móveis, não apenas os equipamentos residenciais".
Como se proteger  O especialista em segurança Sérgio Oliveira, diretor da área de Consumer da McAfee para América Latina, levanta aspectos importantes que o consumidor deve considerar:
- Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais, tais como iTunes e Android Market, e leia as opiniões dos usuários antes de baixá-los.
- Seja extremamente cuidadoso ao ler e responder e-mails.
- Cuidado com ofertas nas redes sociais. Nunca concorde em revelar suas informações pessoais apenas para participar de uma promoção.
- Não aceite solicitações de amizades de pessoas que não conhece na vida real nas redes sociais. Espere até voltar para casa para publicar fotos e comentários sobre as suas férias.
- Não compre em um site se não se sentir confortável. Se perceber que o domínio pode não ser seguro, provavelmente está certo.
- Nunca clique em links de e-mails de spam para fazer compras. Não clique em um link de um e-mail de alguém que não conheça, nem compre em site anunciado em e-mail de spam.
- Verifique o endereço da web para certificar-se de que está no site correto. Ao acessar um site, é necessário certificar-se de que ele é legítimo e não um site falso.
- Verifique se o site é seguro. Procure por um selo de confiança da segurança do site, como a marca de confiança McAfee SECURE, indicando que o site foi verificado e considerado seguro. Esse selo de confiança indica que o mesmo ajudará a protegê-lo do roubo de identidade, fraudes de cartão de crédito, fraudes virtuais e outras ameaças mal intencionadas.
- Não utilize um computador público para efetuar compras online, pois estranhos podem conseguir acessar seu histórico de navegação e até mesmo suas informações de login. Para se proteger, faça todas suas compras on-line em um computador doméstico seguro.
- Use apenas conexão segura ao enviar seu pedido. Nunca compre usando uma rede sem fio desprotegida, pois, dessa forma, hackers podem acessar suas informações de pagamento.
- É importante assegurar-se de que seu computador esteja protegido com um software de segurança abrangente e atual como o McAfee Total Protection, que oferece segurança contra vírus, spywares e outras ameaças on-line desconhecidas.
- Use senhas fortes. Escolha senhas difíceis de adivinhar e que tenham pelo menos dez caracteres consistindo em uma combinação de números, letras e símbolos. Visite o Centro de Informações de Segurança no site da McAfee para conhecer técnicas sobre a criação de senhas.
- Os selos de segurança McAfee SECURE verdadeiros são ativos e exibem a data (ou seja, a do dia do acesso) da última verificação. Lembre-se de que alguns fraudadores têm o trabalho de fazer atualizações diárias em seus selos falsos, portanto, verifique se trata-se do verdadeiro clicando no ícone. Este deverá conduzi-lo à página de verificação do site de compras.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da McAfee no Brasil 

Dança das cadeiras muda muitos ministros já em janeiro de 2012

por Eli Halfoun
A dança das cadeiras anunciada, por enquanto ainda extra-oficialmente, nos ministérios para o início de 2012 está fervendo em especulações com apostas que dão como certas as saídas de Ana Holanda (Cultura), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Mário Negromonte (Cidades) e Carlos Lupi (Trabalho). Lupi, aliás, pode sair antes do final do ano se novas denúncias chegarem à mesa da Presidência da República. Também são dadas como certas as substituições de Gastão Vieira no Turismo (deixará o cargo por problemas de saúde), Fernando Bezerra Colho que deixará o Ministério da Integração Nacional para concorrer à Prefeitura de Recife e Iriny Lopes (Política para as Mulheres), que concorrerá a um cargo em São Paulo. A saída de Fernando Haddad do Ministério da Educação não é nenhuma novidade já que seu nome está confirmado como candidato do PT para a Prefeitura de São Paulo. A novidade é que seu substituto deverá ser o atual Secretário Executivo do Ministério José Henrique Paim Soares. Como Brasília tem mais cadeiras do as realmente necessárias muitas deverão se encostadas e agregadas a outros ministérios. De qualquer maneira, Brasília continuará tendo mais cadeiras das que o país precisa e comporta. (Eli Halfoun)

Mônica e sua turma comemoram 50 anos com novos e modernos traços

por Eli Halfoun
Depois de cinquenta anos de sua criação, os personagens Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, que habitam alegremente as histórias em quadrinhos criadas por Mauricio de Souza e que são as únicas brasileiras com sucesso mundial, ganharão novos traços sem que percam nos produtos de banca as características originais. Para comemorar o cinqüentenário de Mônica e sua turma, uma coleção especial será lançada no ano que vem com os personagens revisitados por novos traços de desenhistas famosos, entre os quais Vitor e Lu Cafaggi, Shino e Gustavo Duarte. Os desenhistas convidados terão o desafio de renovar os traços dos personagens, mas sem lhes tirar as características brasileiras. Ainda bem. (Eli Halfoun)

Manchete ganha mais um livro com 60 anos de história

Eli Halfoun
Os ex-funcionários da Bloch Editores que continuam no ora veja em relação às suas indenizações não terão muito para comemorar ano que vem quando a revisa Manchete, o carro-chefe da editora estaria completando 60 anos. Nem por isso o acadêmico e boa gente Arnaldo Niskier, que atuou na Bloch durante quase toda sua existência, deixará passar em branco uma data que deveria ser festiva para o jornalismo brasileiro: Arnaldo marcou para abril o lançamento do livro “Memórias de um Sobrevivente” no qual narra a ascensão e queda da Bloch. Mais do que ninguém o boa gente e competente Arnaldo Niskier têm muito para contar. E provavelmente também para esconder. (Eli Halfoun)

Mídia poluída?

por JJcomunic
Demorou. Apenas dez dias após o acidente ambiental provocado pela Chevron no litoral do Rio de Janeiro, a imprensa passou a dedicar ao assunto mais do que notinhas e segundos. Mesmo assim de forma ainda duvidosa (ontem, um telejornal admitiu que sua equipe sobrevoou o local de carona em uma avião da própria empresa, prática que costuma transformar jornalismo em marketing amigo). Há muito o que apurar. A Polícia Federal entrou no caso (que é de crime ambiental) e já divulga que encontrou irregularidades na Chevron. De falta de equipes preparadas para enfrentar acidentes até empregados estrangeiros clandestinos, que nem a própria PF sabe como entraram no país. Há uma rachadura de cerca de 300 metros no fundo do oceano. A investigação vai apontar se houve falha de levantamento geodésico, se de perfuração, se a rocha era apropriada para receber a sonda etc. O óleo continua vazando e não há previsão para a completa vedação do poço. Na internet, certamente impressionados pelo precedente de a velha mídia priorizar política partidária diante do autêntico jornalismo, circula uma pergunta: e se a causadora do acidente fosse a Petrobras? Aí, meu amigo, não dá nem para imaginar quantas capas de jornais, revistas, quantas horas de cobertura ao vivo já teriam sido fartamente dedicadas ao assunto, que de reportagem ambental viraria pauta política. O desastre levanta também uma questão óbvia em relação ao roubo institucional de royalties que o Congresso que impor ao Rio. Regiões produtoras de petróleo recebem exatamente royalties como compensação pelo risco que correm. Por isso é mais grave o roubo que interesses que pretendem abastecer seus currais planejam transformar em lei. Que a sujeira e a falta de transparência da Chevron seja punida e sirva de alerta, embora tardio, para que as instituições ambientais e a própria PF apertem o cerco preventivo às empresas, incluindo a Petrobras, claro, fiscalizem, cobrem, e multem os incompetentes. E que ainda haja tempo para que o governo vete a exploração de petróleo que ameaça destruir os Abrolhos, um paraíso natural que é a bola da vez na agenda dos poluidores.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conquista do Vasco é registrada em DVD

Globo Marcas lança DVD do time campeão da Copa do Brasil em 2011. A vitória do Vasco na Copa do Brasil em junho deste ano ganha uma versão em DVD pela Globo Marcas em parceria com a Varal Produções e Editora Globo. Imagens e entrevistas exclusivas com os principais jogadores, torcedores e com o técnico Ricardo Gomes estão reunidos no disco que tem duração de 60 minutos.  O DVD mostra o que rolou nos bastidores, como as comemorações dos jogadores e as festas da torcida com milhares de pessoas pelas ruas celebrando o primeiro título dessa competição nacional tão importante na história do clube. Há ainda uma coletânea de imagens imperdíveis com todos os gols da equipe, dramas vividos nos jogos difíceis e as alegrias nas vitórias.  O DVD Vasco Campeão Copa do Brasil 2011 será vendido em bancas do Distrito Federal, Espírito Santo, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, no portal Globo Marcas (http://www.globomarcas.com//) e na loja oficial do clube.  Fonte: Inpress