quarta-feira, 30 de junho de 2010

Complexo Rubem Braga é inaugurado em Ipanema

por Jussara Razzé
Foi inaugurado hoje, em Ipanema, o Complexo Rubem Braga: um elevador panorâmico que leva os moradores do Morro do Cantagalo para suas casas evitando a longa subida pelas escadas; um mirante que será, sem dúvida, ponto obrigatório de visita para os turistas - a vista é maravilhosa! - e a entrada/saída para o metrô na Rua Teixeira de Melo. Vejam algumas imagens:







Kaká destaca espírito coletivo da seleção. Veja o vídeo


Clique AQUI
Fonte: CBF

Tropa de Elite 2: as primeiras imagens


por Gonça
Filmado entre janeiro e abril deste ano, “Tropa de Elite 2” vem aí. O filme é dirigido por José Padilha, produção de Marcos Prado, Wagner Moura no papel principal. Dessa vez, o capitão Nascimento enfrenta as milícias. E a guerra agora é pessoal e atinge a família do oficial do Bope. No elenco: Wagner Moura, Pedro Van Held, Maria Ribeiro, Irandhir Santos, Seu Jorge, Tainá Müller, André Ramiro e Milhem Cortaz.

Um bom conselho para os jornalistas políticos

por Eli Halfoun
O jornalista Leandro Mazzini, responsável pelo Informe JB do Jornal do Brasil, está reunindo material para um livro sobre os bastidores da política. Mazzini propõe um livro bem-humorado e começa dizendo que “o jornalista político deve ter três livros de cabeceira: a gramática, para saber escrever; a Constituição, para ter respaldo sobre o que escrever; e a Bíblia, para rezar pelas conseqüências”. E acima de tudo paciência para agüentar (ou seria aturar?) os políticos.

Vuvuzela pode ser proibida, mas ainda faz muito barulho no bolso do fabricante

por Eli Halfoun
A Copa da África pode ser a primeira e última a permitir a utilização das barulhentas e chatíssimas vuvuzelas: quase ensurdecidas, confederações de futebol de todo o mundo e também poderosos grupos de comunicação unem-se na tentativa de eliminar as terríveis vuvuzelas já na Copa de 2014 no Brasil. Dirigentes esportivos ficaram impressionados com um estudo de medições auditivas: o som de uma única vuvuzela soprada com força é de 127 decibéis, número que quase encosta no do som de um avião decolando. O barulho das vuvuzelas é compatível aos lucros do empresário Nell van Schalmyk, chamado de Mar, Vuvu (foi o inventor do brinquedinho), que já faturou um bolada e acredita que até o final da Copa faturará 4 milhões de euros, levando-se em conta que só na primeira semana da Copa África embolsou 1,5 milhão de euros. Se não houver restrições, haverá mais vuvuzelas: “armas”, idênticas, mas genéricas, estão prontinhas para fabricação na China e distribuição mundial. Estão querendo mesmo é nos deixar surdos. Ou loucos.

Romário está proibido de falar do Dunga

por Eli Halfoun
Brigas na Copa do Mundo não se restringem aos campos ou, principalmente, bastidores dos jogos. É uma “brigalhada” geral e a mais nova envolve marcas de cerveja: a Ambev apresentou denúncia ao Conar (aqueles mesmo órgão que implicou com o anúncio de Paris Hilton para a Devassa) e conseguiu tirar do ar o anúncio da Kaiser que tinha Romário como “garoto-propaganda”. O que motivou a reclamação da Ambev foi o texto no qual Romário falava de sua amizade com Dunga, revelava que dormira no mesmo quarto em da concentração e concluía sua fala com a frase “o único defeito de Dunga é a cerveja que ele escolheu”. Dunga é “garoto-propaganda” da Brahma.
Reveja o filme poribido. Clique AQUI

terça-feira, 29 de junho de 2010

Dunga não dá moleza...

...e a Seleção já está ralando, de olho na Holanda. (Foto: CBF/Divulgação)

De olho na Copa e em outros campos. De futebol, é claro

por Eli Halfoun
1 - O ex-jogador Bebeto, que não teve sorte como técnico quando a convite de seu amigo Romário comandou o América do Rio, está se dando bem como comentarista da Copa do Mundo. Falando um fluente espanhol (aprendeu o idioma quando jogou em 2003 pelo La Corunã) Bebeto é o comentarista número um da TV Al Jazeera, do Catar. Ele está na África desde o início de junho.
2 - Assuntos não faltam na Copa do Mundo, mas a imprensa tem feito questão de explorar o uso do colete que o goleiro Julio César tem como proteção para as costas. É assunto velho: o Julio César usa esse tipo de colete desde 2003 defendendo o Internazionale da Itália. É um colete Putti e a única peça de metal que faz parte da proteção é uma presilha liberada pela Fifa já que não representa nenhum perigo para os adversários.
3- Enquanto a bola rola na África no Brasil, no Brasil os paulistas correm para viabilizar a construção de um novo estádio em São Paulo (como se sabe o Morumbi foi vetado) para a Copa de 2014. O que se comenta em São Paulo é que o novo estádio será construído com a supervisão financeira e comercial do jornalista e empresário J. Hawilla, da Trafic. Hawilla tem sido uma espécie de caixa de socorro financeiro para muitos clubes.
4 - São Paulo terá dois novos estádios. O amistoso, mês que vem, entre Palmeiras e Boca Junior será a despedida do Palestra Itália, o estádio do “verdão”, que dará lugar a um novo e moderno estádio com inauguração prevista para 2012.
5 – Não só os jogadores fazem sucesso na África do Sul: embora nem estejam por lá como torcedoras, as atrizes Sheron Menezes e Letícia Spiller são muito festejadas por conta do sucesso das novelas que a Globo também exibe para os africanos. Sheron Menezes é considerada uma verdadeira rainha da beleza negra. Nenhum exagero dos africanos.
5 –“Maradona é o Nelson Ned da Argentina. Então na Copa há dois anões: Maradona e o Dunga” - a piada é do jornalista José Simão que também adaptou uma música para homenagear o técnico argentino Cante junto: “A Coca do Mundo é nossa. Com Maradona não há quem possa”.

Final de “Tempos Modernos” está decidido e “Passione” não tem um pedófilo

por Eli Halfoun
Mesmo com as atenções voltadas para a Copa do Mundo, o interesse do público pelas novelas não diminuiu, garantindo bons índices de audiência. Nessa corrida em busca dos sagrados pontinhos do Ibope, a novela “Tempos Modernos”, que está chegando ao fim, já tem pelo menos três finais decididos pelo autor João Bosco:
1) Até o final, ele manterá a briga, cada vez mais acirrada, entre os personagens de Antonio Fagundes e Marcos Caruso. No amor, finais felizes para os personagens de Viviane Pasmanter e Felipe Camargo e os de Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues;
2) Os vilões serão, como sempre, castigados (pelo menos nas novelas) e será o caso da personagem de Grazi Massafera.
Também na briga por audiência, “Passione” não quer apelar e, por isso mesmo, o autor Sylvio de Abreu desmente as especulações de que o personagem Gérson (Marcelo Anthony) seria pedófilo. Abreu garante que não existe e nunca existiu essa possibilidade porque ela contraria a imagem do casal amoroso vivido por Anthony e Carolina Dickman. O autor não esconde que o personagem Gérson tem sim um desvio de comportamento, mas ainda não revela qual: “Vou deixar o público descobrir aos poucos.”

Eu, hein?

É futebol ou conto de fadas? É bola no fundo da rede ou teatrinho infantil?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Zagallo vê a Argentina campeã na África. Tomara que não

por Eli Halfoun
Nessa rixa antiga que mantemos no futebol com a Argentina podemos não concordar e torcer contra, mas não dá para desprezar a opinião de Zagallo, que tivemos de engolir e que sabe muito de futebol. Segundo o único realmente pentacampeão da seleção brasileira, a Copa da África está praticamente definida. Na opinião (não na torcida, é claro) de Zagallo a Argentina será a nova campeã do mundo e o Brasil ficará em segundo lugar, o que não representa nada em um país como o nosso em que ser vice nunca valeu coisa nenhuma nada. Só nos resta torcer para que a opinião de Zagallo esteja completamente equivocada. Pior do que ver a Argentina com o título será aturar a já exacerbada arrogância de Maradona que parece estar levando a Copa na brincadeira, mas fez seu time jogar um futebol quase perfeito. Se a opinião de Zagallo estiver certa (tomara que não) resta saber quem levantará o “caneco”: Maradona ou Messi? Esperamos que nenhum dos dois, mas sim o nosso zagueirão Lúcio, repetindo o gesto que já foi feito pelos também zagueirões Bellini, Mauro e Carlos Alberto.

domingo, 27 de junho de 2010

A repórter que virou capa da Playboy

por JJcomunic
Uma jornalista na capa da Playboy de julho. De tanto ir à sede da revista cobrir ensaios de atrizes e BBBs, Mônica Apor, do “TV Fama”, acabou convidada para ser a estrela da vez em fotos de Angelo Pastorello.


Memórias da redação: Aconteceu na... Manchete

por Roberto Muggiati
(para a Gazeta do Povo)
Os Meus Dias Conyventes
Clique AQUI

Elano, Robinho e Kaká...

...de volta. A foto é de hoje, do treino da tarde deste domingo em Joanesburgo, no St Stithians College. Robinho, que ficou fora do jogo contra Portugal, Elano, já recuperado da contusão, e Kaká, treinaram normalmente. Bom sinal. (Foto: Divulgação/CBF)

Cristiano Ronaldo: em campo o mais bem sucedido “garoto-propaganda” do futebol

por Eli Halfoun
O jogador português Cristiano Ronaldo (o Ronaldo do nome composto vem de uma homenagem que seu pai quis prestar ao ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan) ainda não mostrou a magia de seu futebol, mas em pelo menos uma coisa ficou em primeiro lugar na Copa: com as ausências de Ronaldo Fenômeno e de Ronaldinho Gaúcho, Cristiano é o único Ronaldo com possibilidade de brilhar na competição. De todos os jogadores que estão (ou estiveram) na África do Sul, o português é o bem mais sucedido “garoto-propaganda” do esporte: fatura 25 milhões de euros por ano (8 milhões anuais da Armani, 7 milhões da Nike, 5 milhões do Banco Espírito Santo, 600 mil da Clear Cosméticos, além de ter contratos com a Suzuki, Konama, Castrol e Fuji Xerox). Cristiano Ronaldo é também o jogador de maior salário do mundo: recebe 1,3 milhão mensais do Real Madrid e ganha mais do que Kaká seu companheiro de clube. Vai ver que está jogando pouco porque passa a metade do tempo em campo fazendo contas.

Faturamento de Michael Jackson dobrou depois da morte do cantor

por Eli Halfoun
Às vezes, morrer pode ser literalmente um bom negócio. É o que está acontecendo com Michael Jackson que, depois de morto, faturou mais do que o suficiente para pagar a dívida de 500 milhões que deixou e ainda garante excelentes lucros para todos os seus familiares. Segundo a revista Bilboard, o espólio de Jackson, depois de sua morte aos 50anos de idade, pode ser calculado agora em mais de 1 bilhão de dólares. Jackson esperava pagar parte de sua dívida com a turnê que realizaria dias depois da data de sua morte, mas mesmo sem a turnê os herdeiros do Rei do Pop receberam 6,5 milhões de dólares em ingressos não retornados. O documentário com o ensaio do espetáculo já rendeu 400 milhões de dólares, valor mais alto registrado na história do cinema. Tem mais: o espólio que detém metade da editora musical de Jackson rendeu 80 milhões de dólares em 2009 e a Mijac, que gerencia os direitos autorais, lucrou o equivalente a 150 milhões de dólares, enquanto o contrato de 250 milhões de dólares com a Sony Music para o lançamento de dez discos já gerou 31 milhões de dólares e os álbuns do cantor, que tiveram vendas aumentadas depois de sua morte, renderam 383 milhões de dólares em vendas, 13 milhões de downloads e 1,5 milhões de ringtones. Estima-se que só nisso o faturamento já tenha chegado a 383 milhões de dólares. Agora é a mãe do cantor, Katherine Jackson, que fatura também e sozinha com o lançamento do livro “Never can say goodbye” (Nunca vou dizer adeus) no qual reuniu 150 fotos inéditas da família. Em menos de 48 horas, o livro vendeu mais de 25 mil cópias online.

Hummmmm? Líder espiritual de Marina Silva acha perigoso dizer que o "Congresso representa o povo"...

Deu na Época, frase do pastor Sóstenes Apolos da Silva, que a revista identifica como "líder espiritual" da candidata Marina Silva:

"ÉPOCA – Em casos como o aborto, ela fala em fazer plebiscito. O senhor concorda?"
"Pastor Sóstenes – Penso que o Congresso é um público restrito, é perigoso dizer que ele representa o povo. E nossa postura como cristãos é convencer as pessoas daquilo que é certo, mas não obrigar. Se consultar o povo sobre o aborto e o povo quiser, Deus vai lamentar, mas o governante tem de respeitar."

sábado, 26 de junho de 2010

Essa é boa. O site da CBF inaugura um seção chamada Desmentido do Dia...

Leia a nota de hoje.
E a coluna se despede com um sugestivo "até amanhã".
"A coluna Painel da Folha de S. Paulo, mais uma vez, falta com a verdade ao noticiar que, após interferência da CBF, a FIFA decidiu não punir Dunga pelos palavrões proferidos em entrevista coletiva ao jornalista Alex Escobar, da Globo, como está na nota com o título Fera. O presidente Ricardo Teixeira não só não interferiu como em nenhum momento tratou desse assunto com representantes da FIFA. A nota da coluna Painel prossegue, ainda mais fantasiosa, ao publicar que a Fifa exigiu uma retratação pública do técnico por seu erro. Essa é uma clara tentativa de descaracterizar uma iniciativa que foi tomada espontaneamente pelo técnico da Seleção Brasileira, em uma decisão absolutamente pessoal, para a qual não houve influência de outras pessoas.
Até amanhã."

Voar mais longe? Ok. Mas ô photoshop, cadê a outra asa?

O diretor de arte pinel volta a atacar. Agora quer provocar desastre aéreo... Veja mais no Photoshop Disasters

Dunga em Dia de Fúria 2

Clique AQUI

Já viu? Pelé volta a campo para marcar contra a Argentina

por Gonça
A jogada acontece no campo dos sonhos mas o filminho é dez como 10 era a camisa do craque. A cena emociona e a produção impressiona. Pelé calça de novo as chuteiras para fazer o último gol da sua correira. Só que é um gol com sabor especial contra a... Argentina. Além do mais, é "aquele" gol por cobertura que, na vida real, "quase" entrou. Aqui, é caçapa. O nome do filme? "1284". Produção da Vivo, Y&R e O2 filmes, gravado no Morumbi, o filme contou com equipe de 250 profissionais e 500 figurantes.
Veja AQUI

Ou acesse o site Eu Vivo a Seleção

Dose dupla de Cleo Pires na Playboy de agosto

por Eli Halfoun
Manter-se no atual mercado editorial vendendo bem e fazendo um produto cada vez melhor não é para qualquer publicação. Por isso mesmo a Playboy - que vai comemorar seus 35 anos de sucesso no Brasil com Cleo Pires na capa - estuda lançar duas edições com ensaios da atriz. Em uma das edições, Cleo ilustraria várias páginas fazendo, toda nua, o tipo mulherão em fotos de Jacques Dequequer. A outra edição alimntria as fantasias masculinas com fotos (de Bob Wolferson) na quais Cleo aparece fazendo estilo menininha, mas nem por isso menos sensual e bem despida.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Site da CBF desmente Folha de São Paulo

Deu no site da CBF:
"Folha de S.Paulo insiste, e se repete, com informação que não é verdadeira"

"A Folha de S.Paulo está se tornando repetitiva na maneira como insiste em publicar informações relativas à Seleção Brasileira que não condizem com a verdade. Da mesma forma, a CBF lamenta, mais uma vez, ter de repetir um desmentido a informação equivocada. Ratificando: o presidente da CBF jamais ”sondou” Luiz Felipe Scolari para ser técnico da Seleção Brasileira após o Mundial da África do Sul, conforme está na matéria publicada na edição desta sexta-feira, dia 25 de junho, com o título “Fantasma” de Scolari ronda rivais de hoje.A Folha, portanto, e para encerrar, publica uma informação que não é verdadeira."

E Nilmar vai pegar uma camisa...

O jogo começa daqui a pouco e a CBF mostra em foto, agora, que as camisas já estão penduradas no vestiário do estádio Moses Mabhida, em Durban. Inclusive a do Nilmar, a surpresa que o Dunga preparou para hoje. 21 é a camisa dele. Brasil!!!!!!!

Lady Gaga mostra as armas na Rolling Stone

por Eli Halfoun
Podem fazer as restrições artísticas que quiserem em relação a Lady Gaga, mas não se pode negar que ela é boa de markerting: graças a isso está pela segunda vez na capa da revista Rolling Stone. Na primeira, apareceu nua coberta por bolas rosas e agora posou de calcinha e com duas armas na mão. Na entrevista diz: “Quando acordo de manhã me sinto uma garota de 24 anos, insegura como qualquer outra. Depois penso: cara você é Lady Gaga. Levante-se e siga em frente”. Segue mesmo: a cantora está negociando com a Playboy americana um milionário ensaio fotográfico e a mais bombástica entrevista de sua carreira.

Jornal "EX", um alternativo que fez história

Em mais uma iniciativa para a preservação da memória dos meios de comunicação brasileiros, o Instituto Vladimir Herzog e a Imprensa Oficial lançam caixa especial com 20 números em versão fac-símilar do jornal "EX", o alternativo que combateu a ditadura nos anos 70. Na caixa, as 16 edições que foram às bancas  e quatro que foram recolhida pelo militares. “Ex-tra” e “Leia mais um”, produzidas com o mesmo tom editorial mas nomes diferentes para driblar a censura. Produzido entre 1973 e 1975, mensal, o EX trouxe na capa da primeira edição Hitler, nu, tomando sol em uma praia tropical. A manchete e a matéria de capa do 16º acabaram decretando o fim do jornal, tornando-se a última edição distribuída sob o nome EX-. “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós – a morte do jornalista Vladimir Herzog”, que revelava o assassinato de Herzog pelos militares, em outubro de 1975, e vendeu 50 mil exemplares. A redação tinha nomes como Dacio Nitrini, Fernando Morais, José Hamilton Ribeiro, Mylton Severiano, Narciso Kalili, Hamilton Almeida Filho, Amâncio Chiodi e Paulo Patarra. Organizador da obra, Dacio Nitrini participou de todas as edições do “ex-“. “Costumo chamar o jornal EX- como um grande nanico que resistiu á ditadura”. Em relação à importância do EX-“ na luta contra o regime militar, Mylton Severiano, na edição especial feita para o lançamento, define: “O EX-16 foi obra-prima de trabalho em equipe. Trinta anos mais tarde, em 2005, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo incluiria ‘A Morte de Vladimir Herzog’ no livro 10 Reportagens que abalaram a ditadura”.
A nova edição, feita pelos editores da época e os profissionais da Imprensa Oficial, traz toda a história da publicação e contextualiza a verdadeira saga que foi produzir esse tipo de publicação durante a repressão: as inúmeras “visitas” dos militares à redação, as ameaças de morte e as prisões no DOPs. Mas, acima de tudo, havia o prazer do convívio com grandes nomes do jornalismo nacional.
O lançamento acontece no dia 29 de junho (terça-feira) na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1.731, São Paulo), às 19 horas, em comemoração ao primeiro ano do Instituto.

Fonte: Fabio Bahr e Ivani Cardoso (Lu Fernandes Comunicação e Imprensa).

TV ganha novo autor e cinema uma nova diretora

por Eli Halfoun
A televisão pode ganhar ainda esse ano um novo e bom autor: o excelente ator e teatrólogo Juca de Oliveira decidiu experimentar seus ótimos textos também na televisão. De saída, escreveu a sinopse de uma novela e apresentou ao diretor Ricardo Waddigton que gostou e convocou Juca para transformar a história em uma minissérie para a Globo. Ator tem que se virar para ficar numa boa profissional e financeiramente. Exemplo: além de interpretar a Agostina da novela “Passione” Leandra Leal dedica-se simultaneamente a outras atividades. A atriz está dirigindo um documentário sobre as divas do transformismo e é a nova curadora do Teatro Rival, que foi de seu avô, Gomes Leal, e é dirigido por sua mãe, a atriz Angela Leal.

Galvão faz 60 anos com festa na França

por Eli Halfoun
Galvão Bueno que é, hoje, sem dúvida, o mais popular narrador esportivo da televisão (não confundir com o melhor que o melhor, em minha opinião, ainda é o Luciano do Vale, da Bandeirantes) não pretende como tem sido praticamente implorado no twitter "calar a boca". Ao contrário, quer mais é festa, principalmente na qual ele seja o centro das atenções. Por isso mesmo decidiu que no dia 21 julho comemorará seus 60 anos com um grande festa na boate Les Cave du Roy, a mais chique de Saint Tropez, no litoral da França. Galvão pretende passar a noite dançando ao lado dos muitos amigos que já está convidando. Pelo menos assim ele cala a boca um pouquinho.

“Passione” dita nova moda com penteado antigo

por Eli Halfoun
Não é novidade para ninguém que as novelas ditam moda, seja em roupas, comportamento, linguagem e por ao vai que, sabemos todos também, influenciam o telespectador com muita facilidade. A nova moda que vem da novela “Passione” que está fazendo as mulheres correrem para os salões de beleza em busca de um corte de cabelo igual ao da personagem Melina (Mayara Moura). O penteado não tem absolutamente nada de novo: na verdade vem dos anos 20, inspirado na atriz Louise Brooks. Estilistas capilares (ou seja, cabeleireiros) garantem que o cabelo (curto nas laterais, revirados para dentro e com uma grande franja na testa) é o verdadeiro corte Chanel que sofreu adaptações ao longo dos anos, mas nunca saiu da moda. Quem não quiser cortar os cabelos pode optar por uma peruca já que muitas no estilo estão disponíveis nos salões de beleza de qualquer esquina. Breve nos camelôs. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Dunga, a "jabulani" da vez, não fica na seleção depois da Copa

por Eli Halfoun
Os chutes que Dunga tem levado de todos e em todas as direções fizeram como que ele ganhasse um novo apelido: está sendo chamado de “a jabulani da vez”. Agora Dunga é envolvido em novas especulações sobre a sua permanência como técnico da Seleção, mesmo que venha a conquistar o tão sonhado hexa campeonato. O ex-jogador e hoje excelente comentarista Tostão diz do alto de sai inegável experiência no futebol: “Duvido que Dunga continue na Seleção, ainda mais sendo a próxima Copa no Brasil. Os parceiros e patrocinadores da CBF não vão permitir. A CBF não vai querer perder dinheiro”. Diz mais o experiente Tostão em sua mineirice: “No campo, Dunga faz um bom trabalho e dá bons treinos. Faz, no mínimo, o que os técnicos famosos e experientes fariam. Isso não significa que Dunga, mesmo sem nunca ter sido treinador de clubes, é um precoce e excepcional técnico. É apenas mais uma evidência de que os conhecimentos da profissão não são privilégios de poucos e que treinadores badalados não ganham sozinhos as partidas, como eles acham”.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Só faltava essa

deBarros
Acho que René Simões foi muito infeliz na sua recente declaração, em que condena a reação do técnico Dunga na sua entrevista logo após o jogo contra a Costa do Marfim, quando o Brasil venceu pelo escore de 3x1. Enquanto os jornalistas globais se unem no corporativismo, procurando se proteger, vem um técnico que, em vez de dar apoio a um companheiro de profissão que se viu perseguido e sofre a maior campanha contra o seu trabalho e a sua pessoa - com uma intensidade que jamais técnico de uma seleção veio a sofrer na história das Copas do Mundo -critica o colega. René Simões jamais poderia ter tomado essa atitude. Está puxando os sacos de quem? Dos jornalistas globais? Se esquece que amanhã poderá vir a ser uma vítima deles, meu caro René Simões. Você não sabe com quem está lidando. Atrás desses jornalistas está a poderosa TV Globo.
Imagina, só faltava a essa hora, um técnico de futebol apoiar a campanha desmoralizadora dos jornalistas globais feitas contra o técnico Dunga. Se quer aparecer na mídia, caro René Simões, escolha um motivo mais digno e correto para defender.

Ser profissional é preciso, fofoqueiro não é preciso!

deBarros
Estou começando a acreditar que os jornalistas globais estão perdendo a guerra entre eles e o técnico da Seleção, Dunga. A entrevista do técnico do Corintians me leva a acreditar nessa idéia. A crítica de Mano Menezes chegou bem na hora desse desentendimento desagradável e injusto por parte dos jornalistas globais contra o Dunga. Se esses jornalistas vão entender o aviso de Mano Menezes não sei, mas seria bom pra todo mundo que isso acontecesse.
A entrevista de Kaká, respondendo a André Kfuri, filho do jornalista Juca Kfuri, também reflete essa intromissão e campanhas inconvenientes, até na vida pessoal, contra os jogadores de um modo geral. Os jornalistas, principalmente globais, estão deixando de ser profissionais para ser fofoqueiros e criadores de tititis. Parem com isso, senhores jornalistas. Sejam profissionais e se limitem às ações inerentes a profissão. Parem de querer ser Deus. Sejam apenas profissionais. E nada mais.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Dunga, em dia de fúria...

Veja no canal do Helter Stardust como Dunga pôs a mídia no seu devido lugar.
Clique AQUI

Quem pisar primeiro xingou a mãe. É assim infantil a briga do Globo com Dunga

por Eli Halfoun
Lembra quando você era garotinho e estudava no primário: qualquer briguinha com o coleguinha de outra turma era motivo para picuinhas infantis como cuspir no chão e dizer que quem pisar primeiro xingou a mãe do outro e mais infantilidades que não levavam e não levam a absolutamente nada, mas são perfeitamente compreensíveis em meninos que acham isso engraçadinho. Essa picuinha entre Dunga e o jornal O Globo (televisão também) está parecendo uma volta ao jardim de infância, tanto de Dunga quanto da (e do) Globo. O mais estranho é que o maior jornal do país (como ele mesmo se intitula) e que pertence a um poderosíssimo grupo de comunicação esteja agindo com a pobreza de um jornalzinho de bairro na sua vingancinha contra os exageros do técnico da seleção brasileira. O Globo, assim como todos os jornais, tem todo o direito de não querer mais publicar o nome e notícias sobre Dunga, mas do jeito que a coisa caminha dá até a impressão de que o Globo está torcendo contra a seleção brasileira. É preciso acabar com essa briga ridícula para evitar maiores consequências no futuro: a torcida não quer saber quem tem ou não tem razão (em briga infantil nunca ninguém tem razão) e se o Brasil perder o próximo jogo e, o quer é pior, a Copa, o torcedor brasileiro não terá dúvidas em responsabilizar o Globo pelo fracasso e pela desestabilização da seleção brasileira. Tá na hora de acabar com essa briguinha infantilmente ridícula: o futebol pentacampeão do mundo é maior do que Dunga e do que O Globo.

Só venda milionária pode tirar o Le Monde do buraco

por Eli Halfoun
Para que se apavora com uma possível crise de jornais brasileiros, a situação do mais famoso jornal francês chega a um alento: com uma dívida que gira entre 80 e 120 milhões de euros o Le Monde, um dos mais respeitados jornais do mundo, encontra nas ofertas de compra a sua única saída. O jornal já teria recebido duas ofertas: a primeira feita por uma sociedade entre Pierre Bergé, o banqueiro Mathiueu Pigasse e o presidente da Free Internet, Xavier Naiel. A segunda oferta é de Claude Pedriel, presidente da Nouvelle Observateur, France Télécon e do grupo espanhol Prida (do jornal El País). Só com uma dessas negociações o Le Monde continuará circulando normalmente.

Vamos jogar? É o Bingo do Galvão


por JJcomunic
Circulam na rede duas versões do Bingo do Galvão. Façam suas apostas e cantem a pedra na próxima sexta-feira. À medida em que o locutor vai falando os bordões, você preenche a cartela. Adapte os modelos acima, faça cartelas diferentes. Quem fechar primeiro o maior número de bordões... bingou. (Reproduções: a cartela do alto é do Estúdio Pinzon; acima, do VS2.o)

Deu no site do Globo...

Fechou o tempo...

Dunga se livrou dos "gordos" e "baladeiros" mas não escapa da mídia...

por Gonça
Quer ficar bem informado sobre a Copa? Beleza. Então melhor não ler o caderno de Esportes do Globo de hoje. O maior espaço- e tema recorrente de vários colunistas -, é dedicado à briga entre Dunga e o repórter Alex Escobar. Chato. Logo após o episódio, jornalistas do grupo pediam a Fifa que punisse o treinador brasileiro. A mesma "campanha" está estampada hoje na primeira página do jornal. Enquanto isso, depois do bem-humorado "Cala boca Galvão", milhões de torcedores levam agora o "Cala boca, Tadeu" aos primeiros lugares no ranking do twitter. É uma reação ao discurso do apresentador Tadeu Schmidt no Fantástico desancando Dunga. Não há inocentes nessa batalha. Dunga explode quando acuado - é difícil julgar mas seria preciso muito sangue de barata para ficar frio sob tanta pressão - e criaria menos problemas para ele mesmo se estabelecesse relações formais com a mídia: nem submisso, nem prepotente, nem "amigo" como muitos jornalistas preferem e como muitos viam o treinador anterior. Mas o Globo não pode negar que pega pesado há muito tempo. A capa do caderno de Esportes aí reproduzida ilustrou o até agora único tropeço do treinador: a Olimpíada da China. Na ocasião, sem muita originalidade, deixou a sobriedade de lado e imitou, em um anúncio fúnebre, o estilo debochado de jornais humorísticos-esportivos como o argentino Olé. Tá na hora de ambos os lados baixarem a Jabulani. Dunga se livrou da encrenca dos "gordos" e dos "baladeiros" - a seleção propriamente dita está em paz -, mas não escapou dos terremotos da mídia. Se a Fifa acatar o pedido público do Globo e punir Dunga, a seleção brasileira será a grande prejudicada. O jornal não corre o risco de sair como o "traíra" da história?  

Deu na coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos (Globo)...

Vem aí mais um livro do nosso amigo Renato Sérgio.

O "ombro de Deus" na obra-prima do Fabuloso

por Eli Halfoun
Primeiro foi a vergonhosa mão de Henry para classificar a França nas Eliminatórias da Copa. Agora é o braço (a mão também) de Luiz Fabiano o alvo de discussões por conta do belíssimo segundo gol que ele marcou contra Costa do Marfim. Foi braço, não foi braço? Foi o ombro teimoso e involuntário que deixou a bola à feição? As interrogações se sucedem, mas mesmo diante delas não há no mundo quem não reconheça a belíssima jogada que abriu uma “fábrica de chapéus” na defesa da Costa do Marfim. O cronista Marcos Caetano talvez seja o autor do mais sensato comentário: “O árbitro francês parece ter ficado tão extasiado com o golaço do Fabuloso que até sorriu quando sinalizou para o jogador que tinha dúvidas sobre se ele usou ou não o braço. Nosso atacante sorriu de volta - e ficou por isso mesmo. O francês, que depois deixou o pau comer solto, deve ter pensado: não se anula uma obra-prima dessas”.

Globo já tem novela (com, estréia marcada) para 2011

por Eli Halfoun
Em matéria de novelas, a Globo não brinca em serviço e não perde tempo: já definiu a data da estréia da substituta de “Passione”. “Insensato Coração”, o novo trabalho de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, será entregue ao público a partir do dia 17 de janeiro e com um elenco que é garantia de sucesso: Antonio Fagundes, Natália do Vale, Fábio Assunção, Eriberto Leão, Deborah Secco, Camila Pitanga, Ana Paula Arósio e Lázaro Ramos. Só pra começar.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ousadia: a Interview balança a América...

A Interview de julho traz ensaio e capa com a atriz Megan Fox. Mas o que está gerando polêmica nos porões moralistas do States é o vídeo dos bastidores da sessão de fotos onde ela contracena com uma... boneca... que é sua imagem e semelhança.
Veja o vídeo. Clique AQUI

Este comercial o Conar não aprovaria...

Este anúncio ficou na décima colocação entre os melhores vídeos virais escolhidos pelo The Visible Measures, do Advertising Age. É uma quentíssima aula de técnicas muito especiais de respiração artificial... Tudo para vender a Fortnight Lingerie. Quer ver? Clique AQUI

Viu este filme sobre a magia do futebol?

Legal. É da Pepsi. Clique AQUI

Ah, muleke, a arte de comemorar...

Já viu o filme da Coca-Cola sobre a Copa 2010 e as mais variadas formas de comemoração de gols?
Clique AQUI

Morra de inveja, Maradona

por Eli Halfoun
Vira e mexe Maradona, o grande bufão da Copa na África, arruma um jeito de provocar Pelé. Não sei não, mas me parece que Pelé é o marketing perfeito para Maradona aparecer mais um pouquinho na mídia argentina, brasileira e muitas vezes internacional. Repare só que sempre que fala mal de Pelé, Maradona é citado como o segundo maior jogador de futebol que o mundo já viu jogar. Se não existisse Pelé, Maradona certamente seria citado apenas no meio de um bolo de outros jogadores que também encantaram o mundo como Beckenbauer, Platini, Zidane, nosso Ronaldo Fenômeno, Puskas – isso só para citar alguns. Usando Pelé como escudo, Maradona parece ter encontrado a melhor maneira de ser comparado ao craque maior e de ser citado como o número 2 em uma relação de craques na qual Pelé é imbatível. Maradona bem que gostaria de ter sido um Pelé, mas como jamais foi ou será, em absolutamente nada, se aproveita do nome de Pelé para aparecer e continuar em segundo lugar. Talvez Maradona já tenha aprendido que quem nasceu para segundo nunca será o primeiro. Pelé é e será sempre o primeiro e único. O atleta maior, o atleta do século. Morra de inveja, Maradona.

Falcão diz adeus ao futebol como comentarista

por Eli Halfoun
Os muito narradores e comentaristas que passam quase todo o tempo trancados na Central de Transmissões montada pela FIFA (na verdade nenhum deles viaja, como se faz acreditar, para acompanhar jogos em outras cidades, ou seja, transmitem pela televisão como se estivessem ao vivo, o que realmente só acontece nos jogos do Brasil) também são alvo de especulações e de troca-troca de emissora. O mais recente comentário garante que essa Copa será o último trabalho de Falcão como comentarista da Globo. O ex-jogador já teria comunicado à emissora que quer afastar-se da função para dedicar-se aos outros (muitos) negócios que tem no Rio Grande do Sul. Por isso mesmo - garantem ainda os comentários – a Globo está dando maior espaço para o também ex-jogador Caio Ribeiro para que com a saída de Falcão ele passe a ser o principal comentarista da emissora.

Deu na Folha: a polêmica do Dunga

Globo repete o mesmo discurso contra Dunga em seus três canais... Leia na Folha, Clique AQUI

E para ver o vídeo em que Dunga dá créu em Alex Escobar, clique AQUI

Correndo pra galera...

Foto: Divulgação/CBF

O nome do jogo. Com direito a "Braço de Deus"


Fotos: Divulgação/CBF
VEJA O SEGUNDO GOL DE LUIS FABIANO. CLIQUE AQUI

Quando explodem as panelas de pressão!

deBarros
Não posso de maneira nenhuma condenar o Dunga pelas suas reações manifestadas durante as entrevistas logo após os jogos. Todos os dias, Dunga, ao abrir as páginas esportivas, lê as criticas endereçadas a ele pelos comentaristas de futebol, especialmente do jornal O Globo, além das mesas redondas na televisão. São críticas pesadas que são estendidas aos seus familiares, mais especificamente à sua filha.
Teve um comentarista do jornal O Globo que chamou os jogadores da seleção de "sopradores de vuvuzelas". Ora, gente, ele, como técnico, assumiu a ofensa e partiu para o ataque. Quem não assim faria?
Alguns jornalistas "globais" são por demais arrogantes e presunçosos e não engoliram o Dunga como técnico da seleção.
Pelo andar dessa história, isso não vai acabar bem. Dunga é daqueles homens que não gostam de levar desaforo para a casa. Já imaginaram se a seleção for eliminada na próxima chave? O que esses jornalistas vão aprontar contra ele? Não vai ser fácil. Até a palavra "foco", que está sendo muito usada até pelos jogadores, é criticada por esses jornalistas. Qualquer roupa que ele vista, é motivo de chacota. Ora é a gola "roulé", ora é o capote e até as cores de suas roupas são levadas à gozação. Não pensem esses jornalistas, que as suas críticas – maldosas e ferinas – sejam apoiadas pela opinião pública. Não, não são. E eles que se cuidem, porque o Dunga volta pra sua casa, certo de que cumpriu e bem o seu dever. Quanto aos jornalistas, é bom se cuidarém porque a casa pode cair em cima deles. A CBF é muito poderosa.

Copa faz twitter bombar com a seleção

por Eli Halfoun
A Copa do Mundo fez o twitter bombar mais do que já vinha acontecendo. Levantamento da E. Life (http://www.elife.com.br/) mostra que desde o dia 1 de junho até a data da estréia do Brasil na Copa milhares de mensagens atingiram 98,7 milhões de tuiteiros. Dunga foi o mais citado nos comentários e o dia de maior volume de buzz sobre o assunto foi 1 de junho.

Bastidores da Copa

por Eli Halfoun
As notícias sobre a Copa se multiplicam e não só em relação aos jogadores e técnicos. Tem informação sobre tudo e quase todos:
1 - Os atletas da seleção brasileira têm mais um ótimo programa para as horas de folga: a Editora Record fez questão de enviar para cada jogador um exemplar de “Quando é dia de futebol”, que reúne poemas e textos de Carlos Drummond de Andrade e que ao falar de futebol trata de política, carnaval e família. Do livro, os jogadores podem extrair ensinamentos como, por exemplo, o desse poema: “Perder é tocar alguma coisa/mas além da vitória/é encontrar-se/ naquele ponto onde começa tudo/ a nascer do perdido/lentamente”. A única dúvida é se os jogadores terão paciência para ler um livro. Mesmo que seja uma obra de arte como esse de Drummond.
2- Não será por falta de torcida que a seleção brasileira deixará de correr em campo: levantamento do Ministério do Turismo mostra que sete mil brasileiros compraram pacotes para assistir a Copa na África. Quatro mil brasileiros estão em Joanesburgo e os outros três mil na Cidade do Cabo e em Durban (que recebe mil brasileiros) onde a comunicação é mais fácil. É em Durban que se concentra a maior colônia portuguesa da África do Sul.
3 – Considerado a grande surpresa da convocação de Dunga, o atacante Grafite transformou-se em alvo de grande curiosidade e contará sua vida em livro. O comentarista esportivo Mauro Betting será o autor e narrará a história de Grafite desde os tempos em que catava garrafas plásticas até quando jogava em troca de cestas básicas. Os tempos mudaram: hoje Grafite ganha cinco milhões de euros por ano (cerca de 900 mil reais mensais) e pode aumentar o faturamento se vier a ser escalado por Dunga e mostrar na seleção o bom futebol que o consagrou no exterior.
4 – Apesar do futebol ter muitas estrelas, Pelé, o sempre Rei, ainda é o mais procurado para estrelar campanhas publicitárias. No momento está simultaneamente em 12 campanhas (Vivo, Louis Vuitton, Mastercard e Sky, entre outras). Só não faz mais porque continua recusando propagandas de qualquer tipo de bebida alcoólica. Mesmo assim, fatura cerca de 2 milhões de dólares anuais por cada campanha (na Copa de 58, seu primeiro contrato publicitário na Suécia foi de mil dólares). Dos anúncios, alguns são exibidos apenas no exterior (Japão, Portugal e Angola). Pelé não tem o menor problema para receber seus cachês no exterior: como “cidadão do mundo” mantém contas bancárias em vários países.
5 – Ricardo Teixeira, o presidente da CBF está de olho na presidência da FIFA, mas não descuida de seus negócios no Brasil: tem adquirido grandes extensões de terras no Centro-Oeste (Goiás e Matogrosso do Sul, principalmente). Quer montar uma empresa de propriedades agrícolas e negocia com vários sócios.

Torcedores bem-humorados brincam com a verdade

por Eli Halfoun
Não só as seleções têm se mostrado uma quase piada em campo. Piadinhas e sugestões bem-humoradas não faltam na boca dos torcedores:
“Se tiver antidoping para técnico o Maradona está frito”
“Está na hora de a Jabulani convocar uma coletiva para reclamar da péssima qualidade da maioria dos jogadores”..

domingo, 20 de junho de 2010

Mídia social versus mídia comercial


por JJcomunic
A nova era da comunicação acelera um debate: a veiculação de informações nas mídias sociais - blogs, twitters, sites pessoais ou de instituições independentes, facebooks, msn, youtube etc - pode ser classificada como jornalismo?
Alguns fatos recentes de ampla repercussão entre a população, como apagões, caos aéreos, inundações ou acidentes que provocaram grandes engarrafamentos, demonstraram a força e o alcance dos canais de notícias - por que não? - pessoais.
Nesta madrugada, um grande incêndio no Morro dos Cabritos, na Zona Sul do Rio, deu mais um exemplo desse confronto. E a mídia social, mais uma vez, se impôs e deu novas evidências de que está rompendo o monopólio dos grandes grupos de jornais, revistas, rádios e TVs. A impressionante visão do fogo lambendo a vegetação seca morro acima já corria a internet havia mais de um hora em fotos, com textos atualizados a cada minuto, enquanto eu zapeava todos os canais de TV aberta ou fechada e nada, só apagão jornalístico.
Se não me engano, a extinta Rede Manchete tinha essa característica de interromper a programação sempre que um fato de interesse geral tornava indispensável a transmissão ao vivo. Hoje, não se vê essa agilidade, os compromissos comerciais tornam excepcional e mais rara a possibilidade de se interromper um programa em função de acontecimentos, com exceção, claro, de enormes catástrofes, mortes de personalidades etc.
Apenas a TV? Não. Portais comerciais, como o Globo On, só noticiaram o incêndio pouco mais de uma hora depois da poderosa onda de informações da mídia social.
De janelas, terraços, da rua, a turma de digital em punho fotografava, filmava e postava on line o fogaréu do Morro dos Cabritos visto de todos os ângulos.
A mídia estabelecida, a chamada instituição Imprensa, vai conseguir concorrer com esse volume de informação? Deslocar uma equipe demanda tempo. Pelo jeito, um vizinho do fato, de celular na mão ou computador ligado, vai sempre chegar antes. A mídia comercial tenta criar seus canais "sociais" - os sites de grandes veículos já exibem links para twitters e facebooks próprios - e apela para o "repórter-leitor" pedindo encarecidamente que envie fotos e informações sempre que testemunhar um acontecimento de interesse coletivo. Aparentemente, o "repórter-leitor" ainda parece ter como prioridade despachar rapidamente a foto ou o vídeo para os "amigos" adicionados à sua lista de "seguidores".
Ontem, enquanto a mídia comercial demorou a acordar, coube à mídia social informar à cidade.
E não estou falando de um fato, digamos, discreto. O Morro dos Cabritos parecia um vulcão fumegante iluminando boa parte da Zona Sul do Rio.
No youtube, por exemplo, há dezenas de vídeos do incêndio. Um deles, nesse momento, registra 15 mil acessos, outro, 11 mil, há vários com 300, 500 ou 700 visualizações. Onde isso vai dar? Não sei. Mas o fenômeno é irreversível e cresce geometricamente junto com a tecnologia. Te cuida, Gutemberg.
Veja o Morro dos Cabritos em chamas. Clique AQUI

sábado, 19 de junho de 2010

Um belo dia de sol na Cidade Maravilhosa!

Há 40 anos, o Tri


por José Esmeraldo Gonçalves
O que estava em jogo naquela superfinal no dia 21 de junho de 1970 era o Tri. Itália, campeã de 1934 e 1938, e Brasil, em 1958 e 1962, entraram em campo no Estádio Asteca, no México, com o peso dessas conquistas nos ombros e os corações nos pés. Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, Pelé, de um lado e Albertosi, Burghinich, Cera, Rosatto, Faccheti, Bertini, De Sisti, Mazzola, Domeghini, Bonisegna e Riva, do outro.
Aqui, os "90 milhões em ação" prendiam a respiração.
O primeiro gol saiu aos 17 minutos, Pelé, de cabeça. Mas Bonisegna empatou aos 37. Os italianos ainda esboçaram alguma reação no começo do segundo tempo, antes do bombardeio fatal de Gerson, aos 21, Jairzinho, aos 26 e Carlos Alberto aos 41 minutos.
Revejo esses gols, hoje, em cores, com a sensação de observar obras de arte, peças históricas.
Em 1970, o Brasil assistiu à Copa, ao vivo, pela primeira vez, mas ainda em preto e branco. Embora a Embratel recebesse as imagens em cores, o sistema não estava implantado no país. Para ver todos os tons da Copa, os leitores esgotavam nas bancas as sucessivas edições de Manchete e Fatos & Fotos ou viam nos cinemas, dias depois, as imagens do Canal 100.
Quando o juiz alemão Rudi Glockner apitou o fim do jogo, os italianos foram os primeiros a cumprimentar os tricampeões.
A squadra azurra sabia que, naquele dia, perdera para um time invencível.
O apito de Glockner foi também a senha para milhares de cariocas irem às ruas. Vi o jogo em um apartamento na rua Pinheiro Guimarães, em Botafogo. Acho que ninguém conseguiu ficar em casa. Quando desci, a multidão já ocupava a Real Grandeza, em direção ao Túnel Velho. Uma cena que se repetiu em todos os bairros até o amanhecer.
A ditadura militar encobria o país mas, naquele dia, o sol de Copacabana iluminou uma torcida feliz.
Acho que o Dunga deveria passar esse dvd de 70 no hotel da seleção, na África do Sul.
Que a lenda de ontem inspire o Brasil de hoje a acertar o pé na Jabulani.
(Acima, a capa e a reprodução da foto de Orlando Abrunhosa da Edição Histórica de Manchete: Pelé e companhia festejam o Tri)
VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA FINAL DA COPA DE 70. CLIQUE AQUI

Já viu? Hitler agora está emputecido com as vuvuzelas


Clique AQUI

TV disputa passageiros de metrô e ônibus

por JJcomunic
A Rede Globo fechou uma parceria com a Bus Midia - de TV em meios de transporte de São Paulo - para levar sua programação para os trens e estações de metrô. A TV Trilho, instalada nos trens e nas plataformas, exibirá a programação da emissora. Em São Paulo também existe a TV Minuto, administrada pelo Grupo Bandeirantes. A Globo veiculará programas adaptados e legendados, novelas e telejornais.

O Rock in Rio é nosso e volta à origem em 2011.

por Eli Halfoun
Podem morrer de inveja, mas Rio é mesmo (e cada vez mais) uma festa: em 2014, a Copa do Mundo no nosso sessentão Maracanã; em 2016, as Olimpíadas. Mas antes, bem antes, disso um outro grande evento deve atrair muitos turistas para essa ainda badalada Cidade Maravilhosa, cheia de festas mil: já se dá como certa a volta do Rock in Rio ao, digamos, berço da criação. O arrojado e criativo empresário Roberto Medina, que esteve na Espanha e em Portugal com Rock in Rio acha que agora é a época ideal para montar por aqui a nova Cidade do Rock, que poderia funcionar juntamente com o grande parque que será construído pela prefeitura para a Olimpíada. O governo do estado também torce (e apoia) para que o Rock in Rio volte para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

O Jogador: exposição de fotos de Rogerio Faissal

Hoje, na Caixa Cultural, abertura da exposição "O Jogador". Fotos de Rogerio Faissal, que atuou no JB e nos primeiros anos da revista Caras, entre outros veículos. A paixão pelo futebol inspira Faissal. A mostra ficará em cartaz até o dia 15 de agosto na Av. Almirante Barroso, 25 - Centro- Rio. (Foto: Praia de Ipanema/Rogerio Faissal/Divulgaçao

Helio Costa volta aos tempos do Fantástico para lançar um livro

por Eli Halfoun
Lançar livro é sempre uma boa maneira de reforçar a imagem política. O senador Helio Costa, que também é jornalista, entrou nessa e vem com um livro que promete ser no mínimo curioso já que revela os bastidores da época em que atou como repórter do “Fantástico”. Não esperem grandes revelações (políticos costumam ter compromissos que não permitem isso), mas apenas um livro que tem tudo para ser interessante. Só para lembrar: Helio Costa foi repórter do “Fantástico” nos anos 70 e 80. O lançamento de “Lembranças de um tempo Fantástico” será na próxima quarta-feira, dia 23 em Brasília, mais precisamente no Anexo II do Senado Federal - Hall da Biblioteca Acadêmico Luiz Vianna Filho. Será uma noite de muitos sorrisos falsos e de estranhas conversas políticas ao pé do ouvido. É sempre assim quando tem político na parada.

Marina Silva

por Omelete
A candidata "criacionista" Marina Silva retuitou - o que na etiqueta das redes sociais significa que concorda - mensagens evangélicas de seus seguidores com críticas ao escritor José Saramango, que está sendo velado hoje em Lisboa. Saramago era ateu, condição inaceitável para os fundamentalistas religiosos. Sou mais a Megan Fox aí abaixo
Leia a seguir algumas reproduções do twitter de Marina Silva.

RT @wvmedeiros: Grande escritor é muito subjetivo.Alguém que não RESPEITA a fé alheia não é exatamente um GRANDE escritor. #saramago
about 22 hours ago via HootSuite .

@iara_meirelles A vida é um dom dado por Deus para quem crê e para quem não crê. Louvado seja Deus
about 22 hours ago via HootSuite .

RT @iara_meirelles: Como podemos lamentar a morte de uma pessoa que blasfemou contra Deus a vida toda? #saramago

Megan Fox em três tempos




por Omelete
As fotos são da nova campanha da Emporio Armani Underwear e Armani Jeans. A protogonista dos anúncios é Megan Fox.O novo filme da atriz, "Jonah Rex", baseado na história de quadrinhos homônima, estreou dos Estados Unidos. Megan contracena com Josh Brolin.(As fotos são reproduções da campanha da Armani e dos cartazes do filme)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paris Hilton em Sampa

Veja vídeo exclusivo da Paris Hilton no site de Heloisa Marra. Clique AQUI

Fátima Bernardes cresceu...

O JN que você não vê. Direto da África do Sul, o macete de Fátima Bernardes para ficar menos baixinha ao lado do repóter Tadeu Schmidt. (Foto do blog Jornal Nacional na Copa). Clique AQUI

Saramago...

por JJcomunic
O fotógrafo Sebastião Salgado, ex-Manchete, estava assistindo ao jogo Alemanha x Sérvia quando foi informado da morte, hoje, de José Saramago. Os dois, e mais Chico Buarque, participaram de um livro (a introdução era de Saramago) que mostra a face e o avesso do povo brasileiro do interior. Aquele que vive e sofre com a degradação da terra, sua esgotável fonte de sustento. O livro é "Terra", de Sebastião Salgado, lançado em 1997, com fotos memoráveis. Foi quando o escritor, um mago da ficção, deparou-se com uma realidade quase inimaginável. Na arquibancada do estádio, em meio às vuvuzelas, Salgado confessou que estava "abalado". Um sentimento que a literatura compartilha.

Polêmica do Ed Motta...

Deu no twitter do Bruno Astuto:
quanto ao bapho do @edmotta c a revista @tocontigo : q historia é essa que carioca nao sabe ler? http://bit.ly/bTq7FJ poxa, poxa :(

Ed Motta deu uma de Ricúpero?...

por Omelete
Lembram do Ricúpero? Aquele ministro que falou besteira por achar que o microfone da Globo estava desligado? E do Boris Casoy, que sacaneou os garis na bancada do Jornal da Band por não perceber que estava no ar? Agora é a vez do Ed Motta. Em entrevista à Contigo! dessa semana, ele resolveu esculhambar com o Rio. "Isso aqui tá um Guarujá falido". Ao ser questionado se não tinha medo de incomodar os cariocas, ele manda: "E daí? Carioca não lê. Também não vê filme e não ouve música. É só praia e sexo. É uma coisa indígena". Preocupado com a repercussão e por saber que não podia desmentir o que estava gravado, Ed Motta desandou a tuitar criticando a revista. O argumento? Não sabia que estava gravando. Ué? Então, parabéns à revista que mostra o verdadeiro Ed Motta, aquele que fala o que pensa mas só quando acha que não está "gravando". E mais ou menos o que os tuiteiros de plantão estão falando lá na página do Ed Motta...

O avião


por Omelete
Capa da Maxim de julho, a cantora Nicole Scherzinger conta que o namorado, o piloto Lewis Hamilton, tem mais medo de estar no banco do carona quando ela dirige do que nas pistas voando no McLaren.Tá reclamando de quê? Prefere um Massa no vácuo ou um Alonso na curva ou um avião ao lado?
(Foto: Reprodução/Maxim)

Conheça as cervejas que o mundo consome e que aqui são o “combustivel” da torcida

por Eli Halfoun
Cerveja é o “combustível” do torcedor na Copa do Mundo. Todos acham que entendem de futebol e de cerveja, mas não é bem assim: são poucos os “cervejistas” (cervejeiro é quem fabrica) que sabem o que estão bebendo (na verdade, a regra geral é a de que ‘está gelada cai bem). É possível ser um “cervejista” melhor informado sobre esse precioso e gostoso líquido. Quem quiser conhecer mais sobre o assunto pode recorrer ao livro “500 beers”, do especialista Zak Avery, que fala das mais tradicionais e antigas marcas do mundo até marcas novas e inovadores. O livro custa pouco mais de R$40 e é encontrado na Livraria Cultura. De saída, fique sabendo que a cerveja foi descoberta por acaso há cerca de 10 mil anos, quando o homem descobriu o processo de fermentação. Inicialmente, a nova bebida foi produzida em pequena escala. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida inicialmente pelos padeiros por causa dos ingredientes utilizados. A cevada era deixada de molho até germinar para depois ser moída grosseiramente. Não há registros, mas tudo indica que a cerveja originou-se na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Registros mostram que a fabricação da cerveja tem aproximadamente 6 mil anos: documentos revelam que em 2100 aC cerca de 40% da produção de cereais destinavam-se às cervejarias chamadas na época de “casas de cerveja”. Hoje, a cerveja está em todas as casas, faz história e alegra todas as torcidas. Com vitória ou com derrota

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chutões versus técnica

deBarros
Os jornais estão repetindo que essa Copa é a Copa da "bola murcha". É a Copa dos chutões, das caneladas, bolas altas sobre a área do adversário, carrinhos pelas costas e empates seguidos, menos a Copa da técnica, como declarou a Sua Majestade dos técnicos, o sr. Parreira, numa recente entrevista. Ora, como pode fazer uma declaração dessas quando o seu próprio time, o time da África do Sul, exclusivamente por falta de qualidade técnica do seu futebol, perde para o Uruguai, que hoje não tem mais o seu futebol de anos atrás?
A Grécia, que nunca, em toda sua história, sem ajuda dos Aquiles, Ulisses, Ajaxs e outros heróis gregos, conseguia ganhar uma partida de virada, arranca um escore de 2x1 em cima da Nigéria, time de futebol que engrossou diante da Argentina de Messi e companhia, perdendo apenas de 1x0.
A Espanha, com o futebol dos seus craques famosos, cheios de técnica, vem perder para o time mais desacreditado de toda Europa: a Suiça, com seus louros grandalhões, cheios de saúde e cintura quase dura com seu famoso "ferrolho suiço", sapeca-lhe um gol e vence a partida. A Espanha pagou esse mico e se tornou a "zebra" desta Copa. Cadê a técnica da Sua Majestade, Parreira?
Os comentaristas de futebol, principalmente os do Globo, vão dizer o que diante das bobagens comentadas por esse senhor?
Joel Santana foi muito mais eficiente quando técnico da África do Sul durante a Copa das Confederações do que o técnico atual.

por Gonça
Maracanã, 60 anos. Palco iluminado de dramas e de incontáveis alegrias, o belo estádio está fechado para obras. Receberá, pela segunda vez, os maiores jogadores do mundo para uma final de Copa: a de 2014. O Maraca é uma lenda. Embora terra sagrada de craques quase foi vítima de pernas-de-pau. O ex-presidente da Fifa, João Havelange, seguido por uma corte de jornalistas perdidos em campo, tentou dar um ponta-pé, na verdade, um bico, em uma campanha para a demolição do Maracanã. Era uma imitação barata do que os ingleses fizeram com o Wembley. Felizmente, o idéia de jerico não vingou. O que veio foi a doce vingança do Maracanã que está aí, sessentão, pronto para uma reforma que o deixará brilhando para ser a estrela de mais uma Copa. Ademir, Heleno, Zizinho, Pelé, Almir, Bellini, Garrincha, Didi, Nilton Santos, Roberto Dinamite, Zico, Quarentinha, Barbosa, Manga, Gilmar, Brito, Coutinho, Pagão, Telê, Zito, Gerson, Tostão, Dirceu, Romário, Edmundo, Reinaldo, Rivelino, Paulo Cesar Caju, Dida, Henrique e dezenas de artistas que já encenaram espetáculos no gramado do Maraca... agradecem.    
A propósito, o nosso caro Renato Sérgio é autor de um livro indispensável para quem gosta de futebol e, especialmente, das lendas e mitos do futebol. Quando o estádio comemorava cinco décadas, Renato, co-autor de "Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou" - lançou "Maracanã, 50 anos de glória" (Ediouro). Um gol de placa.  (Fotos: Divulgação)