sexta-feira, 24 de junho de 2016

Memória da redação: o dia em que a revista EleEla acorrentou três mulheres...



Nos primórdios da revista EleEla, a censura da ditadura não permitia nudez explícita. Os fotógrafos se viravam para mostrar sem mostrar. Quando a tesoura oficial foi acometida de um mínimo de liberalidade, passou a permitir a exibição de um seio de cada vez. E as páginas da revista lembravam relevos gregos que retratavam guerreiras amazonas. Estas, segundo a mitologia, amputavam um seio para não prejudicar o manejo do arco e flecha.

O anúncio reproduzido acima fez parte de uma das campanhas promocionais da EleEla. A censura da ditadura nem se incomodou com a cena.

Hoje, curiosamente, seria impensável utilizar esse tipo de mensagem para conquistar leitores. Primeiro porque a mensagem machista  - "Uma receita que está fazendo sucesso no mundo inteiro. Prenda, no mínimo, três mulheres, para ter mais ou menos a certeza de que não acabará sozinho" - é claramente ofensiva e remeteria, hoje, a uma realidade de violência contra a mulher. Segundo, as redes sociais, um oráculo que nem sonhava existir na época, iam cair de pau na revista.

Talvez fossem tempos incorretos, inocentes mas nem tanto, culturalmente machistas, sei lá.

Vale lembrar que nos anos 60/70, Carlos Imperial não chamava mulheres de gatas, mas de lebres. E conjugava o apelido com o verbo abater. E nem por isso deu-se mal, ao contrário. O livro “Dez, nota dez! Eu sou Carlos Imperial”, de Denilson Monteiro, conta que ele chegou a morar com dez "lebres" em um apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana.  Não se sabe se conseguia "abater" tantas leporídeas.

Um comentário:

Nelio Horta disse...

A nudez, nos anos da ditadura, não permitia fotos nem das mães amamentando seus filhos. Seio de fora era considerado "atentado ao pudor". Trabalhei muitos anos na revista Pais&Filhos e tínhamos que enviar cópias das fotos para aprovação da censura. INACREDITÁVEL!.