quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

De volta ao mundo real, uma análise que deve ser lida mesmo que não se concorde com todo o teor...


Artigo de Luis Nassif

Alguns tópicos;
* A política de vazamentos é avalizada por toda a força-tarefa da Lava Jato.
* O vazamentos estão claramente articulados com a estratégia pro-impeachment da oposição.
* Dilma tenta retomar o protagonismo, com o reinício do Conselhão, a mudança no Ministro da Fazenda, a articulação política com novo fôlego, com Jacques Wagner e Ricardo Berzoini.
* No dia 13 de março haverá o próximo desafio das manifestações de rua pró-impeachment. Se esvaziadas enterram de vez a tese do impeachment.
* O principal beneficiário de um eventual impeachment seria o senador Aécio Neves.
* Dilma é uma mulher de uma coragem à toda prova, mas desde que saiba o que fazer. As sutilezas do jogo político decididamente não são a sua praia. Ela está imobilizada não pela falta de coragem, mas por não saber como agir. Mais: é capaz de enfrentar as piores torturas físicas sem ceder. Mas não tem a menor estrutura psicológica para enfrentar ataques à reputação. Foi por aí que a frente pro-impeachment conseguiu imobiliza-la.
* Janot é fundamentalmente um procurador político. E não se imagine essa qualificação como depreciativa. Promoveu uma revolução no MPF ao acabar com a postura autárquica do PGR, implementar a modernização nos processos e procedimentos internos. Como se recorda, todos os inquéritos que versavam sobre políticos com prerrogativas de foro eram analisados exclusivamente por Roberto Gurgel, seu antecessor, e por sua esposa.
Instituiu uma série de decisões colegiadas e trouxe para sua assessoria pessoal um grupo conceituado de procuradores de todas as partes do país.
Também endossou uma série de temas relevantes, como a revisão da Lei da Anistia e outros temas que ajudaram na legitimação do MPF como defensor de bandeiras civilizatórias.
*  A blindagem a Aécio Neves

LEIA A ANÁLISE DE LUÍS NASSIF NO SITE GGN, CLIQUE AQUI

2 comentários:

Macário disse...

Combate a corrupção com sentido politico partidário só vai deixar mais confortáveis os corruptos "amigos". Mais uma vez o povo brasileiro está sendo enganado. Ladrões não investigados com denúnicas não levadas em consideração ou arquivadas vão reinar livres. Aliás, continuam reinando, é só ver os escandalos recentes e ignorados dos políticos paulistas e do mineiro

J.A.Barros disse...

E cariocas também, por que não. Aliás, devemos agradecer a "presidenta " Dilma por ter exposto às claras a incompetência do PT como governo, não só do PT como do PMDB que também governa este país. Se este país tivesse uma oposição este governo j;a teria caído há muito mais tempo.